Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bruder

Projeto Em Andamento!

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal, já estou deis de Janeiro planejando o meu Som, o Pegaaah sabe a qnt tempo estou prometendo montar um sonzinho na minha pick-up, e finalmente saiu! E a tempo de aproveitar o verão [-]

Voltando ao assunto... o meu projeto consiste nos seguintes equipamentos:

1 - RoadStar 1200D

1 - Power One (RS4510)

4 - Street Bass 15'

2 - PW3 12'

2 - ST350 Selenium

6 - D250X Selenium

Foto dos Modulos:

dsc04192it5.th.jpg

Foto do Carro:

dsc03873nd9.th.jpg

Bom pessoal, agora algumas duvidas... Os street Bass estão acertados com o Wagner da Som Curitiba, assim como estou vendo os cabos.

21mm pro 1200D e 16mm para o Power ONE

4mm para os Street e 2.5mm para cornetas e ST

Caixas para os StreetBass de 140 Litros cada, com 2 dutos de 4' cada

Cornetas e ST sem nenhuma duvida...

Ai surgiu o primeiro problema...

Vai faltar espaço para os PW3, mesmo exigindo suas caixas minusculas comparada as caixas dos street... :banghead

Tenho GNV na minha pick-up corsa, um puta cilindro com 23m³

Dimensoes disponiveis:

- Largura: 1,12M

- Comprimento: 1,10M

- Altura: 50 cm

E agora o q faço? Nao quero um trio sem médio grave... Mais nao queria mexer nos 4 de 15'

Dicas? Serao Super bem vindas!!

Ah e sabado que vem dia todo trabalhando no som já, e vou postando fotos conforme o andamento!

Abraço!

Postado em

Cara.. coloca pw3 de 10'... q tocam bem em 10 litros selados!!! Apenas uma duvida minha: Já pensaste em colocar um SD2300.1 ao inves do RS1200D?

Postado em

Opa bloon...

Bom cara é que o 1200D eu jah to com ele a um tempinho e o PowerOne xegou sexta, e como a grana ta meio curta vou utiliza-lo temporariamente, dpois penso no SD ou taramps no lugar do 1200D

Com relaçao ao de pw3 10' , o problema na verdade não é litragem, mais sim espaço, area livre mesmo para "Fixar" os falantes.

Ai agora to nakela duvida... axo que o que vou acabar fazendo é montar a caixa para os 4 de 15' com seus devidos 140 litros economizando o maior espaço possivel, ai caso sobre um espaço consideravel junto as cornetas e ST coloco os pw3 de 10' 12' 8', sei lah, qual couber...

Postado em
Opa bloon...

Bom cara é que o 1200D eu jah to com ele a um tempinho e o PowerOne xegou sexta, e como a grana ta meio curta vou utiliza-lo temporariamente, dpois penso no SD ou taramps no lugar do 1200D

Com relaçao ao de pw3 10' , o problema na verdade não é litragem, mais sim espaço, area livre mesmo para "Fixar" os falantes.

Ai agora to nakela duvida... axo que o que vou acabar fazendo é montar a caixa para os 4 de 15' com seus devidos 140 litros economizando o maior espaço possivel, ai caso sobre um espaço consideravel junto as cornetas e ST coloco os pw3 de 10' 12' 8', sei lah, qual couber...

Bruder,

Uma alternativa muito boa seria usar uma caixa com 150L, 2 dutos - 4" x 15cms para cada 2 streets, o Sandro usa essa configuração e disse que ficou muito boa!

Postado em

E ae Renan!

Blz kra??

Poxa interessante essa caixa que o sandro utilizou!

150 Litros para 2 street de 15'?

Meu pq o recomendado pelo pessoal ai é 140L individual, pense, 10 litros a mais alimentar os 2 subs, ai sim seria perfeito...

Vou mandar uma MP para ele pedindo como ficou entao...

Sandro Café?

Abraço

Postado em

pelas minhas contas dá sussa...

dá pra fazer de um mte de jeito...com os dois de doze um em cima do outro no meio dos street.(melhor opção para acertar litragem...)

ou com eles do lado das cornetas...não entendi qual a duvida...

tem mó espaço aih...

Postado em

Opa Porco! E ae sussegado?

Bom cara é o seguinte...

Tenho 1,10m de comprimento por 1,12 de largura

Cada falante de 15' tem um diametro de 38cm e os de 12' de 31cm

Se fosse colocar os 6 falantes em 2 fileiras de 3 falantes, colocando um espaço para fixar os falantes, colocar 2 dutos em cada caixa, calculei 45cm para os de 15 e 37 para os de 12'

Se for somar os valores em qualquer direção estouraria as dimensoes que possuo... ai com a caixa que o renan falou que o sandro usou e gostou deu uma luz, devida a sua baixa litragem comparada a outra, ai faria o som em 2 blocos diferentes, um bloco para os 4 de 15'com 2 camaras de 150litros cada, utilizando 2 street virados para cima e dois para traz.

E faria outra caixa mais a frente, fazendo um tunel dessa dos 4 street com as cornetas, ST e os 2 pw3 de 12' levemente inclinados para traz!

Assim a litragem daria certo, agora com 140 litros... lasco-se ;)

Postado em

nas minhas contas:

cornetas 155mm => +-94cm livres /2=h cd linha falantes=47cm

2x15+1x12 = 106,68

2x15+1x10 = 101,60

cabe os dutos certinho...e ainda dá pra usar os pw3 selados

Postado em

Bom vlw kra!!

Vo da um jeito de soca esses pw3 lah na caçamba nem q fike free air hahahahahahah

Bom e a caixa para os de 15? Posso ir nessa mesmo de 150 litros para cada dois falantes? e qual seria a diferença de fazer com caixas individuais de 75 litros?

O pw3 selado com 20 litros ta bom?

Grato!

Postado em
Bom e a caixa para os de 15? Posso ir nessa mesmo de 150 litros para cada dois falantes? e qual seria a diferença de fazer com caixas individuais de 75 litros?

pode fazer essa caixa sem medo!!!

obs: esses 150L são livres então faça a caixa com pelo menos 160L ( a minha eu fiz com 180L com 2 dutos de 4" por 11 e eu adorei )

o fato de fazer as caixas individuais ou em duplas acredito que seja simples questão de espaço e como os falantes vão estar todos no mesmo canal do modulo não tem problema.

Postado em
E ae Renan!

Blz kra??

Poxa interessante essa caixa que o sandro utilizou!

150 Litros para 2 street de 15'?

Meu pq o recomendado pelo pessoal ai é 140L individual, pense, 10 litros a mais alimentar os 2 subs, ai sim seria perfeito...

Vou mandar uma MP para ele pedindo como ficou entao...

Sandro Café?

Abraço

Pois é Bruder,

A caixa de 140L teria uma otima resposta para ambientes abertos, mas teria que afinar muito bem tudo pra teus falantes não sofrerem por alta excursão.

Uma caixa que tem um volume X pra um falante, teria X/2 se acrescentassemos outro falante simulando uma push-pull, teoricamente uma caixa para cada 2 falantes seguiria a ideia da push-pull, sendo assim, uma caixa que teria 140L pra 1 falante, nessa linha de raciocínio teria 70L, como estão dividindo a mesma camara e não ao ar livre, usaremos o dobro da litragem para suprir as necessidades de cada... lembrando, esses falantes devem trabalhar sempre juntos!

Com isso pode fazer uma caixa de 150L totais, que com os falantes no lugar ela deve ficar com algo em torno de 140L usuais....

Postado em

E ae Bramba!

Bom escutar isso de alguem q tenha 4 street Line! e empurrados pelo mesmo modulo certo?

No seu trio nao esta sentindo a falta de medio-grave? uma vez que seus street line estao tocando ate 250hz apenas?

Renan, interessante, entao essa seria a diferença de caixas individuais para essa que vc sugeriu de 2 falantes por camara, o efeito push pull, hmm realmente interessante! Vlw msm cara :legal:

Bom vlw pelo comentario da sua caixa kra!

Postado em
E ae Bramba!

Bom escutar isso de alguem q tenha 4 street Line! e empurrados pelo mesmo modulo certo?

No seu trio nao esta sentindo a falta de medio-grave? uma vez que seus street line estao tocando ate 250hz apenas?

Renan, interessante, entao essa seria a diferença de caixas individuais para essa que vc sugeriu de 2 falantes por camara, o efeito push pull, hmm realmente interessante! Vlw msm cara :legal:

Bruder, pode apostar com força nessa caixa de 150L, vc não irá se arrepender..

Postado em

aih cabe certinho como te falei...rs...

negada, como ja tem o subgrave dos street naum vale mais a pena selar os pw3 pra tocar mais forte em frequencias mais altas, principalmente o medio grave?

Postado em

Pois é porco_ninja... mta gente usa o pw3 10' em seladas de 17 litros e tem uma resposta otima, eu estava pensando em uma caixa selada de 20l +- para cada pw3 de 12'

Sendo que eles vao tocar de 150hz para cima, oude 250hz para cima quem sabe... isso ai tenho q decidir ainda

Postado em

exatamente...depois que eu fechar os 4 de 18 se ficar muito buraco no medio grave pretendo por uma fileira de hpl12 selados ou um par de hpl1000 18" caso não fique ruim a qualidade.(mas daih preciso de uma pickup maior ehheheh)

o medio grave selado vai fazer os falantes tocarem exatamente a faixa a qual eles são destinados, cortando todo o subgrave....

por sinal, teu som c ctz vai ficar um tesão...um colega tem 1200d+pone com 4 street + 16d250x e toca tesão( apesar de subdimensionado)...

o dele tah com 4 camaras de 82l como no manual...e tah super filé...

Postado em
aih cabe certinho como te falei...rs...

negada, como ja tem o subgrave dos street naum vale mais a pena selar os pw3 pra tocar mais forte em frequencias mais altas, principalmente o medio grave?

No caso dos pw3 te aconselharia selada mesmo, primeiro por eles estarem cobrindo a faixa do médio-grave e numa selada as refrações seriam mais estabilizada. Depois por não suportarem tanta potencia e assim não ter o ganho considerável nessa faixa usando as vented box. Então como os dutos servem pra sitonizar a caixa aumentando o pico em uma determinada frequencia, o que não seria viável, melhor trabalhar plano.. e a selada seria muito mais facil de sitonizar.. Os dutos serviriam tb pra troca de calor da bobina, que no teu caso eles não trabalhariam forçado e não esquentariam tanto.

Postado em

A certo intendi o pq de utilizar selada para o pw3 entao!

Mais a litragem? 20 litros estariam bons? Mais um detalhe, os 2 pw3 serao empurrados por uma bridge do Power One, teóricos 360RMS

Alimentaçao é por uma bateria de caminhao, 150AH da REIFOR!

Postado em
A certo intendi o pq de utilizar selada para o pw3 entao!

Mais a litragem? 20 litros estariam bons? Mais um detalhe, os 2 pw3 serao empurrados por uma bridge do Power One, teóricos 360RMS

Alimentaçao é por uma bateria de caminhao, 150AH da REIFOR!

Quanto maior essa caixa selada mais plana ficaria a tua curva.

Uma caixa de 25L pros PW3 te daria um ganho de 5,58db na faixa de 122,74Hz, depois começaria a descer e ficar mais plano, como provavelmente vc irá corta-los acima disso esse pico não irá afetar teu som... Pode ir de 25L selada!

Postado em

Opa! Blzura entao!

Agora é so meter a mão na obra e começa a monta os bixim! hahahaha

25L pros pw3, blz!

Cortando apartir de 150hz ate 1200hz.

Street bass de 35hz a 250hz

Cornetas de 1200hz a 5000hz

St de 5000hz em diante!

Estão bom os cortes assim?

Postado em

tá filé...mas obvio que depois de montado é bom vc ir testando as frequencias...um corte abaixo e um acima...principalmente no mid e high...o meu os drivers só ficam tesão se partir de 900hz, talvez por naum ter medio grave...

Postado em
Opa! Blzura entao!

Agora é so meter a mão na obra e começa a monta os bixim! hahahaha

25L pros pw3, blz!

Cortando apartir de 150hz ate 1200hz.

Street bass de 35hz a 250hz

Cornetas de 1200hz a 5000hz

St de 5000hz em diante!

Estão bom os cortes assim?

Perfeito!

Só uma coisinha... já que os Streets vão até 250Hz, coloca os PW3 depois disso, pra não ter variação de timbre nessa faixa de 150~250Hz que vc pretende descer os PW3 blz? Sendo assim, como os PW3 vão responder acima de 250Hz ficarão ainda melhores pois já estarão na faixa plana!!

Postado em
E ae Bramba!

falta de médio grave eu não sinto, mas talvez com os pw3 vc tenha um médio grave mais presente,

não é bem assim que a rs1200d só toca até 250hz, ele toca além disso só que atenuado, eu já testei com frequencia de 400hz e te digo que saiu bastante som do falantes.

e eu faço os cortes dos drivers com capacitores 43uf ( pela tabela do autosom.net o corte está em + / - 500hz a 6db/8)

com certeza entre 250hz e 500hz deve ficar um pequeno vale na resposta, mas nada que eu não possa conviver.......rs :vt(s

(minha opinião) se couber coloque os pw3 vc já tem ampli pra toca-los mesmo , se não couber os pw3, não use as d250x elas berram muito, acima de 1.2khz e talvez não fique legal sem médio grave dedicado, procure usar as hinor hdi320 ou as selenium D250 antigas, outra opção são os drivers de 2" da selenium, todos esses descem bem e não queimam se usar pouca potencia.

Postado em
falta de médio grave eu não sinto, mas talvez com os pw3 vc tenha um médio grave mais presente,

não é bem assim que a rs1200d só toca até 250hz, ele toca além disso só que atenuado, eu já testei com frequencia de 400hz e te digo que saiu bastante som do falantes.

e eu faço os cortes dos drivers com capacitores 43uf ( pela tabela do autosom.net o corte está em + / - 500hz a 6db/8)

com certeza entre 250hz e 500hz deve ficar um pequeno vale na resposta, mas nada que eu não possa conviver.......rs :vt(s

(minha opinião) se couber coloque os pw3 vc já tem ampli pra toca-los mesmo , se não couber os pw3, não use as d250x elas berram muito, acima de 1.2khz e talvez não fique legal sem médio grave dedicado, procure usar as hinor hdi320 ou as selenium D250 antigas, outra opção são os drivers de 2" da selenium, todos esses descem bem e não queimam se usar pouca potencia.

:+1

o ideal seria um par de pw3 10' com 10lts selados (recomendado pela selenium, APENAS pra medio grave)... ou pw3 8' com 6lts selados... vale a pena o custo x beneficio! :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...