Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Acheeeeeeeeei O Projéto Exclusivo

Recommended Posts

Postado em
Se é para sub-grave creio que ela não poderá ser usada acima de 100hz, ou não? :huh:

Recommended Bandpass: 35 Hz- 150 Hz (±3 dB)

Frequency Response: 36 Hz - 360 Hz (-3 dB)

Usable Frequency Range: 29 Hz - 440 Hz (-10 dB)

Postado em
é disso mesmo que estou dizendo hahaha

tem muita coisa envolvida nisso ...

acredito que o alinhamento do PA num déve ser coisa fácil !

Uhum, hehehe, são só 19 anos de praia nesse ramo... ;)

Mas deixa a galera quebrar a cabeça um pouco, hehehe... O povo gosta dessas coisas "diferentes", hehehe :legal:

Postado em

uhauahuahauhauaha

eu tô nessa uns 8 anos hahahaha !

deixa os nego pensa então vai hahaha !

Mas venho pensando bem nessas caixas de acoplamento de onda viu !

ajuda muito com falantes de baixa potência !

Postado em
uhauahuahauhauaha

Ah sim, com um processamento "genérico" elas podem funcionar até legalzim, desde que se saiba onde vai mexer.

No caso de usar com outros falantes, acredito que uma adequação do volume das câmaras dos falantes e da sintonia venha bem a calhar. O acoplamento gerado ajuda e muito a "engordar" o grave.

Um problema que pode pintar seria a rotação de fase em relação às outras vias do sistema, coisa que precisaria de algum recurso eletrônico pra ser sanado... :legal:

Postado em

talvez até com Corte , ou a simples troca de Fase isso já seja resolvido viu !

que vejop em muitos trios que escuto é PURA bestera de fase ... que se vc mudar a fase dos falantes em relação a outro já é OUTRA coisa !

Mas esses são macetes nos quais demora um tempo pra ENTENDER e depois colocar em prática !

Postado em
talvez até com Corte , ou a simples troca de Fase isso já seja resolvido viu !

que vejop em muitos trios que escuto é PURA bestera de fase ... que se vc mudar a fase dos falantes em relação a outro já é OUTRA coisa !

Mas esses são macetes nos quais demora um tempo pra ENTENDER e depois colocar em prática !

O tempo conta mesmo e como conta. A 02 dias atrás o marceneiro que monta as minhas caixas, estávamos conversando sobre sistemas de sonorização e aqui o pessoal trabalha muito com som pesado, as chamadas Radiolas de Reaggae, mas parecem uns jumentos batizados :vts, que não abrem a cabeça para os que as pessoas falam, mesmo provando que estão certos.

Aí ele me amostrou o esquema de montagem de uma MTL-2. Ele disse que os caras apanham muito para montar e dizem que ninguém bota fé nessas caixas.

Só querem saber daquelas montruosas.

Pois é, eu su leigo no assunto e viajei legal. o-o-

Postado em
Olá Pessoal!

Trata-se de band-pass de 6ª ordem, onde o Vb frontal "acornetado" (provavelmente no try and error) ajuda a tirar um pouco do som "lento" como chamam no hi-fi definindo mais a batida;

O pequeno Vb frontal proporciona o picão em 200hz, totalmente inútil, uma vez que a banda útil passante segundo o próprio fabricante é de 35 a 100hz, como podemos ver na curva não processada na página 4 do pdf, onde temos melhor visão do que temos na nossa frente; a curva de impedância fala por si quanto ao alinhamento usado (de acordo com o falante específico = parâmetros);

102cmL x 66cmA x 76cmP = 512 litros brutos; 104,3kg;

Temos fixado nela (caixa) o amplificador em bridge (PL230); ela é toda de fibra de carbono (etc mais um monte de qualidades);

Para ter a resposta da curva da página 4 do pdf tem de o amplificador estar ligado ao processador (que não deve vir de brinde) onde podemos ver o quanto de som é "fabricado" na equalização (justamente pela deficiência do alinhamento usado;

Quem está habituado a curvas de resposta fica com a pulga atrás da orelha quando vê uma assim (smoothed) da resposta não processada.

Ponto para a QSC que pelo menos colocou as curvas;

Para impressionar colocam o "calculated peak outpout" de 141dBs (talvez em 200hz por um breve instante, mas como não é usada a caixa nessa frequência é conversa pra boi dormir; com 101 de sensibilidade cotada (sem colocar quanto + e - dBs nas pontas) com 1000wrms admissíveis por até 8 horas somo 27dBs e chego a um pico de 128dBs o que já é respeitavel;

Notaram o Power handling (isso que trabalham processados, com cortes e limiters de 1ª);

Faça seu projeto com falante disponível, buscando resultado parecido com o da resposta processada, sem gastar a fábula que deve custar, com muito menos Vb(litros).

Bons estudos.

Saudações,

Paulo.

Paulo,

Quanto ao Processador de sinal que você menciona no seu relato aí em cima, será que o modelo PIONEER EQ9200(correção de fase, Eq paramêtrico, simulador de ambiente e etc...) resolveria a necesidade de um processamento prévio do sinal entes da Amplificação( no caso comentado)??

Um abraço!

Postado em
uhauahuahauhauaha

Sandro Café Postado em Feb 15 2007, 12:59 AM

QUOTE (Guto de Almeida @ Feb 15 2007, 12:55 AM)

é disso mesmo que estou dizendo hahaha

tem muita coisa envolvida nisso ...

acredito que o alinhamento do PA num déve ser coisa fácil !

Uhum, hehehe, são só 19 anos de praia nesse ramo...

Mas deixa a galera quebrar a cabeça um pouco, hehehe... O povo gosta dessas coisas "diferentes", hehehe

uau, como vocês manjam!

:vts[]-[]

Postado em

Sandro, vc q manja de Caixas e tals poderia me ajudar???

Eu tenho 2 612mg na Caixa indicada pela Eros ( 55 litros com um Duto de 4" por 20cm ) porém acho fraco o grave que ela proporciona. Dai sempre que ouço as Caixas ( Vsa ) dizem que meu Som está fraco pois aquela Caixa tem muito mais qualidade que uma Dutada...

Queria saber, em qtos Hertz eu devo sintonizar a minha Caixa, para ficar com uma resposta quase igual a da ( Vsa ) para mostrar que aquelas Caixas não são tão milagrosas assim...

O que vc acha de uma Caixa com 34 litros, sintonizada em 71.82hertz e deixando o Subsônico em 60hertz???

:legal:

Postado em

Paulo Duto, um driver de compressão, quando acoplado à corneta, forma uma Band Pass de 4a ordem, levando em consideração que temos um volume entre o diafragma e a peça polar, e outro volume formado pela corneta?

Postado em
Sandro, vc q manja de Caixas e tals poderia me ajudar???

Eu tenho 2 612mg na Caixa indicada pela Eros ( 55 litros com um Duto de 4" por 20cm ) porém acho fraco o grave que ela proporciona. Dai sempre que ouço as Caixas ( Vsa ) dizem que meu Som está fraco pois aquela Caixa tem muito mais qualidade que uma Dutada...

Queria saber, em qtos Hertz eu devo sintonizar a minha Caixa, para ficar com uma resposta quase igual a da ( Vsa ) para mostrar que aquelas Caixas não são tão milagrosas assim...

O que vc acha de uma Caixa com 34 litros, sintonizada em 71.82hertz e deixando o Subsônico em 60hertz???

:legal:

Bom, vamos por partes:

1º - Seus falantes não são apropriados pra "GRAVES" e sim pra médio graves, portanto a sua resposta é um tanto limitada em frequencias baixas.

2º - A tal "VSA" não tem mais qualidade que a dutada nem aqui e nem na China, o que ela tem a mais é "PICO" e um pouco mais de SPL, levando-se em conta que "QUALIDADE" quer dizer "reproduzir a música como ela realmente é" e não fazer com que ela reproduza um grave que não exista na gravação original...

3º - Se a tua intenção é construir uma caixa "PICUDA", então aí vai uma dica de bandpass de 4ª ordem que poderá te satisfazer:

bandpass6vbmf0.jpg

Obs.: Essa caixa foi projetada da mesma maneira da tal "VSA", na base da tentativa e erro, não fora levados em conta os parâmetros dos alto falantes, portanto não se assustem com a curva gerada por ela na simulação, hehehe...

Postado em

ESSAS CAIXAS AKI SAO USADAS PRA PIONEERS IMPP E OUTROS SUBS

TEM ATE UM PICO LEGAL MESMO

ATE EU CONFECCIONEI UMA DESSAS E TOCARAM BEM ,PRO PROPOSITO AO KUAL FORAM DESTINADAS( PICOS EM TRIO)

galera pagava um pau no som dela com 2 impps

Postado em

Humm, vlw Sandro...

Mas tipo, essa Caixa ai que vc desenhou, por exemplo, eu teria que utilizar Falantes acima de uns 150hertz não é??? Ou será que ela sobe bem até a Faixa que os Drivers Ti cobrem...

Em relação ao modelo do Falante, eu prefiro o Eros Mg do que o Sds, pois prefiro mais o " Pancadão " do que o Sub Grave

Postado em
Humm, vlw Sandro...

Mas tipo, essa Caixa ai que vc desenhou, por exemplo, eu teria que utilizar Falantes acima de uns 150hertz não é??? Ou será que ela sobe bem até a Faixa que os Drivers Ti cobrem...

Em relação ao modelo do Falante, eu prefiro o Eros Mg do que o Sds, pois prefiro mais o " Pancadão " do que o Sub Grave

Com essa caixa aí qualquer sub vira woofer de pancadão, hehehe...

Quanto a limitação da resposta, pode ficar sussegado que ela chega até a faixa das cornetas tranquilamente. Não prescisa de outra intermediária não...

No caso dos seus MGs, se vc achar que a resposta está um pouco "seca", experimente inverter os falantes e deixar com os imãs virados para o centro, isso libera um pouco mais de volume nas caixas laterais...

Apenas um conselho: Começe a testar ela com aquele duto central um pouco menor do que eu passei no desenho, em torno de uns 25 cm de diâmetro pela expessura da madeira (18mm tá bom), se achar que o som tá um pouco abafado, vá aumentando devagar até no máximo aquela medida especificada no desenho (35mm). A resposta muda um pouco de acordo com o falante usado.

Já testei essa caixa em um monte de falantes, desde subwoofers até MGs e praticamente todos se adaptaram bem nela, levando em conta pequenas variações nos volumes e abertura do duto, mas nada crítico. Mas é claro que esse projeto é feito pra atender o gosto do pessoal que gosta de "pancadão", independente se a musica tem ou não. Ou seja: Uma caixa com som de "barril", da mesma maneira das tal VSA. [^]

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...