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RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

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O ideal no sub de 8" é ter um HPF de 40Hz pois conteúdos abaixo deste fazem o falante trabalhar demais fora da sua faixa ótima de resposta, inserindo distorção e alto deslocamento, o que ocasiona o sopro.

 

O joelho também é prejudicial, pois nem todos mantém a área interna constante, causando estrangulamento, além de distorções.

 

É possível fazer um filtro passivo para o HPF de 40Hz caso o amplificador não tenha.

E se subir um pouco a sintonia? Ou para o hpf para o subsônico em 40hz, apenas um capacitor basta? De quanto?

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High pass no Subwoofer? Eu to ficando Velho..

 

O que é um filtro subsônico?

 

Subsônico = HPF o qual deve ser usado para subwoofers que não podem tocar frequências muito baixas, principalmente os de baixa polegada.

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Eu sei o que é HP! Agora usar, jamais em Subwoofer, ainda mais em 40Hz!

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Eu sei o que é HP! Agora usar, jamais em Subwoofer, ainda mais em 40Hz!

 

Qual o sentido em se ter um subwoofer de Fs de 40Hz e tocando sem nenhum tipo de atenuação um sinal de 20Hz ou até mesmo 15Hz?? Isso só vai fazer o falante excursionar sem sentido e inserir distorções em demasia no resultado final, ou seja, tem um resultado final muito ruim.

 

Sendo assim, qual o sentido em módulos mono para subwoofer com resposta de até 220Hz terem um HPF se é só enfeite e o mesmo deve tocar desde 5Hz, independente se é um sub de 6", 8" ou 15"?

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E se subir um pouco a sintonia? Ou para o hpf para o subsônico em 40hz, apenas um capacitor basta? De quanto?

 

Experimente um capacitor de 993.75µF.

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Selada de 55L é meio grande, perde o foco, o intuito da selada é justamente ser pequena e precisão. Se for para fazer com 55L, faça a dutada direto.

 

Quanto maior o volume da caixa selada, menos precisa fica, mais subgrave terá, pois o volume de ar é maior e com isso a pressão exercida no cone é menor. Terá uma resposta mais estendida. Ganha no subgrave e perde no grave nesse caso, além de não poder aplicar tanta potência assim se comparada a uma caixa de volume menor.

 

Deixará de ter a resposta plana com isso, acaba sendo exatamente o inverso da caixa de reforço de graves.

Obrigado, vou seguir o manual então que não tem erro!

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Experimente um capacitor de 993.75µF.

E quantos volts deve ser? Esse valor é comercial ou tem que associar mais de um? Nunca mexi em cross passivo, tô por fora, e tem que ser cerâmico ou poliester, eletrolítico não, certo?

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E quantos volts deve ser? Esse valor é comercial ou tem que associar mais de um? Nunca mexi em cross passivo, tô por fora, e tem que ser cerâmico ou poliester, eletrolítico não, certo?

O valor não é comercial, provavelmente vai achar o de 1000. Que eu saiba os amplificadores automotivos de menos de 500watts trabalham com nem 100volts na saida. Acredito que um capacitor de 160v seja mais do que suficiente.

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Qual o sentido em se ter um subwoofer de Fs de 40Hz e tocando sem nenhum tipo de atenuação um sinal de 20Hz ou até mesmo 15Hz?? Isso só vai fazer o falante excursionar sem sentido e inserir distorções em demasia no resultado final, ou seja, tem um resultado final muito ruim.

 

Sendo assim, qual o sentido em módulos mono para subwoofer com resposta de até 220Hz terem um HPF se é só enfeite e o mesmo deve tocar desde 5Hz, independente se é um sub de 6", 8" ou 15"?

 

Ta, usando HP em 15 ou 20 até pode ser que concordaria pela proposta do produto, mas em 40 Hz jamais, mesmo sendo atenuado em somente 6db por um capacitor!

 

Eu corto meu Mid Bass em 40Hz [¨]

 

Não entrei no mérito de amplificadores, o que acho um absurdo é o produto tem que usar um HP em 40Hz!

 

Não é o foco de um sub de Fs alta tocar isto. Tem que ser realista.

 

Nem de alguns que tem FS Baixa, e que logo tem sua Bobina saindo do GAP mesmo aplicando potência nominal ;)

 

Abraço :legal:

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Subsonico/HPF em 40Hz é muito alto para quem quer ouvir LOW e Hip Hop.

 

Mas para um subzinho de 8" não vai tocar esse tipo de musica (como deve) é extremamente aceitavel no meu ponto de vista, até porque com busca esse tipo de sub o objetivo é outro.

concordo..

subzinho de 8" eh muito bom para eletrônica e batidas rápidas.. não desce tanto..

então abaixo de 35hz é desperdiçar energia..

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concordo..

subzinho de 8" eh muito bom para eletrônica e batidas rápidas.. não desce tanto..

então abaixo de 35hz é desperdiçar energia..

 

Não é somente desperdiçar energia, é deslocamento desnecessário no cone, causando distorção, sopro no duto, enfim, só piora a resposta. Uma caixa com foco em subgraves deve ser muito maior, a sintonia dela deve ser muito mais baixa para tal feito ocorrer coerentemente.

 

Se quer tocar a partir de 20Hz com força, deve procurar então o 10" e não o 8".

 

O foco do 8" é: Complemento de graves com uma caixa extremamente pequena, casando muito bem com a maioria dos bridges de amplificadores de 4 canais e não subgraves.

 

Para subgraves existem os outros falantes da Questo que atendem perfeitamente isto.

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Estou com algumas duvidas na construção de uma caixa selada para um QS350A-12.

 

1 - Vi no manual da Questo a menção a dois tipos de caixas: Plana e Reforço, 39 e 29 litros respsctivamente. Quais as diferenças entre essas caixas?

 

2 - Pretendo fazer uma caixa que eu possa continuar usando quando trocar de carro, por isso pensei em uma com 90cm de frente e 45cm de altura. Medi um Ford Fiesta, um Honda FIT, e um Peugeot 208 e ela serviria em todos eles, até porque o angulo na parte de trás dos bancos é bem parecido.Porém minha preocupação é usar a menor profundidade possível para ganhar espaço no porta malas, sendo assim pensei no seguinte, colocar o sub e meu amplificador estereo do lado oposto. Como o amplificador tem 5,3cm de profundidade, faria um acabamento isolado para ele ficar dentro da caixa, e usaria o espaço que sobra atrás para adicionar volume para o subwoofer.

 

Obs: Não consegui publicar usando as ferramentas do forum, segue link para google drive da imagem

https://drive.google.com/file/d/0B1y6g0z_6dLCOFE4b0p0Y1VPT2M/edit?usp=sharing

 

Teria algum problema ou perda de rendimento fazer uma caixa assim?

Editado por tognetta

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Vamos lá:

 

A diferença entre as caixas é mais ou menos o que os nomes dizem. A caixa plana vai te entregar uma resposta mais linear, sem grandes picos, aliados ao ganho de cabine do carro dando a resposta mais plana possível, com o melhor equilíbrio possível em graves e subgraves. Já na caixa de reforço, tu sacrifica um pouco a região de subgraves para ter um ganho maior nos graves.

 

Quanto a caixa que tu projetou, não há problema algum. Não consigo calcular o volume dela pois não sei o valor de x, entendo que ele depende de qual caixa irá fazer, plana ou reforço. Apenas algumas recomendações quanto a caixa:

 

1ª Calcule ela com MDF de 18mm pelo menos, e na parte aonde ficará o amplificador também;

2ª Aonde for fazer o furo para a entrada dos fios na caixa, que provavelmente será no rebaixo do amplificador, vede muito bem ali para não ter nenhum tipo de vazamento;

3ª Tente colocar algumas ripas internas pra atuarem como reforço de estrutura, pois como será uma caixa bem larga, esse refoço é muito importante para evitar mais vibrações;

4ª Colocar um preenchimento interno pode proporcionar um som mais agradável, porém é questão de gosto pessoal. Há quem goste e quem não goste.

5ª Lembre-se de deixar pelo menos um espaço de 3cm entre o conjunto magnético e a parede atrás dele para ter a correta refrigeração da bobina, principalmente em uma caixa selada.

6º Lembre-se também que a litragem informada no manual é a litragem bruta interna da caixa, sem descontar o valor ocupado pelo subwoofer.

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Muito obrigado !

 

Pela descrição, acredito que a caixa plana seria a mais indicada para meu gosto musical, e seguindo a geometria proposta no desenho, o voume do triangulo que sobra livre, em toda a extensão da caixa seria:(altura x profundadidadex largura) / 2 = 45 * 10 * 90 / 2 , subtraindo 1,8mm de cada borda: (41,4 * 6,4 * 86,4)/2 = 11,44 litros.

 

Não encontrei o volume do subwoofer, mas usando como paramentro um JL12w3, que era minha outra opção, vou considerar 2 litros, totalizando uma caixa com volume de 41 litros.Vou usar também a parte livre que fica atrás do amp + atrás do sub para fornecer o que resta da litragem. CORRIGIDO

 

Já que gastei tempo fazendo, ai vão as contas:

39 - 11,44 = 27,56 litros a serem "criados" atrás do amp e do sub.

 

Desenho: Considerei colocar a divisória interna entre o sub e o amp em 36cm da borda esquerda, consequentemente 54cm da borda direita, totalizando os 90cm da caixa inteira. Considerando também 1,8 MDF + 5,3 do AMP + 1,8 MDF atrás do amp: 8,9cm :

 

https://drive.google.com/file/d/0B1y6g0z_6dLCdXk5bm13aWFmMTQ/edit?usp=sharing

 

Volume atrás do sub: (36-1,8-0,9)*(45-1,8-1,8) * X = 1378,62 * X

Volume atrás do amp: (54-1,8-0,9)*(45-1,8-1,8) * (X - 8,9) = 2123,82 * X - 18902

27560 = 1378,62 * X + 2123,82 * X - 18902

X = 13,26cm CORRIGIDO

 

Montei uma planilha e o calculo para a caixa de Reforço com 29l, ficaria em 10,41cm

 

Como a profundidade do sub no manual tem 15,5cm, vou ter que colocar ele mais embaixo na caixa, onde a profundidade é próxima de 10cm, para garantir que fique um vão livre para ventilação. Se quiser ganhar mais espaço, e variar para menos 5-10% da litragem recomendada, terei prejuizo na qualidade do som?Se eu nao errei no raciocinio, ficaria com uma caixa relativamente compacta, sem desrespeitar a litragem do manual.

Editado por tognetta

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Não deve considerar o falante. A litragem do manual é a bruta e não líquida. Se o volume interno der 39L, ideal, pronto, não precisa adicionar nada.

 

Em resumo, se a soma da parte trapezional e da parte atrás do amp derem 39L internos, perfeito. Na realidade, a litragem líquida da caixa será de 35L, pois o sub ocupa em torno de 4L. Se fizer com 41L, ela será maior que a recomendada, e com isso vai descer mais e subir menos.

 

Essa variação é tolerável, afinal, é quase impossível fazer uma caixa assim na mão com tantos "adendos" e manter a litragem perfeita.

 

Coloque as medidas no desenho, é mais fácil para entender todos os valores que colocou pois me "perdi" em alguns deles. Sono rsrssr.

 

Mas terá que reajustar se tu fez a caixa com 41L e baixar para 39L

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Editei meu post acima e adicionei a imagem atualizada.

 

Se alguém se interessar por uma caixa nesse padrão, me fala que eu tenho a planilha para calcular.

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Veja se estou errado aqui:

 

Tu calculou a parte de trás tirando dos 10cm as duas madeiras, ficando com 6,4cm porém na parte aonde fará a união com a parte retangular do box, não terá madeira.

 

É mais fácil fazer o cálculo como um trapézio comum e subtratir do espaço do amplificador. Acho que está descontando madeira aonde não haverá madeira e isso muda o volume.

 

Faça como sendo: ((base maior + base menor)/2)*altura * profundidade /1000 = Isso vai dar o valor total, ai subtraia o ocupado pelo amplificador.

 

Eu não entendi se o rebaixo para o amplificador será de 40x20 ou se será de 54x45.

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Concordo com todas as dicas, realmente a conta fica bem mais simples...

 

40x20 é o tamanho do amplificador, inicialmente para não complicar ainda mais a caixa pensei em colocar por inteiro um MDF de base para ele

https://drive.google.com/file/d/0B1y6g0z_6dLCNWJDVk10cTAtRjg/edit?usp=sharing

 

Também refiz imaginando uma caixa do tamanho do amplificador (com espaço para a fiação), para ver a diferença, e não é pequena!

https://drive.google.com/file/d/0B1y6g0z_6dLCbW80ZDFFNGowMDQ/edit?usp=sharing

 

Corrigi o calculo do triangulo, tirando 1,8 só de um dos lados, mas a diferença final é de 2mm no comprimento X ...

 

Refazendo as contas:

Vamp1 = (54 - 2,7)*(45 - 3,6) * 8,9 = 18,9 litros.

 

Otimizando com o rebaixo que caiba só o amp:

Vamp2 = (54 - 2,7)*(20 + 3,6) * 8,9 = 10,8 litros. Ganho 8,1 litros !

 

39000 = {[(10 + X - 3,6 +X) / 2] * (45 - 3,6) * (90 - 3,6)} - Vamp1

16,187 = (6,4 +2X) / 2

X = 12,99cm

 

Usando Vamp2, X = 10,72cm

 

Mais uma vez obrigado pela auda !

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silvinho, o sub amacia mesmo se estiver sendo tocado sempre com volume baixo?

 

onde eu vou montar o set aqui dificilmente vou subir mt o volume, e vejo q sub nesse volume excursiona realmente mt pouco.

 

Posso deixar excursionando naturalmente assim ow seria aconselhavel eu botar uma senoide de 20hz e deixar tocando uns tempos pra dar uma amaciada?

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A questão do excursionar depende muito a frequência utilizada e amplitude. Quanto mais baixa a frequência, mais irá excursionar.

 

O amaciamento nada mais que é um período aonde todos os componentes do falante vão "se soltando". Por exemplo, a suspensão quando nova é dura, o cone tem uma impressão de ser pesado e após um certo tempo tocando ele vai se soltando, ficando leve. Quanto mais ele trabalhar, mais rápido será.

 

Se quiser jogar 25Hz com o falante em free-air por algumas horas com um bom excursionamento sem dúvida será muito mais rápido que ouvindo ele no dia a dia na caixa, porém sem exageros é claro, o intuito é fazer o falante se deslocar bastante. Em questão de 3 a 5 horas ele já vai ter mudado bastante, chegando bem próximo dos seus parâmetros do manual.

 

É igual a um sapato de couro ou camurça, ele vai laciar, porém isso vai depender de quanto tu usar ele, porém pouco ou bastante, uma hora isso irá ocorrer.

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A questão do excursionar depende muito a frequência utilizada e amplitude. Quanto mais baixa a frequência, mais irá excursionar.

 

Isso é relativo.

 

Meus falantes, com a mesma potência aplicada, excursionam mais em 50hz do que em 35hz.

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Isso é relativo.

 

Meus falantes, com a mesma potência aplicada, excursionam mais em 50hz do que em 35hz.

 

A potência aplicada é a mesma mas a amplitude nestas frequências são as mesmas?

 

Digo, ambas estão a -6dB por exemplo, ou uma está a -6dB e a outra a -10dB por exemplo?

 

Ou é em música isto?

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