Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fabiobastos20v

Subwoofer NAR de 8"

Recommended Posts

Perto da página 14 desse tópico tem um vídeo de um de 8" numa dutada de 24L acho.... deem uma olhada pra ter uma ideia... parece ter um bom SPL

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre dutada acho que não existe NAR que funcione em caixa pequena, se quer resposta plana é caixa grande mesmo.

Bem legal, ficou bem pequena a caixa ocupando pouco espaço :legal:

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante este Sub de 8", estou tentado a comprar um MTX para testar. Para um pouco mais de Spl é necessário instalar pelo menos 2 no sedan e colocar bastante potência para ele responder legal.

Editado por Bettoni

Compartilhar este post

Link para o post

BBoa galera, terminei a caixa, 15,5 de VB - 1,5 l do sub, ou seja, 14 litros. O meu set é o da assinatura, o bridge do amplificador, medido e real, é de 150Wrms.

Ainda estou terminando de avaliar o comportamento do sub, então vou destacar, de acordo com o meu gosto, alguns itens como: rapidez, resposta, SPL,timbre, comportamento veicular (veiculo em movimento). Bem leigo mesmo, que é o que sou.

Rapidez: Ele é rápido, se consegue ouvir os bumbos duplos tranquilamente, ao menos nas músicas que eu escuto, não embolam.

Reposta: Desce muito bem, mesmo em selada, mas estou sentindo falta de algumas frequencias na subida, por exemplo, se eu fizer um corte de 60 e 80 Hz, não sinto diferença, ou seja, o meu kit tem que descer até pelo menos 60, senão não fica um acoplamento coerente.

Timbre: Gostei, os baixos ficam vivos e limpos, mas tenho que arrumar mais algumas músicas para comparar o que ele tem de me mostrar.

SPL: Senti falta, para ficar a contento deve se deixar um pequeno ganho no level da HU, por exemplo +3 no sub.

Comportamento veicular: Aqui tenho um ponto a salientar, eu tenho um carro popular, de cara sabemos que isolamento acústico é inexistente. Para se rodar sentindo os sub/graves, só se for de vidros fechados e com o ganho no level do sub em pelo menos +6, senão o barulho externo se sobressai ao subwoofer.

Goste muito do N.A.R, vou esperar amaciar mais. Sinceramente gosto de graves gordos, o unico ponto à resolver, no meu caso, é a questão da subida.

Bom galera, esta é minha opinião, se alguém mais experiente, aqui de BSB, quiser ouvir e dar opinião, estarei à disposição.

Um abraço. :legal:

Edit: Erro de digitação - valores conforme post 458.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal hein Marcelo ! Muito bom o seu relato ! Acho que vou adquirir um para o carro do meu pai !

Uma coisa, será que não está subindo muito pois o recomendado da caixa selada pelo o fabricante é de 6 a 10L e você está com um volume superior de 15L ?

Outra, acho que o NAR ocupa bem mais volume, meus Mids Gradiente de 6,5" ocupam 1L cada, Keybass Black Panther 8" ocupa 1,5L acho que o NAR ocupa nessa faixa entre 1~1,5L

Compartilhar este post

Link para o post

Legal!

Comprei o de 10pol serie 1, no manual indica caixa selada de 25L e dutada de 42L, mas ainda não fiz a caixa.

Será que em selada de 25L ele desce bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Legal hein Marcelo ! Muito bom o seu relato ! Acho que vou adquirir um para o carro do meu pai !

Uma coisa, será que não está subindo muito pois o recomendado da caixa selada pelo o fabricante é de 6 a 10L e você está com um volume superior de 15L ?

Outra, acho que o NAR ocupa bem mais volume, meus Mids Gradiente de 6,5" ocupam 1L cada, Keybass Black Panther 8" ocupa 1,5L acho que o NAR ocupa nessa faixa entre 1~1,5L

Bem lembrado Viepper, coloquei os valores errados do volume ocupado pelo sub!! :legal:

Em relação ao subir, creio que não seja a litragem responsável, já que é caracteristica da selada ser plana, a não ser que se mude o QTC da caixa, geralmente se diminuirmos a litragem, teremos o aumento do QTC e um pico em alguma frequencia.

Em selada quando se aumenta a litragem, é para se melhorar as respostas em frequencias mais baixas.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lembrado Viepper, coloquei os valores errados do volume ocupado pelo sub!! :legal:

Em relação ao subir, creio que não seja a litragem responsável, já que é caracteristica da selada ser plana, a não ser que se mude o QTC da caixa, geralmente se diminuirmos a litragem, teremos o aumento do QTC e um pico em alguma frequencia.

Em selada quando se aumenta a litragem, é para se melhorar as respostas em frequencias mais baixas.

ja vi de cara só pelos parametros que esse sub tem tendencia a descer, alias é o sub que mais desce da NAR, vas baixo e fs 39hz alta, são caracteristicas de sub pra low bass ex: fosgate T2

Free-Air Resonance (Fs) 39.9 Hz

Equivalent Compliance (Vas) 13.6 liters

em breve estarei adquirindo 2 desses, deve ser um sub muito bom, para meu gosto musical

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi de cara só pelos parametros que esse sub tem tendencia a descer, alias é o sub que mais desce da NAR, vas baixo e fs 39hz alta, são caracteristicas de sub pra low bass ex: fosgate T2

Free-Air Resonance (Fs) 39.9 Hz

Equivalent Compliance (Vas) 13.6 liters

em breve estarei adquirindo 2 desses, deve ser um sub muito bom, para meu gosto musical

Caramba Andretti, parece que o FS e o Vas são cópias.

Será que realmente o de 08 é espelhado nos Fosgates?

Ontem a noite fui ver com calma a não "subida" e analisei todos os parametros. O primeiro erro que achei era que o meu player estava com um ganho de 7 dB em 40 Hz, ou seja, não estava plano, zerei e voltei a ouvir a música "Não Toca em Minha Vitrola", moda de viola de João Carreiro e Capataz, onde só se tem o cantor, uma viola e um baixo tocando, pra esta música tem que se ter um bom acoplamento, já que o baixo anda pra caramba, desce bem e sobe bem, e pra minha surpresa, o ganho nos 40 estava enganando os meus ouvidos, quando deixei plano senti o acoplamento entre o sub e mid, literalmente cada um estava respondendo em seu devido lugar.

Para tirar de vez a conclusão do meu questionamento, toquei o velho e bom rock do Bride (minhas raízes são evangélicas), I Saw The Light, é um rock com uma pegada de Jazz antigo, acho que o baixista usa todo o braço do baixo, e sempre se ouve as marcações dele (baixo) sendo cadenciado pelo bumbo firme, sendo 3 tempos com quick unico e no quarto tempo em quick duplo, e nossa, o que é isso? O bumbo descendo muito bem, firme e forte e ao mesmo tempo o baixo subindo, interagindo com o kit e descendo, tocando junto com o bumbo, posso ficar ouvindo o meu set por 10 horas seguidas que eu não enjoô.

Meu primo tem um SPL(Made in Brasília), com dois Pioneers 308, e as palavras dele foram "Nossa que massa, este sub toca macio, mais gostoso que meu som e sem doer os ouvidos", e compartilho desta impressão dele.

E vou ser bem sincero, pra mim todo o meu set foi uma grata surpresa, começando pelo Kit da Genesis, indo para o Fosgate (que nunca tinham dito) e o sub que superou as minhas expectativas.

Agora vem um 'Q', se realmente pelos parâmetros ele foi feito para descer, talvez seja explicado que em uma caixa com 32 ele consiga descer na casa dos 25 Hz, será que ele responde bem em uma dutada nesta litragem? Pergunto isso pois no gráfico o Group Delay alto fica em frequencias bem baixas, talvez não prejudicando esta caixa para os mais variados estilos.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vem um 'Q', se realmente pelos parâmetros ele foi feito para descer, talvez seja explicado que em uma caixa com 32 ele consiga descer na casa dos 25 Hz, será que ele responde bem em uma dutada nesta litragem? Pergunto isso pois no gráfico o Group Delay alto fica em frequencias bem baixas, talvez não prejudicando esta caixa para os mais variados estilos.

GD de quanto em que frequêcia?

e como que ficou o controle do cone nesta caixa simulada?

Compartilhar este post

Link para o post

GD de quanto em que frequêcia?

e como que ficou o controle do cone nesta caixa simulada?

Bem colocado,

No WinIsd Pro ou BB6, mesmo com todos os parametros informados, não apresenta, na forma correta, o cálculo do deslocamento do cone, mas o maior Group Delay se dá em 26 ou 27 Hz, pelo que eu me lembre.

Talvez se for usado um subsonico resolva parte do problema, mas citei a dutada nem em relação que esta é recomendada, seria apenas para enfatizar que este sub desce muito bem, mesmo em selada, então se for feita uma dutada têm-se condições de fazê-lo responder, com um aumento de SPL, a subgraves firmes e coerentes.

Teria alguma sugestão?

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

se dá pra tirar suco deste limão, acho que vale tentar

só que tem q cuidar muito o tal do group delay, não adianta fazer ele responder 25Hz se o GD ali vai ser de 25ms

se for num sedan, pior ainda!

a propósito, já existe manual disponível pra download deste sub aí?

da última vez q procurei, não tinha... a gente fica a ver navios quando pretende analisar os parâmetros dele

Compartilhar este post

Link para o post

se dá pra tirar suco deste limão, acho que vale tentar

só que tem q cuidar muito o tal do group delay, não adianta fazer ele responder 25Hz se o GD ali vai ser de 25ms

se for num sedan, pior ainda!

a propósito, já existe manual disponível pra download deste sub aí?

da última vez q procurei, não tinha... a gente fica a ver navios quando pretende analisar os parâmetros dele

Sim é verdade, mas o que me intriga é que ele começaria a responder plano ainda dentro da faixa dos 20 Hz.

No site não tem o manual, mas disponibilizei no 4Shared: http://www.4shared.com/office/PXr1PfE_/Subwoofer_srie_2__1_.html

No manual tem todos os subs da NAR.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem a noite fui ver com calma a não "subida" e analisei todos os parametros. O primeiro erro que achei era que o meu player estava com um ganho de 7 dB em 40 Hz, ou seja, não estava plano, zerei e voltei a ouvir a música "Não Toca em Minha Vitrola", moda de viola de João Carreiro e Capataz, onde só se tem o cantor, uma viola e um baixo tocando, pra esta música tem que se ter um bom acoplamento, já que o baixo anda pra caramba, desce bem e sobe bem, e pra minha surpresa, o ganho nos 40 estava enganando os meus ouvidos, quando deixei plano senti o acoplamento entre o sub e mid, literalmente cada um estava respondendo em seu devido lugar.

Para tirar de vez a conclusão do meu questionamento, toquei o velho e bom rock do Bride (minhas raízes são evangélicas), I Saw The Light, é um rock com uma pegada de Jazz antigo, acho que o baixista usa todo o braço do baixo, e sempre se ouve as marcações dele (baixo) sendo cadenciado pelo bumbo firme, sendo 3 tempos com quick unico e no quarto tempo em quick duplo, e nossa, o que é isso? O bumbo descendo muito bem, firme e forte e ao mesmo tempo o baixo subindo, interagindo com o kit e descendo, tocando junto com o bumbo, posso ficar ouvindo o meu set por 10 horas seguidas que eu não enjoô.

Meu primo tem um SPL(Made in Brasília), com dois Pioneers 308, e as palavras dele foram "Nossa que massa, este sub toca macio, mais gostoso que meu som e sem doer os ouvidos", e compartilho desta impressão dele.

E vou ser bem sincero, pra mim todo o meu set foi uma grata surpresa, começando pelo Kit da Genesis, indo para o Fosgate (que nunca tinham dito) e o sub que superou as minhas expectativas.

massa conheço o bride, metal might tem um bumbo duplo nerveso!

eu faria no maximo 25l ou menor , ai o sub sobe tranquilo e almentaria a sintonia, ele continuaria com um bom controle e ñ teria mto delay

ele teoricamente se assemelha ao P2 de 8 , fs alta vas baixo, desmistificando a ideia em q só os falantes de fs baixa descem, mas ñ depende só da fs

Compartilhar este post

Link para o post

Legal hein, gostei ! Vendo esses relatos da vontade de comprar um fácil, fácil ! E a comparação com o black panther ?

Sei que fica difícil comparar, com caixas diferentes, quantidades diferentes e o amplificador diferente até o carro, mas qual set de graves você prefere ? O NAR 8" + 4.6x ou os Panther + SD250.2 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei em fazer uma band pass de 4ª ordem usando esse alto falante, mas acho que não tá viável.

Usando o simulador do autosom, o resultado ficou:

selada: 15.29L

dutada: 7.18L com fb em 53.57hz (duto de 58, 83cm)

tem como colocar duto de 58cm numa caixa de apenas 7 litros??

Editado por m_mrussano

Compartilhar este post

Link para o post

Legal hein, gostei ! Vendo esses relatos da vontade de comprar um fácil, fácil ! E a comparação com o black panther ?

Sei que fica difícil comparar, com caixas diferentes, quantidades diferentes e o amplificador diferente até o carro, mas qual set de graves você prefere ? O NAR 8" + 4.6x ou os Panther + SD250.2 ?

ja da pra adiantar que sao subs muito diferentes,

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive o KeyBass em selada, de 21 l, e o N.A.R tem um grave bem mais macio, é tão rápido quanto, o Key tem um grave um pouco mais seco. O Key sobe mais, mas os dois são equiparados em ambito geral, depende do que se pretende do Set.

Segunda resposta, sem duvidas, pelo conjunto, NAR e Fosgate, depois de ouvir os dois não tem como, infelizmente o SD não bate o Fosgate AB.

Compartilhar este post

Link para o post

Instalando o nanico numa dutada 30L ... Amanha coloco um video... se acertar no duto.:D

Simulei no Wins... com 30 Hz.... porém ficou com GD de 29ms... muito né?

Editado por Guilherme M.

Compartilhar este post

Link para o post

tem como colocar duto de 58cm numa caixa de apenas 7 litros??

Sem problemas, já que vc precisa de 7 litros livres + o duto, ou seja, se o duto ocupar 7 litors, vc faz uma caixa de 14 litros e enfia o duto alí, ou faz uma caixa de 7 litros e usa um duto externo.

Compartilhar este post

Link para o post

Instalando o nanico numa dutada 30L ... Amanha coloco um video... se acertar no duto.:D

Simulei no Wins... com 30 Hz.... porém ficou com GD de 29ms... muito né?

Em qual frequencia? Isto pode influenciar no tipo de musica que você escuta, agora, preste atenção no XMax do falante nesta mesma frequencia, onde ocorre este delay.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive o KeyBass em selada, de 21 l, e o N.A.R tem um grave bem mais macio, é tão rápido quanto, o Key tem um grave um pouco mais seco. O Key sobe mais, mas os dois são equiparados em ambito geral, depende do que se pretende do Set.

Segunda resposta, sem duvidas, pelo conjunto, NAR e Fosgate, depois de ouvir os dois não tem como, infelizmente o SD não bate o Fosgate AB.

Tanto no estéreo quanto sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...