Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Clube da Fonte CFTV 29/33A

Recommended Posts

Galera, da pra carregar bateria do carro com essa fonte?

Deve carregar sim se colocar uma resistencia em série com o positivo. O valor da resistencia vai determinar a corrente da carga calculando com a fórmula:

cir0105_01.jpg

No caso "Vo" vai ser a voltagem que você conseguir com a modificação da fonte, e "V" seria a voltagem da bateria estando totalmente carregada, na maioria dos casos 12,6V. Ligar direto na fonte sem modificação não resolve, a voltagem deve ser maior e ser reduzida pela resistencia.

Eu carreguei a bateria do meu carro três vezes já com uma fonte ATX modificada. Na primeira carga que eu dei, a bateria não aguentava dar partida mas não estava bem descarregada, então liguei a fonte direto na bateria e nem armou a proteção. Nas outras vezes que carreguei a bateria ficou bem descarregada e desarmava a fonte, então liguei a resistencia e a fonte não desarmou e carregou a bateria.

Mas utilize uma corrente de carga de uns 10% da amperagem da bateria.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve carregar sim se colocar uma resistencia em série com o positivo. O valor da resistencia vai determinar a corrente da carga calculando com a fórmula:

cir0105_01.jpg

No caso "Vo" vai ser a voltagem que você conseguir com a modificação da fonte, e "V" seria a voltagem da bateria estando totalmente carregada, na maioria dos casos 12,6V. Ligar direto na fonte sem modificação não resolve, a voltagem deve ser maior e ser reduzida pela resistencia.

Eu carreguei a bateria do meu carro três vezes já com uma fonte ATX modificada. Na primeira carga que eu dei, a bateria não aguentava dar partida mas não estava bem descarregada, então liguei a fonte direto na bateria e nem armou a proteção. Nas outras vezes que carreguei a bateria ficou bem descarregada e desarmava a fonte, então liguei a resistencia e a fonte não desarmou e carregou a bateria.

Mas utilize uma corrente de carga de uns 10% da amperagem da bateria.

Interessante o uso de uma resistência, apesar que a fonte com modificação sem essa resistência consegue da uma carga na bateria, não sei se suficiente para dar partida, vou fazer um vídeo depois. Só não sei o artifício que é utilizado para conseguir da um carga na bateria, mas vou testar com essa resistência.

Compartilhar este post

Link para o post

O cooler da minha fonte nunca funcionou.

Como uso pouco nunca tinha me interessado em saber o pq. Quando abri vi q ele tava estourado.

Troquei por outro mas percebi que o cooler continua sem funcionar. Testei e tudo mas nada.

Será que não tá chegando corrente no soquete? Tô pensando em ligar direto.

Compartilhar este post

Link para o post

O cooler da minha fonte nunca funcionou.

Como uso pouco nunca tinha me interessado em saber o pq. Quando abri vi q ele tava estourado.

Troquei por outro mas percebi que o cooler continua sem funcionar. Testei e tudo mas nada.

Será que não tá chegando corrente no soquete? Tô pensando em ligar direto.

Eae Bosco, blz ?

O cooler ele só liga quando a fonte chega em uma certa temperatura, inclusive a tampa dela um adesivo em inglês falando sobre.

Se não está ligando, ou você não está forçando a bixinha ou realmente tem algo errado. Acho que ficaria legal ligar direto, já que o cooler é silencioso (você colocou um semelhante ?).

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu já tava ligado q o cooler só armava depois de certa temperatura.

Liguei um módulo Blaupunkt GTA-480 puxando um voicer de 15', um pw8 e uma st200.

Fontezinha guerreira! Tocou com muita raça, sem desarmar nem nada, mas o cooler não funcionou. Coloquei um cooler um pouco maior. Depois posto as fotos.

Editado por Bosco

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu já tava ligado q o cooler só armava depois de certa temperatura.

Liguei um módulo Blaupunkt GTA-480 puxando um voicer de 15', um pw8 e uma st200.

Fontezinha guerreira! Tocou com muita raça, sem desarmar nem nada, mas o cooler não funcionou. Coloquei um cooler um pouco maior. Depois posto as fotos.

Aah saquei, era pra ter ligado o cooler... A fonte alimentando um SD aqui arma o cooler (digital, baixo consumo)..

Só colocaria um cooler silencioso pra ficar legal, aí sem problemas !

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer um tutorial, porem vou adiantar os passos.

1º Tenha um multimetro ou voltimetro, algo que possa regular todas as fontes com a mesma tensão de saida, no meu caso minhas 3 fontes estão em 14.4v.

2º Depois disso faça uma ligação individual pra cada borne da fonte para alimentar, nas minhas coloquei uma chave de tomada mesmo.

3º As fontes deve ter os cabos/fios individuais NUNCA LIGUE UMA FONTE EM SÉRIE OU PARALELO NO BORNE

A primeira fonte que você ligar ela estará ligada o tempo todo, depois você liga a segunda, está só irá armar se o consumo da corrente passar dos 29ah, e a tensão começar a cair, e assim por diante.

Testei com 3 fontes, mas duas são o sufienciente para meus dois modulos ab no volume maximo.

Fontes que usei são as 350w/12

Os gringos não devem ter regulado as fontes com a mesma tensão, se você ligar uma fonte de tensão diferente

a de menor será consumidora. Ou se você ligar em paralelo direto do borne.

vlrm.jpg

Se ainda sobrou alguma duvida este find do feriadao vou fazer um video tutorial e postarei aqui pro pessoal mostrando minha bancada em construção passo a passo, e comentando, espero que ajude o pessoal.

r

Czar, eu posso ligar as fontes na tomada com apenas uma unica chave que liga as 3 fontes juntas? Ou tenho que ligar cada fonte com uma chave?

Compartilhar este post

Link para o post

r

Czar, eu posso ligar as fontes na tomada com apenas uma unica chave que liga as 3 fontes juntas? Ou tenho que ligar cada fonte com uma chave?

Pode ligar em uma única chave sim, não tem problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi! As outras fontes só ligam se houver necessidade de mais amperagem? É isso mesmo?

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi! As outras fontes só ligam se houver necessidade de mais amperagem? É isso mesmo?

Isso !

Compartilhar este post

Link para o post

Umas perguntinhas, procurei no topico mas n achei nada a respeito:

Seguinte:

- A fonte tem 3 saídas de energia 12v, no caso soh estou ligando um amp, pra enviar toda energia pra ele soh preicsa conectar em 1 dos bornes (1 pra cada polo) ow preciso conectar nos 3 para q venha toda energia?

- To ligando a fonte num DAT 4100 e tava deixando o sub amaciar por varias horas seguidas, numa potencia grande, como n tem led clip n sei se tava distorcendo. A fonte tava a 13,9 V o tempo todo e n deu nenhum sinal nem perto de cair a tensao (em fontes é normal cair a voltagem tipo bateria?), entao presumo q esteja fornecendo energia tranquilamente mesmo sendo um A/B, ow pode ser que nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, o ideal seria usar os três bornes, principalmente se estiver consumindo muita amperagem. Agora, se a voltagem não está caindo, na minha opinião é porque a fonte tá segurando.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, o ideal seria usar os três bornes, principalmente se estiver consumindo muita amperagem. Agora, se a voltagem não está caindo, na minha opinião é porque a fonte tá segurando.

tava pensando agora, será q os bornes nao sao conectados todos juntos embaixo? dai no final o sinal de um eh sempre o mesmo sinal do outro, mas se são sinais separados dai ja muda.

Eh ta segurando firme, ja segurou dois amps tbm tranquilamente, to achando estranho....

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, os bornes são conectados juntos mas devido a alta amperagem, um borne só pode virar um gargalo, gerando calor e perdas, pois são pequenos. Se fosse um só, deveria ser bem maior pra ter maior área de contato com o fio.

Compartilhar este post

Link para o post

Lukas, o Mano Léo está certo, os 3 bornes estão interligados, mas como cada borne é pequeno é legal utilizar os 3 para maior área de contato e não ter perdas caso for tirar 100% da fonte.

Mas já que a tensão não está caindo então está tudo ok, a fonte está fornecendo energia tranquilamente como disse. Agora se começar a descer a tensão nos graves (o led power piscar de leve), aí é legal ligar os cabos nos 3 bornes (tanto no positivo, tanto no negativo), pra ver se melhora.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha foi pro beleleu, não liga mais.. mas colocando na bateria do carro ela ascende a luz verde! E olha que nem esforcei ela, tem mais de mes que não carrego as baterias do carro.. vou abri-la amanhã!

Compartilhar este post

Link para o post

Rdg, como conseguiu essa façanha ?? Estava carregando bateria e queimou ?? Ou estava funcionando beleza e depois de um certo tempo quando foi ligar não ligava mais ??

Abre ela e tira bastante fotos e principalmente se achar locais da fonte suspeitos de ter queimado, danificado etc...

Vamos tentar ver o que aconteceu com ela .

Compartilhar este post

Link para o post

hoje fiz um teste viepper,

ela parou de funcionar do nada! e eu não estava forçando ela não.. tem meses que não carrego a bateria...

Oh, o teste que eu fiz foi esse.. abri ela, medi se estava chegando 127v, atrás do fusível estava com 127 depois do fusível estava 0v, peguei e fiz uma ponte com o alicate e deu um estouro kkkkkkkkkkkkkkkk tipo curto... aí foi só relar, tirei na hora foi muito rápido.. .

Não sei oq fazer com ela não, não aparenta nada queimado ;/

mas eu não manjo.. . :(

ajuda eu kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

ela parou de funcionar do nada! e eu não estava forçando ela não.. tem meses que não carrego a bateria...

Oh, o teste que eu fiz foi esse.. abri ela, medi se estava chegando 127v, atrás do fusível estava com 127 depois do fusível estava 0v, peguei e fiz uma ponte com o alicate e deu um estouro kkkkkkkkkkkkkkkk tipo curto... aí foi só relar, tirei na hora foi muito rápido.. .

ajuda eu kkkk

Bom, parece que o fusível esta aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

ajuda eu kkkk

Se ta queimando o fusivel obviamente tem coisa em curto, nao tente ligar denovo com essa ponte de alicate aí q pode ser pior kkk.

Nada de cheiro de queimado ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se ta queimando o fusivel obviamente tem coisa em curto, nao tente ligar denovo com essa ponte de alicate aí q pode ser pior kkk.

Nada de cheiro de queimado ?

nada de queimado Eduardo.. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Rdg, fica tranquilo, você não vai ficar sem fonte.

Mas você já começou errado, nunca faça um "emenda" no lugar do fusível, pode piorar as coisas, no máximo substitua o fusível e caso ele queimar novamente vai ter que diagnosticar o problema.

Mas como você já fez esse teste não recomendado de emendar e como deu um estouro, da pra ver que tem algo errado e espero que não tenha danificado outra coisa. O estouro no caso acredito ser proveniente de um curto, sendo assim suspeito de ser a ponte de retificação em curto. Podia até ter caido o disjuntor da sua casa hein..

Mas então vamos lá,

Deu pra ver que você tem um multímetro, tem um analógico também ? Ferro de solda e sugador de solda e solda ? Vai precisar dessas ferramentas.

Eu suspeito de ser a ponte de retificação, mas pode ser os capacitores grandões lá, os transistores também.

Antes, fotografa a parte interna da sua fonte para que eu te mostre e você identifique os componentes (é igual a minha ? Se for eu uso minha). Você vai dessoldar e fazer as devidas medições com o multímetro para encontrar o componente defeituoso e fazer a devida substituição, comprando um novo ai na sua cidade ou mesmo na internet. Fica tranquilo que é fácil.

Antes de qualquer coisa também, faça uma boa inspeção visual, retire a placa da carcaça e em um local bem iluminado olhe em cada componente se não tem nenhuma característica, marca suspeita. E com nariz bem perto vê se sente um cheirinho diferente semelhante de queimado em algum componente, principalmente nos capacitores grandões.

Boa sorte aí !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

A minha de "50a" aconteceu o mesmo estourou o fusivel, coloquei outro no lugar e acabou abrindo o transistor e vi que a ponte retificadora estava em curto, não sei se vale a pena concertar visto que paguei 90 reais nesta fonte nova, acho que o motivo da queima foi o tempo que ficou em uso cerca de 12hr servindo como auxiliar a um set composto por dois selenium tornado uma taramps 2.7k e uns driver d250x com um sd 400 segue as fotos.20140629_003112.jpg20140629_003117.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...