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RenanLopes

[Bomber Speakers] - "Paredão" Acoplamento Vertical

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Mas com 2 drivers até o apelo comercial fica maior. Já pensou convencer um pamonheiro que acha que cada sub tem que ser acompanhado por 4 cornetas, a usar apenas uma? :vts

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E quando o Diógenes usou esse tipo de montagem no trio eletrico montado por ele, muito nego meteu o pau....

 

Gostei, inovador e muito interessante, apesar de não entender muito sobre !

PARABÉNS !!!!

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E quando o Diógenes usou esse tipo de montagem no trio eletrico montado por ele, muito nego meteu o pau....

 

Gostei, inovador e muito interessante, apesar de não entender muito sobre !

PARABÉNS !!!!

 

Digueratotal,

 

O problema foi que o Diógenes duplicou as colunas com a mesma banda passante, o que acaba ocasionando comb-filter.

Ele fez duas, as vezes três, colunas de guias lado-a-lado...

 

Att,

RenanLopes

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Digueratotal,

 

O problema foi que o Diógenes duplicou as colunas com a mesma banda passante, o que acaba ocasionando comb-filter.

Ele fez duas, as vezes três, colunas de guias lado-a-lado...

 

Att,

RenanLopes

:vts

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Digueratotal,

 

O problema foi que o Diógenes duplicou as colunas com a mesma banda passante, o que acaba ocasionando comb-filter.

Ele fez duas, as vezes três, colunas de guias lado-a-lado...

 

Att,

RenanLopes

 

Da mesma forma como fez um alinhamento de cornetas comuns... ali já é efeito ESCOVA...

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Da mesma forma como fez um alinhamento de cornetas comuns... ali já é efeito ESCOVA...

 

além de alinhar cornetadas frontais (front horn) de baixa compressão e alta dispersão vertical (frequentemente identica à dispersão lateral, aquelas cornetadas dutadas com 4 triangulinhos nos cantos) com falantes de 12" em cortes acima de 1k2Hz, isso com os centros entre falantes a mais de 30cm um do outro, que não gera acoplamento nem de 300Hz, quem dirá de 1000, 1200!

 

efeito esfregão é pouco!

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Renan,

 

Estou iniciando logo mais um projeto de um paredão aqui em Fortaleza p/ divulgação da marca Protech cujo eu sou distribuidor.

Eu ja estava decidido a usar alinhamento vertical a um bom tempo.

 

 

O meu objetivo é fazer nesse projeto, algo TOTALMENTE inovador em comparação aos trios daqui e de qualquer lugar do país.

 

A ideia é projetar uma excelente caixa p/ medios-graves de 12", e fazer dois empilhamentos verticais o mais separados o possível,

pelas caixas de grave. E no centro, um só empilhamento de 8 ou 10 drivers TI + guia de ondas.

 

Eu tenho estudado bastante sobre guia de ondas, line array, etc. Mas ainda não tenho a confiança de executar um projeto, gastando

muito dinheiro com guias caríssimos, drivers caríssimos, para dar errado, ou não satisfazer minhas necessidades.

 

Acontece que aqui no nordeste, está começando uma péssima modinha de utilizar-se muito médio-grave e muito agudo.

Resumidamente, temos alguns carros que chegam ao seguinte extremo: 2x18 8x12 12xD405 8 Trynium.

 

A minha intenção é montar um paredão GRANDE que impressione.

 

Graves: A ideia é entre 8 e 12 AF. de 18". Quero decidir ainda a melhor caixa a ser usada, ja estou testando algumas, depois

de decidir a caixa a ser usada, ela vai passar por um ajuste fino pra atingir o melhor resultado possível.

 

O objetivo é que essa via responda de 40Hz até 80Hz com o maximo de eficiencia, e o mais plano o possivel, tentando diferenciar-se

dos outros sons em SUB-GRAVE, mas sem perder no grave, com bastante ataque.

 

Médio-graves: O tipo de caixa ja está decidido. Vai ser uma bela horn, só não sei exatamente qual, também deve ser de minha

autoria, vou me programar pra construir algumas diferentes antes de definir a caixa. Ja executei alguns projetos de minha autoria,

tenho bom conhecimento teórico e um conhecimento prático mediano, acho que sou capaz de desenvolver uma excelente caixa.

 

Os médios serão 12", caixa selada (totalmente contra a moda daqui de usar caixas dutadas em cornetas, que não tive boas experiencias,

embora seja bastante eficiente, não tem qualidade e timbre), vou estudar a possibilidade de construção da corneta exponencial.

 

O objetivo é que essa via responda de 80Hz até 1KHz com boa eficiencia. Vai ser um longo trabalho.

 

Médio-agudo e agudo: Drivers Ti (Provavelmente Eros EDT7200) + Guia de ondas (Estava olhando algumas LJM).

 

Aqui é que entra a questão.

Você falou lá em cima, que há a necessidade de fazer processamentos no dominio do tempo em line arrays. Aqui é que está a dúvida.

Esses delays, se aplicam ENTRE AS VIAS, ou DENTRO DAS VIAS? Ou seja, eu vou ter um delay entre médio-grave e agudo, ou vou ter um

delay entre agudo e agudo?

 

Outra duvida: Será que uma única fileira de drivers será suficiente? A cobertura horizontal dos Guias de onda é suficiente? Ou

eu teria que fazer duas fileiras?

 

Quanto custa esse guia da Bomber, quais suas especificações? Pra que driver ele é feito?

 

Eu vou utilizar um Behringer dcx2496 p/ o processamento das vias, e como vou trabalhar com apenas 3 vias, tenho 3 canais sobrando no processador.

 

 

Desculpa o post extremamente grande, mas preciso de alguma luz nesse projeto, vai ser investido muito dinheiro, quero que saia excelente!

 

Abraço,

Elias Soares

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Sobre estarem exagerando no medio e agudo dos trios dae.. ja deu pra perceber... tem projeto postado aqui no forum com 2 de 15" ou 18" + 3 ou 4 falantes de MG + 4 D405... nem com as incriveis manifodas eu acredito que 2 falantes de grave acompanhem 4 D405! :banghead

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Mas com 2 drivers até o apelo comercial fica maior. Já pensou convencer um pamonheiro que acha que cada sub tem que ser acompanhado por 4 cornetas, a usar apenas uma? :vts

 

 

AI AI AI viu senhor Kleber rs

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Digueratotal,

 

O problema foi que o Diógenes duplicou as colunas com a mesma banda passante, o que acaba ocasionando comb-filter.

Ele fez duas, as vezes três, colunas de guias lado-a-lado...

 

Att,

RenanLopes

Renan, onde foi que eu dupliquei colunas com a mesma banda passante????

Nesse caso do trio, não usei drivers Ti com o Guia da LJM modelo 925 justamente pq o dono do trio ja tinha todos os equipamentos comprados! Quem aqui instala trios sabe o quanto é difícil fazer com que seu cliente venda tudo e compre tudo novamente de acordo com o seu pensamento. Será que ninguem percebeu isso?

 

Olha o modelo da trazeira do trio que foi tão criticado:

 

02_2_5.jpg

Editado por caradosom

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Da mesma forma como fez um alinhamento de cornetas comuns... ali já é efeito ESCOVA...

Kleber, até mesmo num ótimo sistema de Line Array temos problemas com Comb-Filter.

Ou vc acha que com os 5º de dispersão Vertical o problema com Comb-Filter foi eliminado? Apenas reduzido.

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além de alinhar cornetadas frontais (front horn) de baixa compressão e alta dispersão vertical (frequentemente identica à dispersão lateral, aquelas cornetadas dutadas com 4 triangulinhos nos cantos) com falantes de 12" em cortes acima de 1k2Hz, isso com os centros entre falantes a mais de 30cm um do outro, que não gera acoplamento nem de 300Hz, quem dirá de 1000, 1200!

 

efeito esfregão é pouco!

Pela milésima vez, volto a explicar que o uso das cornetas HL4750 foi uma EXIGÊNCIA do dono do trio, que ja tinha compro elas e iria usá-las, sendo eu o instalador ou sendo qualquer um aqui do Forum, por exemplo.

 

O uso das caixas cornetadas, como em tudo no audio profissional, tem os prós e os contras.

É aquele velho ditado: cobre aqui... descobre alí!

 

Mas quando colocamos na balança, mesmo com os centros acústicos a 35cm um do outro, os prós da caixa cornetada-dutada se mostraram maiores que os contra, como perda significativa do timbre. Sem falar no problema de aquecimento do conjunto motriz por conta da câmara selada que diminuia drásticamente a vida útil.

 

Quem tem PA e usava as caixas dutadas sabe do que to falando. Hj usando as caixas frontais nos LINE ARRAY da vida, acabou-se o problema com as queimas ocasionadas pelo aquecimento excessivo.

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OK... e oq explica aqueles tweeters empilhados? acoplamento ali NÃO EXISTE, e não adianta dizer que existe, 5000Hz acopla em coisa de 3-4cm de distancia!

 

ali se tem um empilhamento vertical, mas acoplamento, não! sinto muito, eu não vou aceitar uma coisa que não existe!

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Se não me falha a memória, a selenium tinha um tw ideal pra esses casos:

 

 

TWEETER_ST324_48d796ebc2dc1.jpg

 

...mas como o cliente é quem escolhe.. deixa pra lá! rsrs

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E quando o Diógenes usou esse tipo de montagem no trio eletrico montado por ele, muito nego meteu o pau....

 

Gostei, inovador e muito interessante, apesar de não entender muito sobre !

PARABÉNS !!!!

 

Respeito muito o Diógenes e muita gente aqui do fórum, por isso vou apenas observar o tópico sem comentar nada pra ninguém sair ofendido...

 

Parabéns Renan pelo projeto, ondas cilindricas 100%, cancelamento e sobreposição = mínimo possível... :legal:

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TO ORGULHOSO DESSE TOPICO...

 

GOSTARIA DE TER CONHECIMENTO TECNICo para opinar..

 

ja li e reli varias vezes

 

show mesmo

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só retificando um ponto...

 

acoplamento de tweeters empilhados EXISTE... não existe... existe... não existe... existe denovo... não existe mais!

 

bem assim! ora existe acoplamento, ora cancelamento, a depender da distancia que se está, a depender da frequencia! e ISSO é o tal do combfilter!

 

acoplamento existe, oq não existe é resposta plana!

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Kleber, até mesmo num ótimo sistema de Line Array temos problemas com Comb-Filter.

Ou vc acha que com os 5º de dispersão Vertical o problema com Comb-Filter foi eliminado? Apenas reduzido.

 

Comb filter existe até em um falante sobre um baffle infinito... A simples diferença entre profundidade e dimensões no cone já provoca.

 

Porém é infinitamente menor que um acoplamento incorreto.

 

Comb filter não reduz rendimento... vai tocar forte do mesmo jeito. O problema é que vai tocar cheio de buracos.

 

Mesmo que o guia de ondas acabe provocando alguma sobreposição, essa pequena sobreposição não irá afetar a resposta a grandes distâncias...

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Se não me falha a memória, a selenium tinha um tw ideal pra esses casos:

 

 

TWEETER_ST324_48d796ebc2dc1.jpg

 

...mas como o cliente é quem escolhe.. deixa pra lá! rsrs

 

Nestes casos, até os tweeters usam guias de onda. Só que geralmente o driver de médios vai cobrir os agudos também.

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Se não me falha a memória, a selenium tinha um tw ideal pra esses casos:

 

 

TWEETER_ST324_48d796ebc2dc1.jpg

 

...mas como o cliente é quem escolhe.. deixa pra lá! rsrs

É como falei... tem muita gente que não entende que fazemos o melhor possível para o cliente!

Mas temos que respeitar as escolhas dele, dentre elas a compra de todos os equipamentos!

Fazer o que? O ruim é ser crucificado por quem nem participou da montagem e acha que eu que escolhi os equipamentos.

Só garanto uma coisa a todos os companheiros de forum:

 

Não foi o primeiro e nem foi o último trio de grande porte que montei. Ja usei vários tipos de arranjos e testei todos eles.

Ao meu ver, apesar do "efeito-pente" ser presente, esse arranjo da trazeiro do trio, usando os equipamentos que me foram entregues, foi o que me deu um maior SPL e maior alcance, ja que o trio será usado pra "puxar" caminhadas e carreatas.

 

Grande abraço a todos!

 

Show de bola o tópico!

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Renan,

 

Estou iniciando logo mais um projeto de um paredão aqui em Fortaleza p/ divulgação da marca Protech cujo eu sou distribuidor.

Eu ja estava decidido a usar alinhamento vertical a um bom tempo.

 

 

O meu objetivo é fazer nesse projeto, algo TOTALMENTE inovador em comparação aos trios daqui e de qualquer lugar do país.

 

A ideia é projetar uma excelente caixa p/ medios-graves de 12", e fazer dois empilhamentos verticais o mais separados o possível,

pelas caixas de grave. E no centro, um só empilhamento de 8 ou 10 drivers TI + guia de ondas.

 

Eu tenho estudado bastante sobre guia de ondas, line array, etc. Mas ainda não tenho a confiança de executar um projeto, gastando

muito dinheiro com guias caríssimos, drivers caríssimos, para dar errado, ou não satisfazer minhas necessidades.

 

Acontece que aqui no nordeste, está começando uma péssima modinha de utilizar-se muito médio-grave e muito agudo.

Resumidamente, temos alguns carros que chegam ao seguinte extremo: 2x18 8x12 12xD405 8 Trynium.

 

A minha intenção é montar um paredão GRANDE que impressione.

 

Graves: A ideia é entre 8 e 12 AF. de 18". Quero decidir ainda a melhor caixa a ser usada, ja estou testando algumas, depois

de decidir a caixa a ser usada, ela vai passar por um ajuste fino pra atingir o melhor resultado possível.

 

O objetivo é que essa via responda de 40Hz até 80Hz com o maximo de eficiencia, e o mais plano o possivel, tentando diferenciar-se

dos outros sons em SUB-GRAVE, mas sem perder no grave, com bastante ataque.

 

Médio-graves: O tipo de caixa ja está decidido. Vai ser uma bela horn, só não sei exatamente qual, também deve ser de minha

autoria, vou me programar pra construir algumas diferentes antes de definir a caixa. Ja executei alguns projetos de minha autoria,

tenho bom conhecimento teórico e um conhecimento prático mediano, acho que sou capaz de desenvolver uma excelente caixa.

 

Os médios serão 12", caixa selada (totalmente contra a moda daqui de usar caixas dutadas em cornetas, que não tive boas experiencias,

embora seja bastante eficiente, não tem qualidade e timbre), vou estudar a possibilidade de construção da corneta exponencial.

 

O objetivo é que essa via responda de 80Hz até 1KHz com boa eficiencia. Vai ser um longo trabalho.

 

Médio-agudo e agudo: Drivers Ti (Provavelmente Eros EDT7200) + Guia de ondas (Estava olhando algumas LJM).

 

Aqui é que entra a questão.

Você falou lá em cima, que há a necessidade de fazer processamentos no dominio do tempo em line arrays. Aqui é que está a dúvida.

Esses delays, se aplicam ENTRE AS VIAS, ou DENTRO DAS VIAS? Ou seja, eu vou ter um delay entre médio-grave e agudo, ou vou ter um

delay entre agudo e agudo?

 

Outra duvida: Será que uma única fileira de drivers será suficiente? A cobertura horizontal dos Guias de onda é suficiente? Ou

eu teria que fazer duas fileiras?

 

Quanto custa esse guia da Bomber, quais suas especificações? Pra que driver ele é feito?

 

Eu vou utilizar um Behringer dcx2496 p/ o processamento das vias, e como vou trabalhar com apenas 3 vias, tenho 3 canais sobrando no processador.

 

 

Desculpa o post extremamente grande, mas preciso de alguma luz nesse projeto, vai ser investido muito dinheiro, quero que saia excelente!

 

Abraço,

Elias Soares

 

Fala Elias!! Tranquilo??

 

Muito bom o teu set, tem tudo pra ficar excelente.

1. O processamento a ser feito, além de equalização, crossover, limiter, é o ajuste de tempo entre as vias. O DCX faz isso tranquilamente.

2. Um guia de ondas com boa abertura ajuda na cobertura horizontal. Se quiser usar 2 fileiras, angule entre ela o mesmo angulo de dispersão horizontal, a fim de evitar cancelamentos.

3. Infelizmente não tenho informações de valores, mas em breve ele estará no mercado, já estamos injetando. Drivers de 1", rosca padrão.

 

Fica a vontade pra ir perguntando!

 

Att,

RenanLopes

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Renan, onde foi que eu dupliquei colunas com a mesma banda passante????

Nesse caso do trio, não usei drivers Ti com o Guia da LJM modelo 925 justamente pq o dono do trio ja tinha todos os equipamentos comprados! Quem aqui instala trios sabe o quanto é difícil fazer com que seu cliente venda tudo e compre tudo novamente de acordo com o seu pensamento. Será que ninguem percebeu isso?

 

Olha o modelo da trazeira do trio que foi tão criticado:

 

02_2_5.jpg

 

Diógenes,

 

Eu não havia acompanhado teu trio e a imagem que me mandaram por e-mail não foi exatamente esta que postastes. Te peço até desculpas pelo equivoco.

Independente, nessa circunstância, terás acoplamento numa extensão bem grande da banda passante, apenas as frequencias altas que não terão os devidos acoplamentos. Em função da distancia dos centros dos ST. Qual a distancia e ponto de crossover entre médio e driver?

Entendedo perfeitamente bem que solicitação de cliente, é solicitação de cliente!

 

Abraço.

 

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

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Mas Renan , não seria melhor se tivesse Colocando os médios grave Juntamente dos Drives ? Ou não tem nada a ver ?

 

Guto,

 

Sem sobra de dúvidas, em função do comprimento de onda.

Por isso perguntei a distância e o ponto de crossover, dependendo disto, eles não estão acoplados.

Um drive de 2" geralmente responde a partir de 800Hz, nessa frequencia a distância mínima entre centros seria de 43cms para que estejam acoplados no ponto de crossover. Mas isso não é tão cruacial (já que não se trata de um line e sim um alinhamento vertical) quanto o ajuste da via de mesma banda passante na vertical.

Com um acerto de fase e acerto no crossover dá pra evitar o buraco no ponto de crossover em função desta distância.

Claro, se já puder evitar esse processamento montando um sistema mecânicamente correto ajuda bastante.

 

Com o sistema todo acoplado, tornando-o uma "única fonte virtual" para toda banda passante, têm-se um sistema mais harmonioso e poucas variações de timbre.

 

Att,

RenanLopes

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Guto,

 

Sem sobra de dúvidas, em função do comprimento de onda.

Por isso perguntei a distância e o ponto de crossover, dependendo disto, eles não estão acoplados.

Um drive de 2" geralmente responde a partir de 800Hz, nessa frequencia a distância mínima entre centros seria de 43cms para que estejam acoplados no ponto de crossover. Mas isso não é tão cruacial (já que não se trata de um line e sim um alinhamento vertical) quanto o ajuste da via de mesma banda passante na vertical.

Com um acerto de fase e acerto no crossover dá pra evitar o buraco no ponto de crossover em função desta distância.

Claro, se já puder evitar esse processamento montando um sistema mecânicamente correto ajuda bastante.

 

Com o sistema todo acoplado, tornando-o uma "única fonte virtual" para toda banda passante, têm-se um sistema mais harmonioso e poucas variações de timbre.

 

Att,

RenanLopes

Renan, não coloquei os médio-graves junto aos drivers e tweeters por uma simples questão de distribuição de peso! Só isso.

Mas a trazeira pode não ter a fidelidade de um Line bem processado, mas em termos de SPL e de alcance, a trazeira deu de olé na frente que ficou mais "harmoniosa" e menos eficiente!

 

Olha a dianteira do trio:

 

03_7.jpg

Editado por caradosom

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