Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Peugeot exibe o conceito Onyx, carro e feito de cobre e jornal

Recommended Posts

Postado em (editado)

Peugeot exibe carro com nome de pedra e feito de cobre e jornal

Conceito Onyx mostra novas tecnologias de motores e materiais.

Sedã 301 está fora da lista de estreias no Brasil, mas 2008 será feito no RJ.

Priscila Dal PogettoDo G1, em Paris - A jornalista viajou a convite da Anfavea

peugeot-onyx2.jpg

Peugeot Onyx tem exterior de cobre e interior de jornal prensado (Foto: Eric Piermont/AFP)

A Peugeot revelou nesta quinta-feira (27), no primeiro dia do Salão de Paris, o conceito Onyx, um carro com carroceria de cobre e interior feito de jornal. Estranhou a combinação? A ideia é esta: destacar pesquisas da montadora francesa no uso de novos materiais.

O efeito do conjunto é inovador, pois mesmo as linhas futuristas trazem para perto uma futura realidade. O protótipo antecipa as linhas que atualizarão o portfólio da marca em 2013. Embora o cobre chame mais atenção ao ouvir a descrição, é o interior do carro que atrai a curiosidade. Ele é feiro com jornal prensado, formando uma nova liga rígida e reciclável, batizada pela Peugeot de Paper Wood (madeira de papel).

interior-onyx.jpg

Interior do Onyx (Foto: Divulgação)

O modelo também mostra os avanços da marca com sistemas híbridos. O grupo se orgulha de ter se especializado na combimação de motores a diesel com tração traseira e blocos elétricos. A saída reduz o consumo de combustível e emissão de poluentes - o diesel europeu é "limpo", vale lembrar.

Mas, além do lado ecológico, a Peugeot conseguiu se destacar pelo desempenho do carro.O Onyx traz sob o capô motor 3.7 V8 a diesel de 600 cv e tração traseira e um elétrico de 80 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio.

peugeot--onyx-afp.jpg

Conceito também chama a atenção pelo visual futurista (Foto: Eric Piermont/AFP)

A recarga é feita reaproveitando a energia dissipada nas frenagens. No entanto, o modelo não foi projetado para andar somente com o motor elétrico. Opção comum em muitos híbridos.

De acordo com a Peugeot, há estudos de custo para a montadora vender modelos com a tecnologia no Brasil, mas a legislação atual proíbe a venda de carros de passeio com motores a diesel. Até porque o diesel no Brasil ainda tem alta concetração de enxofre.

301 e 2008 para o Brasil

O novo sedã 301, feito exclusivamente para mercados emergentes, ainda não foi confirmado para o Brasil, mas tem tudo para assumir o lugar do 207 Passion e brigar com Renault Logan e Chevrolet Cobalt. Com amplo espaço interno e corajoso porta-malas, ele será vendido inicalmente na Argentina, Chile, China, Rússia, Turquia e alguns países do norte da África.

Mas quem vem animado mesmo é o 2008, versão SUV do hatch 208 - que chega ao Brasil no começo do ano que vem para concorrer com o Ford EcoSport e Renault Duster. O modelo será fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro, a partir do segundo semestre de 2013.

peugeot-2008-pri.jpg

'Jipinho' 2008 será fabricado em Porto Real, no RJ (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

O Peugeot 2008 tem 4,14 metros de comprimento por 1,74 metro de largura, segundo a marca. A versão conceitual apresentada em Paris é equipada com um motor 1.2 litro de 3 cilindros, dotado de turbo e injeção direta de combustível, que alcança 110 cv – a fabricante, no entanto, não confirma sua aplicação no 2008 nacional.

A facilidade de se produzir localmente o 2008 e não o 301 é a plataforma. A do 2008 é a mesma do 208, mas a do 301 é uma outra. Ou seja, o sedã demandará espaço e investimento na fábrica. Para isso, terá de compensar nos cálculos de produção local, já que a importação o torna inviável.

301-pri.jpg

Sedã 301 teria lugar no mercado brasileiro, mas não está confirmado (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

Editado por Alves
Postado em

É interessante como o conceito dos elétricos mudou. Antigamente os carros conceito elétricos eram TERRÍVEIS, pareciam mais veículos para ETs... só tosqueira!

Hoje em dia o design está mais para os superesportivos.

Postado em

É interessante como o conceito dos elétricos mudou. Antigamente os carros conceito elétricos eram TERRÍVEIS, pareciam mais veículos para ETs... só tosqueira!

Hoje em dia o design está mais para os superesportivos.

É, não estão de brincadeira, basta ver o Mercedes SLS Eletric Drive.

A frente sim, a traseira não... Parece carro futurista dos anos 90.

Bem por aí.

Postado em

Eu gostei deste 301, achei legal o vinco da lateral, o farol me lembrou o A4 2006. Bom perto de Etios, Cobalt, Voyage, Versa e Siena eu o achei muito mais bonito.

Postado em

Peugeot ta mandando muito bem em design, principalmente nos últimos anos.

Esse 301 dá um banho nas bizarrices da concorrência. Basta um pouco de boa vontade e capricho que é possível um carro bonito e de custo menor.

Postado em (editado)

Esse 301 dá um banho nas bizarrices da concorrência. Basta um pouco de boa vontade e capricho que é possível um carro bonito e de custo menor.

Você acha isso mesmo? Esse sedanzinho quadrado não tem nada a ver com a Peugeot atualmente.

Pra mim é mais um carrinho sem sal da onda para emergentes.

EDIT: Um pouco acima da média sim, mas o parâmetro dessa categoria não o coloca entre os carros bonitos.

Editado por avukte
Postado em

Eu não concordo, acho 408 feio e 308 poderia ser mais inovador , com os concorrentes que estão a caminho vai ficar encalhado.

Postado em

Eu não concordo, acho 408 feio e 308 poderia ser mais inovador , com os concorrentes que estão a caminho vai ficar encalhado.

:+1

Eu acho até o 308 bonito, mas a lateral é a msm do 307. Manteve muito do 307 como base!

Postado em

Você acha isso mesmo? Esse sedanzinho quadrado não tem nada a ver com a Peugeot atualmente.

Pra mim é mais um carrinho sem sal da onda para emergentes.

EDIT: Um pouco acima da média sim, mas o parâmetro dessa categoria não o coloca entre os carros bonitos.

No geral, acho que os carros da marca estão bonitos sim.

Claro que este 301 não é a obra prima da marca, mas pega os concorrentes. Logan, Classic, Etios, Versa... Um monte de coisa feia. O que salva da turma é o Siena (e talvez Voyage) - e cobram por isso. Pelo menos é o que lembro de melhor, de cabeça.

Se o 301 vier, e com um preço bacana, é um carro com propósito simples e sem ser uma bizarrice.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...