Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

palpito que devido a caixa estar maior que a do manual, deve estar focando subgraves... ai aquele "gravão" morre mesmo....

além do que o JBL é voltado para qualidade....

"bater forte" é subjetivo...... o carro interfere tmb..que carro é?

 

Não adianta comparar um rodistá e paine 310 X Questo e JBL

 

a primeira impressão é de que o paine toca mais "forte", maaaaaassssssssss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digo pq tinha um sd400.1 e troquei por esse JBL.. no face tem um cara cm esse .esmo JBL tocando 2 Questo 10" d 350w o carro do cara treme.. meu carro eh um new civic. Mesmo cm os bancos traseiros rebatidos não da muito grave.. tlvz seja regulagem do modulo. Mas o ganho ta mais do q a metade, booster zero e os cortes aparentemente estão corretos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ver aquele boster desse AMP pqxe diferente ele e regulável. Deixa tudo mo minimo e acerta o ganho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tu ja ta a tempo com o sub? eh bom deixar ele amaciar bem pra ter um rendimento melhor

 

outra coisa: tu tem algum tipo de duto ow alguma forma de fazer o som passar pra dentro da cabine?

 

Digo isso pq quando tinha som no civic no pm nunca tava satisfeito, com os bancos normais ficava meio abafado o grave, com ele abaixado ficava mt estranho tocando e parecia fraco

 

ja quando botei num hatch mudou completamente, parecia estar tocando o dobro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que vejo os donos de civic comentarem por aqui este é um problema do carro, infelizmente!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois comento com mais calma, porém o Felipe tem um New Civic, com o 10" na dutada, e não reclama em nada da resposta do sub no carro.

 

Os ganhos estão acertados corretamente? Como está o corte de frequência do sub?

 

A caixa de 44L para o 10" já está bem grande e muito focada no subgrave, porém se tu fez ela maior ainda, tu vai ter uma perda de rendimento nos graves ainda maior. Ela tem em torno de 3dB a menos em frequências mais altas comparada a caixa de reforço de graves, portanto, se a tua está maior ainda, essa perde pode ter ficado ainda maior.

 

Qual é o comprimento do duto e o volume bruto da caixa exatamente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tenho o sub ha +- 6 meses. Montei em dezembro. Mesmo cm os bancos abaixados o grave não responde muito bem..

O ganho ta um pouco mais do que a metade, os cortes q estão regulados igual a uma foto que vi..LPF vai de 32 a 320hz e um pouco mais da metade ele tem um pontinho branco, ta regulado nesse pontinho branco. O HPF vai de 10 a 100hz. Ta regulado um pouco acima do 10hz. Booster desligado. Va fiz uns testes cm a musica tocando e mexendo nas regulagens, no booster.. não melhorou muita coisa não.. tenho certeza q seja na caixa..

O duto ta do tamanho que o manual pede..3" por 27cm.

Vou refazer a caixa.. não sei se faço a caixa reforço do manual de 23L ou uma caixa que vi ha umas paginas atras que o Renan fez de 37L. O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se busca subgrave, faça a de 37L então.

 

Mas tem algo estranho ai. O ganho está regulado corretamente? Ele casa com o o player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganho mais de metade não significa nada.

 

Se teu player tiver 2v ou 15v ou então 1v, isso muda COMPLETAMENTE o funcionamento do amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah muito estranho isso

Pode ser sub, mas ééééééé dificil viu

Tem mais cara de ser alguma regulagem que ser caixa, inclusive com a caixa maior o spl seria maior mas o sub tocaria descontrolado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah muito estranho isso

Pode ser sub, mas ééééééé dificil viu

Tem mais cara de ser alguma regulagem que ser caixa, inclusive com a caixa maior o spl seria maior mas o sub tocaria descontrolado

 

A caixa pode ter parcela, mas não a esse ponto q ele comenta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda chuto a caixa...ele não disse as dimensões do duto.... precisa ver a sintonia desse trem ai....

segundo os cortes, parece que o modulo tá regulado para tocar grave mais "alto", porém a caixa tá focando mto subgraves....

Faça a caixa reforço de graves do manual e seja feliz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele falou o duto sim. 3" x 27cm. Se a caixa está maior um pouco, a sintonia deve ter mudado pouca coisa. Ele irá perder mais é no controle do sub.

 

Por isso que eu acho que a caixa não é o maior dos problemas ai. Aposto na regulagem do amp, principalmente essa referencia de ganho médio. Isso não existe. Ganho não é volume, é casamento com HU.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganho mais de metade não significa nada.

 

Se teu player tiver 2v ou 15v ou então 1v, isso muda COMPLETAMENTE o funcionamento do amp.

O player é um DVD Pioneer X1580 cm saída rca de 2v.

Vou fazer um video ou pelo menos umas fotos, tirar a metragem da caixa corretamente.. e depois posto aqui...

Fui hj pra refazer a caixa mas o cara tava cheio de trabalhos.. só quarta agora.. a caixa que vi aqui no forum do Renan não caberia no meu carro.. new civic o porta malas é muito baixo.. a caixa dele tem 35cm de altura e o porta malas tem +- 36cm..ia entrar muito justo.. e ai? Faço uma com 37L parecida cm a do Renan, ou a reforço do manual de 23L? E o duto melhor na frente ou na lateral?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ainda acho que o problema é um pouco no carro,e um pouco no "grave forte" que ele quer, o mais certo a se fazer eu acho que é fazer a caixa de reforço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo vc não precisa fazer exatamente igual a do Renan ...

 

Vc precisa apenas respeitar o volume do box ...

 

Mas antes de qualquer coisa que tipo de musica vc geralmente escuta ?

 

Alimentação ? Cabos ? Posição do Box ? Cabos RCA utilizados ? Tensão do RCA da H.U. e Tensão de IN do Amp ?

 

>>> vc pode testar um volume menor da caixa "colocando" Pet´s dentro da caixa para reduzir o volume apenas a nivel de teste mesmo.

 

Com as medidas externas do box da para saber qual o volume do box ....

 

Rpz.. Ouço de tudo.. na maioria hip hop, eletronica, sertanejo..

Cabos de força Technoise de 21mm pro JBL, cabos RCA Stetson, a caixa ta na mala virada pra fora, tensao do player 2v, tensao do amp 6v (pelo que vi no manual - Maximum input signal: 6v).

As dimensoes da caixa são (externas): Largura 60cm, Altura 36cm, Base maior: 35cm, Base menor: 23cm, Mdf 18mm (47L) Duto de 3" por 27cm. Pra eu fazer o esquema da garrafa teria que por pelo menos 10 de 1L (não queria desparafusar o falante). Reccomenda a caixa Reforço do manual de 23L ou essa de 37L ta bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ainda acho que o problema é um pouco no carro,e um pouco no "grave forte" que ele quer, o mais certo a se fazer eu acho que é fazer a caixa de reforço!!!

Caixa de reforço vai matar o subgrave. Não é esse o problema em si. Temos carros com selada e sedan e rendem muito bem.

 

Rpz.. Ouço de tudo.. na maioria hip hop, eletronica, sertanejo..

Cabos de força Technoise de 21mm pro JBL, cabos RCA Stetson, a caixa ta na mala virada pra fora, tensao do player 2v, tensao do amp 6v (pelo que vi no manual - Maximum input signal: 6v).

As dimensoes da caixa são (externas): Largura 60cm, Altura 36cm, Base maior: 35cm, Base menor: 23cm, Mdf 18mm (47L) Duto de 3" por 27cm. Pra eu fazer o esquema da garrafa teria que por pelo menos 10 de 1L (não queria desparafusar o falante). Reccomenda a caixa Reforço do manual de 23L ou essa de 37L ta bom?

 

Se teu player tem 2v e o amp 6v e está na metade, já de cara da para ver que está errada a regulagem do ganho.

 

Recomendo a de 37L ainda e o correto ajuste do amplificador pois parece estar errado.

 

Continuo dizendo que acredito que a caixa tenha a menor parcela de todas nisto tudo ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem Gustavo seu box tem 46 Litros Brutos e está sintonizada em 29,5 Hz .... Isso é para quem quer escutar "somente" SubGraves mesmo ... nada de eletronicas e Sertanejos e afins ...

 

Recomendo uma sintonia mista de 45Hz ... e diminuir o volume do box para o sub não perder velocidade ...Vc pode deixar em 40hz tambem mais ai vai ficar um pouco mais voltada a SubGraves ... Mas se vc gosta de "modão" fique em 45Hz mesmo que vai ficar legal ...

 

Sobre o volume vá com a de 37 Litros brutos e duto de 4" x 250mm que a sintonia vai ficar em 45Hz ...

 

Esse ganho como o Silvinho já mencionou pode estar errado ...

 

Sugiro;

 

1 - alterar o volume do box pois está alto e com sintonia baixa para seu objetivo

2- regular o ganho corretamente com volume do player em 80% e senoide de 60Hz e subir o ganho até a distorção (isso é subjetivo) mas funciona. OU

vc pode usar um voltimetro e monitorar a tensão de saida do ampli e subir o ganho até chegar o valor "certo". Tire a raiz de cada canal que saberá o valor correto. (esse tambem funciona, mas não é possivel saber se o sinal está distorcido, porem tambem funciona. :legal:

 

Corrigindo, se a caixa tem 46L brutos, e com o duto do manual, ela está sintonizada em 31,2Hz. A caixa rende bem também em sertanejos e afins, ela é caixa com a melhor resposta de todas, a mais plana.

 

ViniMishima, sintonia de 45Hz é abusrdamente alta para o 10". A caixa de reforço de graves já tem sintonia de 37Hz, não vamos começar a fazer caixas para tocar igual Pioneers da vida.

 

Tome cuidado com as informações que posta. Esta sintonia dará uma caixa extremamente reforçada nos graves, e deverá ter um volume muito reduzido para isso e fará o sub ser muito mononota sacrificando quase 100% do subgrave se comparado as outras caixas e acabando com toda a qualidade que o falante possui.

 

Esta caixa de 37L que comentou, com duto de 4" e 25cm de comprimento, terá sintonia de 47,95Hz e não de 45Hz. Além do mais, existem ganhos de cabine que afetam e muito a resposta. O que o gráfico mostra não é nem de perto a resposta real no carro.

 

Não adianta fazer caixa voltada a SPL puro, ele não está indo ao dB Drag, e irá matar a qualidade do falante. Para reforço, faça a caixa de 23L do manual, para ênfase em resposta plana e subgraves no mesmo nível, a de 44L ou a de 37L como sendo uma caixa mista que comporta maior potência que a de 44L.

 

Sobre o método 2, o voltímetro não servirá como referência exata, pois não sabe a resistência exata para aquela frequência já que são variáveis, e aplicar fórmula com 2ohms é muito errado. Senoide de 60Hz mostrará uma coisa, porém em 20Hz, 30Hz pode responder completamente diferente. O falante aguenta distorção, ele não está em seu limite, eu faria regulagem no ouvido mesmo, colocando no volume máximo que ele escuta, e não em 80% e regular o ganho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomar cuidado com o que ?

 

Isso é um forum e a regra é não ofender e coisas do tipo do resto posto o que eu quiser meu caro !

 

... Mas vamos lá ...

 

Vc reparou que escrivi "não é ideal" mas "FUNCIONA" e isso me baseio em experiencia propria e sem mais delongas ...

 

Box para Paini ? mas se o sub é plano pq não posso subir a sintonia ? box com Fb em 30hz tocando sertanejo de 85hz ? Ok então

 

Não me prendi a detalhes foi apenas um post bem "geral" os procedimentos são bem funcionais e que muitos por ai nem sequer sabe que existe ...

 

Existe diferença de potencia em 30hz e 60hz ? Sim Mas quantas musicas circulam em 30hz e quantas em 60Hz ? Vc não entendeu meu objetivo que éra ser pratico e rapido para resolver o problema do colega forista para ele ter um resultado "esperado" Existem maneiras "ideais" para regular ganho sim mas está no alcance de poucos ... Existe maneira ideal de simular um Box ? sim mas nem todo mundo sabe fazer isso então fui simples e direto.

 

Outra coisa qual simulador do Box que vc utiliza ? Leap5 ? se não for eu que digo que vc está errado em relação da sintonia de 45hz ... concordo que existem ganhos de cabine mas não posso considerar isso pq isso varia de carro para carro ...

 

Qual o problema da formula ? tambem disse que não é ideal mas é funcional !

 

De mais isso é um forum cabe ao "usuario" decidir se "isso" ou "aquilo" serve pra ele ou não ... :legal:

 

Ainda duvidando de sub de 350RMS tocar 30hz como deve [^]

 

Cuidado com as informações que posta, pois teus calculos de sintonia estavam errados, isso que me referi. Sintonia não é calculda com base em volume bruto da caixa e sim volume líquido.

 

Nenhum alto-falante é plano, principalmente depois de ser inserido em uma caixa acústica. Como falei, Fb é sintonia da caixa, e o carro proporciona ganho de cabine. Para reproduzir 85Hz, não cabe mais ao subwoofer esta faixa para se ter a melhor qualidade, esta frequência deveria vir do midbass no caso. A Fs do Questo é abaixo de 25Hz, seu foco principal é no SQ e subgrave e não reproduzir como um woofer já.

 

O problema de ser "prático e rápido" é que pode resolver uma coisa de forma rápida e piorar muito a outra que foi deixado de lado. No som automotivo, nada deve ser feito as pressas e todos os detalhes devem ser levados em consideração. E sim, existe diferença em 30Hz e 60Hz, principalmente no deslocamento de cone. Se tu regular o sub para o máximo em 60Hz, quando baixar para 30Hz ele poderá excursionar demais gerando distorções, mesmo que a potência não tenha elevado. E até mesmo a sintonia da caixa e seu volume interno afetam este resultado.

 

Quanto a sintonia, quanto maior ela for, mais pico terá em alta frequência e mais atenuado o falante ficará em baixa frequência, ou seja, ganha em grave e perde em subgrave. No subgrave a cabine da uma "ajuda" absurda, já no grave, não é tanto assim, porém se sintonizar alto demais, por conta da Fs baixa do falante, as perdas em baixas serão muito grandes. Sim, o falante irá tocar muito mais nas altas, isso é fato, porém perderá demais em baixas. Ai quando ele for ouvir algo que tenha subgrave vai render muito menos da metade do que poderia render. As caixas do manual foram projetadas com base nisso. Ênfase em resposta plana, sem elevados picos, e ênfase em graves, com um certo sacrifício de subgrave porém ainda com um bom balanço. Subindo mais, começa a ficar desproporcional e tu terá um sub que só irá render bem para x frequências.

 

Se o foco é apenas no grave, então pode ser o caso de até mesmo utilizar um 8" no qual a sua Fs é muito mais alta, o que trará um rendimento muito bom se comparado ao 10", com menos potência e com menor espaço. Já que o subgrave já está sendo sacrificado mesmo. Ou então, colocar 2 de 8", o espaço ocupado será praticamente o mesmo, porém o resultado final será muito mais forte.

 

350Wrms tocar 30Hz como deve não existe a menor relação possível. Potência não retermina que frequência irá tocar. O que determina isso principalmente é: Fs, sensibildiade e sintonia de caixa. Tenho um 10" em meu carro, e 30Hz não é absolutamente nenhum problema para ele.

 

Sim, é o cliente que opta o que ele irá fazer, porém é o nosso papel mostrar o que ele ganha e perde com cada opção indicada por nós, para que ele tenha conhecimento do que está fazendo, e não apenas (isso é melhor). Sempre que se ganha de um lado com ajustes, se perde um pouco do outro, tem que ver o que é o mais oportuno a ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silvio, questão de 8 chegou e já to mandando fazer a caixa no projeto igual VC passou.

Na hora de configurar no rádio os cortes em qual freqüência ponho para o sub? E quanto no slope?

 

O 2 vias sera um jbl ms-52c. Segundo manual responde a partir de 70hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue uma foto de como ta a configuração do modulo:

nqcv8.jpg

 

68gi.jpg

 

Vcs estão me confundindo mais ainda.. rs rs.. que caixa faço?

Vou fazer o teste da garrafa.. essa de medir cm multímetro não sei como funciona não..

Ouvi uma musica hj que tem um subgrave da porr@.. e tocou legal.. retrovisor tremeu muito mais.. vou fazer um video depois dessa musica.. mas quando toco axe, pagode, forró, sertanejo, que tem u.a freqüência maior, ele parece bem fraco...

Afinal, pra meu caso, faço o reforço de 23L do manul ou aquela de 37L?

Editado por Gustavo Teixeira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silvio, questão de 8 chegou e já to mandando fazer a caixa no projeto igual VC passou.

Na hora de configurar no rádio os cortes em qual freqüência ponho para o sub? E quanto no slope?

 

O 2 vias sera um jbl ms-52c. Segundo manual responde a partir de 70hz

 

Utitlize um HPF de 40Hz no 8" e o LPF experimente na faixa dos 80Hz mais ou menosm com um slope de 18dB.

 

Este ajuste de cortes é muito pessoal, vá testando e veja o que te agrada mais.

 

Segue uma foto de como ta a configuração do modulo:

 

Vcs estão me confundindo mais ainda.. rs rs.. que caixa faço?

Vou fazer o teste da garrafa.. essa de medir cm multímetro não sei como funciona não..

Ouvi uma musica hj que tem um subgrave da porr@.. e tocou legal.. retrovisor tremeu muito mais.. vou fazer um video depois dessa musica.. mas quando toco axe, pagode, forró, sertanejo, que tem u.a freqüência maior, ele parece bem fraco...

Afinal, pra meu caso, faço o reforço de 23L do manul ou aquela de 37L?

 

Pela foto, o que é difícil de dizer, da pra notar que está acima de 2v, ou seja, tu não está utilizando todo o potencial do módulo, e mesmo com o player no máximo, o amp não estará no máximo e isso afeta MUITO o rendimendo do sub.

 

Se tu busca manter a resposta boa no subgrave, faça a de 37L.

 

Se tu quer dar prioridade para as altas frequencias em sacrifício do subgrave, faça a de 23L.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...