Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sandromagnata

Potencia Em Rms X Db

Recommended Posts

galera... eu ainda nao sou muito experiente em som, eu gostaria de saber uma coisa.... espero q alguem possa me ajudar...

Assim na hora de vc comprar um auto falante... oq vc deve olhar? a potencia em RMS ow os DB(SPL)... falo issu pq aassim.. eu to em duvida se coloco o pionner cara preta oow o bravox bvx....

os dois tem dB semelhantes, mas a potencia em rms de cada um é muito diferente.... [-]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende do modulo que vc vai usar e do proposito do seu som...

tenha em mente que quando dobra a potencia em rms vc dobra a pressão sonora.

quando vc tem 3db a mais de sensibilidade vc terá o dobro da pressão sonora pra mesma potencia rms aplicada..

e quando vc dobra a area do cone, vc tbm dobrará a pressão sonora..

exemplo: se vc tem um sub de 600wrms e 90db/w/m de 12 poelgadas.. pra dobrar a pressão sonora em relação a este sub, vc tem a seguinte alternativa:

pegar um sub identico porém com 1200wrms (lembrando que isso só fará diferença se vc tiver um amplificador de 1200wrms pra ele).

pegar um sub com exatamente as mesmas caracteristicas porém com 93db/w/m de sensibilidade..

ou então colocar dois subs iguais a estes de 12 polegadas..

lembrando que a caixa utilizada tbm faz diferença pois uma dutada pode dar até 3db a mais de ganho em relacao a uma selada...

com relação a duvida entre bvx e pioneer:

esquecendo outras caracteristicas como frequencia de resposta.. o bvx bem alimentado vai tocar mais.. porém com o mesmo modulo que vc vai precisar pro bvx, da pra colocar 3 pioneer que vão te dar muito mais spl...

Compartilhar este post

Link para o post

agora fiquei confuso :pirou:

oq da mais qualidade.... e potencia...

a SENSIBILIDADE, OW, A PRESSAO SONORA...

qual da mais som... "akele som onde vc passa e todos olham..." som com mais sensibilidade ow pressao sonora?

Compartilhar este post

Link para o post

cara vc ta confundindo o que seria sensibilidade e o que seria pressão sonora...

O que vc chama de som mais forte ("maior volume") é a pressão sonora.. e ela é medida em dB (decibels)... então um som que emita 120dB é duas vezes "mais forte" do que um som que emita 117dB.

Sensibilidade é a pressão sonora que um alto falante é capaz de emitir, em decibels, com 1w aplicados, a um metro de distancia.. dai vem a medida por exemplo de 90dB/w/m .. isso quer dizer que o falante emite 90dB a um metro com 1w aplicado..

quando vc dobra a potencia aplicada, por exemplo aplicando 2w, vc terá o dobro da pressão sonora ("volume do som") o que significa que vc terá 93dB a um metro.

Ou seja.. pra você saber o que é que te "dá mais som" tens que mensurar tanto a sensibilidade quanto a potencia... nunca separando os dois... então na teoria um sub de 93db/w/m alimentado com 400wrms te dará a mesma pressão sonora que um sub de 90db/w/m alimentado com 800wrms.

Qualidade de som depende de outros fatores, desde os materiais utilizados no falante, como material do cone, até o projeto da caixa de som.. além da qualidade do amplificador que envolve nivel de distorção dele, THD, dumping factor, relação sinal/ruído, slew rate... enfim vários aspectos influenciam.. até mesmo os cabos de falantes utilizados podem influenciar na qualidade do som.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra entenderes melhor ainda..

vamos pensar nos dois falantes que tu mencionastes.. o bvx e o pioneer 307, de 12 polegadas...

o pioneer tem 89dB/w/m de sensibilidade e suporta até 400wrms que deverão ser fornecidas por um amplificador..

isso significa que ele emitirá 89dB com 1w, 92dB com 2w, 95dB com 4w.... e finalmente 115dB com 400w.

o bvx tem 86dB/w/m e suporta 1200wrms.

ou seja, emite 86dB com 1w, 89dB com 2w, ... e por fim, 117dB com 1200w...

portanto, 1 pioneer com 400w terá menos pressão sonora do que um bvx com 1200wrms... mas se no mesmo aplificador do bvx vc ligar 2 pioneer 307, vc terá 118dB... e se ligar 3 pioneer terá 121dB que corresponde a mais do dobro da pressão sonora em relação a 1 bvx... isso com o mesmo amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos pensar nos dois falantes que tu mencionastes.. o bvx e o pioneer 307, de 12 polegadas...

o pioneer tem 89dB/w/m de sensibilidade e suporta até 400wrms que deverão ser fornecidas por um amplificador..

isso significa que ele emitirá 89dB com 1w, 92dB com 2w, 95dB com 4w.... e finalmente 115dB com 400w.

portanto, 1 pioneer com 400w terá menos pressão sonora do que um bvx com 1200wrms... mas se no mesmo aplificador do bvx vc ligar 2 pioneer 307, vc terá 118dB... e se ligar 3 pioneer terá 121dB que corresponde a mais do dobro da pressão sonora em relação a 1 bvx... isso com o mesmo amplificador.

O.O

ohhh mestre!!

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

O.O

ohhh mestre!!

[]-[]

:+1:rever1: parabéns pela paciencia tb! rsrs []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu lia e lia essas porras e nunca entendia 100%, sabia da sensi e do wrms, mas tao explicado assim,,,

Mestreeee......................................... UALAAAA,, (peguei pesada)

Compartilhar este post

Link para o post

Galera... vlw os elogios ae.. mas na pressa eu errei um detalhe importante na minha explicação.. vou quotar o erro abaixo e explicar o erro...

então.. nessa conclusão aí eu errei...

Na verdade eu esqueci de mencionar que alem da sensibilidade e da potencia, deve-se levar em conta a area do cone (na verdade eu comentei isso eu acho, mas na hora de fazer as contas eu esqueci disso)..

dois pioneer com 800wrms aplicados dariam na verdade 121dB (ou seja, mais que o dobro da pressão sonora que 1bvx)...isso porque além de dobrar a potencia, eu to dobrando a area de cone.. e com 1200wrms em 3 pioneers teriamos 124dB (nessa caso o ganho já foi de somente 3dBpq eu nao dobrei area nem potencia)...

quando se dobra a quantidade de subs e a potencia aplicada, se ganha na verdade 6dB... 3dB por dobrar a area do cone e 3dB por dobrar a potencia... (isso tudo pra subs de mesma sensibilidade)

interessante notar tbm que aqueles 118dB que eu citei errado anteriormente, correspodem a dois pioneers alimentados somente com 400wrms (200wrms cada um)... e não por 800wrms como eu tinha dito antes.

espero não ter deixado a coisa mais confusa..

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, então posso concluir que os dois pioneer, alimentados com 800Rms ou um pouco mais, vai ter MUITO mais SPL do que o BVX???

Por exemplo, meu Blau, tem sensibilidade de 88,1 dB... vou alimentá-los com 1000RMS...

Se eu estiver seguindo seu raciocínio, alimentados com essa potência, vai a cerca de 124,1dB???

É isso que eu entendi, a cada vez que dobra a potência, sobem 3db. e qdo coloca-se mais um sub, mesma potência e etc... acrescenta-se mais 6dB, estou certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Rodrigo, então posso concluir que os dois pioneer, alimentados com 800Rms ou um pouco mais, vai ter MUITO mais SPL do que o BVX???

Por exemplo, meu Blau, tem sensibilidade de 88,1 dB... vou alimentá-los com 1000RMS...

Se eu estiver seguindo seu raciocínio, alimentados com essa potência, vai a cerca de 124,1dB???

É isso que eu entendi, a cada vez que dobra a potência, sobem 3db. e qdo coloca-se mais um sub, mesma potência e etc... acrescenta-se mais 6dB, estou certo?

sim, mas não é exatamente quando se coloca mais um sub com mesma potencia que se ganha 6dB.. e sim quando se dobra a quantidade do mesmo sub... porque por exemplo se vc já tiver 3 subs, acrescentando mais um sub, isso não vai representar um ganho nem perto de 6dB...

vale lembrar tbm que a gente tem que confiar nas medidas de sensibilidade dadas pelo fabricante... e tbm que tem que levar em conta as medidas de sensibilidade dados na mesma unidade de medida, pois tem fabricante que dá esta medida em dB/2,73v/m algo assim nao lembro... e vale lembrar tbm que tem fabricante espertinho que dá a medida da sensibilidade do falante em 1000hz, ou seja, longe da verdadeira atuação do sub.. além disso deve ser levado em conta a fs do falante pois vc pode ter um falante com fs muito alta que vai ser um sub desagradavel pra som interno (como o streetbass por exemplo que agrada a poucos pra dentro)... o street tem sensibilidade alta o que te dá alto spl.. porém lá nos 90hz que é onde ele responde legal.. outro detalhe é que tem que se levar em conta fatores externos ao sub, como a caixa utilizada pois uma dutada dependendo da configuração delas pode dar ganhos até de 6dB... além do ganho de cabine que é diferente em cada carro...

mas no caso bvx contra dois pioneer acredito que sim, vai ter bem mais spl... o que pode ser diferente é o comportamento dos dois.. pode ser que o bvx desca a frequencias mais baixas, tremendo tudo em volta.. e o pioneer se faça escutar bem mais longe..

isso na pratica pra mim funciona da seguinte forma:

eu escolho a amplificação que vou usar de acordo com a grana que posso gastar no sistema, já pensando em como alimentar esse amplificador... dai por exemplo eu escolho um T1000... depois eu olho pra minha mala, e penso quantos subs cabem alí no maximo... por exemplo, se cabem dois subs de 15 pra mim ali sem problemas, então eu vou por dois subs de 15 polegadas com 500wrms cada um... vai ter muito mais spl do que um unico sub de 12 com 1000wrms... se nao cabem dois de 15, a opção logo abaixo são dois de 12... se nao cabem dois de 12.. entao vejo se cabe 1 de 15.. se não.. então vai só um de 12 com 1000wrms.. essa é a vantagem do sub extremamente potente nesse caso.. o fato de ocupar pouco espaço na mala..

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, as explicações valeram muito para mim, que ja estou ha um tempo varrendo o forum, para ver se entendo um pouco mais de som.

Valeu cara!

Compartilhar este post

Link para o post

aki nesse link tem uma tabela muito útil pra fazer comparações entre alto-falantes, nela, de acordo com a sensibilidade em db do falante e a potência em watts rms aplicada, conseguimos detectar o spl final de cada falante.

aki o link: http://colomar.com/Shavano/spl.html

eu uso muito essa tabela pra fazer comparações entre 2 ou mais alto-falantes. tenham um bom uso dela.

abraço,

Emerson - RS

Compartilhar este post

Link para o post
aki nesse link tem uma tabela muito útil pra fazer comparações entre alto-falantes, nela, de acordo com a sensibilidade em db do falante e a potência em watts rms aplicada, conseguimos detectar o spl final de cada falante.

aki o link: http://colomar.com/Shavano/spl.html

eu uso muito essa tabela pra fazer comparações entre 2 ou mais alto-falantes. tenham um bom uso dela.

abraço,

Emerson - RS

Muito boa esta tabela!!

Compartilhar este post

Link para o post

sim, mas não é exatamente quando se coloca mais um sub com mesma potencia que se ganha 6dB.. e sim quando se dobra a quantidade do mesmo sub... porque por exemplo se vc já tiver 3 subs, acrescentando mais um sub, isso não vai representar um ganho nem perto de 6dB...

vale lembrar tbm que a gente tem que confiar nas medidas de sensibilidade dadas pelo fabricante... e tbm que tem que levar em conta as medidas de sensibilidade dados na mesma unidade de medida, pois tem fabricante que dá esta medida em dB/2,73v/m algo assim nao lembro... e vale lembrar tbm que tem fabricante espertinho que dá a medida da sensibilidade do falante em 1000hz, ou seja, longe da verdadeira atuação do sub.. além disso deve ser levado em conta a fs do falante pois vc pode ter um falante com fs muito alta que vai ser um sub desagradavel pra som interno (como o streetbass por exemplo que agrada a poucos pra dentro)... o street tem sensibilidade alta o que te dá alto spl.. porém lá nos 90hz que é onde ele responde legal.. outro detalhe é que tem que se levar em conta fatores externos ao sub, como a caixa utilizada pois uma dutada dependendo da configuração delas pode dar ganhos até de 6dB... além do ganho de cabine que é diferente em cada carro...

mas no caso bvx contra dois pioneer acredito que sim, vai ter bem mais spl... o que pode ser diferente é o comportamento dos dois.. pode ser que o bvx desca a frequencias mais baixas, tremendo tudo em volta.. e o pioneer se faça escutar bem mais longe..

isso na pratica pra mim funciona da seguinte forma:

eu escolho a amplificação que vou usar de acordo com a grana que posso gastar no sistema, já pensando em como alimentar esse amplificador... dai por exemplo eu escolho um T1000... depois eu olho pra minha mala, e penso quantos subs cabem alí no maximo... por exemplo, se cabem dois subs de 15 pra mim ali sem problemas, então eu vou por dois subs de 15 polegadas com 500wrms cada um... vai ter muito mais spl do que um unico sub de 12 com 1000wrms... se nao cabem dois de 15, a opção logo abaixo são dois de 12... se nao cabem dois de 12.. entao vejo se cabe 1 de 15.. se não.. então vai só um de 12 com 1000wrms.. essa é a vantagem do sub extremamente potente nesse caso.. o fato de ocupar pouco espaço na mala..

òtima explicação, agora eu acho que fica mais fácil de eu conseguir definir os 4 subs que eu quero....

Compartilhar este post

Link para o post
galera... eu ainda nao sou muito experiente em som, eu gostaria de saber uma coisa.... espero q alguem possa me ajudar...

Assim na hora de vc comprar um auto falante... oq vc deve olhar? a potencia em RMS ow os DB(SPL)... falo issu pq aassim.. eu to em duvida se coloco o pionner cara preta oow o bravox bvx....

os dois tem dB semelhantes, mas a potencia em rms de cada um é muito diferente.... [-]

o cara-preta tem 89dB de sensibilidade e o BVX 87dB de sensibilidade. Totalmente diferentes.

O BVX vai precisar do dobro da potência se comparando a um cara-preta.

Compartilhar este post

Link para o post

Então como exemplo:

1 Nitro 700rms 88db X 1 protech 380rms 91 dbs ambos 12"

Utilizando um amplificador que forneça 1024rms no nitro

No nitro eu alcançaria 118dbs contra

Utilizando um amp que forneça 512rms no protech

eu alcançaria 118dbs

Concluindo que:

Em ambos os casos os dois iriam tocar igual, mesmo o protech tendo menos potência aplicada???

Só que neste caso como a sensibilidade é maior no protech a sua fs também será maior e a tremedeira no carro será menor que no caso do nitro por ter uma fs mais baixa.

Se não me engano, sub com Sensibilidade alta tem fs alta, e sensibilidade menor fs baixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Então como exemplo:

eu alcançaria 118dbs

Concluindo que:

Em ambos os casos os dois iriam tocar igual, mesmo o protech tendo menos potência aplicada???

Só que neste caso como a sensibilidade é maior no protech a sua fs também será maior e a tremedeira no carro será menor que no caso do nitro por ter uma fs mais baixa.

Se não me engano, sub com Sensibilidade alta tem fs alta, e sensibilidade menor fs baixa.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a explicaçao do Rodrigo...

Axei muito da hora...

Olha essa ai entaum...

Um sub Mtx 8512 500 rms com sensibilidade 92,2 vai toca aproximadamente 119 dbs enquanto o Bvx com 1200 rms cm senbilidade de 86 vai toca aproximadamente 116...

Ë mais o menos por ai entaum pessoal????

Compensa por um mtx com menor potencia e maior sensibildade que vai tocar mais que o BVX????????

Compartilhar este post

Link para o post
Então como exemplo:

eu alcançaria 118dbs

Concluindo que:

Não necessariamente.. vc pode perfeitamente ter um sub com sensibildade alta e fs baixa.. mas realmente na maioria dos casos quanto mais potente o sub, menor a sensibilidade e mais baixa a fs... e quanto mais baixa a fs do sub melhor vocação ele tem pra som interno e pior pra externo (mala aberta).

Compartilhar este post

Link para o post

Muito paciente e bem desenvolvida a explicação do amigo, mas no geral esses conceitos vale pra se ter uma idéia, com eles você não consegue avaliar o timbre do sub, se ele desce bem e etc...

Com o MTX você pode ter mais SPL audível, mas será que terá mais subgrave?

Tava tudo tão simples né... vamos complicar um pouco :rolleyes:

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Muito paciente e bem desenvolvida a explicação do amigo, mas no geral esses conceitos vale pra se ter uma idéia, com eles você não consegue avaliar o timbre do sub, se ele desce bem e etc...

Abraços!

pra saber quem vai ter mais subgrave tem que analizar a fs do falante e a caixa que ele necessita pra isso..

pra isso existem os parametros.. colocando todos os parametros em um bom programa de calculo de caixas vc vai ter uma deiai bemmm melhor de toda a resposta do sub, da caixa necessaria, do SPL dele, e inclusive do controle do cone e velocidade de resposta...

depois disso ainda será necessario testar no carro.. pois a resposta vai ser diferente de carro pra carro.. em um corsa por exemplo vc vai ter SPL de sobra.. em um sedan ou em carro SW já não vai ter tanto.. e assim por diante...

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços!

Minha maior dúvida é exatamente esta... Tomando como exemplo ainda os Nitros 700 X Protech 380 ambos de 12" e mesmo o protech conseguindo atingir os mesmos 118dbs que o nitro, será que o protech vai fazer o chão tremer e o carro desmontar como o nitro faria??? Pois a Fs do protech é mais alta que o nitro...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...