Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

o duto possui 8cm de largura.

 

altura ele tem a mesma da caixa -36mm(mdf).

 

comprimento ele possui o mesmo da caixa - 8cm.

 

construção mesma que essa só com medidas diferentes!

 

caixa_subwoofer_dd_15_polegadas_bomber_bravox_mtx_jbl_selenium_rex_h_buster_bicho_papao_40_879x647.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o duto possui 8cm de largura.

 

altura ele tem a mesma da caixa -36mm(mdf).

 

comprimento ele possui o mesmo da caixa - 8cm.

 

construção mesma que essa só com medidas diferentes!

 

cara..

esse duto esta COMPLETAMENTE errado.. isso é caixa pra Woofer de 15.. e para tocar SECO..

quem te encaminhou pra essa caixa.. fez um mal trabalho..

 

edit: fora que essa caixa deu 108L.. é isso mesmo?

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questo QS350A-15DVC

 

 

Obs: sobre a litragem segundo ele descontando o sub e o duto junto com a parede de reforço

teria ficado menos que 90l seria 80epoucos por isso falei que teria ficado 80l foi que me lembrei.

acho que ele ta me enrolando legal nessa caixa!

Editado por Junior rosso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma ai, vamos por partes. Com estas medidas que tu passou, o teu box tem 108L brutos. Esse teu duto tem uma área de 331cm², e um volume de 11,2L. Isso é equivalente a um duto de 8,1" de diâmetro. Mesmo assim, a tua caixa está sintonizada em 45Hz aproximadamente.

 

Agora o parecer quanto a resposta dela:

 

O volume é muito grande para uma sintonia muito alta. Para esta sintonia, o volume da caixa poderia ser muito menor, por isso não está rendendo o que pode.

 

A caixa de resposta plana do manual está sintonizada em 35Hz para tu ter uma ideia, e tem volume de 93L, tu está com volume maior, e sintonia muito maior.

 

Refaça a caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não consegui escutar esse Questo de 8" :(

 

Não sei se seria válido, o sub deveria ter a mesma aparência dos demais na calota central e o acabamento da borda colada ao cone deveria ser de aparência "vulcanizada".

 

Nada contra, mas acabou ficando bem diferente dos demais da linha.

 

São projetos bem distintos, e por ser 8", fazer na mesma matriz da linha 10, 12 e 15" seria caro demais, o que elevaria demais o custo do produto.

 

Os demais falantes todos tem Fs abaixo de 25Hz enquanto o 8" tem Fs próximo de 40Hz, seu foco é bem distindo, e colocar uma maior massa no seu cone, mesmo fazendo a Fs baixar, iria alterar o equilíbrio como um todo para este conjunto e carcaça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço Silvinho e Gledson pois agora tenho como questionar ele, a ultima dele foi que eu teria que comprar outro

Amplificador eu disse para ele "se tu me fizer comprar um amplificador e não for nossa eu faço tu pagar ele"! dai ele disse então trás aqui que vou testar a caixa :legal:

Editado por Junior rosso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É difícil afirmar com 100% de certeza, pois estamos tomando com base as medidas que tu está nos passando. Se tivesse como ver a caixa sendo montada, um desenho detalhado da caixa, seria muito mais preciso é claro. Estamos fazendo a conta inversa, porém não entendi porque tu disse que a caixa tem 80L se pelas dimensões que passou, descontando 18mm de MDF, deu 108L praticamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele afirma que a caixa está com 80L sintonizada em 37Hz

 

mandei o tópico para ele ler, ele me disse que passei errado

o tamanho do duto para vocês!

 

correto seria: 8cm de largura profundidade 64cm e altura 34,5cm de altura!

 

 

mas acho que falei isso ali em cima:

 

o duto possui 8cm de largura.

 

altura ele tem a mesma da caixa -36mm(mdf).

 

comprimento ele possui o mesmo da caixa - 8cm.

 

 

10366277_616493531779664_9078969965783310278_n.jpg

Editado por Junior rosso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então não é um duto frontal, é lateral, porém ai vem outros detalhes:

 

A litragem da caixa volto a dizer, deu 108L pelas medidas da caixa, muito maior que a do manual, não tem como dar 80L., não sei daonde surgiu esta litragem com as medidas que tu passou.

 

Outra coisa, esse duto não está obstruído não? Aonde está esta caixa no PM? Poste fotos reais para nós do uso da caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele afirma que a caixa está com 80L sintonizada em 37Hz

 

mandei o tópico para ele ler, ele me disse que passei errado

o tamanho do duto para vocês!

 

correto seria: 8cm de largura profundidade 64cm e altura 34,5cm de altura!

 

 

mas acho que falei isso ali em cima:

 

o duto possui 8cm de largura.

 

altura ele tem a mesma da caixa -36mm(mdf).

 

comprimento ele possui o mesmo da caixa - 8cm.

 

 

10366277_616493531779664_9078969965783310278_n.jpg

 

 

Retificando, a caixa está em um voyage quadrado... não possui nada obstruindo pois retirei o estepe que ficava ao lado da caixa.

 

 

A caixa possui uma parede de reforço, elá desconta muita litragem? se o caso fosse a litragem e não o duto, para testar poderia colocar garrafas dentro para testar?

 

Ele volta a dizer que descontando, o duto, mdf e parede de reforço daria 80l.. acho que não né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntei qual a formula que ele utilizava para saber a Litragem?

 

Eu uso a fórmula de litragem da física cara Só que tu não ta descontando certo o duto A profundidade da tua caixa a levar em consideração como espaço interno é de 28.4 É 42-3.6-8-1.8

Editado por Junior rosso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso que eu não entendo:

 

Sempre nos referimos a litragem BRUTA, mas tu está falando uma litragem que não é nem bruta nem líquida. Tu está descontando duto e reforço mas está descontando sub também? Acho que não né? O manual informa litragem BRUTA, devemos usar a mesma base para ter referência, não da para falar cada um uma coisa diferente caso contrário nunca chegaremos ao mesmo ponto. Eu até agora não entendi porque fazer um duto tão absurdo de grande como esse. É um espaço perdido muito grande a troco de nada.

 

Vamos as informações COM BASE no desenho:

 

O duto tem 72cm de comprimento, 8 cm de largura de 41,4 de altura.

 

Isso da uma área de 331,2cm² o que equivale a um duto de 8,1". (Não entendi porque tão grande). Tu tem 23L de duto (pra que tudo isso???????)

 

Sim, com essas informações, assumindo que 80L é a litragem líquida FINAL da caixa, sem reforço, sem SUB, sem DUTO, sem NADA, temos sintonia de 37,88Hz. Se descontarmos o volume do sub, a sintonia da caixa já muda para 39,2Hz.

 

O que eu gostaria de saber é porque o duto está com este tamanho tão grande? Qual a finalidade disto? não existe nenhum ganho, só existe perda, perda de espaço, aumento de peso, não consigo entender nenhuma lógica nisto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Anuncieu meu sub MTX, vou comprar um QUESTO de 10 polegadas de 350 rms e quero testar o sub, vamos ve se toca em frequencias bem baixas mesmo. qual fica melhor dutada ou selada e quais são as litragens das 2 citadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ainda não consegui escutar esse Questo de 8" :(

 

Não sei se seria válido, o sub deveria ter a mesma aparência dos demais na calota central e o acabamento da borda colada ao cone deveria ser de aparência "vulcanizada".

 

Nada contra, mas acabou ficando bem diferente dos demais da linha.

Amigo, vi seu projeto do Clio e gostei de mais. Eu também instalein o meu num Clio dynamique 2 portas. Para o que uso não curto de volumes altos, ele esta de mais. To gostando muito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu! :legal:

 

Estou para trocar de carro, então pretendo ir em um sub de 8", por enquanto só estudando as possibilidades.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conferimos a caixa e tive um equivoco no duto, ele possuí 6cm de largura não 8cm.

 

Tiramos a caixa do carro e colocamos dentro da loja e tocando ela um banda 3500 ai sim o sub se mostrou forte.

 

O que pude perceber que não é a caixa e sim muitos fatores como carro sedan porta mala lacrado não tem acesso ao interior do carro

 

e amplificador fraco o que possuo.

 

 

O que faria magica mesmo seria a bandpass com o duto para dentro do carro, mas qual é a litragem que necessita ? acho que seria impossível no 15" :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junior..

muda essa caixa.. faz uma com reforço de graves que o som vai aparecer. :legal:

mas siga o manual a risca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem consegui regular melhor o som e peguei estrada. To curtindo o som do sub até agora.

 

Fui mexer em algo no painel do carro e cheguei meu rosto perto do volante e escutei o grave muito mais forte. Alguem sabe o porque disto e se é normal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem consegui regular melhor o som e peguei estrada. To curtindo o som do sub até agora.

 

Fui mexer em algo no painel do carro e cheguei meu rosto perto do volante e escutei o grave muito mais forte. Alguem sabe o porque disto e se é normal?

 

Existem posições em um carro em que o grave fica mais forte, isso se da pelo comprimento de onda e reflexões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem posições em um carro em que o grave fica mais forte, isso se da pelo comprimento de onda e reflexões.

 

O Questo de 350 rms toca melhor na selada ou dutada? e qts litros é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

O Questo de 350 rms toca melhor na selada ou dutada? e qts litros é.

Pergunta 1: depende

Pergunta 2: manual tem a info

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Questo de 350 rms toca melhor na selada ou dutada? e qts litros é.

Pergunta 1: depende

Pergunta 2: manual tem a info

 

Link do manual: http://questoaudio.com.br/multimidia/1336600153Manual_QS350A.pdf

 

Conforme o Cristiano já disse, depende do que busca. Se quer o máximo em SPL, Dutada, se quer Qualidade, depende, pode ser selada ou dutada, depende do objetivo também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...