Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
alanleite28

Começando no trio, duvidas sobre woofer.

Recommended Posts

Seguinte, estou para adquirir a D220Ti e como o orçamento está meio curto, achei esse Divisor de frequencia para efetuar os cortes nela e também um anuncio que contém dois, um para o driver e um para o woofer, o que me dizem?

 

Tenho também a possibilidade de comprar um STX52, com ele eu consigo fazer os cortes no médio e agudo com uma melhor segurança/qualidade?

 

Um processador pra mim é caro (Vi o PX1 custando acima de R$200,00) e eu só iria comprar mais pra frente, ai iria atrasar mais ainda os planos kk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Divisor completinho não é obrigatório! Tem quem use capacitor em série a anos e nunca deu bronca!

E tendo o processador, dá pra ajeitar certin! STX52? Foge disso.. considerando a diferença de custo, não compensa! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO:

 

Comprei uma D220Ti e o kit de divisores de frequência, aguardando chegar.

 

PERGUNTA (Já havia feito mas não me responderam):

 

Estava tentando simular a caixa para o Unigauss com os parâmetros que peguei no anuncio, e quando eu coloco que estou aplicando em torno de 1600wrms ele sempre passa do xmax, alguém poderia me dar uma ajuda?

 

Porque no caso vou usar Unigauss 18" P.A.Turbo 800wrms [4 ohms] + SD3000.1 Evo II [2 ohms] ou seja, na teoria seria enviado 1600wrms pro Unigauss por estar tocando no dobro da impedância do módulo, mas sabemos que vai passar disso...

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O falante é 800wrms, tem que ser "aplicado" 800wrms.

Tente colocar também um HPF em PELO MENOS 40hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz 5 simulações de caixa para o Unigauss PA Turbo 800:

 

- Caixa 120L sintonizada em 45Hz sendo aplicados 800W, HPF 45Hz e LPF 100Hz = 8,238mm de Xmax (Passou 0,238mm do máximo)

- Caixa 120L sintonizada em 45Hz sendo aplicados 1600W, HPF 45Hz e LPF 100Hz = 11,650mm de Xmax (Passou 3,650mm do máximo)

- Caixa 120L sintonizada em 50Hz sendo aplicados 800W, HPF 50Hz e LPF 100Hz = 7,698mm de Xmax (Faltou 0,302 para atingir o máximo)

- Caixa 120L sintonizada em 50Hz sendo aplicados 1600W, HPF 50Hz e LPF 100Hz = 10,887mm de Xmax (Passou 2,887mm do máximo)

- Caixa 120L sintonizada em 40Hz sendo aplicados 800W, HPF 40Hz e LPF 100Hz = 8,824mm (Passou 0,824mm do máximo) [Essa é a caixa recomendada no anúncio]

 

Nas mesmas 5 simulações, reduzi o volume da caixa para 90L, não alterou significantemente os parâmetros de Xmax obtidos.

Também aumentei o volume da caixa para 140L, os valores de Xmax aumentaram bastante.

Alterei quantidade de dutos e comprimentos, não altera nada na simulação, mas sei que na vida real altera, pois testei com meu subwoofer.

 

Então, ou eu fiz alguma coisa errada nas simulações ou não posso aplicar essa potência no woofer. Alguém pode auxiliar?

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A respeito da caixa para o ESV612, mandei um email para a Ultravox (pelo fato de terem comprado a Snake) e foi me recomendado:

 

Caixa com 35L e dois dutos de 4" x 10cm, sintonia final em 97Hz, o corte a ser utilizado é de 100hz a 2khz. (Vai tocar em um bridge do SD400.4, assim recebendo 200wrms.)

 

Abaixo segue como eu vou fazer a caixa (imagem ilustrativa, dimensões não condizem com a realidade).

Vo3hguS.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegaram os divisores de frequência para o Driver e Médio.

 

4VUBlrj.jpg

 

O corte do Médio se iniciando a 100hz (via módulo) e finalizando em 2khz (via divisor de frequencia)

O corte do Driver se iniciando em 2khz (via divisor de frequencia) até o infinito e além porque eu não tenho como cortar isso pelo módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO:

 

Chegou o D220Ti, depois de 10 dias após uma compra feita pelo Mercado Livre via frete expresso e os infelizes me enviaram via PAC, lamentável...

 

Instalei ontem mesmo e de inicio o resultado não me agradou, mas quando cheguei em casa dei uma experimentada melhor e ficou um resultado bem satisfatório, acredito eu não ter me agradado logo de inicio pois eu estava esperando um som parecido com sistemas de som residencial.

 

Eu não sei como as pessoas conseguem utilizar drivers e tweeters sem médio, a música fica totalmente sem corpo... atualmente estou com um UXP e quando liguei o driver junto, não consegui nem testar o driver de tão ruim que fica, abaixei o som do carro e subi o corte do UXP pra perto dos 2khz pra conseguir testar de verdade.

 

Liguei em um canal só da SD400.4, quando comprar o médio faço a ligação do driver em bridge.

 

O cone a ser utilizado é o Permak LC-07 que é similar ao Selenium HM 17-25.

 

E tenho uma dúvida: Tenho dois canais onde estão ligados meu kit 2 vias (SD400.4), é possível ligar o D220Ti em bridge nos mesmos canais e usar uma chave para ligar/desligar o driver/kit? Sofrerá alterações a impedância?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera usa pq não experimentou ter um bom médio! É a mesma coisa de uísque.. a pessoa curte Old eight até provar um jack daniels! hahaha

E sim, é possível ligar assim! Uma chave "três polos, duas posições".. onde no central vai uma 'perna' pro amp, de um lado pro kit e do outro pro driver!

E se quiser "chavear" os dois canais, só usar a chave 6 polos 2 posições... inclusive dá pra chavear os bridges também! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou pesquisar a respeito dessa chave então.

 

E outra coisa, já vou mandar fazer a caixa do médio/driver porque no momento eu parafusei em cima da caixa do UXP só pra não ficar solto no porta malas (tá com o ganho baixíssimo pra não dizer que não estou usando) e eu desenhei o duto retangular que me foi indicado pelo técnico e ele tem 10x29cm, isso não tá imenso não? Digo, tá parecendo aqueles dutos da galera de pancadão hahaha

 

E esse cone tem posição para ser usado? Pois os 4 lados dele são diferentes, tem 2 lados com uma barriguinha e 2 lados lisos e uma das barriguinhas parece ser mais acentuada.

 

E uma observação, o som do driver não sai pra fora do meu carro com o porta malas fechado (Polo Hatch), então ou a acústica do meu carro é muito boa ou tem algo errado haha, digo isso porque vejo gente com drivers e tweeters que o som sai bastante fora do carro.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao duto, só simulando pra saber.. e não tenho o simulador aqui =\ 

E o cone, não entendi! barriguinha? O que seria?

E exato! Se o som do driver não tá saindo, a acústica do carro é boa!

1) tem muito isolante 
2) tem mto absorvedor interno...

Pra fazer sair mais o som, só tirar o tampão e virar o driver pra cima! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você abrir essa imagem vai ver que há dois lados do cone que tem uma acentuação em sua curvatura e os outros dois lados são mais retos, por isso perguntei a respeito da posição que deve ser utilizada. Mas se abrir essa outra imagem verá que o inscrito "Selenium" está posicionado na parte de baixo de um dos lados mais acentuados, então talvez eu meio que respondi a minha própria pergunta depois de fazer essa simples pesquisa. Como na minha não tem nada inscrito, por ser similar, fiquei em dúvida.

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, então tá resolvida a questão! Pensei que tava falando do UXP po! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO:

 

Comprei o ESV612, chega na segunda ou terça feira (se o cara enviar hoje ainda)...

 

E a caixa para ele e o driver, um rapaz disse que pode fazer aqui pra mim mas vai demorar uma semana, ou seja, só no dia 05/11/18 que ficaria pronta, to dando uma pesquisada nos lugares que podem fazer essa caixa pra mim, visto que é uma caixa relativamente simples, não vou aguentar esperar uma semana.

 

E poderia ser feita em MDF 15mm, pra não ficar tão pesada? Ou precisa ser 18mm?

Também vou adicionar duas alças (uma de cada lado), dois bornes (um em cada compartimento) e um protetor de alto falante para o woofer, para deixar a caixa mais pratica e protegida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro que faça de compensado naval. Não muda muito o peso, e compensado é resistente à água! 

Sempre pensei que isso fosse besteira, até o dia que toquei numa festa e colocaram uns copos sobre minha caixa de som... estufou TODA!

15mm com reforços internos estilo 'full trap' tá bom demais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO:

 

Chegou o ESV612 e já pedi para ser produzida a caixa, será entregue amanhã ou quarta.

Quando chegar em casa posto fotos.

 

Ocorreu um imprevisto... o cara que foi lavar meu carro pegou todas as caixinhas que tinha no meu banco de trás e jogou no lixo, ou seja, ele jogou o divisor de frequencia do woofer, paguei R$85,00 naquilo, fui obrigado a comprar outro, estou muitíssimo decepcionado... talvez chegue na quarta feira, ou seja, só vou poder ligar tudo quando o divisor chegar :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que irresponsabilidade! Aqui onde lavo eles guardam tudo em sacos de lixo mas deixam amarrados e guardados na mala do carro! Tudo que digo, até borrachinha de dinheiro, prendedor de cabelo.. eles guardam TUDO nesse sentido!

Imagine se nas caixas fossem processador Intel i9, avaliados na faixa de 10k cada... é complicado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei o interruptor como me indicou blOom e me surgiu uma dúvida, por acaso eu posso ligar tudo junto, bridge e canais? Eu digo, sem a chave, ligo o kit 2 vias nos canais normalmente e ligo o driver no bridge desses mesmos canais.

 

O7AQpcP.jpg

 

Como eu coloco imagens em spoiler? Acho que fica menos poluído o tópico...

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ligar tudo junto precisa ver se a impedância não vai 'forçar' o amp. Se não força, tá show! 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ultima atualização antes de eu postar fotos e resultado da caixa 2 vias:

 

Entrei em contato com o Aderlan da Soundigital, que foi muito atencioso comigo e ele me disse que posso ligar tudo junto e direto conforme a imagem abaixo pois é uma ligação tri mode. (não reparem na letra, fiz bem rápido pra mostrar pra ele como seria)

 

dZzEPo7.jpg

 

Hoje busco a caixa, instalo tudo e já trago o resultado pra vocês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! Inclusive eu usava assim, só que era um médio no bridge e drivers "sem" bridge. Como o kit é 4 ohms e provavelmente o canal 4.. dá pra fazer sim!

Só colocar uma chavinha pra desligar os internos, ou pelo menos o driver! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos e resultado:

 

Bom, caixa devidamente instalada conforme as fotos, depois posto fotos com mais detalhes e um vídeo também.

 

Primeiras impressões:

 

--Não preciso nem aumentar o ganho do driver, inclusive ele tá no "zero" e aumentei um pouquinho o do médio. Pra quem disse que um driver não acompanha, acredite, acompanha com muita folga.

 

--Muita qualidade os dois componentes, na minha opinião ficou ótimo, aconselho a todos trocar a famosa "corneteira" por uma caixa como essa.

 

Problemas:

 

--Infelizmente como não posso aumentar o ganho do canal em que o kit 2 vias está, pois é o mesmo do driver, o kit ficou muito baixo, quase não dá pra ouvir ele e o som tá vindo mais de trás agora.

 

--E quando eu aumento o ganho do médio ou do driver (pouca coisa, só um toque bem de leve, quase não mexe a chave, pra não acharem que tô aumentando absurdos) a SD400.4 está parando, ela para por alguns segundos (1 a 3 mais ou menos) e volta, todos os canais cortam o som e não sei o motivo, alguém pode ter alguma ideia?

 

--A caixa não coube no porta malas com o tampão, tentei de todas as maneiras que imaginarem de colocar aquela caixa no porta malas junto com a do UXP, impossível, infelizmente não vou poder usar o tampão.

 

1MlIGxL.jpg

 

qM6iZnv.jpg

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO:

 

Fiz alguns testes e constatei o problema do módulo estar desligando... o rapaz que fez a ligação da caixa pra mim (paguei porque tava com preguiça) instalou o divisor de frequencias do woofer ao contrário, ligou o "in" no "out" e vice versa, já fiz a alteração ontem e agora o som está maravilhoso, a qualidade dos componentes é excelente, e mais uma vez recomendo, troquem a corneteira por algo desse tipo.

 

Comprei uma cinta com catraca para prender a caixa no porta malas, pois devido a altura dela, ela ficava caindo com qualquer curva ou freada, mas mesmo assim estou tendo que usar sem o tampão.

 

E verifiquei o SD400.4, ele corta a partir de 80hz com a chave no HPF, então o woofer está tocando de 80hz a 2khz, achei que era 100hz pasmafaute mas acabou que sendo melhor ainda, tô cobrindo todo o espectro de frequências.

 

Agora o unico desafio vai ser eu colocar a caixa do woofer de 18 lá atrás, creio que dê para fazer uma dutada de uns 120~140L, eu havia pegado um projeto de uma T18, a original mesmo, mas se eu fosse por isso no carro ia ter que remover o banco traseiro  o-o- e aliás, acho que estou decidido a pegar o HPX 2180, abandonei o Unigauss porque ninguém me responde no e-mail, que pena para a empresa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, a T18 se rolasse de fazer, eu SUPER recomendaria.. pq ela toca por 2x18" fácil, só que com apenas um woofer pra alimentar! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de um tempo pra respirar a carteira, tá na hora de partir pro woofer de 18"...

 

Desisti do Unigauss porque NINGUÉM me responde no e-mail, me responderam uma vez e depois nunca mais...

Não vou comprar Oversound 800 devido ao baixo xmax de 6mm

 

Analisando o meu porta malas, dá pra fazer uma caixa dutada de aproximadamente 140L, qualquer outro tipo de caixa especial não caberá.

Mais uma vez, informo que será utilizado um SD3000.1 (2 ohms) e a minha maior duvida é em relação a rendimento, como no caso vou usar um só woofer, gostaria de extrair o máximo de rendimento do mesmo.

 

Gostaria que fosse um som com pegada, mas, nada seco, deve ser voltado ao subgrave.

 

Alguma sugestão que se encaixe aqui?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...