Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
PaLiOzIm

MEGACAPACITORES [Dúvida]

Recommended Posts

só pra constar aqui no topico:

 

na snta. efigenia (sp) vendem capacitores de 1F 20V da epcos (siemens) novos por por R$280.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

arf, cansei de ler....

 

pq vcs não vão a caça dos antigos capacitores da boss de 10 e 15farad duma vez, esses com certeza não dão problema.....ou os da soundstream de 8 farad

 

assim, um capacitor é feito pra não baixar tanto a tensão da bateria num pico de grave, ocasionando uma baixa de potencia em todo sistema e evitando q a iluminação pisque e q queime algum equipamento (quem não se lembra dos kicker e earthquake digital de qdo entraram em linha q ao baixar 1 volt queimavam)

 

por esse motivo foram feitos o capacitores, qtos usar, não sei, meu som consome 800wrms atualmente e não necessito, pq não baixa, voltagem não pisca lampadas, pode ficar 6 horas ligado direto q não dá problema... mas tb coloquei uma bateria de sprinter no lugar da original....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"O processo de carga dura de alguns segundos a 15 minutos e termina quando a tensão sobre o capacitor se iguala com a da bateria."

 

A tensão no capacitor durante a carga se iguala à da bateria no tempo infinito, não é? Desse modo um tanto antes a carga fica extremamente lente e sem sentido. Por favor corrijam.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A instalação:

 

Para compreender-mos de um modo básico o que é um megacapacitor basta olhar para ele como uma pequena bateria. O seu modo de funcionamento obriga a que este seja colocado o mais perto possível dos terminais dos amplificadores porque é ai que se dão as maiores quedas de tenção quando este não está presente.

 

Recomendações:

 

Um megacapacitor deverá ser manuseado com cuidado, suporta dentro de si uma forte carga capaz de provocar queimaduras ou graves problemas eléctricos no automóvel. - Para utilizar um condensador pela primeira vez é recomendado que este seja carregado numa fonte de alimentação de laboratório ou ligado directamente a uma bateria com uma resistência (27ohms) no terminal positivo. A 1 carga deverá ser lenta e demorará 10 a 15m para que esteja na sua total capacidade.

post-5-1080673552.jpg

Editado por wagontrio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas explicações bem detalhadas e com desenhos demonstrando são muito boas pro pessoal que quer começar a instalar o próprio som, e depois talvez o dos amigos, vizinhos, conhecidos, parentes, e depois vai embora até aperecer mais uma loja algumacoisasom, somalgumacoisa ou algumacoisasoundcar. Parabéns. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas explicações bem detalhadas e com desenhos são muito importantes pro pessoal que tá querendo começar a instalar seu próprio som, e depois talvez o dos amigos, vizinhos, parentes, conhecidos, até que surge mais uma algumacoisasom, somalgumacoisa, ou algumacoisasoundcar, parabéns pela iniciativa. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São muito interessantes estes tópicos que explicam melhor, principalmente com diagramas e desenhos o funcionamento e instalação dos compenentes de um projeto de som, parabens pela iniciativa :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples, direto e eficiente! Valeu pelas dicas... Mais informação somada a meu livro de conhecimento! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo topiko explica certinho eu tava precisando desse esqma de instalacao......

Ohtimo topiko :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu colocaria 2 de 1 F no seu sistema... alimentaria com sobra...

 

marca, eu gosto muito do meu fosgate, mas é quase td mesma coisa... PG, Stinger, DB Drive tb tem.... Tsunami...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A instalação:

 

Para compreender-mos de um modo básico o que é um megacapacitor basta olhar para ele como uma pequena bateria. O seu modo de funcionamento obriga a que este seja colocado o mais perto possível dos terminais dos amplificadores porque é ai que se dão as maiores quedas de tenção quando este não está presente.

 

Recomendações:

 

Um megacapacitor deverá ser manuseado com cuidado, suporta dentro de si uma forte carga capaz de provocar queimaduras ou graves problemas eléctricos no automóvel. - Para utilizar um condensador pela primeira vez é recomendado que este seja carregado numa fonte de alimentação de laboratório ou ligado directamente a uma bateria com uma resistência (27ohms) no terminal positivo. A 1 carga deverá ser lenta e demorará 10 a 15m para que esteja na sua total capacidade.

tem como substituir essa esistência (27ohms) por outra coisa. onde eu poderia encontrar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem como substituir essa resistência (27ohms) por outra coisa. onde eu poderia encontrar?

a resistencia (resistor) utilizado na carga do capacitor

pode ser de 10 a 100 Ohms, de preferencia acima de 1 Watt de capacidade

 

5 a 10Watts esta otimo

mas um resistor de 1/4Watt tbm serve mas ira esquentar e vc podera sofrer queimadura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a resistencia (resistor) utilizado na carga do capacitor

pode ser de 10 a 100 Ohms, de preferencia acima de 1 Watt de capacidade

 

5 a 10Watts esta otimo

mas um resistor de 1/4Watt tbm serve mas ira esquentar e vc podera sofrer queimadura.

Blz Marcelão?

P = U² / R

 

U = 12V (bateria)

R = de 10 Ohms a 100 Ohms

 

P = 12² / 100

 

P = 144 / 100

 

P = 1,44W

 

Portanto os resistores de 1/4W (0,25W) nunca poderão ser utilizados.

 

Utilize lâmpadas automotivas (12V) de 5W ao invés dos resistores.

Primeiro ligue somente a lâmpada (para o filamento esquentar). Um minuto é mais do que suficiente para a temperatura estabilizar.

Agora ligue o megacapacitor e a lâmpada (a lâmpada substituirá o resistor), quando a lâmpada apagar, o megacapacitor estará totalmente carregado.

Um abraço,

Renato

P.S. lâmpadas de 5W/12V possuem aproximadamente 29 Ohms de resistência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora ligue o megacapacitor e a lâmpada (a lâmpada substituirá o resistor), quando a lâmpada apagar, o megacapacitor estará totalmente carregado.

Yamane, como que liga?

 

(+) Bateria --------Lâmpada---------------(+)Capacitor ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Yamane, como que liga?

 

(+) Bateria --------Lâmpada---------------(+)Capacitor ?

Perfeito... a lâmpada deve ficar em série com o megacapacitor. Quando a lâmpada apagar é porque a corrente que está passando por ela é muitíssimo baixa (não sendo capaz de "acender" a lâmpada), portanto o megacapacitor já estará carregado.

Cuidado com esse megacapacitor carregado heim!

Nem experimente provocar um curto-circuito!

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nem experimente provocar um curto-circuito!

 

 

Serah que ia sair faisca ?? :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uahuahuahuahu

uma faisquinha tipo um relâmpago huahuahah

 

Eu sempre utilizo lâmpadas tbm.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faisquinha???? ahahahahahh

 

Ele EXPLODE + que TNT!!!!! uhauhahuauhauh

 

Ps.: To pensando em comprar um SIEMENS

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Marcelão?

P = U² / R

 

U = 12V (bateria)

R = de 10 Ohms a 100 Ohms

 

P = 12² / 100

 

P = 144 / 100

 

P = 1,44W

 

Portanto os resistores de 1/4W (0,25W) nunca poderão ser utilizados.

 

Utilize lâmpadas automotivas (12V) de 5W ao invés dos resistores.

Primeiro ligue somente a lâmpada (para o filamento esquentar). Um minuto é mais do que suficiente para a temperatura estabilizar.

Agora ligue o megacapacitor e a lâmpada (a lâmpada substituirá o resistor), quando a lâmpada apagar, o megacapacitor estará totalmente carregado.

Um abraço,

Renato

P.S. lâmpadas de 5W/12V possuem aproximadamente 29 Ohms de resistência.

eh, teoricamente nao pode

mas na gambiarra sempre funciona

 

no max, vai queimar o resistor q nao custa R$0,10

 

o ruim da lampada é q vc vai precisar de um soquete tbm

entre resistor e lampada eu ja tenho meu resistor de 10 OHms 10W

 

no final vale o q estiver mais facil.

 

 

vale lembrar o pessoal tbm q tem um artigo sobre megacapacitores

http://autosom.net/artigos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rockford! ña minha opinião...

Cara, a marca SIEMENS é boa, há muitos anos ela faz capacitores, não sei se ela faz há muito tempo capacitores para som automotivo.

 

Experimenta instalar um só e vê como fica, pois depende da sua bateria também.

 

boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...