Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JOAO OTAVIO

º° Headroom °º

Recommended Posts

Postado em
João, me explica melhor o porque dessa afirmação de que ao dobrar a impedancia a resposta suba.

 

ontem falamos sobre isso no encontro autosom a respeito de outro fabricante, na minha modesta opinião é lamentável projetar um circuito assim, falta de criatividade e estudo; para empresas pequenas e amplificadores de baixo custo cabe, mas não para uma empresa renomada <_<

Postado em

Gente, dei uma lida por cima no tópico...

 

Bem, alguns experimentos na área mudaram MUITO meu conceito a respeito do Headroom.

 

Primeiro: Headroom FAZIA todo o sentido quando trabalhávamos com LPs e fitas K7, onde era possível trabalhar 3dBu ou mais acima do nível padronizado (0dBu). Ou seja, você poderia ter picos ACIMA do que hoje é o nível máximo dos CDs, cujo nível máximo está em 0dBu.

 

A vantagem HOJE de usar Headroom é poder trabalhar com o falante à pleno rendimento e com o amplificador mais folgado. Pode-se aplicar até mais potência, pra permitir trabalhar a todo SPL.

 

Bonito, né?

 

Alisei com uma mão, e agora eu bato com a outra (no bom sentido):

 

Se você, caro usuário, é do tipo que regula o ganho na base do CDzinho do aviões do forró, subindo o ganho até alguma coisa fazer barulho, PELO AMOR DE DEUS, não use headroom. De preferência, trabalhe abaixo da potência máxima do falante.

 

Estranho, não? Não.

 

De ouvido você chega a ter ganho de 9dB no SPL, limpinho, mas com o sinal fortemente clipado. Agora, vai tirar todo esse ganho aplicando ainda mais potência? Vai queimar ainda mais rápido.

 

Ou se faz a coisa direito, ou esqueça: Não use headroom.

Postado em
Se você, caro usuário, é do tipo que regula o ganho na base do CDzinho do aviões do forró, subindo o ganho até alguma coisa fazer barulho, PELO AMOR DE DEUS, não use headroom. De preferência, trabalhe abaixo da potência máxima do falante.

 

EU.

 

Como devo proceder para regular de forma a ficar 'o mais limpo' possível de sinal ?

Postado em
EU.

 

Como devo proceder para regular de forma a ficar 'o mais limpo' possível de sinal ?

 

se for modulo que tenha Led clip, é so nao deixar clipar!

agora se nao tiver cliping, vc regula o som, qnd chegar na distorçao, volta um pouco ate nao escutar mais distorçao, so que nesse ponto tem onda quadrada e vc nao percebe, entao volta mais um pouquinho no ganho!

Postado em
EU.

 

Como devo proceder para regular de forma a ficar 'o mais limpo' possível de sinal ?

 

Multímetro!

 

Exceto em casos bizarros, como os Taramps que davam 50% da potência, basta colocar um CD com sinal senoidal em 60Hz e subir o ganho até atingir determinada tensão, que será correspondente à potência desejada.

 

Por exemplo, vamos dizer que seu amplificador tem 1000W RMS em 4 ohms. Você tem um sub de 500W RMS e quer aplicar 700W RMS, porquê o projeto da sua caixa permite trabalhar com um pouco mais de potência sem extrapolar os limites do falante.

 

Fórmula básica: U²=P*R

 

Aplicando:

 

U²=700 * 4

U²=2800

U = 53V

 

Deixa o falante ligado na saída do amplificador, coloque o multímetro em ACV, solte o CD com sinal senoidal de 60Hz, deixando o volume em 90% e tudo em flat. Suba o ganho até atingir os 53V e pronto.

 

Só digo uma coisa: vai perder SPL.

Postado em
Multímetro!

 

Exceto em casos bizarros, como os Taramps que davam 50% da potência, basta colocar um CD com sinal senoidal em 60Hz e subir o ganho até atingir determinada tensão, que será correspondente à potência desejada.

 

Por exemplo, vamos dizer que seu amplificador tem 1000W RMS em 4 ohms. Você tem um sub de 500W RMS e quer aplicar 700W RMS, porquê o projeto da sua caixa permite trabalhar com um pouco mais de potência sem extrapolar os limites do falante.

 

Fórmula básica: U²=P*R

 

Aplicando:

 

U²=700 * 4

U²=2800

U = 53V

 

Deixa o falante ligado na saída do amplificador, coloque o multímetro em ACV, solte o CD com sinal senoidal de 60Hz, deixando o volume em 90% e tudo em flat. Suba o ganho até atingir os 53V e pronto.

 

Só digo uma coisa: vai perder SPL.

[-] [-] [-]

Postado em

vamos resumir então...

 

se vc (eu tb entro nesse time) não tem um ouvido muito apurado e nem conhecimento na área, contente-se em só "ouvir" falar no tal do headroom! é isso?!

 

:legal:

Postado em
vamos resumir então...

 

se vc (eu tb entro nesse time) não tem um ouvido muito apurado e nem conhecimento na área, contente-se em só "ouvir" falar no tal do headroom! é isso?!

 

:legal:

 

Não...

 

Mas se eu não sei nadar, não vou me jogar no rio, pq o prejuízo é certo. Primeiro eu tenho que aprender a nadar, ou usar uma bóia.

 

Se quer usar headroom, tem que saber como usar, e isto eu já expliquei acima. Simplesmente querer usar, comprar um amplificador mais potente, e jogar na mão do instalador é garantia de prejuízo.

Postado em
Meu caso é complicado [^], amplificador que manda teoricamente 250Wrms - 4ohms por bridge, sub de 400Wrms em série (4ohms) ligado em bridge.

 

eu to melhor um pouco q vc dudu! meu amp manda 300rms e o sub é de 250rms... isso é o início de um headroom?!

no stereo eu tenho um amp q manda 140rms em bridge e o kit suporta 90rms, aqui eu já acho q da pra fazer alguma coisa...

 

to meio perdido com essas novas informações, meu som ta bem regulado e de repente até estou usufruindo do danado headroom e nem to sabendo...

Postado em
Multímetro!

 

Exceto em casos bizarros, como os Taramps que davam 50% da potência, basta colocar um CD com sinal senoidal em 60Hz e subir o ganho até atingir determinada tensão, que será correspondente à potência desejada.

 

Por exemplo, vamos dizer que seu amplificador tem 1000W RMS em 4 ohms. Você tem um sub de 500W RMS e quer aplicar 700W RMS, porquê o projeto da sua caixa permite trabalhar com um pouco mais de potência sem extrapolar os limites do falante.

 

Fórmula básica: U²=P*R

 

Aplicando:

 

U²=700 * 4

U²=2800

U = 53V

 

Deixa o falante ligado na saída do amplificador, coloque o multímetro em ACV, solte o CD com sinal senoidal de 60Hz, deixando o volume em 90% e tudo em flat. Suba o ganho até atingir os 53V e pronto.

 

Só digo uma coisa: vai perder SPL.

 

dai tu me quebra as perna com TANTO calculo, porém eu entendi tudo :rever1: :rever1: :rever1:

 

 

É de pessoa como vc que precisamos, explica a coisa falando português...

 

Onde consigo achar um cd com senoide 60hz ?

 

De qualquer forma, sabendo dosar as coisas, no ouvido mesmo, não tem problema né ? :rolleyes:

Postado em

O graaande POREM eh que o sinal musical nao transfere potencia constante para os alto-falantes.

 

Nada melhor que um amp com indicador de clipping e boa alimentacao, e um sub que segure os picos de potencia aplicados (se nao o sub vai clipar, batendo bobina, etc).

Postado em
dai tu me quebra as perna com TANTO calculo, porém eu entendi tudo :rever1: :rever1: :rever1:

 

 

É de pessoa como vc que precisamos, explica a coisa falando português...

 

Onde consigo achar um cd com senoide 60hz ?

 

De qualquer forma, sabendo dosar as coisas, no ouvido mesmo, não tem problema né ? :rolleyes:

 

Aqui mesmo no fórum já foram disponibilizados vários cds de teste. A grande maioria deles tem faixa de 60 Hz. Só usar a busca.

 

[]'s

Crawling Chaos

Postado em

'EliasSoares'

João, me explica melhor o porque dessa afirmação de que ao dobrar a impedancia a resposta suba.

 

Explico sim mas no momento estou meio ocupado com um tal "3ND da discórdia" rsrsr

Depois te explico !!!

 

Abraço !!!

Postado em
Sem falar que a caixa deve ser projetada visando os picos de potência acima do especificado, coisa que ninguém lembra de fazer. Isto pode alterar consideravelmente a necessidade de um subsônico.

 

Kleberlpa,

vc poderia explicar melhor essa parte da caixa? Ela deve ser maior, menor, vai de falante a falante?? Enfim, como se chega na caixa correta quando se usa o headroom?

Postado em
Kleberlpa,

vc poderia explicar melhor essa parte da caixa? Ela deve ser maior, menor, vai de falante a falante?? Enfim, como se chega na caixa correta quando se usa o headroom?

 

Basicamente, ao invés de simular usando a potência nominal, deve-se simular usando a potência de pico que se vai aplicar. Se a caixa estiver ultrapassando muito a X-max, é pq o conjunto não vai se comportar bem...

Postado em
Basicamente, ao invés de simular usando a potência nominal, deve-se simular usando a potência de pico que se vai aplicar. Se a caixa estiver ultrapassando muito a X-max, é pq o conjunto não vai se comportar bem...

 

Opa, a coisa aqui é imediata! he!he!

Vlw.

 

EDIT: Não sei se tem muito a ver, mas em uma selada não é mais fácil de controlar o X-MAX do que em uma dutada?? Nesse caso, a selada seria a melhor opção?

Postado em

em uma selada, é mais dificil de atingir o Xmax, e sim fica mais controlado!

mas se a ideia dessa potencia a mais é ter mais força e SPL, entao dificilmente se ve caixas seladas!

mas sim é mais facil de controlar um falante!

Postado em

Tenho um TESTE pra vcs ...

 

Me digam ... qual dessas músicas (esse negócio azul ae no meio é uma música) precisa de se usar HEADROOM !!!

 

imagem2gc0.jpg

imagemcs4.jpg

 

 

APOSTO que vai ser mais fácil de entender depois que vcs conseguirem entender essas imagens ! rsrsrs



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...