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Viepper

Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

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Cara, vou ter que discordar de você em partes, não tem nenhuma dificuldade hoje em se tirar 400, 500, 600cv, de um motor 4 cilindros com 2 litros de deslocamento. Claro que um 6 em linha vai aguentar mais potencia o V8 mais ainda, voce divide essa potencia entre os cilindros. Mas conheço motores AP e F2 da gm com mais de 400cv que não quebra parte interna a anos. Não são carros que se usa para ir trabalhar todo dia, obvio, até porque a maior folga do pistão forjado no cilindro gera um desgaste muito mais cedo que um motor todo original. Enfim. É possivel tirar potencia e é viavel.

 

O mancal do ap só fratura proximo dos 500cv, mas pra isso existe uma placa de reforço, mancal proprio para aguentar, reforço de bloco, etc.. tudo é contornavel ahuahuah

 

É possível? É.

 

Mas qual a vantagem? Nenhuma. Sério.

 

Fico com os sábios: "There's No Replacement for Displacement".

 

Qual a vantagem de enfiar trisquilimei num 2.0 pra ter o mesmo desempenho de um 6 cilindros com uma pressão BEM menor, menores esforços sobre os mancais de vira, maior vida útil e maior margem pra ganho de potência?

 

O AP ganhou fama porque estava acessível em carros baratos... lá nos anos 80 o cara podia preparar um VW 74 pra acelerar forte. Se fosse fazer num chevette, teria muito mais dificuldades. Família 1 veio surgir no Brasil em 82 em um carro de luxo. E nunca ocupou nada que não fossem carros caros, o mais barato era o Kadett, que nunca concorreu com gol de entrada, ele concorria com a versão GL do gol. E por isto (e também pelo eterno problema do espaço entre as camisas) ele nunca foi uma opção popular de preparação. Até hoje não é.

 

Mesma coisa pro 4.1 da GM. Tinha muito opala preparado, mas opala era caro, pesado e traiçoeiro. Carro pra maluco rico acelerar! Este motor sim deveria ter sido referencial de preparação pesada no Brasil, pois um turbo no motor original, com carburadores decentes e um bom comando já entrega tranquilo seus 300 cavalos (o que ainda é pouco, já que podemos pensar em 100cv/l tranquilamente em um turbo, sem dificuldades nem malabarismos). E aí vinha o problema do Braseixos, não eram todos que vinham com Dana. Hoje tem muito opala rendendo 350cv aspro seguindo receitinha de bolo. Vai fazer isto num 2.0 4 cilindros... você até consegue, mas fica com uma enceradeira que não tem torque sequer pra se manter em marcha lenta. Isso depois de gastar MUITO em balanceamento dinâmico.

 

Se a gente for procurar o que os gringos fazem, a gente descobre que só hondeiro repete a burrice. O resto parte logo pra motores maiores.

 

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Na verdade isso é feito nos mais variados motores, eles fazem isso desde motores pequenos ate os v8 de 10L. Aqui também tem isso, só que os 4 cilindros, traçao dianteira, sao os acessíveis.

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Uai, fiz um post com um pouco de humor, já deletaram :banghead :banghead

 

Posta de novo, não vi.

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Seu post desbielou hauahau

 

Não gostei dessa propaganda do fórum, parece premoniçao hauahaua

 

22jTmjh.jpg

Editado por diego.twim

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Posta de novo, não vi.

 

Fiz essa piadona de mal gosto:

 

"AP melhor motor do mundo

 

giphy.gif

giphy.gif

giphy.gif"

 

Tá, coloquei um a mais :vts :vts :vts

 

 

Seu post desbielou hauahau

 

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22jTmjh.jpg

 

:vts :vts :vts :vts

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Seu post desbielou hauahau

 

Não gostei dessa propaganda do fórum, parece premoniçao hauahaua

 

Se apareceu aí é pq já tá procurando :vts

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Não gostei dessa propaganda do fórum, parece premoniçao hauahaua

 

22jTmjh.jpg

 

Batatinha quando nasce

esparrama pelo chão

Enquanto você lia

Mais um AP foi pro caixão.

 

12328359_756927724441789_932241016_n.jpg

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Gol GTI 2.0 16V, a parte de baixo do motor: bloco, pistões, bielas e virabrequim é AP?

 

O motor AP foi o primeiro motor do Brasil a ingressar na Injeção eletrônica? Tem certeza disso?

 

Enquanto que em 1993 já tínhamos Kadett EFI, Monza EFI, Omega EFI e MPFI... Santana e Gol ainda vinham de fábrica com o carburador inteligente + ignição eletrônica até meados de 1995.

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É um sucessor do AP. Chamam de AP, mas na realidade é um motor com bloco mais alto e bielas mais compridas. Por isto mesmo ele tinha aquela bolha no capu, não cabia o motor e o duplo comando juntos.

 

Sim, o Gol GTi foi o primeiro nacional com injeção eletrônica. Em 88.

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Gol GTI 2.0 16V, a parte de baixo do motor: bloco, pistões, bielas e virabrequim é AP?

 

O motor AP foi o primeiro motor do Brasil a ingressar na Injeção eletrônica? Tem certeza disso?

 

Enquanto que em 1993 já tínhamos Kadett EFI, Monza EFI, Omega EFI e MPFI... Santana e Gol ainda vinham de fábrica com o carburador inteligente + ignição eletrônica até meados de 1995.

 

Gol GTI usava injeção eletrônica em 1988 e Santana GLS 2000i em 1991.

Editado por avukte

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É um sucessor do AP. Chamam de AP, mas na realidade é um motor com bloco mais alto e bielas mais compridas. Por isto mesmo ele tinha aquela bolha no capu, não cabia o motor e o duplo comando juntos.

 

Sim, o Gol GTi foi o primeiro nacional com injeção eletrônica. Em 88.

 

Esqueci do Gol GTI Square. :banghead[^]

 

Gol GTI 16v era um sonho de consumo!!! OpO

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Gol GTI usava injeção eletrônica em 1988 e Santana GLS 2000i em 1991.

 

A GM trouxe o Monza 500EF em 89... com a mesma LE-Jetronic. Perdeu por meses... :vts

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Gol GTI usava injeção eletrônica em 1988 e Santana GLS 2000i em 1991.

 

Na minha mente só veio o Santana GLS de 1995, o antigão quadradão eu não sabia que saiu com injeção. Me deu um branco sobre o Gol GTI square.

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Na minha mente só veio o Santana GLS de 1995, o antigão quadradão eu não sabia que saiu com injeção. Me deu um branco sobre o Gol GTI square.

O quadradão deu lugar ao novo em 1991.

 

santanagls91.tras.jpg

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O quadradão deu lugar ao novo em 1991.

 

santanagls91.tras.jpg

 

Ah bom! Pensei que esse modelo só saiu a partir de 1992.

 

O famoso Santana 2000 hehehe. Já vi um piá com um Santana quadradão 1.8 com o emblema "2000" colado junto do 1.8. Será que ele não sabia o significado do emblema 2000? :vts

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Ah bom! Pensei que esse modelo só saiu a partir de 1992.

 

O famoso Santana 2000 hehehe. Já vi um piá com um Santana quadradão 1.8 com o emblema "2000" colado junto do 1.8. Será que ele não sabia o significado do emblema 2000? :vts

 

2000 vinha em todos os Santana com motor 2.0. Os quadrados carburados já usavam essa nomenclatura.

 

Quantum-2000-1988-GLS-650x460.jpg

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Hoje o 2000 é o preço de revenda hauhauhuah

 

Eu curto os santanas e derivados. Aqui perto tem uma quantum das ultimas que sairam, branco perola, preparada, mas com cara de originalzona, daqueles tio que pega pra ficar alisando, um belo sleeper.

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A Marcelooka falou brincando da R/L ruim, mas uma das memórias que tenho dos Santanas que meu pai teve é como vibrava o motor. Pegou o primeiro em 87 e entregou o quarto e último no final de 2002. 15 anos e mais de 1MKM rodando de APzoom.

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A Marcelooka falou brincando da R/L ruim, mas uma das memórias que tenho dos Santanas que meu pai teve é como vibrava o motor. Pegou o primeiro em 87 e entregou o quarto e último no final de 2002. 15 anos e mais de 1MKM rodando de APzoom.

 

AP gosta de vibrar mesmo, mas o 2.0 é meio erro de projeto. Por isto mesmo lá fora reinava o bloco alto com bielas maiores. E com fluxo cruzado, o que, aliás, o Fusca já tinha.

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AP gosta de vibrar mesmo, mas o 2.0 é meio erro de projeto. Por isto mesmo lá fora reinava o bloco alto com bielas maiores. E com fluxo cruzado, o que, aliás, o Fusca já tinha.

Os APs montados na transversal não vibravam tanto assim (escorts, etc.)

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A Marcelooka falou brincando da R/L ruim, mas uma das memórias que tenho dos Santanas que meu pai teve é como vibrava o motor. Pegou o primeiro em 87 e entregou o quarto e último no final de 2002. 15 anos e mais de 1MKM rodando de APzoom.

O AP 2000 tem uma R/L bem ruim mesmo, mas o do 1.6 é ótimo, r/l de 0,268 melhor até mesmo que a r/l dos motores honda serie B (giradores). Não é atoa que o ap 1.6 originalmente consegue girar tranquilo até 7500 rpm.

 

Meu sonho é montar um AP 1.6 aspirado girador, com o cabeçote 16V com fluxo melhorado. dutos, sedes, molas, e comando bravo. Além de escape e admissão (umas ITBs haha). Algo pra girar de 9k rpm pra cima. Não precisa de muita potência não, chegando nos 100cv/l já é o bastante. Deve ficar bem divertido, inspiração dos honda b16 do VTI.

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Os APs montados na transversal não vibravam tanto assim (escorts, etc.)

 

Mais pontos de fixação. Se não me engano, no escort haviam coxins na parte superior (não tenho certeza). Fora que o AP longitudinal balança o carro pros lados, uma sensação menos agradável.

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Os argentinos conseguem extrair extraordinários 10.000 rpm dos Sevels, porque não conseguiria com o nosso AP? :vts

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Mais pontos de fixação. Se não me engano, no escort haviam coxins na parte superior (não tenho certeza). Fora que o AP longitudinal balança o carro pros lados, uma sensação menos agradável.

De fato. Em posição longitudinal a sensação de vibração é maior.

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