Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Felipe Algumacoisa

TESTE: PEUGEOT 308 THP – O EMPURRÃO QUE FALTAVA

Recommended Posts

TESTE: PEUGEOT 308 THP – O EMPURRÃO QUE FALTAVA

• COMPARTILHE

Peugeot-308-abre.jpg

No bar montado dentro do estande da Peugeot no Salão de Paris, o presidente da filial brasileira, Frédéric Drouin, conversa com três colegas jornalistas e o diretor de comunicação da empresa. Pego uma cadeira e me junto a eles no bate papo. Drouin fala empolgado sobre a renovação que a marca está promovendo em nosso mercado. “Está vendo o 208 exposto aqui? Será o mesmo que vamos mostrar em São Paulo”. “E o crossover 2008?”, pergunto sobre o conceito que estava sendo atração em Paris. “O modelo final será bastante fiel a esse conceito, e ele também está confirmado para produção no Brasil”, diz o presidente.

Peugeot-308-traseira-movimento.jpg

Pelo discurso, a Peugeot está disposta a deixar para trás o descompasso em relação à Europa. O 208 começa a ser produzido em Porto Real (RJ) na virada do ano, e chega às lojas em abril com os mesmos atrativos da versão francesa: teto panorâmico de vidro e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque, além do quadro de instrumentos estilo head-up-display. Já o 2008 entra em produção em 2014, numa resposta bastante estilosa ao Ford EcoSport. Mas a marca do leão não está focada apenas no segmento dos compactos. Prova disso é o carro que inaugura a era dos testes no CARPLACE, o 308 THP aí das fotos.

Peugeot-308-dianteira-parado.jpg

Lançado ano passado, o hatch médio estreou a tecnologia FlexStart no motor 1.6 16V , que dispensou o tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio. Mas as versões topo de linha, com motor 2.0 16V flex, não inovavam – pelo contrário. Elas são oferecidas em parceria com um antiquado câmbio automático de quatro marchas. Ou seja, o 308 é interessante na base da linha, mas deixa a desejar nas versões mais caras – justamente aquelas que enfrentam o rival mais forte em termos de atualidade de projeto, o Chevrolet Cruze Sport6. Faltava um conjunto mecânico que fizesse jus ao estilo do médio da Peugeot. Não falta mais.

Peugeot-308-detalhe-logotipo.jpg

A sigla THP (de Turbo High Pressure) estampada na traseira do 308 indica a novidade sob o capô: o motor 1.6 16V com turbo e injeção direta, fruto da parceria da PSA com a BMW. É uma admirável peça da engenharia moderna, que equipa modelos como Série 1, Mini Cooper, Citroën DS3 e os Peugeot 3008 e 508. Se os 165 cv de potência não chegam a surpreender (há uma versão desse motor com 200 cv), é o torque de 24,5 kgfm a baixas 1.400 rpm que garante o sorriso de quem dirige esses carros.

Peugeot-308-motor-THP.jpg

E com o 308 não é diferente. É prazeroso ter força de sobra logo acima da marcha lenta, característica que deixa o hatch sempre bem disposto para ocupar aquele espaço no trânsito ou ultrapassar quem segue à frente. Uma afirmação do bom desempenho aparece na aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos obtida em nossos testes – valor que deixa o 308 à frente dos principais rivais. Como era de se esperar, o uso do ar-condicionado pouco interfere no fôlego do motor. Com o equipamento ligado, o tempo no 0 a 100 km/h subiu para 9,1 s.

Peugeot-308-c%C3%A2mbio.jpg

Interessante também é o trabalho do câmbio. Ao contrário da maioria das transmissões automáticas de seis marchas, voltadas ao consumo, a do 308 foi programada mais para o desempenho. Em geral, esse tipo de câmbio sai jogando marchas elevadas mesmo em baixas velocidades, para manter o motor girando manso. Nesse Peugeot, não. A transmissão “segura” mais as marchas, dando impressão até de que estamos usando o modo esportivo. Ainda que isso deixe o carro mais “vivo” na cidade, tal característica cobra o preço no consumo: mesmo com o pé direito leve, registramos no máximo 7,8 km/l de média em uso urbano, com gasolina – vale lembrar que esse motor não é flex.

Peugeot-308-frente-movimento.jpg

Na estrada, a coisa muda de figura. Viajando em 6ª marcha a 120 km/h, o conta-giros estabiliza em 2.800 rpm e o 308 mostra a eficiência motor do 1.6 turbinado girando mansinho: 14,2 km/l, um consumo certamente melhor do que obteríamos com a versão 2.0 flex automática, mesmo que usando gasolina.

Peugeot-308-traseira-parado.jpg

De volta ao câmbio, temos mais coisas a dizer. A primeira é que a nova caixa resolve os problemas de trancos nas mudanças apresentado pela antiga de quatro marchas. A segunda é que há espaço para melhorias. Com vimos antes, o modo normal (Drive) poderia ter programação mais “relaxada”, para melhorar o consumo. Já o modo manual desestimula seu uso por ter as reduções feitas para trás, enquanto o movimento mais natural seria levar a alavanca para frente. E isso evidencia uma falta sentida: as borboletas no volante – coisa que até carros mais caretas (e baratos) têm.

Peugeot-308-curva-dianteira1.jpg

Se você quiser andar forte com esse 308, o melhor a fazer é acionar o modo esportivo do câmbio e deixar as trocas por ele mesmo. Funciona bem: basta aliviar o acelerador que ele reduz rapidamente, e nas acelerações ele mantém a marcha até quase o limite de giros. O comportamento do hatch também corresponde. Nessa versão THP faz mais sentido a direção pesada (com volante de base reta) e a firmeza da suspensão do 308. O conjunto tem tão pouco curso que se você entrar “quente” numa curva fechada, a roda traseira oposta sai do chão sem muita dificuldade. Mas a estabilidade é a toda prova: a carroceria inclina pouco, a direção tem bom feedback e os largos pneus Michelin 225/45 montados em rodas aro 17 garantem grip de sobra – se exagerar, o ESP entra de forma discreta e eficiente.

Peugeot-308-roda.jpg

O preço a pagar pela diversão em trechos sinuosos é que o 308 repassa todo o relevo do piso em tempo real para a cabine. E os bancos com espuma firme não ajudam a filtrar os impactos. Também é preciso tomar cuidado com a frente baixa, que raspa com facilidade em valetas e entradas de garagem – uma herança do 307. O THP deixa clara sua vocação para andar rápido, ainda que não seja um esportivo nato. Os pneus generosos também mostraram seu valor nas frenagens, medição em que o 308 registrou pouco mais de 22 metros até parar, vindo a 80 km/h.

Peugeot-308-curva-traseira.jpg

Que o THP é o mais legal dos 308 e uma das melhores opções da categoria, não resta dúvida. A questão é que motor turbo chega apenas na versão topo de linha Feline, por R$ 73.990 – nada menos que R$ 8 mil acima da Feline 2.0 A/T com nível de equipamentos semelhante e acabamento idêntico. Acabou que a diferença para o 408 THP (R$ 74.900) ficou perigosamente pequena, ainda que o hatch atenda a um público diferente.

Peugeot-308-GPS.jpg

Por essa grana o carro vem completo, com itens como GPS com tela elétrica retrátil, teto panorâmico de vidro (chamado pela Peugeot de Cielo), rodas aro 17 pintadas de grafite (assim como os retrovisores), seis airbags, ABS e ESP, sensores de chuva e luz, etc. Mesmo assim, o rival Cruze LTZ responde com exclusividades como partida por botão, GPS com tela sensível ao toque e abertura elétrica do tanque de combustível, enquanto o 308 ainda requer a chave.

Peugeot-308-teto-cielo.jpg

De todo modo, o Peugeot abre boa vantagem sobre o GM em desempenho, sem fugir do preço – o Cruze Sport6 LTZ sai por R$ 74.934. Ou seja, quem prioriza a performance já sabe onde encontrar seu próximo hatch médio.

Por Daniel Messeder

Fotos Rafael Munhoz exclusivo para o CARPLACE – Portfólio Flickr

Ficha técnica – Peugeot 308 THP: R$ 73.990

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando variável, turbo, injeção direta, gasolina; Potência: 165 cv a 6.000 rpm; Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm; Transmissão:câmbio automático de seis marchas, tração dianteira; Direção: eletro-hidráulica; Suspensão:independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos nas quatro rodas, com ABS; Peso: 1.387 kg; Capacidades: porta-malas 430 litros, tanque 60 litros;Dimensões: comprimento 4,276 mm, largura 1,815 mm, altura 1,498 mm, entreeixos 2,608 mm

Medições CARPLACE – valores entre parênteses se referem ao teste com ar-condicionado ligado

Aceleração

0 a 60 km/h: 3,9 s (4,0 s)

0 a 80 km/h: 6,1 s (6,4 s)

0 a 100 km/h: 8,7 s (9,1 s)

Retomada

40 a 100 km/h em Drive: 6,7 s (6,9 s)

80 a 120 km/h em Drive: 6,9 s (7,1 s)

Frenagem

100 km/h a 0: 37,6 m

80 km/h a 0: 22,4 m

60 km/h a 0: 12,5 m

Consumo

Ciclo cidade: 7,8 km/l

Ciclo estrada: 14,2 km/l

Números do fabricante

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,3 s

Consumo cidade: 8,5 km/l

Consumo estrada: 13,2 km/l

Velocidade máxima: 215 km/h

http://carplace.virg...ao-que-faltava/

Gostei dos tempos de retomadas... Mas a diferença de apenas R$1.000 pro 408 da uma broxada... Por R$69,900 chamaria MUITO MAIS ATENÇAO, e consequentemente, mais vendas. Torço muito por esse segmento de Compactos Esportivos. Que venha o New Focus Turbo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, os tempos não ficaram ruins ein! Tinha lido sobre algo na casa dos 9s baixos!

Eu acho que virá queda no preço. Peugeot não costuma manter preço de tabela (o 408 THP custava 80mil), em pouco tempo este será vendido pelos R$69.990,00. A Peugeot, no entanto, perde a chance de fazer um escarcéu no segmento, já imaginaram esse carro por 65mil? Seria sucesso absoluto.

Outro detalhe, eu não entendo esse consumo. O 3008, salvo engano, faz mais do que isso na cidade, sendo maior e mais pesado. O 308 deveria fazer mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa faixa de torque está excelente!

Só sou contra a motor turbo no Brasil, pois é um elemento que só serve para encarecer o seguro. A Peugeot deveria omitir esse item!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, os tempos não ficaram ruins ein! Tinha lido sobre algo na casa dos 9s baixos!

Eu acho que virá queda no preço. Peugeot não costuma manter preço de tabela (o 408 THP custava 80mil), em pouco tempo este será vendido pelos R$69.990,00. A Peugeot, no entanto, perde a chance de fazer um escarcéu no segmento, já imaginaram esse carro por 65mil? Seria sucesso absoluto.

Outro detalhe, eu não entendo esse consumo. O 3008, salvo engano, faz mais do que isso na cidade, sendo maior e mais pesado. O 308 deveria fazer mais.

Com certeza cairá de preço, mas lançando por 69mil, ja poderiam fazer um belo barulho de cara...

O consumo foi bem estranho mesmo... Mas no teste, o cara fala que a programaçao do cambio é nitidamente diferente, fica sempre esticando marcha, dando um comportamento mais esportivo, porem o consumo tmb altera. Porem o consumo rodoviario continua interessante.

Outra mancada que nao consigo entender certas marcas teimarem, sao os sentidos da alavanca no modo manual... Pra traz tem que ser passando a marcha!!! Como em todo carro de corrida é! Falta das borboletas ficou mais sentida ainda, com essa inversao da alavanca.

Compartilhar este post

Link para o post

"Ao contrário da maioria das transmissões automáticas de seis marchas, voltadas ao consumo, a do 308 foi programada mais para o desempenho."

Melhor desempenho e maior consumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra mancada que nao consigo entender certas marcas teimarem, sao os sentidos da alavanca no modo manual... Pra traz tem que ser passando a marcha!!! Como em todo carro de corrida é! Falta das borboletas ficou mais sentida ainda, com essa inversao da alavanca.

Isso eu concordo. Passar pra trás e reduzir pra frente é o lógico!

"Ao contrário da maioria das transmissões automáticas de seis marchas, voltadas ao consumo, a do 308 foi programada mais para o desempenho."

Melhor desempenho e maior consumo.

Falha minha, passei o olho por alto! Não tem um modo normal e modo sport?

Compartilhar este post

Link para o post

Andar nesse carro deve ser um tesão. Simples assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eu concordo. Passar pra trás e reduzir pra frente é o lógico!

Falha minha, passei o olho por alto! Não tem um modo normal e modo sport?

Tem, mas pelo jeito o modo normal a programação é diferente do 3008.

Compartilhar este post

Link para o post

Kralho!!! Quase 80k num pijô??? Hauahauahahhauahaua nego ta sem nocao! Ue consumo absurdo hein?!?! Pqp!

Li que no 408 thp, o desempenho eh fraco! Nada de empolgar, sera que nesse 308 eh tao Melhor?!? Ja no DS3, o desempenho eh bom!

Compartilhar este post

Link para o post

olha, já li fazendo 10km/L cidade e 14 estrada neste 308.

mas sei lá,

Compartilhar este post

Link para o post

Kralho!!! Quase 80k num pijô??? Hauahauahahhauahaua nego ta sem nocao! Ue consumo absurdo hein?!?! Pqp!

Li que no 408 thp, o desempenho eh fraco! Nada de empolgar, sera que nesse 308 eh tao Melhor?!? Ja no DS3, o desempenho eh bom!

Eu pagaria 120mil fácil em um Peugeot. Basta trazer o RCZ GTi pra cá! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pagaria 120mil fácil em um Peugeot. Basta trazer o RCZ GTi pra cá! :vts

Ai eu concordo com vc! Mas 80 mil num pijô "normal"? Ta maluco?!?

Na boa? Se quiser desempenho, Vale muio mais a pena comprar um fusca com esses 80 mil, 2.0TSi com 200cv e alem de tudo, manual, e muito mais economico!

Compartilhar este post

Link para o post

É pq a Peugeot nao é um Porsche com a logomarca diferente... Senao valeria... [^]

Nem nunca vai ser! A pug eh tao boa que sequer entra nos Eua, pq sera?!?

De qualquer forma, essa materia esta com maior cara de ter sido "paga", detalhe que o cara diz que a roda oposta a curva sai do chao, mas o carro eh otimo em estabilidade, hein?!? :blink:

Cara vc tem uma mania chata de nao respeitar a opiniao contraria a sua. So da uma manerada, o 308 thp eh um carro normal, longe de ser esportivo como vc's estao achando! Assim como o jetta tsi tb nao eh!

Compartilhar este post

Link para o post

Sério que vcs acharam o consumo absurdo assim? Nós temos aqui em casa um siena e uma strada 1.4, todos dois quando compramos faziam na casa dos 8km/l, hj eles fazem sempre acima de 10km/l. Será que não é o caso do carro da matéria? Penso que depois de amaciado, ele faça acima de 9km/l facilmente. Não acho tão ruim para um carro turbo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai eu concordo com vc! Mas 80 mil num pijô "normal"? Ta maluco?!?

Na boa? Se quiser desempenho, Vale muio mais a pena comprar um fusca com esses 80 mil, 2.0TSi com 200cv e alem de tudo, manual, e muito mais economico!

Eu também acho, Rapha, tanto que falei que o 308 THP ficou num valor muito alto pra faixa de preço, deveria estar posicionado abaixo dos 69.990 reais. Mas eu acho o 308 MUITO mais bonito que o Fusca, mas MUITO mais bonito mesmo. Resta saber o comportamento dinâmico do Fusca, no fim das contas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho, Rapha, tanto que falei que o 308 THP ficou num valor muito alto pra faixa de preço, deveria estar posicionado abaixo dos 69.990 reais. Mas eu acho o 308 MUITO mais bonito que o Fusca, mas MUITO mais bonito mesmo. Resta saber o comportamento dinâmico do Fusca, no fim das contas.

Eu achei essa traseira medonha.

Peugeot-308-traseira-parado.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,me tira uma dúvida (é uma dúvida mesmo, não é critica e nem defendendo marca):

Porque o Bravo T-jet não é indicado como um concorrente direto dos Hatch médio com apelo esportivo ( 308 THP e Cruze Sport ) mesmo com um preço bem inferior dos carros citados?

Qual a grande deficiencia do Bravo T-jet frente os citados acima?

O câmbio manual não seria uma vantagem sobre o 308 THP e Cruze Sport?

Editado por RBR

Compartilhar este post

Link para o post

Sim o bravo eh concorrente sim... Mas a materia preferiu compara-lo a um carro que so tem o nome "sport" e mais nada! Pq o cruze de sport nao tem PN!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,me tira uma dúvida (é uma dúvida mesmo, não é critica e nem defendendo marca):

Porque o Bravo T-jet não é indicado como um concorrente direto dos Hatch médio com apelo esportivo ( 308 THP e Cruze Sport ) mesmo com um preço bem inferior dos carros citados?

Não sei.

Qual a grande deficiencia do Bravo T-jet frente os citados acima?

Nenhuma.

O câmbio manual não seria uma vantagem sobre o 308 THP e Cruze Sport?

Pra quem quer desempenho mais esportivo sim.

Compartilhar este post

Link para o post

estou achando que na verdade essa matéria quis fazer uma comparação entre hatch médio com câmbio automático de 6 marchas para enaltecer o 308 THP, pois dentro dessas caracteristicas tem apenas o Cruze (pessim custo beneficio na versão hatch) e o 308 THP.

O engraçado é que esqueceram de falar do porta malas , onde Cruze leva uma grande vantagem sobre o 308 THP, pq será?!...

rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achei essa traseira medonha.

Eu gosto muito da traseira, Avukte! Antes achava estranha, hoje acho bem agradável!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...