Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

blOom

Pequeno Debate... Sobre Potencia Do Amp X Falantes

Recommended Posts

Postado em

Só uma dúvida, por exemplo para quem quiser usar 2 subs e2k de 800wrms um sd2300 seria "fraco"? levando-se em consideração que ficaria inviável andar com 2 ou 3 baterias de 150A no porta-malas mais vaso auxiliar e MC o ideal neste exemplo seria usar um SD5000 para tocar estes 2 subs? É isso mesmo ou viajei agora?

Postado em
está aqui um texto que colocaram recentemente em outro tópico aqui no fórum:

especialpu2.th.jpg

Mto bom essa matéria! Os engenheiros (e técnicos) das melhores fabricas dos falantes encontrados no brasil! :legal:

Pros preguiçosos de plantão... todos eles recomendaram pelo menos o dobro da potencia! :legal:

Ah, Melão.. 20% eh mt mt pouco! Tipow.. o Corzus PWR1002, por exemplo.. promete acima de 600wrms... mas ngm acredita q ele forneça 400wrms exatos! Ou os Pyramid da vida.. q prometem 500wrms em 2 bridges.. qd vc vai medir... mal chega aos 400wrms nos dois! Enfim.. vale a pena 3db :legal:

Sem comentar os Taramps que prometem 6000rms, alguém acredita nisso?

Postado em
Um exemplo prático é o kit CSB da Bravox. Se o falante estiver em um pezinho, se você enviar muita potência, o médio começa a sumir e o grave a aparecer mais. Se o seu sistema for 2 vias, isso é um problema... logo é melhor diminuir a potência. Se o seu sistema for 3 vias, pode ficar bom, pois aí vc teria um gravão vindo do pezinho e os médios vindos de um falante no painel+tweeter.

Concordo com você, tenho um kit cs60b, quando o volume está um pouco alto quase não tem médio. Qual a solução para isso? equalizar? adaptar o kit em um 3 vias? ou trocar de kit? Em algumas músicas acho isso bom, mas em outras acho péssimo.

Postado em
Só uma dúvida, por exemplo para quem quiser usar 2 subs e2k de 800wrms um sd2300 seria "fraco"? levando-se em consideração que ficaria inviável andar com 2 ou 3 baterias de 150A no porta-malas mais vaso auxiliar e MC o ideal neste exemplo seria usar um SD5000 para tocar estes 2 subs? É isso mesmo ou viajei agora?

Amigo, de uma boa olhada neste link que estou te passando e tire suas próprias conclusões.

Posicione o mouse no modelo de amp ou sub, veja as sujestões e faça sua análise.

AQUI.

Abraço,

Jefferson.

Postado em

Bom teoria é muito bonito agora pratica é bem diferente, nos grandes pas e trios potencia de sobra é fundamental. são centenas de falantes trabalhando com no maximo 90% da potencia suportada . tenho certeza q assim nunca vão queimar como tbm tenho q no caso automotivo não funciona.

Postado em

Uma das coisas que mais ja fiz foi testar situações diferentes...

Com certeza é melhor utilizar pelo menos o dobro de potencia... outra observação foi qto às impedancias... "carregar" com a metade ajuda muito tb...

Tanto que no meu trio antes utilizava 02 d405 por bridge no pone, hj utilizo 01 d405 em cada bridge do pone... (carga 08 ohms onde suportaria 04 ohms) depois que adotei essa configuração nunca queimei nenhum reparo, e a superioridade de qualidade é indiscútivel...

O mesmo vale para o grave, vou colocar 02 HPL 04 ohms em serie... em um SD 2300 04 ohms para ver como fica o amortecimento.. hehhe

Postado em
Amigo, de uma boa olhada neste link que estou te passando e tire suas próprias conclusões.

Fala cara, li e reli :blink: este link depois outro da Kicker e se pelo menos nestas 2 empresas com este porte e confiabilidade não sugerem usar o dobro de potencia, muito pelo contrário podem ver em raras excessões passam uns 30% a mais de potencia, minha conclusao foi como eu já desconfiava muitos aqui estão :pirou::pirou:

Postado em

Crasher.. mas a vantagem eh poder usar toda a potencia q o falante precisa, porem com apenas sinal limpo, sem ondas quadradas! E se possivel, deixando o amp com alguma folga! (Sem sobrecarregar sua fonte, etc etc.. :legal:)

Bem, concordo com quem acha que é melhor trabalhar com folga, podemos fazer um paradigma com o próprio carro, é bem melhor acelerar pouco num carro 2.0 do que estrangular um motor 1.000.

exato! :legal:

O SD2300.1 ja daria conta do recado.. pois seriam 1600wrms de subs com 2300wrms de ampli! O q seria inadequado (segundo a linha de raciocinio do topico).. eh usar 2300wrms de falantes pra 2300wrms de ampli!

Sem comentar os Taramps que prometem 6000rms, alguém acredita nisso?

Bom... pelos 6kwrms eu nao colocaria minha mao no fogo! Mas nao vou negar veemente pois nunca pude medir! Certamente, algo acima de 4kwrms ele deve fornecer, e creio que, se bem alimentado e etc.. (com um bom MC na sua entrada) pode fornecer ate uns 5kwrms ou quem sabe mais! O ideal seria testa-lo de fato, como diz a regra! Mas o custo x beneficio dele eh mto bom! O preço do "wrms x R$" ta beem em conta, fora que.. se considerarmos ele com 4kwrms, jah da pra um bom sonzinho! Se chegar aos 5kwrms, da pra 'espancar' 4WPU sem medo :P rsrrsrs

EDIT: apenas corrigir os quotes! :P rsrsrs

Postado em
Crasher.. mas a vantagem eh poder usar toda a potencia q o falante precisa, porem com apenas sinal limpo, sem ondas quadradas! E se possivel, deixando o amp com alguma folga! (Sem sobrecarregar sua fonte, etc etc.. :legal:)

Mas quote de onde foi isso? pasmafaute

Em todo caso, já foi comentado, ''amp c/ folga'', ''sinal limpo'', ''onda quadrada''(!), isso é tudo muito relativo. Como já disse, se eu estivermos falando de um amplificador REALMENTE bom, ele já vem totalmente superdimensionado.

Eu não tenho com o que me preocupar. Ele vai entregar toda a potência que eu quiser, de maneira praticamente perfeita.

Logo, essa ''folga'' no que se refere a poupar o amp, eu não considero como um argumento válido para trabalhar c/ mais potência do que o especificado.

A não ser que estejamos falando de amplificadores de baixo nivel(que eu não costumo mais utilizar).

Postado em
se eu estivermos falando de um amplificador REALMENTE bom, ele já vem totalmente superdimensionado.

O que vc sugere então? Pelo menos um Rockford Fosgate ou JBL? Creio que nem esses sejam tão superdimensionados assim! Os amplificadores de PA? Certamente são... mas nem todos tem condições de usar gerador 'e cia' dentro de um "carro". Então, se levar em consideração os amps q a maioria usa (Banda, Hbm, Corzus, Pyramid, etc...) essa folga é algo bem vindo! :legal:

Postado em
Cara.. se vc conseguir deixar os dois mandando o mesmo sinal e o mínimo de diferença possível entre as duas bobinas, creio q o perigo seja praticamente nulo (e se alguem pensa diferente, manifeste-se!). :legal:

acho q o problema maior nem é potência

acho q o problema é fase...

ligar 2 bobinas, uma com fase invertida à outra é queimar na certa

(ou 2 bobinas em "stereo")

Postado em
Eu uso um SD 1000 (1000RMS) para 2 Rasgões evolution (1300rms total).. nao quero forçar os falantes, ja que os rasgões tem um historico ruim..

Ja os PW3 8 eu mando 200RMS (para 250rms) e as cornetas + tweters eu amndo 200rms total tambem (2d250x + 2st200).

Nao acho mto viavel botar um sd 2300 nos papoes pq eu tenho um problema com o botao volume qdo bebo kkk .. e o sd 1000 qqr coisa queima o fusivel, me sinto mais seguro assim.

Minha opiniao eu acho que o modulo deve casar e/ou ser uns 20% acima da potencia dos falantes (sem essa de sd 2300 pra 2 wpus de 450rms cada.. eh loucura).

[]'s

Nitrous

Mas essa sua 'precaução' por causa da fama de frágil do falantes.. ou até mesmo pelos seus vacilos no volume está certa! Porém, pruma pessoa que n costuma exagerar no volume, e está usando falantes de qualidade (ex.: WPU :P ), crieo que não há problemas, por muitos motivos além do que vcs citaram (e não vou ficar repetindo, né?). Uma dica.. leiam a materia q o thiago.a colou aqui pra gente! Nessa materia, os responsáveis por algumas marcas de falantes (Beyma, Snake, Eros, Selenium..) são unânimes quanto a usar PELO MENOS o dobro de potencia pra CADA falante! :legal:

mandar menos potência para os bicho-papões não é "protegê-los"

na verdade, pode até ser MAIS perigoso...

imagina se num dia desses q vc abusa do volume, seu amp começa a clipar?

um abraço!

agora, com um amp bem mais potente, vc pode regular o ganho bem baixo, pra q ele mande a potência suportada pelo amp.. mas na hora q vc aumentar o volume, o amp fornece mais q ele suporta, mas ainda não clipa....

portanto, não sei se é vantajoso do ponto de vista "segurança" o q vc tá fazendo

Postado em

li rapidão e jah vo dah a minha resposta de cara... jah cursei com alguns desses caras aqui:

especialwa3.jpg

jah ouvi isso que eles dizem da boca deles e bem explicadinho, so boaiante em bastante coisa mais dessa materia eu intendo um tanto pq jah recomendei pra amigos que fizeram exatamente como eu disse e como eu aprendi!!

vale mtuuuuuuu mais vc folgar o amplificador, deixar sobrar, em media o dobro de potencia, pra subs fortes (estilo um amigo que tem um extreme de 10") vale ateh por mais que o dobro (o extreme de 10" eh 500watts RMS tah com um 1200d na bundinha super bem regulado), o risco de queima eh mtuuuuuuuuu menor, quando os cara tah bebado eles toram o pau, mais o sub aguenta perfeitamente, pois a linha fica limpa, sem distorções, sem ondas quadradas, suporta mtuuu mais!!! eh preferivel ele toca no talo com potencia mais limpa do que toca no talo com distorção pura!! modulo de brasilero em maioria eh uma desgraça, tem THD mtuu alto pra cima dos 50% de potencia, isso rebenta qualquer alto falante, fabricantes como a selenium e bravox se desdobram cada dia mais pra inventa falante que suporte a distorção e o ouvido maluco dos "cornetero" (sem preconceitos) (os novos multi system de 5" por exemplo, são menos sensiveis nas baixas frequencias pq altos malucos colocam eles no som original e toram ateh o fim, ai reforçaram a suspenção pra não sair do Xmax mesmo sob fortes ondas quadradas)...

Postado em
Eu uso um SD 1000 (1000RMS) para 2 Rasgões evolution (1300rms total).. nao quero forçar os falantes, ja que os rasgões tem um historico ruim..

Ja os PW3 8 eu mando 200RMS (para 250rms) e as cornetas + tweters eu amndo 200rms total tambem (2d250x + 2st200).

Nao acho mto viavel botar um sd 2300 nos papoes pq eu tenho um problema com o botao volume qdo bebo kkk .. e o sd 1000 qqr coisa queima o fusivel, me sinto mais seguro assim.

Minha opiniao eu acho que o modulo deve casar e/ou ser uns 20% acima da potencia dos falantes (sem essa de sd 2300 pra 2 wpus de 450rms cada.. eh loucura).

[]'s

Nitrous

loucura vai fica um engenheiro do ramo o dia que te ouvi falando isso... os cara acha suicidio de falante coloca menos da metade!! tah ai a prova, esses dias um cabeça oca mando um modulo de 60 watts pra duas pw3 de 10!! coitado, num duro nada, o modulo clipava dia inteiro os pw3, frito os bichinho, quem ouvia o som, nem dizia que tava clipando, pois só clipava nos graves mais fortes, mais foi soh a assistencia abri os coitado tava tudo estorado a bobina, a fabrica num deu garantia alegando mal uso e os cara ainda ficaro puto por que queimo sem potencia!!

Postado em

[]'s

Nitrous

loucura vai fica um engenheiro do ramo o dia que te ouvi falando isso... os cara acha suicidio de falante coloca menos da metade!! tah ai a prova, esses dias um cabeça oca mando um modulo de 60 watts pra duas pw3 de 10!! coitado, num duro nada, o modulo clipava dia inteiro os pw3, frito os bichinho, quem ouvia o som, nem dizia que tava clipando, pois só clipava nos graves mais fortes, mais foi soh a assistencia abri os coitado tava tudo estorado a bobina, a fabrica num deu garantia alegando mal uso e os cara ainda ficaro puto por que queimo sem potencia!!

Se bem que.. tem como tocar falantes com ampli de menor potencia por longos períodos sem queima... mas não é um caso geral! 80% das pessoas não estariam aptas a regular um som assim! A tendencia é queima-lo facilmente!

Postado em

Estou fazendo tudo errado entao... Estou com um Audiobank 4100 (bridge 220rms) e um UXP 10"d2 (300rms).

Eu precisaria de um modulo de 600??? po***, pensei em colocar um uxp 10 ao invez de 12 para não gastar tanto com o modulo...

Qual modulo eu poderia colocar então para empurrar o UXP10"d2 com um bom custo x beneficio, + sem prejudicar a qualidade, assim como o Audiobank?

Existe alguma maneira de regular o modulo, enquanto não compro outro modulo, para que ele não mande distorção? seria diminuir o ganho???

Obrigado!

Postado em
Estou fazendo tudo errado entao... Estou com um Audiobank 4100 (bridge 220rms) e um UXP 10"d2 (300rms).

Eu precisaria de um modulo de 600??? po***, pensei em colocar um uxp 10 ao invez de 12 para não gastar tanto com o modulo...

Qual modulo eu poderia colocar então para empurrar o UXP10"d2 com um bom custo x beneficio, + sem prejudicar a qualidade, assim como o Audiobank?

Existe alguma maneira de regular o modulo, enquanto não compro outro modulo, para que ele não mande distorção? seria diminuir o ganho???

Obrigado!

Cara.. ampli mais fraco nao significa q ele INEVITAVELMENTE vai queimar! Mas eh mto mais provavel queimar um falante sub alimentado do q outro identico porem com headroom de uns 3db ou um pouco mais!

O detalhe todo esta no modo que vc regulou o amp.. e como usa ele! Geralmente, pra suprir a falta de potencia do amp no sub, muitos apelam pro ganho mais alto (alem do devido) ou o famoso (e 'medonho') bass-booster! Aih la se vai a curva de resposta prum pico irritante, e provavelmente, a bobina do seu falante prum saco!

Fora que, mesmo que ele esteja bem regulado.. se algum dia tu estiver 'tomando umas' com a galera, animando um churras.. e a coisa for 'empolgando' (muitos aqui sabem o efeito de "mulheres dançando + cerveja" na cabeça! :P) vc vai sempre aumentando um pouquinho mais o som, e um pouquinho mais... o kit duas vias vai aguentar bravamente, pois esta bem alimentado (corretamente dimensionado)... mas o sub, provavelmente vai começar a tocar distorçao (mesmo q imperceptivel ao ouvido humano) e vai danificando a bobina aos poucos ate queima-la por completo!

Um bom amp? Taramps 700 (digital)... da pra conseguir por menos de 500,0 com o fabio.. eh beem economico e manda a potencia ideal pro teu UXP! :legal:

Postado em

Obrigado!

Cara.. ampli mais fraco nao significa q ele INEVITAVELMENTE vai queimar! Mas eh mto mais provavel queimar um falante sub alimentado do q outro identico porem com headroom de uns 3db ou um pouco mais!

O detalhe todo esta no modo que vc regulou o amp.. e como usa ele! Geralmente, pra suprir a falta de potencia do amp no sub, muitos apelam pro ganho mais alto (alem do devido) ou o famoso (e 'medonho') bass-booster! Aih la se vai a curva de resposta prum pico irritante, e provavelmente, a bobina do seu falante prum saco!

Fora que, mesmo que ele esteja bem regulado.. se algum dia tu estiver 'tomando umas' com a galera, animando um churras.. e a coisa for 'empolgando' (muitos aqui sabem o efeito de "mulheres dançando + cerveja" na cabeça! :P) vc vai sempre aumentando um pouquinho mais o som, e um pouquinho mais... o kit duas vias vai aguentar bravamente, pois esta bem alimentado (corretamente dimensionado)... mas o sub, provavelmente vai começar a tocar distorçao (mesmo q imperceptivel ao ouvido humano) e vai danificando a bobina aos poucos ate queima-la por completo!

Um bom amp? Taramps 700 (digital)... da pra conseguir por menos de 500,0 com o fabio.. eh beem economico e manda a potencia ideal pro teu UXP! :legal:

Na Leosound o Taramps T700 custa R$579,00.

Abraços.

Bruno Rocha

Postado em

Leosound eh Leosound! Procura o Fabio (Taramp's) aqui no forum.. ve se consegue algo ;):legal:

Pra vc ter uma ideia.. o Taramps 1000 sai da fabrica por 550,0 e o Taramps 1600 por 650,0 ;)

Postado em
Bem.. minha humilde opinião......

Fato: quando eu tinha dois pioneer 304c com 300wrms cada um.. e um banda expert com teoricos 980wrms tocando os dois... eu tinha uma folga de potencia ali... regulei no trueRTA... foi o grave mais limpo e forte que eu tive com dois falantes.. com distorção zero... todo munda achava que tinha 4 subs ali...

Hj com 4 subs e um amp que nao manda a potencia total dos subs, eu tenho um grave forte porem ruim... distorcido... que incomoda... abre o porta-malas e vc houve aquele grave sujo.... estou a procura de um amp pra tocar com folga meus 4 subs... quero ter meu grave forte e limpo novamente... estou só esperando alguns testes aí........... :vts

Sou a favor de um amp que toque com folga de potência... é o caso do meu kit com a banda 4.8.. som alto e limpo...

Cara... vai de Megacharge 1500... não vai se arrepender!!!

Postado em

Muito obrigado pelas ajudas e respostas. Vou juntar um grana e depois procuro esse Fabio para pegar um T700.

Voces podem me ajudar dizendo qual é a melhor maneira de eu regular meu modulo para nao ferrar meu uxp?

Postado em
Muito obrigado pelas ajudas e respostas. Vou juntar um grana e depois procuro esse Fabio para pegar um T700.

Voces podem me ajudar dizendo qual é a melhor maneira de eu regular meu modulo para nao ferrar meu uxp?

da uma olhada nos artigos q tem mt coisa explicando! Mas certamente o T700 deve ter um led de clip, uq ajuda bastante ;)

Postado em
Se bem que.. tem como tocar falantes com ampli de menor potencia por longos períodos sem queima... mas não é um caso geral! 80% das pessoas não estariam aptas a regular um som assim! A tendencia é queima-lo facilmente!

eu sou 20% então kkk...

Vou colocar a minha opinião aqui divergente da do bloom, inclusive já conversamos numa boa diversas vezes a respeito.

Lendo o tópico lembrei da ferrari que estourou os pneus qudno era testada pela quatro patas...

é +- como eu vejo essa questão...conversei com um técnico da Carstereo ha um ano atras +- e o cara explicou que o mais correto é utilizar cerca de 75% da potencia rms dos falantes

ou seja um hpl450 por ex, 340rms. considerando uma folga e também a diferença entre o prometido e o real do ampli, qualquer valor declarado entre 400 e 680rms pra cada falante estaria partindo do mínimo até o dobro do especificado.

tomemos o meu caso. hpl450, há mais de ano recebendo "400"rms do ampli, e sempre em perfeitas condições de uso, nunca abusando do volume. nunca deu pau e toca super forte.

meu objetivo é utilizar um sd2300 pra 4 destes, ou seja teoricos 575rms pra cada um.

seria 27,5% de potencia excedente o que possivelmente seria comido pelo proprio sistema nas perdas que acarretam, porém se considerado um uso controlado, são cerca de 70% de folga, suficientes pra manter o ampli e o falante sem distorção e sem aquecimento.

Um teste que já fiz foi ligar num bridge do hbm2200 um 6x9(60rms) e deixar tocando a cerca de 20% da capacidade do módulo. 40' depois o modulo completamente gelado, porém o 6x9 jah apresentava distorção dos tweeters e a bobina podeia ser usada de chapa pra churrasco.

ou seja na minha opinião não adianta usar a folga de ampli pra esgoelar os falantes pois não só a distorção como a atividade intensa e o próprio stress da alta temperatura, se não torrarem podem gerar deformações ou problemas internos e até em cabeamento dos falantes.

assim considerado, creio que o amplis com valor nominal ou cerca de 30%, até 50% acima do especificado vão ter o melhor desempenho pra estes e para os falantes.

Andre Tadao

Postado em

Po Andre... mt boa a sua opiniao! Porem eu discordo em um detalhe! O seu teste com o HBM e o 6x9! Eu uso no meu computador um ampli automotivo com 400wrms POR BRIDGE pra alimentar um par de caixas de som "LG" de 70wrms cada... elas tocam muito, tocam bonito... e NUNCA queimaram ou apresentaram nenhum problema! Certamente, o sistema esta bem regulado, o ganho idem... e nunca abuso no volume (respeito o limite dos falantes). Entao, nao seria correto dizer que potencia 'na medida' seja prejudicial ao falante... assim como deixar headroom de sejam quantos 'db' forem, tb nao eh sinonimo de durabilidade! O que de fato queima falantes e estragam sons sao impericias do condutor, ou em outras palavras, alguem q nao sabe uq faz, e deixa tudo 'de qualquer jeito' :legal:

Postado em
O que de fato queima falantes e estragam sons sao impericias do condutor, ou em outras palavras, alguem q nao sabe uq faz, e deixa tudo 'de qualquer jeito' :legal:

ou gole na jaca []-[] kkkk

bom na verdade não ajustei o ganho do 6x9 pela tecnica, ajustei de ouvido pra de fato ver até onde ele ia...apesar do calor não torrou...funfa até hj...rs

claro que depende do ganho bloom, porém considerando um uso continuo até os cerca de 75% da capacidade do falante é bem mais tranquilo pro mesmo, e considerado assim a potencia de sobra torna se menor cfe coloquei minha opinião.

também ocorrem casos diversos onde mtas vezes a teoria foge da pratica, por ex quando um fabricante divulga uma spec falsa, pra mais ou pra menos...

podem por ex de fato tuas caixas suportarem mais rms do que o declarado, teu ampli estar mandando menos(por perda ou mesmo pelo teu controle no volume) ou até pela diferença na impedancia que presumo não esteja casada 100%...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...