Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Carretilha

HPF utilizar ou não?

Recommended Posts

Olá!

Galera tenho um kit cs60b bravox instalado na porta de um corsa e ligado direto no player, to em duvida na regulagem do som se devo utilizar HPF (Filtro de alta freqüência) do player ou deixar em off neste caso... Se devo usar qual seria a freqüência adequada para este kit (cs60b) as opções disponíveis no player (Pioneer 5180) são 50Hz—63Hz—80Hz—100Hz—125Hz.

Agradeço desde já pela ajuda!

Os. Quando uso com HPF desligado os graves parecem aparecer mais que no caso de selecionar uma freqüência de corte, mas queria saber Tb se isso pode prejudicar o kit 2 vias.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

deve dar mais grave sim sem o hpf, mas tbm distorcido, e prejudicando a qualidade do mid, não tem problema usar em off, ja q tem pouca potencia aplicada mesmo, mas eu usaria em 80hz, vc não deve ter sub tbm, pq se tivesse o sub era pra responder até 80~100hz, e os mids assumirem dai pra cima.

mas quando tu for usar um ampli vai ser quase q obrigatorio usar um hpf em 8 ou 100hz.

Compartilhar este post

Link para o post

E como Rafael falou..deixa em 80hz...em hpf em off é quase fatal para seus fones...eu ja apliquei nos meus sub de 800rms e o grave era de doer o coracao e a chance da bobina ir pro saco tbm. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw!

Galera irei continuar a usar com HPF ligado!

Quero pegar um até maio um amplificador vou ver se pego um taramps t170.2 ou se tiver mais grana pego um de 4 canais talvez um Hurricane Ha- 4.120, já pensando em colocar um sub mais pra frente...rsrs

Vlw pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu planeja montar um SQ de leve ou mesmo SQPL futuramente, se as portas do carro estiver bem tratadas, tu pode deixar o HPF do player em 63Hz, se tiver sub, deixe o LPF em 63Hz.

Agora se é som para SPL mesmo, pode deixar o HPF em 80Hz ou 100Hz e o LPF para os subs em 80Hz ou 100Hz, o que preferir!

Compartilhar este post

Link para o post

no meu deixo em 90hz, pois se deixar off só distorce mais cedo, porque grave que é bom mesmo o sub cobre facil facil...

abcs

Compartilhar este post

Link para o post

Depende... Você tem sub?

Eu quando fiquei sem som, tava sem um pingo de pena do meu 2 vias! Botei sem HPF, com Bass no EQ e um Bass Boostzinho pra temperar o som sahuashuasuhasuha

Deu pra aguentar dois meses sem sub, mesmo com mids fraquinhos (Selenium).

Mesma situação, 2 vias direto no player.

Se tiver um sub, minha recomendação é HPF 80hz =]

Compartilhar este post

Link para o post

ja pensou se fosse 4 kits , mais sub 4 amplificadores , crossover , processador , nossa esse topico ia longe !!! liga o haga pe efe ai em 63hz.......vlww :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o falante excursiona muito, ele distorce. Ligue o HPF... Nem que seja 50 Hz.

Eu usaria em 63 ou 80 se fosse você.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho sub..

Então Li as dicas de vcs e fiz o teste de novo:

Conclusão

Testei as frequencias do player o melhor corte foi em 80, ficando mais equilibrado assim, os graves ficam mais fracos, porém o som fica mais limpo dá para sentir mais a divisão dos instrumentos...

Mas mesmo assim to satisfeito com o kit e player tocam bem, boa qualidade falta só mais um pouco de potência e quem sabe o grave de um sub (não sou muito fan de grave forte mas faz um pouco de falta, quem sabe não pego um sub básico mais pra frente, mas o amplificador eu quero, deixa só entrar uma grana...rsrs)

Obrigado a todos..

Se tiverem mais dicas...

Editado por Carretilha

Compartilhar este post

Link para o post

Conclusão

Com corte em 80 fica mais equilibrado os graves ficam mas fracos porém o som fica mais limpo a qualidade aumenta

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho sub..

Conclusão

Testei as frequencias do player o melhor corte foi em 80, ficando mais equilibrado assim, os graves ficam mais fracos, porém o som fica mais limpo dá para sentir mais a divisão dos instrumentos...

Mas mesmo assim to satisfeito com o kit e player tocam bem, boa qualidade falta só mais um pouco de potência e quem sabe o grave de um sub (não sou muito fan de grave forte mas faz um pouco de falta, quem sabe não pego um sub básico mais pra frente, mas o amplificador eu quero, deixa só entrar uma grana...rsrs)

Obrigado a todos..

Se tiverem mais dicas...

Cara,

Na boa, se vc não tem amplificador e nem sub, eu deixaria desligado, mas sem low +5 e bass +4, que aí o midizinho num guenta não...

Se, mesmo assim, vc quiser utilizar um corte, utilize apenas em 50 hz, que já irá preservar o seu mid. Acho que em 80hz vc perde muito....

[]s

RUI.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixaria ligado...

Todo falante tem uma faixa útil, na qual não ocorre distorção (ou ocorre pouca :vts). Quando ele excursiona (frequencias baixas) ele SAI dessa faixa e começa a perder definição em todo o espectro audível.

Seu mid não responde abaixo de 60 hz de qualquer jeito, não há motivo para deixar HPF abaixo de 60.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria ligado com cortes entre 63hz e 80hz com loudness no mid e bass em +2 se o seu aparelho tiver reforço de graves (eq-fx) use o bass em +2 em 40hz.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

E aí galera blz?

Então o melhor ajuste que me agradou +...

Foi HPF 80, LOUDNESS HIGH, Intensificação de graves 2, EQUALIZADOR em POWERFULL...

O som tá mais forte sem perder a qualidade deste jeito....

Irei testar como mais carinho com Loudness em mid....

Vlw galera!

Compartilhar este post

Link para o post

LOUDNESS HIGH, Intensificação de graves 2, EQUALIZADOR em POWERFULL..

É cara,

Se for para configurar assim vc realmente precisa cortar em, no mínimo, 80Hz...

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

olá pessoal, sou novo por aqui. gostaria saber qual a melhor equalização pro meu som.

cd player pioneer+par de quadriaxial 6x9 de 120w rms cada no tampão+4triaxiais de 6 polegadas de 60 w rms nas portas+ módulo ts400 num fox.

Editado por CHARLES ALAN

Compartilhar este post

Link para o post

olá pessoal, sou novo por aqui. gostaria saber

qual a melhor equalização pro meu som

em formato de sorriso

Compartilhar este post

Link para o post

por que cortaria em 80 e reforçaria o grave em 40?

pasmafaute

O corte tem um slope, toca abaixo de 80hz, mas com menos força.

Não é um corte abrupto. Deve morrer lá nos 40hz mesmo.

Eu corto o sub em 40 ou 45hz e tem um reforço leve em 50hz e atenuação em 63hz.

em formato de sorriso

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

amigo obrigado pela resposta e quanto ao loudnees, bass boost e hpf. Em custom 1 colequei 80htz 3, 250htz 1, 800htz 0, 2,5khtz 1, 8khtz 3.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo obrigado pela resposta e quanto ao loudnees, bass boost e hpf. Em custom 1 colequei 80htz 3, 250htz 1, 800htz 0, 2,5khtz 1, 8khtz 3.

sorrizo...

Compartilhar este post

Link para o post

sorrizo...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...