Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

blOom

Pequeno Debate... Sobre Potencia Do Amp X Falantes

Recommended Posts

Postado em
bah.. vocês levão tudo muito ao pé da letra...

distorção num é assim não.. pqp... um falante é pra aguentar distorção sim, se estiver abaixo da potencia maxima admitida pelo fabricante.

po, eu nunca vi um falante BOM queimar por distorção... alias, nunca vi falante BOM queimar por nada... normalmente o povo estraga o cone ou suspensão...

por favor, acabem com essa história de distorção... principalmente quando estamos falando de sistemas com menos de 500watts... distorção é ruim SIM, mas não é esse monstro que criaram aqui no forum.

Vai acreditando nisto...

acredito sim.. por isso so compro alto falante honesto.

Postado em

distorção num é assim não.. pqp... um falante é pra aguentar distorção sim, se estiver abaixo da potencia maxima admitida pelo fabricante.

po, eu nunca vi um falante BOM queimar por distorção... alias, nunca vi falante BOM queimar por nada... normalmente o povo estraga o cone ou suspensão...

por favor, acabem com essa história de distorção... principalmente quando estamos falando de sistemas com menos de 500watts... distorção é ruim SIM, mas não é esse monstro que criaram aqui no forum.

Qual é o maior monstro então?

eu acho que o problema esta na maioria das vezes na fabricacao, seja defeito esporadico ou simplesmente fabrica ruim.

Postado em

Vai acreditando nisto...

E quem te garante essa 'honestidade' deles? A propaganda do site? O estaladô? Se vc for perguntar pro fabricante dos subs "hiken", ele vai falar q é o que há de melhor! Já se vc for na fabrica da Hinor... ele vai dizer q hinor é show de bola.. e por aí vai! :legal:

Postado em

Vai acreditando nisto...

E quem te garante essa 'honestidade' deles? A propaganda do site? O estaladô? Se vc for perguntar pro fabricante dos subs "hiken", ele vai falar q é o que há de melhor! Já se vc for na fabrica da Hinor... ele vai dizer q hinor é show de bola.. e por aí vai! :legal:

Um dos últimos falantes que tive notícia (aqui no fórum) de bobina torrada foi um Kicker L7.

Bom, a informação tá em todo lugar, e aprende ou aceita quem quer.

Edit: Numb, qual falante honesto você usa?

Postado em
Um dos últimos falantes que tive notícia (aqui no fórum) de bobina torrada foi um Kicker L7.

Bom, a informação tá em todo lugar, e aprende ou aceita quem quer.

Edit: Numb, qual falante honesto você usa?

Tomahawk? rsrsrs

Postado em

sao 3 da manha e nao li o topico todo, amanha eu leio rsrsrs

mas eu prefiro deixar com uma certa folga, mas nao o dobro da potencia como alguns deixam, ai vai o motivo...

todos sabemos que um modulo de 1000wmrs na verdade nao chega aos 1000wrms por N fatores, entre eles alguns ser medidos a 14v e nosso carro ter no maximo 12v, sabendo disso, eu coloco sempre um modulo mais forte pra render os 1000wrms..

nessa caso que vc citou de 2 wpu de 500wrms, eu usaria um modulo de uns 1300 ~ 1500 rms, pra no final das contas ficar na casa dos 1000wrms...

Postado em

Eu uso um SD 1000 (1000RMS) para 2 Rasgões evolution (1300rms total).. nao quero forçar os falantes, ja que os rasgões tem um historico ruim..

Ja os PW3 8 eu mando 200RMS (para 250rms) e as cornetas + tweters eu amndo 200rms total tambem (2d250x + 2st200).

Nao acho mto viavel botar um sd 2300 nos papoes pq eu tenho um problema com o botao volume qdo bebo kkk .. e o sd 1000 qqr coisa queima o fusivel, me sinto mais seguro assim.

Minha opiniao eu acho que o modulo deve casar e/ou ser uns 20% acima da potencia dos falantes (sem essa de sd 2300 pra 2 wpus de 450rms cada.. eh loucura).

[]'s

Nitrous

Postado em
Eu uso um SD 1000 (1000RMS) para 2 Rasgões evolution (1300rms total).. nao quero forçar os falantes, ja que os rasgões tem um historico ruim..

Ja os PW3 8 eu mando 200RMS (para 250rms) e as cornetas + tweters eu amndo 200rms total tambem (2d250x + 2st200).

Nao acho mto viavel botar um sd 2300 nos papoes pq eu tenho um problema com o botao volume qdo bebo kkk .. e o sd 1000 qqr coisa queima o fusivel, me sinto mais seguro assim.

Minha opiniao eu acho que o modulo deve casar e/ou ser uns 20% acima da potencia dos falantes (sem essa de sd 2300 pra 2 wpus de 450rms cada.. eh loucura).

[]'s

Nitrous

Mas essa sua 'precaução' por causa da fama de frágil do falantes.. ou até mesmo pelos seus vacilos no volume está certa! Porém, pruma pessoa que n costuma exagerar no volume, e está usando falantes de qualidade (ex.: WPU :P ), crieo que não há problemas, por muitos motivos além do que vcs citaram (e não vou ficar repetindo, né?). Uma dica.. leiam a materia q o thiago.a colou aqui pra gente! Nessa materia, os responsáveis por algumas marcas de falantes (Beyma, Snake, Eros, Selenium..) são unânimes quanto a usar PELO MENOS o dobro de potencia pra CADA falante! :legal:

Postado em

Como foi dito, depende. Depende do tipo de caixa que o falante está, depende do tipo de música que você está ouvindo.

Quando se especifica a potência do amplificador significa que, dependendo do programa musical, ele vai atingir até aquela potência... por exemplo, um solo de flauta não manda a potência total do amplificador para o falante. Já se depois disso entrar um tímpano, o falante receberá talvez a potência RMS total por alguns segundos, talvez até mais (potência de pico, que é maior que a RMS que seria uma média). Fora isso tem os cortes, um sub agüenta bastante potência desde que não sejam enviados agudos para ele e um tweeter desde que não sejam enviados graves.

Levando em consideração isso e vários tópicos antigos (nos quais isso já foi muito discutido) acredito ser seguro enviar até 4x mais potência do que a especificada para o falante. Isso desde que você leve em conta o programa musical, o tipo de caixa, os crossovers e o seu bom senso.

Eu, por exemplo, mando 120 watts para os meus tweeters que dizem agüentar 50. E daí? Nada acontece, muito pelo contrário, o som ficou bem melhor.

Outra coisa que se deve levar em consideração é que o falante responde de maneira diferente a mais ou menos potência, então muitas vezes não é interessante mandar muita potência para eles.

Um exemplo prático é o kit CSB da Bravox. Se o falante estiver em um pezinho, se você enviar muita potência, o médio começa a sumir e o grave a aparecer mais. Se o seu sistema for 2 vias, isso é um problema... logo é melhor diminuir a potência. Se o seu sistema for 3 vias, pode ficar bom, pois aí vc teria um gravão vindo do pezinho e os médios vindos de um falante no painel+tweeter.

Por isso, eu encerro o post da maneira como comecei: depende!

Postado em

Qual é o maior monstro então?

Num fala naum..........dah medo

uahauhauahuaha :vts:vts:vts

Postado em

Vai acreditando nisto...

Papai noel existe, coelhinho da pascoa tbm........... :vts:vts

Postado em

então quer dizer q eh menos de 500wrms não existe distorção? :pirou: rsrs

brincadeiras à parte.. o uso de potencia excessiva está principalmente relacionado à sistemas de pelo menos 3 vias! Logicamente um falante + tw não vai ter o msm resultado! E outra.. depende tb do bom senso de quem monta/regula um som... pq se estiver bem regulado, jamais queima!

PS.: curiosamente, nunca queimei um drive/falante em nenhum sistema de som meu (apesar de não terem sido muuuitos). :P

Postado em
então quer dizer q eh menos de 500wrms não existe distorção? :pirou: rsrs

brincadeiras à parte.. o uso de potencia excessiva está principalmente relacionado à sistemas de pelo menos 3 vias! Logicamente um falante + tw não vai ter o msm resultado! E outra.. depende tb do bom senso de quem monta/regula um som... pq se estiver bem regulado, jamais queima!

PS.: curiosamente, nunca queimei um drive/falante em nenhum sistema de som meu (apesar de não terem sido muuuitos). :P

Já queimei 2... um por descontrole meu... era um par de wooferzinhos de 6" que eu tinha no tampão do meu primeiro carro, liguei num piramid 800, e botei pra tocar forte... estilo "vamos ver o que isto aguenta". Aguentou alguns minutos... :vts

Depois queimei um falante de 5" testando um amplificador que montei em casa... liguei um componente errado e foi DC pra saída... cheirou gostoso... o-o-

Postado em

kleber....

essa formula.

Se o sub for de 800W (P) e 4 ohms ®.

U² = P * R

U² = 800 * 4

U² = 3200

Tirando a raiz

U = 56,5V.

e a potencia do sub total ou a nominal....?

pode da uma explicada nela.....?

agradeço...

abraços.....

Postado em

Onda quadrada (sinal "clipado") torra muito fácil o alto-falante, cerca de 25-30% da potência suportada (em ruído rosa) por um alto-falante já basta para torrar a bobina.

Sobre o headroom acho que 3dB (o dobro da potência) está ótimo, mas é preciso cuidar muito na regulagem dos níveis.

Postado em
kleber....

essa formula.

Se o sub for de 800W (P) e 4 ohms ®.

U² = P * R

U² = 800 * 4

U² = 3200

Tirando a raiz

U = 56,5V.

e a potencia do sub total ou a nominal....?

pode da uma explicada nela.....?

agradeço...

abraços.....

Essa é a potência RMS que seu amplificador está aplicando. Deve ser medida com tom puro de 60Hz, se o multímetro não for true RMS.

Postado em

Eu tava jurando q o Paulo Duto ia aparecer por aqui.. pq ele sempre defende q um headroom de 3db ou mais num som de carro pode queimar o falante... mas ele anda meio sumido ultimamente! Serah q ta vivo? rsrsrs XD

Postado em

É que é uma coisa bem antiga aqui no fórum, basta pesquisar. É válido, as vezes aparece algo novo, mas repetir as dúvidas geralmente piora o nível técnico, porque quem já respondeu um livro de trem acaba por escrever sim ou não, hehe.

Postado em
É que é uma coisa bem antiga aqui no fórum, basta pesquisar. É válido, as vezes aparece algo novo, mas repetir as dúvidas geralmente piora o nível técnico, porque quem já respondeu um livro de trem acaba por escrever sim ou não, hehe.

Eu vi q isso foi debatido sim! Porem, em momento algum, foi focado em um unico topico! Geralmente era uma duvida ou outra em um topico ou outro perdido! A unica forma (ate antes desse topico) de tirar uma opiniao consistente, soh se ficasse catando informacoes espalhadas aos poucos em muuuuuitos topicos! :legal:

Postado em
Eu vi q isso foi debatido sim! Porem, em momento algum, foi focado em um unico topico! Geralmente era uma duvida ou outra em um topico ou outro perdido! A unica forma (ate antes desse topico) de tirar uma opiniao consistente, soh se ficasse catando informacoes espalhadas aos poucos em muuuuuitos topicos! :legal:

E chegamos a conclusão que:

tchan tchan tchan tchan

Postado em

Olha, tudo depende da flexibilidade do rabo da lagartixa junto com a dissipação dos ácidos ribonucleicos e desoxiribonucleicos, gerando uma pseurise aminiótica rudimentar.

o-o-

Bem, concordo com quem acha que é melhor trabalhar com folga, podemos fazer um paradigma com o próprio carro, é bem melhor acelerar pouco num carro 2.0 do que estrangular um motor 1.000.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...