Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

vxice

Caixa de som "full" no estilo mini-trio.

Recommended Posts

Postado em

Entao, estou eu fazendo algo diferente... postando no trio hehehehehehehe.

Estou com alguns equipamentos parados a algum tempo aqui em casa. E o objetivo eh fazer uma caixinha de som BASICA pra tocar nos churrasquinhos da vida.

Os equips sao:

1 Selenium 12cv3 (Guardado a mais de 5 anos e nunca usado hehehe)

2 driver 1" Hinor Hdi 320 (antigos)

1 SeleniumSt200

1 Bravox premium 10" (pretinho old, nunca usado)

Estava com ideia de montar uma caixa que resposndesse pelo menos de 100hz acima, com 2, 3 ou 4 vias, dependendo do projeto, ja que o 12cv3 sobe e desce relativamente bem.

na verdade pensei em uma caixa usando somente o 12cv3, 1 ou 2 HDI 320 e 1 st200. E na via de grave resolvo depois. Porque so com esses equipamentos que citei, ja daria pra curtir um churarsco muito bem.

QUem sabe uma caixa pra dar um bom ganho na via de MG.

De preferencia uma caixa so para todas as vias.

nao precisa ter efeito stereo. estava pensado em cortes passivos e mixar L e R somente em 1 canal pra ela.

vamos la entao.

Deem suas opinioes, se nao fou ser obrigado a fazer uma dutadinha basicona mesmo

Abraçao :legal:

Postado em (editado)

fuçando aqui, achei esse da selenium MB12PWB3.

talvez sirva como base, tem inclusive o esquema do divisor passivo, 3 vias.

figura2on.jpg

figura1n.jpg

Editado por cjainf
Postado em

esse ai de cima... nao ajudou...

Ow Spuleta... faz uma caixinha tipo torre, o bravox embaixo na LT ou na BandPass, encima dele manda o selenium + Dr + ST, caixa tipo 3 vias

Postado em

acredito que pra algo simples apenas pra animar um churras os cv3 + driver + st já da conta do recado.

mais não saberia dizer o quanto é possivel descer e subir a resposta dos cv3.

algo na casa dos 60~70hz pra um churras estaria de muito bom tamanho, desde que subisse de forma satisfatória.

Postado em

pessoal ta viajando heheehhe.

Tem que ser coisa simples e funcional... Assim como o rafael cunha falou.

Ja esse projeto cjainf postou, acho que da pra arriscar. ;)

Postado em (editado)

vxice teve um cara aqui no forum que fez algo parecido, porém ele investiu uma grana legal comprando bons equipamentos.

usou tudo snake, se não me engano o ESX155 + ESX310 + Driver Ti snake tambem.

sei que não tem como comparar o esquema que ele fez e o que você pretende fazer mais seria interessante pra ter uma base.

vou procurar, se achar posto o link aqui depois.

edit:

não era essa projeto o qual eu me referia, mais já serve como base:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=148116

Editado por I2afael
Postado em

Vai de amp profissional/residencial ou de automotivo?

A caixa tá ali, mas será que vai sair algum grave do CV3?

E ele tocando em full, não diminui muito a potencia aplicável?

Apostaria em botar o sub para tocar junto num sistema 4 vias, aí não vai faltar nada.

Se for de módulo automotivo o corte do sub e woofer fica mais fácil fazer ativo, coisa tipo uns 150 ou 200 hz, já que via de regra os módulos já vem com crossover.

Bom de fazer com um módulo 4 ch, com uma bridge pra sub e outra pra voz.

No resto mete um crossover passivo de 3-vias bom. Gosto muito dos Nenis, pela qualidade e pelas opções de regulagem de alguns modelos (seleção se o woofer é 4 ou 8 ohms) e diferentes níveis de atenuação pro driver e tw.

Postado em

Defendo a opinião do colega que fez o comentário acima.

O projeto antigo da selenium está ótimo, talvez tenha que fazer algum ajuste, mas se não estou enganado 12PW3 e 12CV3, são bem parecidos. O Difícil é fica só nessa caixinha. Vai querer fazer outra, rs rs rs (risos).

Só reforçaria na questão do 12CV3. Esse falante tem "vocação" para voz, tem ótimo timbre e querer que ele atue na faixa de grave seria judiação, então cortar acima dos 200 a 250Hz, não seria um exageiro.

Se vai adotar o Premium ou não é um detalhe, mas precisará de Sub ou Woofer que atue nas faixas mais baixas.

Sem falar na amplificação que vai usar, resumi um pouco o nosso comentário.

Se usar sub teria um problema de Equilíbrio Tonal, pois o Premium não acompanhará os demais falantes citados.

Independentemente vai precisar de um divisor de 03 vias no mínimo se optar por fazer a caixa com os 12CV3 e a caixa de Grave à parte ou uma um divisor de 04 vias, com atenuação (de modo que equilibre as faixas) nas vias mais altas e essas atenuações serão tão mais altas, se insistir no Premium.

Postado em

Corneta no CV3, manolo!

Meus 8PW3 falam alto BAGARAI. E o médio grave é bem forte.

Só que a minha eu fiz com área de boca muito grande (90x40) e tá uma mer** pra levar no carro, vai o porta-malas TODO. Mês que vem se sobrar um tempo vou fazer uma de 40x40 e mais uma pro grave.

Postado em

Quanto ao amplificador, deve ser um automotivo, so que nao sei qual. Mas caso seja residencial, posso usar um receiver sony que tenho aqui, e qualquer coisa acabar usando 1 dos 4 subwoofer sony ativos que tenho...

Essa caixa vai ser mais usada pra levar pra roça, colocar o braganejo pra tocar e moer na cerveja. Nao precisa ser uma caixa com "grave" e nem ter tanto volume, porque quando junta os tios, primos e amigos a gente gosta de "prosear", a o volume alto acaba atrapalhando a conversa.

So gostaria mesmo que tivesse um som agradavel e tocasse mais plano... sem aqueles picos chatos e aquele som xoxo irritante.

Quem puder dar uma ajuda com projeto de algum tipo de Horn, sera bem vindo :legal:

Estou fazendo essa caixa so porque os equipamentos estao parados aqui. Entao temq ue ser algo barato e bem funcional.

Abraço a todos.

Postado em

quem sabe uma bp consiga descer um pouco mais e tenho um pouco de controle de cone... vou ver o q tenho em casa, depois posto ai.

o maior problema eh esse cv3 descer, se fosse um wpu a coisa mudava.

pergunta: e se usar o bravox (eh um bsw1000 imagino) ou inves do cv3, jah q eh uma cx sem muita pretensão mesmo??? corta o drive la nos 400hz (usava 2 desses com capacitor de 47uf, deve dar +/- 400), acho ele sobe ateh ai.

Postado em

quem sabe uma bp consiga descer um pouco mais e tenho um pouco de controle de cone... vou ver o q tenho em casa, depois posto ai.

o maior problema eh esse cv3 descer, se fosse um wpu a coisa mudava.

pergunta: e se usar o bravox (eh um bsw1000 imagino) ou inves do cv3, jah q eh uma cx sem muita pretensão mesmo??? corta o drive la nos 400hz (usava 2 desses com capacitor de 47uf, deve dar +/- 400), acho ele sobe ateh ai.

acho que ia já valeria mais a pena fazer um 4 vias simples, dutada pro sub, selada pro cv3 com driver + st.

Postado em

Olha, tenho uma caixa assim...

Ta com 35 litros duto de 4x8cm 1 driver d250x e uma st200 q devo mudar e uma woofer natts 12 trio q seria diferenca total para o seu. N tem como eu fazer nada aqui pq to vijando mas quando voltar eu posto melhor. Acho q ta sintonizada em 67 hz se n estou enganado.

Quando tem cachaca eu levo ela e ligo no taramps t400x4 e a cachaca vai ate pela manha. Corto em 80 hz e acompanhada pela extreme de 15" fica muito gostoso de ouvir mesmo faltando potencia para os natts q n gostei para vo mas para grave ta muito bom, logico quabdo era ligado no t800.

Postado em

Velho, se tu quer algo simples, recomendo usar um falante em full + ST.

Eu não sei como é esse teu falante, mas acredito que deva responder bem. Eu fiz umas caixinhas pra mini-trio e como sempre fui do SPL também não tinha noção é muito barulho mesmo. Essas da assinatura da pra escutar o som tranquilamente a 2 quadras de distância coisa que acho desnecessário e as cornetas a meu ver estragam um pouco o som quando se quer escutar em volume mais baixo. Resumindo eu não curto muito assim tanto que só montei o som e dexei no talo uma vez no carnaval até hoje.

Meus 10PW3 descem satisfatoriamente nos 60hz e por ter sensibilidade alta respondem bem com qualquer potência. Eu usara um falante desse tipo e um ST não muito forte pra acompanhar pois poderia deixar o som desagradável também.

Obs. uso em caixa selada de aproximados 18L se não me falha a memória.

Diria que um falante desses se bem alimentado já faria o trabalho, algo bem barato, simples e extremamente funcional se aliado a um tweeter.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...