Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JOAO OTAVIO

º° Headroom °º

Recommended Posts

Vamos todos discutir, brigar, concordar, discordar e aprender !!!

A moçada esta entendendo mal esse tal de Headroom !!!

"Na minha opinião"

Ele não é simplesmente a Potência a mais aplicada ao Alto Falante, ao projetar o som devemos levar em consideração a Potência do Amplificador com um mínimo de tolerância.

Ex.:

Um Amplificador Classe D de 2500Wrms @ 2ohms posso ligar 02 Alto falantes de 1100Wrms a 1400Wrms @ 4ohms cada. Usando 2800Wrms de Alto Falante você corre zero risco de queima-los.

Usando 2200Wrms de Alto Falante você esta correndo um risco médio de queima-los então use com cuidado mas os 300Wrms não quer dizer Headroom !!!

Agora se o mesmo Amplificador Classe D de 2500Wrms @ 2ohms estiver trabalhando em 4ohms estará mandando 70% da Potência 2500*70%=1750Wrms e você coloca 1400Wrms de Alto Falante os 350Wrms a mais seria o Headroom pois o Amplificador estaria trabalhando com a Fonte aliviada e o Filtro mais frio !!!

Certo ou Errado ???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acredito q o headroom só é bem vindo qnd TODAS as equalizações estão em flat... do contrário um player mais sofisticado pode fazer todo o serviço de um amp mais fraco!

bom, isso é oq eu acho!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu julgo bom, mas tem que saber usar tbm, quando se aplica mta potencia a um falante, acontece a chamada "compressão dinamica", que leva ao aquecimento da bobina, aumentando a impendancia da mesma, no caso, fazendo com que o amplificador mande menos potencia ao falante, e em alguns casos, fazendo com que o dono do som aumente o volume, e fazendo clipar mais, podendo até queimar o falante...

Outra coisa, se um ampli que promete teoricos 2500wrms está em um sistema comum, nao é tao facil atingir exatamente essa potencia, por causa das variações de tensão e da impendancia, pois um falante dentro da caixa muda a impendancia conforme a frequencia, talvez com um ampli com um bom headroom, seja mais facil alcançar a potencia exigida pelos falantes, sem forçar o ampli, como vc mesmo citou, fazendo o ampli trabalhar mais frio, com o filtro mais folgado, tornando mto mais dificil acontecer algum problema...

Eu to usando um SD8000 para 4 ultravox 15/1200, mas tenho mto cuidado, quase nunca deixo clipar, uso com ganho no zero (player com saida de 5v) e equilizações em flat...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
eu acredito q o headroom só é bem vindo qnd TODAS as equalizações estão em flat... do contrário um player mais sofisticado pode fazer todo o serviço de um amp mais fraco!

bom, isso é oq eu acho!

:legal:

um player bom com recursos ajuda em muito mas não te dará mais potencia , te dará mais qualidade

agora quanto ao headrom e bom ter para quem sabe o que fazendo ; o headrom e muito bom e faz com que os amplis e falantes trabalhem menos forçados mas não e todos que podem ter esse tipo de folga em potencia nos equipamentos pois existem muitos joselitos que depois de umas []-[] esquecem do super dimensionameto sistema e toma distorção nos falantes ai e cheirinho de verniz na certa

Compartilhar este post

Link para o post

meu brother joão, já falamos bastante disso no fórum né heheh

mas avaliar somente as "potências" envolvidas não esgota o assunto headroom, e sim a análise do sinal musical envolvido, ou seja, o headroom só tem sentido para suprir os vales típicos de um sinal musical, sendo que chegamos a ter 10dB de diferença entre pico e média de algumas músicas, por isso o valor de +3dB como média é um valor bem aceitável e até recomendado pelo Homero Sette

em grandes potências obviamente há que se ter mais cuidado, pois qualquer aumento de volume, eliminação de corte, mexida no ganho, LOUD (esse é um crime musical) pode provocar uma distorção (ou por clipping) que não havia na regulagem da sensibilidade de entrada do amplificador e aí são os falantes que sofrem

isso pra não entrar na variação da resistência da bobina móvel com a temperatura como o Joeyzaum falou e diversos outros fatores como caixa mal ventilada (é som automotivo né), perdas em conexões, instalações mal feitas e a principal queima de subs e woofers: a marvada da cachaça

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Headroom é igual a turbo: é MUITO bom, mas tem que saber usar!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deveria começar com.. - Quando ter ou nao...

quando se tem um Trio bem montado.. um headroom é muito bem vindo para acomodar os vales....

quando se tem um sistema montado para SPL esse headroom já tem que ser muito repensado.. pois.. até onde vale a pena te-lo??

sabemos que pode-se tirar um bom proveito de um sinal quadrado sem danificar os subs... POR EXEMPLO 4 subs.. com um amp de potencia total = a soma dos 4 subs... fazendo bom uso da distorção o efeito de ganho é muito grande... maior até que em sistemas muito certinhos.. onde o gasto $$$ na compra de equipamentos é bem maior..

exemplo basico da minha região... 4 307 + booster 1500d.. ganhos excedidos loudness, bass boost etc..... versus 4 307 + um amp de 2000wrms com player em flat.. sem boost e de olho no led CLIP para apenas piscar levemente... qual dos dois sistemas vai tocar mais forte?? (sem falar em qualidade claro)... certeza que é o primeiro.. já fiz tal teste...

já para um SQ ou um TRIO o headroom é MUITO mais aproveitado e sem danificar os falantes...

nada de 1000wrms pra sub de 400w pra ouvir musicas com baixo fator de crista.. isso é matar o sub em pouco tempo...

eu sempre usei meu amp com sinal clipado... a nao ser quando uso ele pra tocar meu roxinho de 8" ..

Compartilhar este post

Link para o post

'delimaju'

meu brother joão, já falamos bastante disso no fórum né heheh

E ai deli !!!

Tudo bem ???

'Joeyzaum'

Eu to usando um SD8000 para 4 ultravox 15/1200, mas tenho mto cuidado, quase nunca deixo clipar, uso com ganho no zero (player com saida de 5v) e equilizações em flat...

'blOom'

Headroom é igual a turbo: é MUITO bom, mas tem que saber usar!

Bom me desculpem a ignorância e/ou o simplismo mas então Headroom seria o nome "chique" para aquele usuário de som pra fora que tem 8000Wrms de Amplificador e 4800Wrms de Alto Falante como o Joey e usa inteligentemente a ponto de não danificar os Alto Falantes ???

Abraço blOom !!!

Compartilhar este post

Link para o post

headroom é pra profissionais e pessoas que nunca se excedem, sabem usar bem os equipamentos. e nao serve pra musicas tipo bass, pois essas tem grave constante, nao dá folga para os falantes.

a respeito dos amps classe d, o ideal é nao trabalhar numa impedancia diferente do qual ele foi projetado, porque altera a caracteristica do filtro passa baixa de saida. veja bem, eu disse "ideal", pois um amp classe d bem projetado possibilita o uso de impedancias diferentes sem extrapolaçoes.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom me desculpem a ignorância e/ou o simplismo mas então Headroom seria o nome "chique" para aquele usuário de som pra fora que tem 8000Wrms de Amplificador e 4800Wrms de Alto Falante como o Joey e usa inteligentemente a ponto de não danificar os Alto Falantes ???

na verdade headroon é o nome q se usa pra quando o usuário quer tirar o máximo do sistema e com mais qualidade e menas distorção assim é o q penso hehehehe

como o delimaju ja tinha dito esse tipo de tópico ja havia sido discutido no fórum ,mais eu acho q é bom ter de vez enquanto tópicos desse gênero, todos aki nao sabe tudo sobre som e então o q alguns users nao sabiao antes agora podem postar e também esclarecer algumas duvidas q antes nao tinhao

mais tenho q fala q o q eu entendo um pouco de headron ´o q foi dito pelo joyezaum :rever1:

resumindo ja teve o topico mais é um q é bom de acompanhar e aprender mais :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

'djchu'

headroom é pra profissionais e pessoas que nunca se excedem, sabem usar bem os equipamentos. e nao serve pra musicas tipo bass, pois essas tem grave constante, nao dá folga para os falantes.

Pois é ... você fala de Headroom como se ele fosse uma lei de ohm ou decibél ... de onde saiu este termo oque exatamente ele significa ... parece mais um termo Tibetano !!!

a respeito dos amps classe d, o ideal é nao trabalhar numa impedancia diferente do qual ele foi projetado, porque altera a caracteristica do filtro passa baixa de saida. veja bem, eu disse "ideal", pois um amp classe d bem projetado possibilita o uso de impedancias diferentes sem extrapolaçoes.

E ta ai uma controvércia, o uso do Amplificador Classe D numa impedância maior que a mínima é salutar pois ele trabalharia mais frio e haveria um aumento na gama de Resposta

Ex:

Um VX2ND trabalha de 30Hz a 6KHz porém se instalado em 4ohms (dobro da impedância mínima) a gama aumenta para de 30Hz a 12KHz e isso é muito bom !!! não é ???

Abraço !!!

OBS:

Citei o VX2ND como exemplo de Classe D mas poderia ter citado um Soudigital ou um Taramp's ou qualquer outro mas não conheço eles !!!

Então convidaria os colegas conhecedores desses e outros Amplificadores para darem sua opinião !!!

Juliano (SounDigital), Baraldi (Eros), fcolelho, Rafael (Protech) e muitos outros, pois o tópico é sobre Headroom ... ja ia me esquecendo de dois Baldes Kleber e Guto !!! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

bem colocado, p.ex. para a modinha dos trios atualmente, o pancadão, headroom é a receita :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Um Amplificador Classe D de 2500Wrms @ 2ohms posso ligar 02 Alto falantes de 1100Wrms a 1400Wrms @ 4ohms cada. Usando 2800Wrms de Alto Falante você corre zero risco de queima-los.

Usando 2200Wrms de Alto Falante você esta correndo um risco médio de queima-los então use com cuidado mas os 300Wrms não quer dizer Headroom !!!

Agora se o mesmo Amplificador Classe D de 2500Wrms @ 2ohms estiver trabalhando em 4ohms estará mandando 70% da Potência 2500*70%=1750Wrms e você coloca 1400Wrms de Alto Falante os 350Wrms a mais seria o Headroom pois o Amplificador estaria trabalhando com a Fonte aliviada e o Filtro mais frio !!!

e o amp de 1000wrms tocando um sub de 500w na impedancia nominal seria o q? excesso de potencia desnecessária??

se um amp de 1000w tocar um sub de 100w na impedancia nominal ele vai obrigatoriamente derreter o sub? ou o amp pode estar regulado para nao exceder por exemplo 200wrms em um pico de fator proximo ou igual a 0...

ele estaria folgado nao??? isto nao se enquadraria no Head?

ou pra estar folgado só se o amp tiver trabalhando com o dobro da impedancia nominal?

Compartilhar este post

Link para o post
'djchu'

Pois é ... você fala de Headroom como se ele fosse uma lei de ohm ou decibél ... de onde saiu este termo oque exatamente ele significa ... parece mais um termo Tibetano !!!

E ta ai uma controvércia, o uso do Amplificador Classe D numa impedância maior que a mínima é salutar pois ele trabalharia mais frio e haveria um aumento na gama de Resposta

Ex:

Um VX2ND trabalha de 30Hz a 6KHz porém se instalado em 4ohms (dobro da impedância mínima) a gama aumenta para de 30Hz a 12KHz e isso é muito bom !!! não é ???

Abraço !!!

OBS:

Citei o VX2ND como exemplo de Classe D mas poderia ter citado um Soudigital ou um Taramp's ou qualquer outro mas não conheço eles !!!

Então convidaria os colegas conhecedores desses e outros Amplificadores para darem sua opinião !!!

Juliano (SounDigital), Baraldi (Eros), fcolelho, Rafael (Protech) e muitos outros, pois o tópico é sobre Headroom ... ja ia me esquecendo de dois Baldes Kleber e Guto !!! rsrs

http://en.wikipedia.org/wiki/Headroom . Tá em ingles, mas tá bem explicado. :legal:

minha explicaçao de "headroom" é: no caso dos amps, é a potencia que o amp tem além do declarado pelo fabricante.

ex: fosgate antigo 200ix. o manual indica brigde de 200w rms a 4ohm, mas ele tem o dobro disso, entao ele tem headroom de 200w. entao, se eu ligo um falante de 200w no amp e regulo ele pra tocar musica sem distorçao, o falante vai receber picos de 400w, mas numa media de 200w, talvez pouco mais, trabalhando no maximo rendimento com pouca compressao dinamica.

no caso dos classe d trabalhar fora da impedancia nominal, eu vejo assim, porque se trabalhar acima da impedancia, a resposta em frequencia aumenta mas as harmonicas tambem. ;) harmonicas nao sao boas, fazem o amp render menos, consumir mais por um sinal que voce nao usa. ainda nao tenho uma explicaçao matematica pra mostrar, mas minhas analises em cima disso mostram esse tipo de comportamento. :)

Compartilhar este post

Link para o post

tem tambem o fator controle de sinal que e muito utilizado no meio profissional , mantendo meio que estavel um determinado nivel de sinal maximo em toda a faixa de audio comprimindo o sinal excedente para não clipar demais o amplificador . assim aumentando em muito a vida util dos falantes

ja na linha automotiva não se ve muito isso sendo utilizado.

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos todos discutir, brigar, concordar, discordar e aprender !!!

A moçada esta entendendo mal esse tal de Headroom !!!

"Na minha opinião"

Ele não é simplesmente a Potência a mais aplicada ao Alto Falante, ao projetar o som devemos levar em consideração a Potência do Amplificador com um mínimo de tolerância.

Ex.:

Certo ou Errado ???

Fala Joao!

Headroom nao tem a ver com a impedancia e a temperatura do filtro (tem certeza que tu nao vai fazer um gancho neste topico para os 70% e o tal do filtro mais frio? ehehehe)

Headroom eh a reserva de potencia disponivel no sistema, exemplo: Amp de 1000W e sub de 500W, sistema teoricamente regulado para obter 1000W (ta bom, isto de regular para X W nao existe, pessoal) nos picos da musica. Temos aqui 3dB de headroom.

(perdoem a falta de acentos e etc)

Compartilhar este post

Link para o post

Ex:

Abraço !!!

OBS:

Juliano (SounDigital), Baraldi (Eros), fcolelho, Rafael (Protech) e muitos outros, pois o tópico é sobre Headroom ... ja ia me esquecendo de dois Baldes Kleber e Guto !!! rsrs[/b]

Tem que fazer o amp trabalhar onde ele diz que pode!

Sobre os 6kHz que sobem pra 12kHz do VX2ND eh bom sim,

mas melhor eh um amp que consiga ir ate 15kHz como o SD3000, por exemplo.

Mas que topico MERCHAN heim?

Gostei!

Compartilhar este post

Link para o post

'osmairps'

Olha aki o outro tópico sobre headroom, só pra juntar os assuntos.

To acompanhando.

abraço.

Li o tópico que você indicou e tirei algumas conclusões:

Encaro aqui (o Fórum) como uma aula onde os que entendem mais e melhor são os professores e os demais alunos graduando porém algumas vaidades e semi deuses do assunto remete a uma vaidade nebulosa e nefasta !!!

Do texto citado pelo Delimaju no tópico indicado por você ("Alto-Falantes e Caixas Acústicas Caracteristicas e utilização" de Carlos Correia da Silva e Homero Sette) conclui que nele foi levado em conta "Música" como ouvimos em shows ao vivo que são diferentes de alguns "Sons" que ouvimos em nossos Trios !!!

Que em um Amplificador em que sua potência é aferida por "Música" pode-se ligar um um Alto Falante em que sua potência é aferida por "Música" sendo o Amplificador Mais potente o dobro (3db) que o Alto Falante ai sim poderiamos dizer que existe Headroom !!!

Diferente de nós que usamos Amplificadores aferidos por sinal senoidal de 60hz !!!

Pude ler também o Sr. bloOm (André) aproveitando o gancho lá e metendo a Lenha no VX ICE porém ja superei isso e antecipadamente perdoei ele !!! rsrsrs

Li um comentário do Rafael (Protech) que achei sensacional "me questionam quando digo que e melhor que o amplificador não ascenda o led de clipping quando trabalhando com potência acima da nominal dos falantes" o ideal é isso mesmo o Led Clipping não acender e nem piscar !!!

'muriloalvares'

Fala Joao!

Headroom nao tem a ver com a impedancia e a temperatura do filtro (tem certeza que tu nao vai fazer um gancho neste topico para os 70% e o tal do filtro mais frio? ehehehe)

Tem que fazer o amp trabalhar onde ele diz que pode!

Sobre os 6kHz que sobem pra 12kHz do VX2ND eh bom sim,

mas melhor eh um amp que consiga ir ate 15kHz como o SD3000, por exemplo.

Mas que topico MERCHAN heim?

Gostei!

E ai Murilo ??? Blz ???

É justamente esta dúvida que estava sanando os 70% e o filtro mais frio do Amplificador é muito salutar para o sistema mas percebi que Headroom é outra coisa ... agora conseguindo aliar Amplificador classe D no dobro da Impedância mínima e Headroom (3db a mais da potência do Alto Falante) seria melhor ainda !!!

Agora quanto ao gancho ... o Fórum em ci é um Ganchaço para todos !!!

OBS.:Sera que as vistas não embassaram e você confundiu 15 com outro número não ??? rsrsrs

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo é questão de saber dosar e saber usar as informações que você recebe.

Já cansei de ver tópicos aqui onde indicam um amp 2,3,4 vezes mais potente para o cara que vai usar apenas 400wrms de sub, isso de pessoas que talvez para um leigo passem por experts no assunto.

Aí como de costume a informação vai passando de um para outro e acaba virando verdade absoluta, ficando até chato você querer argumentar que não é bem assim.

Desculpem aí, mas é o que acho.

Compartilhar este post

Link para o post
Tudo é questão de saber dosar e saber usar as informações que você recebe.

Já cansei de ver tópicos aqui onde indicam um amp 2,3,4 vezes mais potente para o cara que vai usar apenas 400wrms de sub, isso de pessoas que talvez para um leigo passem por experts no assunto.

Aí como de costume a informação vai passando de um para outro e acaba virando verdade absoluta, ficando até chato você querer argumentar que não é bem assim.

Desculpem aí, mas é o que acho.

concordo com vc zé... indicam um amp de 1200rms pra um sub de 400 e não explicam pro cara como deve ser usado esses rms... aew o cara "aciona" loud no HI, bass bost no talo e coisas mais, queima o sub, pois o cara vai achar q com 1200 na bunda o sub vai tocar como se tivesse 1200...

falta muita informação, muita mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo o que penso !!!

headroon é a folga de potencia pros pikos de musica !

mais tenho uma duvida como limitar um amplificador q manda por ex 1800 rms pra um falante de 900 rms q essa potencia seja apenas nos pikos q essa potencia nao seja continua pasmafaute e 3 db a mais pra um falante é o mais q sulficiente ?!

onde nao tem os pikos de musica se o falante continuar a receber os 1800 rms nao vai haver distorçao ???

EDIT : ERROS DE PORTUGUES JA ARRUMEI ALGUNS JOAO JA ARRUMEI :P

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que é muito confundida tambem.

A potencia dos falantes é estipulada em W de potencia continua o Q é diferente de potencia musical.

Onde muitas empresas ja se adequaram a especificar X-W de potencia continua e XX-W de potencia musical.

Onde então podemos aplicar não o dobro de potencia mas sim a potencia musical estipulada pelo fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post
Uma coisa que é muito confundida tambem.

A potencia dos falantes é estipulada em W de potencia continua o Q é diferente de potencia musical.

Onde muitas empresas ja se adequaram a especificar X-W de potencia continua e XX-W de potencia musical.

Onde então podemos aplicar não o dobro de potencia mas sim a potencia musical estipulada pelo fabricante.

Que por sua vez pode ser mais ou menos do que o dobro da potência RMS (normalmente mais).

Então por exemplo, dois 307 trabalhando com um T2000 ou um SD1800 teria mais do que o dobro de potência quando se fala em RMS. Mas a potência músical (máxima) do 307 é 1200W. Portanto seria um módulo de 2000Wrms trabalhando em cima de 2400W PMPO. O meu pensamento está correto?

PS: Um sistema desses ficaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um artigo feito pelo Homero Sette que é da Selenium se não me engado, que fala sobre

Compressão de potencia.

A compressão de potencia nada mais é do que um efeito causado pelo aquecimento do fio da bobina de um auto-falante.

Como um fio ao dilatar, aumenta o espaço entre as moléculas, consequentemente sua resistencia aumenta.

Com esse aquecimento, facilmente temos uma perda de vários dBs apos algumas horas de uso.

Ele compara o grafico de Temperatura versus Tempo de uma caixa totalmente em madeira,

e uma caixa com uma chapa de ferro/aluminio para resfriação, ambas caixas Horn que possuem

camara selada para o autofalante.

Imagino que o Headroom pode e deve ser utilizado para compensar essa perda de potencia após o uso do autofalante,

mas ao mesmo tempo deve ser muito bem calculado, pois se eu aplico o dobro da potencia, a bobina esquentará em dobro,

não tem segredo, é lei de Ohm, a potencia dicipada será bem maior.

Se a caixa não tiver uma refrigeração adequada, o Headroom pode facilmente queimar o autofalante antes mesmo de uma hora

tocando.

Outro problema do Headroom é que o autofalante é feito para trabalhar a uma certa potencia, mas digamos que o fabricante marque

seus autofalantes como 300W rms seguindo a NBR para o metodo de medição, mas que ele suporte na realidade 600W, desde que seja

um sinal limpo, com o minimo de ceifamento de onda.

Para trabalhar com 3dB de Headroom, devemos ter o dobro de alimentação, e no nosso sistema de som automotivo, sabemos como é dificil

obter uma boa alimentação, pois trabalhamos com 12 volts que utiliza baterias extremamente grandes, e trabalha-se com correntes

extremamente grandes, chegando facilmente a superar os 500A em 12 volts.

Como sabemos, má alimentação causa distorção na saida do amplificador, e se o amplificador distorce enviando 600W de potencia para o autofalante que deveria aguentar esses 600W com o sinal limpo, a bobina do autofalante vai esquentar muito mais, pois sairá do seu local de trabalho mais facilmente, o valor da tensão na bobina terá seu valor medio bem maior.

Eu acho Headroom extremamente interessante e perigoso, mas eu mesmo me arrisco a utilizar, ja projetei sistemas com 8 Protech Trio 12" com um pouco mais que 4dB de Headroom teoricamente, talves chegando a 3dB na pratica, e que estão funcionando até hoje graças a uma regulagem bem moderada, e tocando muito forte.

Mas ao mesmo tempo ja queimei autofalantes, usei um Headroom ainda maior, 6dB nos Protech Trio 15". Enquanto eu utilizei eles sem distorção, estavam tocando extremamente forte, com qualidade e sem ultrapassar seu X-max devido ao subsonico e a caixa.

Mas na hora de competir, que o que vale é quem toca mais alto, eu tive que apelar pra distorção, resultado: Fios de bobina soltos no GAP.

Para usuarios do dia-dia, que não tem tanto cuidado com o som, eu recomendo usar 1 ou 2dB de headroom, só para compensar a potencia declarada erroneamente da maioria dos amplificadores, devido falta de alimentação.

É isso galera, falei muito ja.

Fica ai a dica.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...