Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

silvinho

Membro
  • Total de itens

    693
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

4 Neutral

Sobre silvinho

  • Rank
    membro master

Dados Adicionais

  • Nome Completo Real
    Marcell

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    Paraná

Últimos Visitantes

2.999 visualizações
  1. Tu está simulando caixa de 60L, sempre o volume colocado para uma simulação é o volume líquido! ou seja, se tu colocou 60L no programa, será 60/4 = 15L + duto para cada falante e + espaço de cada falante, então cada sub precisará em torno de 18L de litragem interna bruta. Agora se tu simular com 56L, será 14L para cada sub + duto + sub, o que vai dar 17L, mas no manual o indicado é 14L, mas na verdade a Vb (volume interno líquido) é de em torno de 11L, então se for simular, faça com 44L esta simulação na verdade, ou 48L para fechar os 60L que tu deseja entendeu?
  2. Negativo, 4 Questos de 8" gerarão mais SPL que apenas 2 de 10", isso é fato consumado, e será bem mais mesmo pois existe acolpamento por quantidade de falantes e por ter uma sintonia de Fs mais alta, o que casa melhor com o carro. Não se deixe levar por simulações feitas em programas, até porque, 60L não é o tamanho da caixa que tu deverá fazer, isso é a Vb, na verdade tu terá que fazer uma caixa maior que esta e ainda adicionar os dutos, ou seja, é maior ainda que isto e vale tanto para o 8" como para o 10". Sou prova real, 1 Questo de 10" 350W aplicando 700W nele em caixa dutada x 2 Questo de 8" aplicando os mesmos 700Wrms em caixa selada, e tenho mais SPL com os 2 de 8" em selada, imagina se fosse os 2 em dutada, então se tu irá dobrar a quantidade, terá ainda mais SPL nos 8" do que em 2 de 10" sem sombra de dúvidas e sem pensar duas vezes. É bom aplicar um filtro HPF no 8" para evitar excursionamento demasiado em baixas frequências e confirmar este comprimento de duto, pois se ele estiver com mais de 32cm, a sintonia da caixa estará muito baixa.
  3. Faça com os 2 dutos, pois se for fazer com 1 duto, o diâmetro e o comprimento deverá ser maior ainda. A função dos 2 dutos é para não ter sopros. 2 dutos de 3" tem maior área que um duto de 4", então fique com os 2 dutos como informa o manual. Sobre o amplificador, eu pensaria em algo como um DK600.1 que tem filtro subsônico e não é caro além de ter 600Wrms em 2ohms ou 400Wrms em 4ohms.
  4. Eu uso o SD1600.1Evo para 2 de 8" no dobro da impedância, eu usaria ele para 4 casando impedância sem pensar 2x. Sd1000.1 vai ser fraquinho mesmo e clipa muito fácil. Investe uma pitada a mais e pega o 1600 que tera um som muito melhor.
  5. Xoxo? Mas nem pensar. Sobre o amplificador, eu pensaria em algo mais refinado ai nesse sistema do que os que tu disse rssrs.
  6. 4 de 8" darão muito mais SPL na casa dos 40Hz do que um 12" da GZ, ou JL aplicando os mesmos 1000Wrms total. Quanto ao acoplamento, estou com 2 de 8" em caixa selada aplicando em torno de 600 a 700wrms neles no total, até 35, 37Hz tem bastante força, abaixo disso já perde mas ainda da para sentir. Agora com 4 subs, isso ficará ainda mais forte. Por conta do espaço, eu prefiro 2 de8" do que 1 de 10", SPL muito mais forte, mas no subgrave o 10" ainda é favorecido (abaixo dos 35Hz), mas com 4 subs, ai fica bem mais interessante, e olha que to comparando 2 de 8" em selada de 9L cada contra 1 de 10" em 44L dutada. Agora imagina 4 de 8" em dutada, muito mais forte.
  7. Sim, melhora qualidade e baixa o SPL mas o subgrave aumenta sim.
  8. Pera ai, o manual pede 57L BRUTOS, e não livres. A litragem livre da caixa é 50L mais ou menos. Se tu fez uma caixa de 77L livres internos, está bem acima do que o manual pede e com isso o excursionamento em baixa será ainda maior. Então já não está certo isso. Pelos teus dados de litragem livre de 65L na nova caixa e com estes dutos, a tua caixa está sintonizada em 31Hz praticamente, e isso é uma sintonia bem baixa, então aplicar mais potência é perigoso, além de já estar favorecendo as baixas frequências e tu aplicando mais força ainda, é prato cheio para possíveis problemas. Com a caixa de 77L a sintonia era de 29Hz quase, então cada vez mais o excursionamento é maior, então a faixa de frequência deve ser reduzida pois não há milagres também. Com sintonia assim tão baixa, a resposta em alta é sacrificada, mas se o excursionamento em baixa for grande demais e querer que o sub suba a 80Hz, terá problemas. Com caixas assim, eu recomendo LPF de 50HZ a 24dB e HPF entre 25 e 30Hz também a 24dB para aplicar boa potência. Com uma sintonia tão baixa como esta, com esse volume interno e com essa potência aplicada, filtro subsônico é obrigatório e não tem que pensar duas vezes, principalmente com uma Fs tão baixa como é a do 12" que é abaixo de 25Hz, então o sub tem espaço pra render, mas com sintonia de caixa baixa assim e potência alta, tudo é ampliado. Tenho o 12" em caixa de 57L e aplicava 400Wrms de um fosgate 200.2 em 4ohms, nunca bateu absolutamente nada no falante.
  9. MRC, eu nunca informei que iria vender meu par de 8", esses subs ficarão comigo pois muitos escutam o meu carro, então não faz o menor sentido eu vender eles para por apenas 1 falante. Eu fico com mais de 1 caixa em casa e posso ir trocando no carro.
  10. Todo falante vai com o adesivo dentro da caixa, a loja deve ter ficado com ele provavelmente. http://questoaudio.com.br/ Lá tu pode utilizar o cálculo de caixas para fazer de acordo com as dimensões que melhor te atenda e que caiba o sub dentro. O sub demora bem mais que 10 horas para amaciar, principalmente se for com uso no dia a dia. Coloque ai em torno de 50 a 200 horas dependendo de como é o uso e volumes utilizados. O adesivo vai sempre junto do falante.
  11. Já foi feito este comparativo diversas vezes aqui no tópico. Fabricante: Pioneer Driver: TS-W309D4 Polegadas: 12'' Fs: 37,2 Hz Vas: 33,8 L Qes: 0,87 Potência nominal 400 Wrms Eficiência: 0,192% Sensibilidade (1W/m) 84,83 Potência Acústica: 0,77 Wrms Potência Dissipada: 399,23 Wrms dB Gerados: 110,9 Fabricante: Questo Audio Driver: QS350A-12DVC2 Polegadas: 12'' Fs: 23,6 Hz Vas: 158 L Qes: 0,336 Potência nominal 350 Wrms Eficiência: 0,593% Sensibilidade (1W/m) 89,73 Potência Acústica: 2,08 Wrms Potência Dissipada: 347,92 Wrms dB Gerados: 115,2 Quanto mais alta for a sintonia da caixa, mais é preciso ter um subsônico aplicado no falante por causa das baixas frequências. Mas em ambos os casos, o Questo segundo clientes agrada muito mais e tem mais força. A diferença em sensibilidade deles é muito grande, são 5dB, isso é quase 4x a mais.
  12. Eu faria de 14L dutada como no manual. Caixa maior vai perder controle do cone, terá de cuidar do xmax e subsonico também. Mesmo no sedan.
  13. Tem bastante relatos por aqui e no face. Se o que tu busca é SPL ou subgrave forte a resposta é não. Se tu busca algo equilibrado para complementar bem a parte interna no som sem buscar aquele subgrave insano, sim, perfeito.
  14. É muito questão de gosto pessoal. Teste e veja o que te agrada mais. Eu usaria o Audiophonic no sub. Os corzus que já vi não gostei, ainda mais com o LPF fixo em 90Hz nos modelos que havia visto.
  15. Acho quase impossível tu fazer a instalação de 2 subs de 8" no estepe. Teria que ser um aro muito grande pra caber eles. Cada um tem 21cm de diâmetro praticamente, como irá fazer? O sub em si tem uma profundidade de mais ou menos 11cm, não tem como e é bom fazer câmaras separadas para cada falante. Na parte de trás do sub é bom deixar de 1 a 3cm no mínimo de espaço livre para refrigerar a bobina. Sobre o SPL, sem dúvida que 2 de 8" darão mais SPL que 1 de 10", afinal, cada um tem sensibilidade de quase 87dB, enquanto o JL tem apenas 84dB, além de poder aplicar uma potência final no sistema maior que no JL Agora sobre os 40L da caixa, é demais, não adianta uma caixa de volume tão grande assim. O sub tem Fs de 40Hz, não terá ganhos com um volume maior pois o excursionamento será grande demais e terá que ter muito mais cuidado, e isso irá limitar um pouco o SPL. É melhor manter-se na caixa do manual com os 14L brutos para cada sub, com o espaço entre 1 a 3cm no mínimo para a refrigeração da bobina e duto de 3"x32cm para cada falante. Esta combinação sem sombra de dúvidas é a que irá lhe render o maior SPL sem danificar o falante.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...