Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Saulo AudioTop

SD25KD a evolução começou pessoal

Recommended Posts

'praia2009'

boa noite....juliano nem quiz comentar sobre o lance da eficiencia pra nao gerar mais complicacao ! mais valeu pela observacao ! agora eu queria ver tocando, ainda nao o vi pessoalmente , e nem tocando ! sera um prazer ver , mais em cuiaba dia 13 estaremos la presenciando , e veremos o resultado na pratica .... pq na verdade a gente so sabe se realmente esta bom quando esta de frente para os demais :legal: ! outra coisa que quero frizar aqui e sobre essas contas que todos andam fazendo , a formula ou as formulas sao sempre as mesmas, intao a gente sabe o que da no papel , mais vamos ver isso na vida real , pq ate onde eu sei esta um canhaozinho.... ate mais a todos ... hand26

Praia !!!

Como vai ???

E o Cros saiu ???

Fórmula é só o principio depois vem a eficiência as perdas o intusiasmo e por ai vai !!!

Mas eu não duvido que o Amplificador vai ser um canhãozinho ... aliás ... tem que ser né !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

João, como você vai generalizar uma queda de tensão de 10% para todos os casos ? Cada bateria vai ter uma queda dependendo do propósito a que ela foi construída, além da variação que cada amplfiicador pode ter de consumo.

Tambem não pode generalizar a eficiência de todos os amplificadores em 80%.

O cálculo que você esta fazendo não existe, é impossivel prever as dezenas de variáveis para um calculo como esse.

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
'julianflor'

João, como você vai generalizar uma queda de tensão de 10% para todos os casos ? Cada bateria vai ter uma queda dependendo do propósito a que ela foi construída, além da variação que cada amplfiicador pode ter de consumo.

Tambem não pode generalizar a eficiência de todos os amplificadores em 80%.

O cálculo que você esta fazendo não existe, é impossivel prever as dezenas de variáveis para um calculo como esse.

Juliano.

Boa Noite Juliano !!!

Mas é como eu disse a fórmula é apenas um ponto de partida dai vem as várias variaveis !!!

Essa queda de 10% eu tirei do post do Kleber e a eficiência de 80% de um post do Murilo !!!

Juliano o cálculo existe apenas você e alguns não concordam com o uso da A/H !!!

Você mesmo da uma referência de Amperagem de Bateria para seu SD 8000 1000A como você chegou a esse número ???

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Se você mesmo sabe que o calculo tem muitas variáveis porque o faz se sabe que esta incorreto ?

Todo o fabricante recomenda uma corrente mínima de uso.

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho conhecimento teórico pra participar da discussão, nem os básicos da física do ensino médio eu me lembro! sauhhusahusaahushuas

Mas eu só queria dizer duas coisas:

Independente da discussão, queria dar parabéns a Soundigital por estar inovando no mercado! Eficiência é um dos pontos que temos que correr atrás no ramo de amplificadores automotivos, para que eles continuem automotivos, e não "amplificadores de carrocinhas" (nada contra =]).

Segundo, esses tópicos, apesar de sempre gerar discussões exaltadas, ensinam muito :D

Compartilhar este post

Link para o post

Né que eles entendem mais rápido não ... é que lá não tem users que pensam que sabem muito e resolvem ficar explicando o óbvio !!!

Abraço !!!

João Otávio

e lá os representantes de marcas não ficam perdendo tempo discutindo sexo de anjos nos tópicos de lançamento de qualquer produto!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Né que eles entendem mais rápido não ... é que lá não tem users que pensam que sabem muito e resolvem ficar explicando o óbvio !!!

Abraço !!!

João Otávio

Testar pra quê ???

São 25.000Wrms@24V

Pega duas Baterias de 400A/H@12,6V coloca em série que aplicando a lei de ohm vai dar 10.080Wrms (400A/H . 25,2Vcc = 10.080Wrms) !!!

Agora para não contrariar alguns aplica a lei de ohm usando o Crakin Power da Bateria com a respectiva perda e a respectiva eficiência:

12,6V - 10% = 11,34V (desconto da queda da tensão)

11,34V x 2 = 22,68V (são duas Baterias em série)

22,68V x 1000A = 22.680Wrms (com a compensação da fonte pode chegar a 24000Wrms)

22.680Wrms / 1,2 = 18.900Wrms (conforme eficiência de 80%)

Agora teste de um user que é membro do SDTeam ???

Melhor pedir para o Bonnati testar !!!

Abraço !!!

João Otávio

claro, entendo... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Sera que eu um muleque de 18 anos vai ter q da bronca em homem de mais de 30?

Isso ta pior e discurçao de pre primario genti... um dizendo uma coisa outro contrariando...

sinseramentei achava q tinha mais maturidade entre os user mas infelizmente vejo o contrario...

gosto muito do forum...ele me ensinou muito , mas ultimamente to vendo que nao.

Parece q o pessoal nao esta aqui pra dividir conhecimento e sim pra satisfazer seus proprios egos!!!

grato

Luiz Henrique Palassi

Compartilhar este post

Link para o post
Sera que eu um muleque de 18 anos vai ter q da bronca em homem de mais de 30?

Isso ta pior e discurçao de pre primario genti... um dizendo uma coisa outro contrariando...

sinseramentei achava q tinha mais maturidade entre os user mas infelizmente vejo o contrario...

gosto muito do forum...ele me ensinou muito , mas ultimamente to vendo que nao.

Parece q o pessoal nao esta aqui pra dividir conhecimento e sim pra satisfazer seus proprios egos!!!

grato

Luiz Henrique Palassi

mas veja bem, se não rolasse barraco não ia parece topico de sd... pessoal gosta disso, e a sd tbm, todo mundo falando do seu novo produto, oq mais vc quer?

Compartilhar este post

Link para o post

O que é mais eficiente ?

Um chuveiro de 5400W 110V ou um chuveiro de 5400W 220V ?

Em 110V este chuveiro vai cosumir uma corrente de 49A enquanto quem em 220V vai consumir apenas 25A.

Pois é neh, com a mesma potência de 5400W em 110V eu necessito do dobro da corrente. E consequentemente com quedas de tensões eu teria perdas bem maiores do que no sistema alimentado com 220V. Com a mesma corrente consumida por um chuveiro de 110V e 5400W eu consigo alimentar um chuveiro de 220V com 10780W.

Pessoal, concerteza os circuitos que são alimentados com tensões maiores tendem a ser mais eficiêntes e as perdas nas quedas de tensões afetem menos a queda de potência gerada por eles.

Por que nas torres das linhas de transmissão a tensão que passa pelos fios são de 88kV ?? Por causa das perdas. E alias, ja pensou na bitóla dos cabos se fosse passar uma tensão baixa alí para aliementar uma cidade ? Sería uma catastrofe.

Imaginem no caso de um amp de audio. A fonte chaveada tem que elevar a misera tensão de 12V para 80V ou mais para alimentar o circuito do amplificador. Se tiver uma queda de 12V para 10V, o consumo de corrente tende a elevar mais ainda para tentar estabilizar a tensão de saída da fonte.

Suponhamos um pico de 400A numa bateria de 12V x 180A/H alimentando uma carga de 4800W.

A tensão caíria bastante, creio eu que na casa dos 9.8V pois seria uma marretada jogar 400A na bateria de 12V.

Ja no sistema de 24V seria necessario 200A para alimentar algo de 4800.

E no caso iria ser consumido de cada bateria de 12V apenas 100A enquanto que no sistema de 12V uma unica bateria receberia 400A. Se fossem 2 baterias de 12V ligadas em paralelo no sistema de 12V ainda seria aplicado 200A em cada uma.

Pois é, um circuito alimentado com tensão maior concerteza tende ser muito mais eficiente mesmo. Não tem muito milagre. E concerteza a queda de tensão de uma bateria que tem de fornecer 200A é bem maior do que de uma bateria que tem que fornecer 100A.

Não tenham duvidas, as chances de extrair o máximo da potência de um amplificador de 24V é bem maior do que num sistema de 12V.

Editado por Spetz

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aqui dar meu mísero pitaque:

Eu creio que a ideia seja sim boa, mas precisa ser amadurecida.

Aos que comentaram que "qual carro que vai ter 24 Volts?":

- Quantos carros você vê por ai com som de 25kW?

Garanto que não são muitos.

Elevar a tensão é sim uma excelente saída para reduzir perdas por

condução. O grande exemplo são as linhas de transmissão, que usam

tensões na ordem dos kiloVolts.

No momento que você eleva a tensão, reduz a corrente. Isso é melhor

inclusive para as baterias, pois a corrente drenada dela será menor, e

consequentemente, seu afundamento de tensão será menor ainda.

Fora as perdas de condução que cairão pela metade consequente do aumento

de tensão.

Internamente o amplificador também terá menos perdas, no proprio circuito impreso.

Compartilhar este post

Link para o post
Não foi para você, o meu pelo menos.

Nem o meu... todo mundo sabe pra quem foi heheh

Compartilhar este post

Link para o post

Floodando...

Nunca ninguém reparou em no-braks de grande potencia?

Um no-break de 1 kva funciona com 1 bateria de 12 volts, temos um de 1,5 KVA +- que já funciona com 36 volts, e um de 5 Kva que funciona com 16 baterias em série... 192 volts (em flutuação passa de 200v)... são todas de 70 A/H... por que será que o fabricante preferiu assim ao invés de usar, por exemplo, 24 volts, com 2 baterias de 200a/h ou mais??? Com certeza viram que a eficiência era melhor, além de não precisar de barramentos gigantescos de alta corrente...

Para conexões entre as baterias, uso uns cabos de 16mm,(exagero) e da bateria até os no-breaks tbm são bem finos, acho que 10mm...

Editado por Marcelook

Compartilhar este post

Link para o post
Floodando...

Um no-break de 1 kva funciona com 1 bateria de 12 volts, temos um de 1,5 KVA +- que já funciona com 36 volts, e um de 5 Kva que funciona com 16 baterias em série... 192 volts (em flutuação passa de 200v)... são todas de 70 A/H... por que será que o fabricante preferiu assim ao invés de usar, por exemplo, 24 volts, com 2 baterias de 200a/h ou mais??? Com certeza viram que a eficiência era melhor, além de não precisar de barramentos gigantescos de alta corrente...

Para conexões entre as baterias, uso uns cabos de 16mm,(exagero) e da bateria até os no-breaks tbm são bem finos, acho que 10mm...

É bem isso ai o "pulo do gato"

So que em um nobreak não tem um padrão de alimentação para seguir ou neste caso dar continuidade.

Tem sistema com amplificadores bem menores usando baterias de 2V em serie (vaso).

Usar 24V é ótimo e quem tem um sistema forte com certeza vale apena adaptar.

Essa opção de usar em 24V ou mais é tão bom que vale apena até em amplificadores menores tipo 3KW, 5KW

Isso ficaria mais interessante ainda se esse amplificadores funcionasses de 9V a 30V, podendo ser usado no dia a dia com os 12V e no quando quiser para tocar o trio ou campeonatos, com uso de chave fazer a comutação pra serie das baterias.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos estão apenas preocupado com a alimentação, e claro tem q preocupar mas, um fato importante é na redução de preço do amplificador o valor de 25.000 rms vai ficar próximo do valor de uma sd 16kd, essa ja é uma grande melhoria... concordam ?

Compartilhar este post

Link para o post

Praia !!!

Como vai ???

E o Cros saiu ???

Fórmula é só o principio depois vem a eficiência as perdas o intusiasmo e por ai vai !!!

Mas eu não duvido que o Amplificador vai ser um canhãozinho ... aliás ... tem que ser né !!!

Abraço !!!

João Otávio

o joao ainda nao saiu , e acho que nem vai sair , mais eu estou negocioando esse negocio com uma empresa , pq depois que vim pra sp , nao tenho mais tempo de nada ! aqui na eros e bastante corrido ! abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Estou sempre acompanhando aqui no forum os posts de som,e concordo com com a idéia do juliano em dar esse passo para amplis.de 24v .Eu mesmo compraria um mas de potência menor ,seria outra boa idéia lançar toda linha sd em 12v e 24v ai o cliente decidiria qual o melhor para seu set 12 ou 24v :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Todos estão apenas preocupado com a alimentação, e claro tem q preocupar mas, um fato importante é na redução de preço do amplificador o valor de 25.000 rms vai ficar próximo do valor de uma sd 16kd, essa ja é uma grande melhoria... concordam ?

Preço é importante sim, mas eu acho que pra quem vai botar um amp de 25k rms, isso é apenas um detalhe.. Eu acho que a alimentação e eficiencia nesse caso são mais discutiveis do que o preço pra um amp desse porte.. Afinal quem montará isso com ctz é alguem com muito dinheiro no bolso ou patrocinado neh..

Mas se todo mundo se respeitar essa discussão é sadia sim, afinal ninguem sabe tudo e conversando e respondendo todos acabam aprendendo um pouco mais, direta ou indiretamente..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
claro juliano.

o q o pessoal não se tocou é q o consumo segue uma exponencial e a estabilidade segue uma logaritmica, no final das contas a diferença de eficiencia é 4x.

pq 4x? em 12V se tem maior consumo de bateria+ perdas em cabos+ perdas internas+variação voltagem bateria

em 24V no mesmo sistema se tem tudo pela metade a diferença de eficiencia real aumentou 4x. o pessoal se indaga pq passar de 110 pra 220, mas é simplesmente por essas questões.

estabilidade de carga, esse é o segredo!

4 vezes?????

O próprio juliano falou que a eficiência é de 80%. Logo, 20% de perdas.

Se em 24V a eficiência é 4x maior, logo, as perdas são 4x menores. O que também significa que em 12V as perdas são 4x

maiores, não?

Logo, 20% x 4 = 80%. Os SD de 12V tem eficiência de apenas 20%?

Ou, se quiser calcular fora da porcentagem, em cada 1000W se perdem 200 no amp de 24V. No de 12 se perderiam 800W a cada 1000W consumidos?

Compartilhar este post

Link para o post

Testar pra quê ???

São 25.000Wrms@24V

Pega duas Baterias de 400A/H@12,6V coloca em série que aplicando a lei de ohm vai dar 10.080Wrms (400A/H . 25,2Vcc = 10.080Wrms) !!!

Agora para não contrariar alguns aplica a lei de ohm usando o Crakin Power da Bateria com a respectiva perda e a respectiva eficiência:

12,6V - 10% = 11,34V (desconto da queda da tensão)

11,34V x 2 = 22,68V (são duas Baterias em série)

22,68V x 1000A = 22.680Wrms (com a compensação da fonte pode chegar a 24000Wrms)

22.680Wrms / 1,2 = 18.900Wrms (conforme eficiência de 80%)

Agora teste de um user que é membro do SDTeam ???

Melhor pedir para o Bonnati testar !!!

Abraço !!!

João Otávio

Mas que dificuldade!!!

Já foi dito que não existe este calculo de 400A multiplicado pela tensão!!!

Se o intervalo de tempo for menor do que 1h, este conjunto de baterias vai fornecer mais de 400A (obviamente que com quedas de tensão cada vez maiores - efeito Peukert)!!!

A capacidade da bateria (EM Ah, e nao somente A!!!!) e a corrente de partida devem ser levadas em conta para termos uma idéia da queda de tensão, diretamente relacionada à potência que se vai obter. Maior CCA = menor resistencia interna!!!

A corrente de partida (a frio dá um valor menor do que quente) - CCA - Cold Cranking Amps (que ja virou "Cranking Power" ??) é medida com queda de tensão para 7,2V, obviamente os amplificadores desligariam com esta tensão!!!

O amplificador não vai liberar a potência máxima com 400Ah em 24V, mas vai funcionar satisfatoriamente e se sobreporá a um amplificador de 25kW em 12V se levarmos em consideração a vantagem da menor corrente fluindo pelo circuito da fonte (maior eficiência)!!!

Abraço!!!

Murilo Alvares

obs: recomendo para quem queira chamar atenção que utilize uma cor como esta e negrito nos posts, e se possível utilize um tamanho de letra maior

Compartilhar este post

Link para o post
Preço é importante sim, mas eu acho que pra quem vai botar um amp de 25k rms, isso é apenas um detalhe.. Eu acho que a alimentação e eficiencia nesse caso são mais discutiveis do que o preço pra um amp desse porte.. Afinal quem montará isso com ctz é alguem com muito dinheiro no bolso ou patrocinado neh..

Mas se todo mundo se respeitar essa discussão é sadia sim, afinal ninguem sabe tudo e conversando e respondendo todos acabam aprendendo um pouco mais, direta ou indiretamente..

Abraços

Sua opinião tem embasamento sim, porem acredito se fosse amplificador da concorrência com mesma potência o custo seria próximo dos 4500,00 reais, contando esse custo menor da SounDigital, esse custo a menos pode ser em investimento em baterias, quanto a só pessoas patrocinadas usarem amplificadores desse porte não concordo, tem pessoas que tem carros financiados por ai mas o som não falta e olha q não é pouca coisa hehe

tenho amigo com som acima de 10.000,00 reais e carro financiado, é o tal negocio a paixão pelo som automotivo, acredito q tenha muita gente aqui no forum na mesma situação :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
4 vezes?????

O próprio juliano falou que a eficiência é de 80%. Logo, 20% de perdas.

Se em 24V a eficiência é 4x maior, logo, as perdas são 4x menores. O que também significa que em 12V as perdas são 4x

maiores, não?

Logo, 20% x 4 = 80%. Os SD de 12V tem eficiência de apenas 20%?

Ou, se quiser calcular fora da porcentagem, em cada 1000W se perdem 200 no amp de 24V. No de 12 se perderiam 800W a cada 1000W consumidos?

Kleber, eu disse que os amps 12.6V tem em torno de 80% de eficiencia (82, 83%).

Compartilhar este post

Link para o post
Floodando...

Um no-break de 1 kva funciona com 1 bateria de 12 volts, temos um de 1,5 KVA +- que já funciona com 36 volts, e um de 5 Kva que funciona com 16 baterias em série... 192 volts (em flutuação passa de 200v)... são todas de 70 A/H... por que será que o fabricante preferiu assim ao invés de usar, por exemplo, 24 volts, com 2 baterias de 200a/h ou mais???

Reduzir o tamanho do transformador (já que é possível usar cobre com menor diâmetro), a corrente sobre os dispositivos de chaveamento...

Aumenta rendimento? Sim, claro. Perde-se menor em calor chaveando correntes menores.

Faz milagre? Não.

Compartilhar este post

Link para o post

E como seria 4 vezes mais eficiente?!

Ps... 2 vezes mais eficiente seria em torno de 90%, 4 vezes 95%?!

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...