Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

RiQuati

Membro
  • Total de itens

    2.762
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias campeão

    12

Tudo que RiQuati postou

  1. Amigo, não conheço os kits citados (muito recentes e eu sou velhim, não são do meu tempo..kkkk....), mas a Morel é uma senhora fabricante... tive tweeter deles, do Morel Tempo, e é espetacular. Não sei qual kit Morel vc viu nos 1k reais, o Tempo era um patamar logo acima do 'de entrada', acho que o valor dele hj seria isso ou um pouco mais... eu encararia se pudesse. Como o colega Dok falou, incluir tratamento acústico faz uma diferença boa no resultado, frente ao investimento... e a gente aproveita o que desmontou para fazer e vai 'tirando' os grilinhos de porta, forros, acabamentos. No 307, se eu me lembro (tem tempo q não vejo um com a porta aberta), o midbass ia preso no forro da porta, e não na lata. Eu não usaria um mid muito pesado nele ( o do Morel Tempo seria susse pra isso, ou outro mid de kit leve), e como dito, capricharia na manta (tratamento acústico) principalmente nas portas dianteiras. Do restante não vou dar muito pitaco pq tou BEM por fora do mercado, vejo os amps SD como opção custo x benefício (ouvi e pelo valor toca legal), mas creio que se for partir pra um Morel, vale dar uma olhada num amp classe AB para eles, mesmo usado. Subs, não conheço os FB, mas quanto à dúvida 2x8 ou 1x12, tive nas duas configurações em vários subs diferentes, dutados (2x8 e 1x12) e selado (1x12), genericamente (falando sem conhecer o sub, sem ter ouvido, nem olhado projeto de caixa, etc...) 2x8 tendem a ter um grave mais 'definido' (aquele soco na transição para a faixa de midbass, um subgrave rápido e preciso mas sem descer às profundezas) e 1x12 tende a descer mais e com mais força. Mas é uma baita generalização o que tou falando, e vai depender dos falantes e da caixa, ok? Só dando uma noção do resultado. Se fosse para arriscar, num 307 sedan eu tentaria tirar os falantes traseiros do tampão (para liberar a passagem do porta-malas pro interior do carro) e experimentaria um 12" que ficasse legal em caixa dutada... num 307 hatch como o seu, ficaria tentado nos 2x8, selado ou dutado, dependendo do falante, ou no 12" selado (alguns subs ficam excelentes assim, mesmo perdendo em pressão sonora pra dutada). Mas se a idéia fosse aquele grave demolidor msm, voltaria pra idéia da 12" dutada. Espero ter ajudado, boa sorte no projeto, e dá uma caçada na busca daqui no autoforum msm nos projetos de qualidade em 307 (um amigo nosso, o grande Alves, tinha ou tem um 307 hatch e experimentou um bocado no carro, fez muita coisa interessante... acho que ainda tem os posts dele por aqui). abs, Ricardo.
  2. Pelo defeito descrito, me parece que é relacionado ao aquecimento (uso do aparelho por alguns minutos, depois começa a distorção)... como o Rivero falou, os originais normalmente são baratos usados. E são simples tbem, se for arrumar em alguma eletrônica/assistência técnica razoável, não devem encontrar muitas dificuldades... eu tive um Fit 2014/15 (primeiro ano do modelo GK, o atual) e um 2017, o aparelho original era da Alpine.
  3. Valeu Onesio!!! Eu já imaginava que a original não seria muito boa de áudio msm.... esperando uma oportunidade pra desmontar o painel do polinho e ver espaços, estas coisas... quando conseguir, abro um tópico novo e vou postando fotos da brincadeira.
  4. Vou tomar um fôlego (a compra do carro deu uma quebrada no orçamento) e começar a juntar as pecinhas, Onesio... kkkk... parte de falantes está pronta (mid hybrid Imagine, full l3se ou tweeter lpg, sub 6w3v3), RCAs (canare) e força quase pronta, ainda tenho os 2 amps miniatura da arc (4 canais e 2 canais) tem algumas mantas que sobraram também... agora é estudar bem o caminho. Tem algumas HU pioneer desta série z quase equivalentes que seriam mais fáceis de montar alí (a minha é um 2DIN 'clássico'), destas modulares. Eu perderia uma USB (a minha tem 2, foi um dos motivos de comprá-la), mas não teria de cortar nada, inclusive o pessoal monta nestes t-Cross PCD (mesmo painel) que vêm sem som. De custo acaba tudo saindo muito parecido (um bit ten ou os adaptadores pra minha pioneer)..... fico na dúvida só da qualidade dessa hu original, tem séculos que não monto nada com uma (último foi em 2011), não sei se melhorou alguma coisa em 10 anos.
  5. Atualizando o tópico... o Renegade se foi em novembro/2020 (sem som ainda, rapidinho e quase pelo mesmo valor da compra, mercado tá maluco msm!) e encarei um Polo Comfortline. Curtindo demais o carro (tinha feito o TD no lançamento e quase abraçado em 2018), mas uma das coisas que me fazia pensar 2x era som - multimidia original e que integra as configs do carro (tirou, não configura mais). Descobri um adaptador da Connects2 (infodapter) que mantém estes controles (menus) do carro, mas perde a cam original.... é de se pensar. Tou com um pioneer avh-z9280tv zerado (comprado pro renegade) guardado, pensando se vendo e compro um bit ten (perco qualidade de áudio, ganho originalidade/paz de espírito e resolve o 3 canais ativo que quero) ou encaro a bronca e instalo ele lá (tem kit 2din, mas tem de serrar um suporte no painel por conta do HUs original ser 2DIN no painel / 1 DIN no chassis. Por hora, só pensação, vou me virando com o sonzinho original dele, a tal composition touch. Pra original tá bom, até... 2 vias frontal (tw na coluna A) e 2 mids nas portas traseiras... pra quem já teve/ouviu coisa melhor, fica a pulguinha do 'bora mexer nisso aí'...kkkk....
  6. Massa a dupla de Fosgates!!! Acompanhando aqui, boa diversão!!!
  7. Daniel, eu usei por um bom tempo mantas asfálticas de construção, com resultados variados. Em um Civic 98 que tive, mesma situação sua (estacionamento no trabalho no sol, e isso em Cuiabá...rs..), não descolou. Fiquei um ano e meio com a manta, tanto interna (folha da porta) como externa ('selando' a porta antes do forro), muita manta mesmo, sem problemas. Tive em outros carros também sem problema algum. Resolvi fazer o mesmo em um Fit 2015, usei manta apropriada para carro na folha de porta e fechei a parte externa (antes do forro) com manta de construção. Esta parte (externa) se descolou e agarrou no vidro... perdi o insulfim, quando subi o vidro veio uma 'bola' de manta junto, e foi um parto para limpar tudo. A própria para som nunca ví descolar (testei da STP, testei uma nacional mto boa que não lembro o nome mas tem no meu tópico do Fit azul 2015), testei da Focal (a mais simples deles), realmente não desgruda. Hoje, só usaria a de construção na parte externa se pudesse colocar algum anteparo antes (como um eucatex fechando os espaços maiores, ou uma folha plástica) para evitar contato direto com o vidro... usaria apenas para fechar e dar 'massa' à solução.
  8. eu acabei pegando o avh-z9280, mais pelo mecanismo (ainda ouço CD no carro) e pelos 2 USB (um vou usar com pendrive/celular e outro, escondido, vai ligado num ssd + case usb que montei, com todas as músicas - era um sonho antigo fazer isso, mas não tinha coragem com hd mecânico, achava sacanagem. Com ssd finalmente rolou, 500gb de mp3+flac sobre rodas). Espero que o áudio seja no mesmo nível do dmh-z então...
  9. Beleza Fabricio!!! Realmente, acho que entendi errado...rs... achei que ele estava usando o pioneer como fonte 'alternativa', ligado à auxiliar do DRZ, e o DRZ como um processador mais sofisticado (e fonte para CDs). Se saindo do DRZ ainda é possível ouvir no mesmo set o Pio sem muito arrependimento (ou pelo menos, a troca de um pouco de áudio por recursos práticos) fico bem tranquilo... tou me coçando para ouvir meu pioneer, ainda estou longe de instalar (falta de tempo e espaço) e provavelmente ficará uns meses nas amplificadas apenas. Valeu a ajuda na interpretação!!!
  10. Caraca Alves!!! Que massa!!! Drz + pio mechlesss 8"!!!! Quando estiver pronta a montagem, posta umas fotinhas e review aqui, promete bastante!!! Tou na curiosidade de ouvir o áudio destes pios série z novos - lí bastante relatos de melhoria, porém sou meio São Tomé do Ouvido, 'ouvir pra crer'. Mas quando é um amigo gabaritado que opina eu ouvo.... kkkkkk..... Abração!
  11. Minha experiência com 2DIN também não foi animadora... um Kenwood DDX7071BT, que comprei pq. tinha um crossover HP/LP até 250hz/24db (era o mínimo que eu precisava para, combinando com o do amp, usar midbass+full) e tinha 'espelhamento de celular' para usar apps de GPS (usando MHL, um padrão que não decolou e nunca tinha em celular barato que eu poderia comprar... só nos tops da época, galaxy S, Sony top, mais caros que o próprio Kenwood!). De áudio era correto, só isso... sem muitos recursos, t.a. estranho, o áudio ficava longe do meu alpine 1din (um 9887 velhim de guerra)... e tinha custado 2x mais. Bem construído, mas achei o áudio 'morto', sem vida... foi embora no carro anterior, de presente (vendi para um amigo e prometi um DVD com camera de ré, era para a esposa dele e ela fazia questão que o carro tivesse). Tou com um pio avh-z9280 agora, não ouvi ainda (não consegui ligar nem nas amplificadas por falta de tempo), continua sem o cross que eu precisava (mania da pioneer de cortar a via do tw no mínimo em 1.25khz, inviabiliza o full), não espelha meu celular baratinho via wireless como eu imaginava, mas tem os outros recursos que eu queria (2 usbs, espelhamento básico, 3-way). Tomara que o áudio não seja um banho de água fria, novamente.
  12. Dá para usar sim Cassiano, mas não diretamente alimentando outro aparelho, pois ele não é projetado para um consumo muito grande (é apenas um sinal +12v para os amps 'acordarem', preparado para pequenas correntes). Mas você pode usar o remote para acionar um relé (destes comuns, automotivos, 12v), como chaveador... e aí alimentar o relé com 12v da bateria ou do circuito dos amplificadores e 'chavear' (ligar ou desligar) os equipamentos depois do relé. Inclusive 'nos antigamentes' era recomendado adicionar um relé no remote para acionar vários amps, não sei hoje em dia a quantas anda a capacidade do remote dos players modernos.
  13. Vixi Soares, aí complica.. .achei que poderia direcionar todo o áudio (analógico e digital) para o DAC. Não tinha pensado nestas fontes.... faz sentido, tocar só o que for mídia digital msm. Há uns dez anos, se alguém me falasse que o futuro era a predominância de centrais originais quase insubstituíveis, em formatos 'exóticos', agregando um monte de funções do carro (a/c, cb, etc)... eu ia rir. Hj eu não sei se rio ou choro.... Tou na transição (carro atual com espaço 2DIN, ainda que não muito original e me forçando a usar uma moldura estranha no painel), mas ainda guardo meu alpino de estimação 1DIN, não tenho coragem de montá-lo no carro do dia-a-dia. Tá na caixa pra um futuro carro antigo, quando eu puder.
  14. É uma coisa que me deixa curioso... sei que android moderno suporta audio USB nativo, e tem DACs bons e baratos (bom, ao menos bem melhores que o áudio das centrais chinesas q ouvi). Ano passado achei um Fiio E10K de bobeira no ML, quase novo, e arrematei... plug and play em tudo (windows 10, Mac, Linux), uma beleza de áudio pro precinho (snme uns 250 ou 300 na época). Achei bem 'justo' o áudio dele pro preço.
  15. Te contar que quase montei o DVD lá, nos falantes originais msm, outro dia - sem amp, sem antena (não chegou o adaptador ainda), sem mic do BT, nada disso. Aí descobri que comprei a moldura errada (),...
  16. Grande Alves!!!! Tou de volta, meu amigo.... na mesma frouxência de sempre...kkkk.... mas desta vez, meu carrim veio sem som nenhum, nem um rádio de pilha AM. Talvez isso faça meu sistema ficar pronto em um prazo 'normal'....
  17. Acho que é o primeiro projeto em carro híbrido por aqui... bacana ver a iniciativa!! Uma curiosidade: esta bateria de 50a é 'ajudada' de alguma forma ou é um sistema elétrico independente??? Tem alguns Prius por aqui, acho massa o carro e a idéia... outro dia estava vendo e pensando exatamente isso, 'como seria dar um up no som dele'?? Sobre os cabos RCA, como o colega Geovane disse, se quiser algo bom e barato, material de estúdio feito no Japão, tem Canare para importar (tanto o l4e6s starquad citado como o GS6, coaxial). Da Canare tem uns conectores RCA muito bons tbem (estes ví no ML para vender, mas nem idéia se são originais ou não... visualmente parecem OK). Se souber montar ou tiver quem monte pra você (não é muito difícil, tem vários tutoriais na net), fica relativamente barato (ou ficava, este dolar doido de hj tá osso) e a qualidade/durabilidade é estupenda, com a vantagem de poder fazer na medida e cor que quiser. Tem pelo menos uns 10 anos que uso e recomendo a marca tanto para o carro como para residencial. Estes que você comprou eu sinceramente nunca vi ou ouvi, são bem bonitos visualmente, mas não faço nem idéia da qualidade. Eu sou chato com o cabeamento, especialmente pq. é uma coisa bem trabalhosa para trocar depois de tudo instalado no carro. Como sou eu que instalo, prefiro fazer uma vez só...kkk... Acompanhando aqui a instalação!! Boa diversão!!
  18. Salve pessoal! Tem um tempinho que não posto por aqui, passei os últimos dois anos malemá ouvindo o radinho original do meu carro anterior (Fit Lx), depois de desistir temporariamente de montar qqer coisa melhor. Tinha um setzinho razoável guardado (alpine 9887, 2 arc mini, rca's feitos em casa, fulls, sub, midbass, tudo), mas por uma série de fatores - falta de tempo, de espaço pra trabalhar no carro, vontade de trocar de carro por conta da buraqueira da cidade, uns probleminhas de saúde, etc. Acabou que, este fim de ano, botei o Fit à venda e um amigo do trampo resolveu ficar com ele, deixou com a esposa... saí procurando carro semi-novo (até achei, um C4 Lounge 17/18 muito novo, e outros), e no meio da procura um amigo que tinha adquirido um Renegade Longitude zero km foi emplacar o carro na Css. A vendedora me ofereceu um igual (sem chances, caro demais pro momento que estou e pra $$ que eu tinha), mas me falou de um PCD/Frotista que poderia vender a preço público (sem isenção)... encarei. Ganhei um desconto de 500 reais e a pintura prata, achei bom negócio e fechei. Aí começa a brincadeira de novo: a versão PCD, pro que é (um carro médio depenado de fábrica pra custar abaixo de 69.900) é até completinha: veio com rodas de liga, cruise control, computador de bordo completo até com TPMS, tudo... mas sem som, só preparação. Quatro falantes, antena, chicote padrão (pelo que lí, de 18 pra cá nos PCDs está vindo o padrão 16 vias 'comum'). Não vem com: alarme, barras no teto para rack, sensor de estacionamento, neblinas, controle de som no volante, paddle shift. Andei pesquisando e até tem como colocar tudo isso, mas de imediato, vai ser só o alarme mesmo (já comprei, um plug and play da FKS) e som. Tou precisando do bluetooth (faz falta) e câmera de ré (muita falta - o trem é alto pacas na traseira, sem sensor nem câmera tá um saco estacionar). Cheguei a pensar seriamente em montar um sensor de ré xingling e meu alpine nele (veio com uma moldura 1DIN), mas queria USB, câmera de ré, espelhamento para celular, resolvi deixar o alpine e os fulls guardado pra um futuro carrinho antigo e partir para algo com as facilidades modernas. Como o DVD+camera que eu tinha foi de 'brinde' na negociação do Fit (um kenwood), precisei fazer a primeira compra de som automotivo em anos... um Pio avh-z9280tv. Até eu ter tempo de montar 'como se deve', amplificado, com os falantes que tenho, com sub, tudo... vai rodar na preparação de som da fabrica, os 4 woofers das portas, só. Aproveitei e já comprei uma extensão USB com tomada, já que (também) não existe no carro, originalmente... Comprei uma camera de ré genérica, tartaruguinha, igual à que tive e gostei (30 reais)... e uma moldura da Ludovico que não serviu (2DIN no Renegade é uma novela, ou usa uma moldura que desloca o DVD para a frente, ficando 'saltada' no painel, ou se recorta uma estrutura de plástico interna dele... coisa que não tou querendo fazer, apesar de ser o que minha moldura atual exige). Explico: originalmente, o carro usa uma tela 2DIN de 5" a 8", mas com o corpo do aparelho 1DIN... eu nunca tinha reparado nisso!!! Quer dizer, um DVD com corpo completo (2DIN) simplesmente não tem espaço no painel, a não ser que vc. recorte uma estrutura plástica (que deve ter sua razão de existir, acho). OU use a moldura que avança além do painel e deixa o DVD na vertical (esteticamente não curti, mas acho que será o jeito). Depois descobri que existe uma central mechless da Pioneer de 8", que daria certinho alí com a moldura apropriada, mas tou com dó de devolver o 9280tv (tenho até terça pra isso, compra via internet na Amazon) pq penso que ele seja mais completo/com etapa de áudio mais refinada que a central DMH. Pretendo montar aos poucos, o DIY tá bem 'prejudicado' pela garagem pequena e pela falta de tempo (talvez monte nas férias ou algo assim, tou procurando um lugar decente para instalar com acompanhamento o tempo todo). Por hora, a idéia é usar só o DVD+camera, e depois aproveitar o que tenho guardado para um 3-way ativo: DVD Pioneer avh-z9280tv Amp Arc Mini 4 canais (4x75) embaixo do banco ou dentro do painel Amp Arc Mini 2 canais (2x75) embaixo do banco Sub JL 6w3v3 (embaixo do banco, quase certeza) Mids Hybrid Audio Imagine 6" em baffles MDF (falantes originais são 6x9), acho que terei de comprar uns metros de Tiaflex ou equivalente para as portas - não pretendo usar a fiação original, provavelmente fina. Tweeters LPG26NFA no painel, no local original, cabo Chord Leyline. Poderia substituir pelos fulls Hybrid, mas não teria crossover correto (pelo Pio mínimo HP de 1k, como sempre...), mais negócio tweeters mesmo. Cabeamento RCA Canare DIY Por enquanto é só. Estou tentando trocar a moldura na ConnectParts (comprei via ML), por uma saltada (feia, eu sei, mas funcional)... estes dias encosto na loja de um amigo para instalar alarme+camera, assim que tiver algumas fotos e impressões posto por aqui. Ainda não sei se fico com o 9280tv, a idéia da central 8" da Pio está na cabeça tbem, mas algo me diz que pro que eu quero - áudio, especialmente, já que as demais amenidades são quase equivalentes - é melhor sossegar com o 9280tv mesmo...
  19. Eu fico me perguntando, cadê as fontes e componentes para um hi-fi em 2019?? Sério... as marcas tradicionais praticamente esqueceram dos HUs mais voltadas a isso há muitos e muitos anos... de componentes, importadores idem (dólar alto e procura baixa, deve ficar difícil pra importadores, distribuidores e lojistas), parece que só sobra tentar aproveitar o que se trouxe no começo da década. Já lí muito este sub, mesmo sem nunca ter montado nada digno do nome, mas era onde apareciam dicas valiosas para meu SQ simplezinho. E onde a discussão (mesmo acalorada, polêmica e muitas vezes descambando) era mais profunda e embasada.
  20. Há muuuuito tempo atrás(cerca de 1999/2000), tive uma Parati 93 GL e terminei de 'completar' o carro com a ajuda deles - máquinas de vidro elétrico, motores dos vidros, travas elétricas, retrovisores, tudo. Comprando as peças separadamente, garimpando os botões/acabamentos nas lojas e montando os chicotes em casa economizei fácil 50% do valor pedido nas lojas pelos kits... não sabia que eles (Tragial) ainda estavam na ativa!!!!
  21. Fizeram isso em lava-jato algumas vezes, só retirei o excesso com um pano macio e deixei evaporar/sumir com os dias. Depois de uma semana já estava bem melhor... não sei se é uma alternativa pro seu caso, Moti.
  22. Que projeto bacana!! Ao mesmo tempo simples, divertido e desafiador.... parabéns pela iniciativa, e por compartilhar com a gente, Daniel!!!!
  23. Jonas, não sou expert em elétrica, mas pelo que vc. descreve, eu iria dar uma geral em aterramento. Tanto da bateria/alternador no bloco e chassi como, principalmente, faróis (incluindo relé) e dos instrumentos do painel. Já pastei um bocado com isso, ao menos comigo o problema era intermitente, descobri depois que era aterramento insuficiente (frouxo, mal contato, etc). Bastou limpar, reapertar e boa, tudo funcionando como deveria novamente. abs, e boa sorte na solução do problema!
  24. Eu usei várias vezes o canare 4s8, usando tanto do jeito que ele foi projetado (ligado em estrela, branco com branco, vermelho com vermelho) como um 2 vias normal (um par para midbass, um para tweeter ou médio). Baita cabo, resistente pacas (já passou por 3 carros e tá novo) e bom de preço se conseguir importar sem muita gordurinha... mas se prepare para passar um charuto considerável pela borracha da porta, conectores, etc!!!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...