Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cyro

Teste De Rcas

Recommended Posts

Postado em

Fala galera, na semana passada nos reunimos la na casa do Alves, eu e o Nachos para instalar o sistema dele.... o player eh um 9835, kit PCE216 e Wharf Flat HE... o carro é um Punto...

Os mids foram instalados na porta e a porta ainda nao foi tratada... os tw foram colocados ao lado da coluna off axis, um de frente para o outro... Estavamos usando cross passivo atenuado pelo xover do mb a -6db... o carro por enquanto esta sem sub.

O RCA que ele ira usar eh aquele feito pelo Tatu com cabo Belden e conectores Einchman Bulletplug, por ser o primeiro do forum com essa configuracao(cabo e conect) e por ser o primeiro set hi fi meu e do nachos resolvemos ver até que ponto a diferenca nos interconects eh perceptivel... e vale a pena o investimento ehehehe [¨]

Entao fomos hoje la pra casa do Alves e como estavamos sem tempo nem ajustamos o TA e deixamos o player todo FLAT so cortando o HP a 40hz... Sabemos que nao é o teste ideal visto que a diferenca nos medios grave poderia nao ser corretamente interpretada devido a falta de tratamento acustico. O objetivo do teste nao é dizer qual cabo é melhor que o outro e sim poder ter uma ideia de qual cabo se adequa melhor AQUELE sistema.... Como eu e nachos nao temos essa experiencia toda vamos tentar dizer oq percebemos sem muita pretensao ehehehehe []-[]

Entao vamos la, os cabos escolhidos foram esses:

Monster XLN 201 2ch 5m

3d4f_1.JPG

Monster XLN 401 2ch 5m

dualrv7.jpg

DYI TatuIana cable 2ch 4,5m heeheh

dsc00219bv4oa1.jpg

Monster MicroXLN 6ch 5m

dsc00150zw3.jpg

Bem, como o teste teve que ser meio corrido, só escolhemos 3 musicas...as escolhidas foram

1. La derniere borne - Olivier Lataste (Faixa 73 do cd da Focal JmLab)

2. Eric Clapton & BB King - Riding with the king

3. The Cranberries - Desperate Andy

Tentamos pegar uma só instrumental, uma com voz masculina e uma com voz feminina, na falta de cds com qualidade de gravacao melhor foram essas mesmo...

O teste foi cego, passamos todos os cabos e um sempre ia e mudava os cabos enqunato os outros 2 ouviam, ouvimos cada faixa com os 4 cabos para so depois passar para a proxima faixa... trocamos as pessoas que mudavam os cabso para que todos escutassem pelo menos uma vez a musica com cada cabo...

Fizemos a mesma coisa na 2, na 3 Nachos ja tava impaciente, ceular so tocando o-o- e nao quis ouvir, ouvimos soh eu e Alves...

Seguem os resultados, fiz essa tabela com a impressao de cada um com cada cabo, tentando enumerar qual o que mais gostou... na media vimos aqueles que tiveram opinioes mais parecidas...

testeqz9.jpg

Como vcs podem ver as diferencas foram meio que.... grandes eheheheheh

Nao posso dizer pelos outros entao vo dz minha humilde opniao para o meu gosto...

Na primeira musica por ser instrumental achei o XLN201 muito apagado acho que ele ficou natural mas apagou os medio grave e o tw... o som ficou meio sem brilho meio xoxo... parecia que o som vinha de longe...

Ja o do Tatu achei um pouco descontrolado... o agudo muito estridente... sendo até agressivo...

O 401 tbm... o medio grave se perdeu e o tw continuou meio agressivo...

Acabei optando pelo MicroXLN por ser um cabo mais equilibrado e com um ataque bem interessante....

Ja na 2 musica putzzzzz a diferenca foi muuuito perceptivel... quando o o XLN401 comecou a tocar nossa os tw soavam quase insuportaveis eu e nachos tivemos que abaixar um pouco o volume... em seguida veio o XLN201... e ... .... ... o som acabou, morto parecia que tinham desligado o amp e ligado o kit no cd... a diferenca foi enorme... O micro continou ser um cabo mais equilibrado com agudos bem controlados e medio presentes... mas acabei otando pelo DYI por ter um som com um pouco mais de ataque e arejamento....

Na 3... a diferenca nao foi tao perceptivel como se mostrou BB king... o XLN201 nao fez tao feio e fez briga dura com o restante... nao sei exatamente pq mais o Micro que vinha sendo o cabo mais equilibrado perdeu feio para os outros... pouco natural, desagradou... Fikei na duvida entre o 401 e o DYI e acabei escolhendo o 401, mesmo tendo um som bastante aberto achei que ele nao saiu da linha, ja o DYI em um momento ou outro chegou a causar fadiga....

Bem eh isso... foi +- isso que eu pude perceber, espero que ajude em alguma coisa, testar realmente eh a melhor opcao para se escolher equipamentos assim...

Se fosse pra escolher ia no Micro, dpois Tatu...

Pretendemos na prox semena

pegar os 2 melhores, provavelmente Tatu e Micro e testar no mesmo set e no carro do Alves (Morel Hybrid Botões eheheh + Xtant) e ver o que da

E tambem pegar o pior (talvez XLN201) e um Golden Cable e ver a ate que ponto a diferenca eh perceptivel... xP vamo ve qq da...

So aguardar agra o ALves e o Nachos darem suas opnioes...

Vlw galera abraços a todos...

Postado em

Show de bola comparação! Quero ver a próxima com os Morel!

Como eu sempre digo, a melhor coisa é testar mesmo!

O casamento dos equipamentos é tudo!

Abraços!

Postado em

só um detalhe q fiquei na duvida.

na foto q tem todos os cabos, os conectores do XLN401 são bem diferentes dos conectores da foto do cabo em separado... são o mesmo cabo???

e tanto o 401 qto o 201 tem uma indicação de sentido de ligação.. isso foi observado na instalação dos cabos?

Postado em

Rapidinho aqui pq tá tarde...

Como o Cyro já disse, o teste foi mais p/saber qual cabo se adequaria mais ao set.

O mais interessante foi q cada um pode realmente perceber diferenças toda vez q se mudava o cabo. Às vezes, era pouca, mas tb tinha umas gritantes! Teve um momento q quase pulei do banco c/a estridência dos tweeters logo no início da música.

Foi até engraçado quando achei q um cabo matou o som por completo. Parecia q havia trocado o player. Mas já na outra música, estava bem melhor.

Quero ver se depois testamos o meu cabo (MicroXLN), o DIY, um Stinger e um RGC (vai depender de conseguir pelo menos os conectores S.A). Por falar em RGC, 50 ou 75ohms? Ñ lembro qual o melhor p/áudio.

Depois eu volto e falo mais detalhes. :legal:

Postado em

na foto q tem todos os cabos, os conectores do XLN401 são bem diferentes dos conectores da foto do cabo em separado... são o mesmo cabo???

e tanto o 401 qto o 201 tem uma indicação de sentido de ligação.. isso foi observado na instalação dos cabos?

eita [^]

Postado em

na foto q tem todos os cabos, os conectores do XLN401 são bem diferentes dos conectores da foto do cabo em separado...    são o mesmo cabo???

eita [^]

rapaz...

o sentido foi observado sim...

mas o xln401 nao eh o mesmo

eh pq n axei outra foto ehehehe

Postado em

parabens pela iniciativa...

Ninguem percebeu um "padrao", uma caracteristica que permanecia, na troca dos cabos? Digo, ninguem tentou adivinhar que cabo era, sei la, na terceira audiçao??

abs. depois eu leio tudo com calma

Postado em
parabens pela iniciativa...

Ninguem percebeu um "padrao", uma caracteristica que permanecia, na troca dos cabos? Digo, ninguem tentou adivinhar que cabo era, sei la, na terceira audiçao??

abs. depois eu leio tudo com calma

Pois é Arisa... oq eu e Alves achamos que iamos advinhar eram os 201 e 401... o 201 por ser oq mais dxava o som morto e o 401 por abrir demais... esses agente acertou

mas entre o tatu e o micro a diferenca era bem pequena...

Postado em

Seria interessante colocar aqui o custo de cada um, para uma avaliação custoxbenefício tb para os que não conhecem os cabos

Fica aí a dica :D

Postado em
Seria interessante colocar aqui o custo de cada um, para uma avaliação custoxbenefício tb para os que não conhecem os cabos

Fica aí a dica :D

Sim, mas isso não vai provar nada, porque no teste não indica qual o melhor cabo, e sim qual "casou" melhor com o sistema de acordo com o ouvido de quem testou.

Postado em

Essa indicação é mais por questão de imunidade a ruídos, pois se refere à montagem da malha.

Postado em

na foto q tem todos os cabos, os conectores do XLN401 são bem diferentes dos conectores da foto do cabo em separado...    são o mesmo cabo???

Essa indicação é mais por questão de imunidade a ruídos, pois se refere à montagem da malha.

Pois eh, mas tanto o 201, o 401 e o tatu sao balanceados.. e foram colocados no sentido correto....

O custo varia um pouco

nao sei todos...

XLN201- 100,00~150,00

XLN401- 150,00~250,00

Tatu 200,00

O de 6ch nao tem como comparar pq ele sao 6 canais mas soh usamos 2...

Postado em

Ae Cyro, ta de parabens cara. Passou o resto do domingo curtindo o forum foi? E a chave de casa, achou? kkkkkkkkkk

Realmente deu pra perceber que os cabos, NO MEU SISTEMA, que diga-se de passagem é bem de entrada, fazem diferença. Para o meu ouvido, no inicio, ficou meio dificil de perceber diferenças, mas como ja foi dito, em certas musicas era muito facil perceber devido a estridencia de alguns cabos em faixas diferentes.

Foi mto engraçado o teste pq era de se imaginar que determinado cabo soasse estridente devido a uma audiçao anterior ou que tivesse menos brilho e etc. Mas o que se viu foi que não existiu um padrão entre eles, sendo diferentes em musicas distintas.

Como eu nao to com o papel das anotaçoes aqui eu nao posso falar muito, mas lembro bem que na primeira faixa o cabo diy soou muito estridente com o 6ch e o 201 na outra ponta, dividindo o primeiro lugar, com leve vantagem para o 201. E na segunda, tanto o 6ch quanto o DIY obtiveram um bom desempenho, com bom conforto e detalhamento superior aos outros.

Agora, Cyro, acho que tu se enganou aih viu bixo? A gente ja tava se enrolando pra tabular la em Alves, quero nem saber como vc fez qdo chegou em casa! kkkkkkkkkkkkk

Postado em

P*rra, os caras me colocam Mb Quart com Wharf e culpam o coitado do cabo pelos "agudos saltados" hehehe Sorte de vocês que o tweeter não tava direcionado e o amp não foi o Flat, senão era morte certa :D

Brincadeiras à parte, tão de parabéns pelo teste!

Abraços!

Postado em
P*rra, os caras me colocam Mb Quart com Wharf e culpam o coitado do cabo pelos "agudos saltados" hehehe Sorte de vocês que o tweeter não tava direcionado e o amp não foi o Flat, senão era morte certa :D

Abraços!

".... o player eh um 9835, kit PCE216 e Wharf Flat HE... o carro é um Punto..."

"... os tw foram colocados ao lado da coluna off axis, um de frente para o outro... Estavamos usando cross passivo atenuado pelo xover do mb a -6db..."

o-o-

Postado em

Abraços!

-6db e off axis e ainda dava pra sentir heheeh os bixnho sao nervosos

Agora, Cyro, acho que tu se enganou aih viu bixo? A gente ja tava se enrolando pra tabular la em Alves, quero nem saber como vc fez qdo chegou em casa! kkkkkkkkkkkkk

Cara tava mto bagunçado aquilo mas deu pra etnender... o Alves nao keria admitir ue tiha esclhido 201 como o melhor na primeira musica... mas foi oq tava escrito heehh

o-o-

Postado em

Abraços!

Por isso o cabinho com conectores Eichmann não se saiu muito bem..

Com certeza, ele é o mais transparente, o que menos altera o som, por isso demonstrou esse excesso em agudos. :)

Postado em
Rapidinho aqui pq tá tarde...

Como o Cyro já disse, o teste foi mais p/saber qual cabo se adequaria mais ao set.

O mais interessante foi q cada um pode realmente perceber diferenças toda vez q se mudava o cabo. Às vezes, era pouca, mas tb tinha umas gritantes! Teve um momento q quase pulei do banco c/a estridência dos tweeters logo no início da música.

Foi até engraçado quando achei q um cabo matou o som por completo. Parecia q havia trocado o player. Mas já na outra música, estava bem melhor.

Quero ver se depois testamos o meu cabo (MicroXLN), o DIY, um Stinger e um RGC (vai depender de conseguir pelo menos os conectores S.A). Por falar em RGC, 50 ou 75ohms? Ñ lembro qual o melhor p/áudio.

Depois eu volto e falo mais detalhes. :legal:

Eu tenho um RGC6 montado, está com o user Royo, é só pedir pra ele lhe enviar.

Parabéns ao teste.

Postado em
não entendi :blink:

qual que ganho afinal?

Só ler o primeiro post que você vai entender...

Para o determinado setup, cada cabo teve um desempenho melhor em determinado tipo de música..

Nenhum ganhou...

Postado em

agora que li tudo, fiquei mais confuso ainda..

tentei achar um padrao, uma preferencia, mas em nenhum dos casos, com nenhum avaliador, e em nenhuma das faixas da audiçao se obteve um padrao sequer...

o sistema tem que estar minimamente bem resolvido para se fazer um teste, senao as trocas nao vao evidenciar as diferenças, e sim mascarar/ressaltar as possiveis deficiencias do sistema.

No proximo teste (que eu incentivo vcs a fazerem, e posso ate enviar um de meus cabos para teste), sugiro que elejam um cabo "padrao", que pode ser o cabo do proprio sistema, o que ja estão acostumados, e a partir daí anotem as diferenças, o que cada cabo extrai ou mascara do sistema no geral.

valeu!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...