Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

poisé é muito estranho mas agora eu me quebrei todo, seilá o que aconteceu né mas a JBL tem digamos que decaido com a qualidade e produtividade dos alto falantes da selenium, não sei o que colocar de MG agora pois eu já estou com o SD 2.5K 2 ohms aqui e não queria trocar esse ampli não, vou ter que conseguir outro com a mesma base dele.

Alguem já ouviu os MG1200 ou os MB 2.2K ? São bons ou se for pra coloca-los tem melhores ? To precisando de uma luz agora auheuhauehua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh, sim, beleza para quem enviou por e-mail o projeto. Muito obrigado

 

Para o colega que perguntou, as caixas cornetadas, parte do painel traseiro é aparafusado, justamente para colocar o falante.

 

Por outro lado, achei a corneta muito curta.

 

Comparando com um projeto antigo da Selenium, PAS1MA1, é muito mais curta

Entao fcoelho,mandei pra sua caixa de mp e axo que perdi suas respostas. Mas de qualquer forma obrigado pela atencao e desculpa o encomodo . E ao amigo desculpa pela poluicao em seu topico. Editado por Vinicius mr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poisé é muito estranho mas agora eu me quebrei todo, seilá o que aconteceu né mas a JBL tem digamos que decaido com a qualidade e produtividade dos alto falantes da selenium, não sei o que colocar de MG agora pois eu já estou com o SD 2.5K 2 ohms aqui e não queria trocar esse ampli não, vou ter que conseguir outro com a mesma base dele.

Alguem já ouviu os MG1200 ou os MB 2.2K ? São bons ou se for pra coloca-los tem melhores ? To precisando de uma luz agora auheuhauehua.

Puts! tbm tava correndo atras do MG1400 mas só acho o de 8 ohms, acho q vô de 10 mg300 da over msm, todo mundo aki fala bem e ainda é mais interessante pelo preço!

 

em off, meu sd 5000 chegou hj, lendo o manual q veio com ele achei algumas coisas estranhas: comprimento 354mm no site diz q é 356mm, largura 270mm no site é 282mm , potência com o dobro da impedância subiu de 3500 rms p/ 4000, enfim o manual q acompanha o modulo há divergência de informações com o manual em pdf do site, se alguém souber o pq disso sinta-se a vontade pra falar ;)

Editado por gugasex

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Giovani , eu tentaria ainda pegar o Mg1400 ,ja escutei dos novos com nome JBL e é a mesma coisa , toca igual , só mudou o nome mesmo .

 

Para substituir tem o eros E612mg ou mg1600 que são muito bons tambem .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poisé eu ainda quero os mg também porque já comprei o módulo pra eles mas se não der eu pego outro mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Giovani , eu tentaria ainda pegar o Mg1400 ,ja escutei dos novos com nome JBL e é a mesma coisa , toca igual , só mudou o nome mesmo .

 

Para substituir tem o eros E612mg ou mg1600 que são muito bons tambem .

 

Qual dos dois seria melhor ? Pelos parâmetros é o E612mg , agora na prática nunca vi nenhum dos dois então agora o mestre tem que me falar ai hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E612 , mais flat 100% musical , toca quela voz masculina grossa com pegada firme como ninguem .

 

Mg1600 toca muito mais "volume" , tem uma pegada enorme nos instrumentos de percursão e não faz feio tocando voz.

 

Para tu que quer mais SPL final , recomendo o mg1600 que é muito bom .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

art som pb qual modulo vc recomenda pra tocar um par de eros MG 1600?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer um acima de 2000wrms ja fica muito bom .TOP mesmo entre 2500-3500w. .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que vou ter que pegar ele então, agora até vir, vou ter que ir pelo menos fazendo a caixa mas agora qual caixa fazer ? kkkkkk.

nesse negócio de som mudou uma coisa muda tudo, vish uaheuaheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manda e-mail na eros pedindo o projeto de cornetada , e ja elviz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A eros mandou o link das caixas cornetadas que eles já tem no site para af de 12" . Mas pra fazer aquelas caixas acho que só daria pra fazer em câmaras separadas e eu queria câmara única. Se olharem o projeto a caixa no fundo tem 36 cm e na frente tem 42 se não me engano, ta meio confuso pra mim kkkkk. Alguém pode dar uma mãozinha com essa caixa cornetada ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi a pergunta. Esse projeto é para um falante por caixa e há separação. A menor é a câmara fechada e contém os dutos e a outra é a corneta.

 

Leve para um marceneiro interpretar, se tiver dificuldades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim isso eu sei, mas o que queria saber é como vou fazer uma caixa pra dois alto falantes se as medidas são distintas ? meus woofers eu peguei a caixa dutada e montei elas pra fazer uma só com só uma separação no meio pra ter duas câmaras não é ? minha dúvida é como fazer o mesmo pra essa cornetada, teria que deixar um "buraco" entre elas já que na frente ela mede 42 cm e atrás ela mede 36 cm? e porque ela não tem as "rampinhas" que tinha no projeto da selenium ? a eros então usa essa abertura na frente como a corneta ?

Editado por Giovani A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok! Bem que poderia ter mais detalhes, mas no projeto de 12", facilita um pouco pois dá para concluir as dimensões do painel. O painel que ficará o falante será um Hexágono (http://pesquisaestudantil.blogspot.com.br/2009_12_01_archive.html). Não sei se o projeto diz que o falante deve estar dentro ou fora da câmara menor (cone voltado para dentro, o que melhora a regrigeração).

 

Agora para fazer o projeto para 02 falantes, é só duplicar (como se colocasse uma caixa ao lado da outra), sendo que uma das faces, será a divisória.

 

A corneta é como se fosse um tubo, pura e simplesmente, com a diferença que esses de 12", tem as extremidades com medidas distintas (360 contra 420). Preste atenção.

 

Se der muito trabalho, faça 02 projetos e depois junte, pois pode complicar justamente nessa situação em que as extremidades com especificação distintas. Teria de fazer uma angulação numa das faces haja visto que a outra seria reta. Compreendeu?

 

Não sei se existiriam implicações nessa mudança de projeto (desde que respeitadas as porporções). A princípio, eu acho que não. O certo que vai aumentar o grau de dificuldade para implementar o projeto.

 

 

 

 

 

 

Pela projeto da Eros e outros ultimamente, se vê claramente que os painéis são retos e esses projetos da Selenium são diferentes, porque além dos painéis retos, usam um compensado de menor espessura para fazer as curvaturas (tem um nome próprio, mas não sei agora) e esses projetos dão muito trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se eu entendi. Você quis dizer por exemplo pra deixar um lado da caixa reto pra juntar as duas e mudar a angulação do falante ?

O que eu entendi pelo projeto da eros é que por exemplo a Selenium usava uma caixa cornetada como se fosse uma "corneta quadrada" e o projeto da Eros é como se fosse uma "corneta retangular" pois a Selenium chega a esconder uma minúscula parte do falante olhando de fora e a Eros expõe todo o falante.

 

Agora o projeto no papel não é dificil fazer se vai fazer caixas separadas mas agora fazer uma única caixa com duas câmaras ta meio difícil, sem ter que mexer na estrutura da caixa. ou o que eu posso fazer pra ficar legal é fazer uma caixa que fique um "buraco" entre as duas câmaras e colocar um acrílico no meio pra tampar com algum led dentro ou algo assim, fica legal também só pra ficar diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja o vídeo que entenderá melhor.

 

http://www.youtube.com/watch?v=iz-IUbtGMxc

 

Para deixar uma caixa de corneta lado a lado é como você aproximasse os 02 Driver. Vai ter perdas não vai, porque o "foco" de uma vai coincidir com a outra. Certo.

 

No caso da corneta dupla, como existirá uma divisória, a caixa que terá o falante da esquerda, terá uma curvatura maior para esse lado e será a mesma coisa do lado direito, haja visto que o outro painel será reto (divisória). Entendeu agora?

 

Entenda que você tem de preservar as medidas das extremidades, ou seja, a caixa terá 360 x 2 numa extremidade e 420 x 2, em outra.

 

Uma dica aí:

esquemacornetadupla.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom fiz um esboço pelo que eu entendi do amigo, me corrijam se estiver algo errado, a foto que tem de frente aquilo do lado seria os drivers e os ST, eu penso em fazer assim, porque não da pra fazer em cima devido altura e também não vale a pena fazer maaais uma caixa só pra eles.

 

843828_328627297256594_290592159_o.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você está mostrando a vista superior, deveria ser 360 x 2 = 720 (não é 705) e 390 x 2 = 780 (não é 825)

 

Só pelo fato de que serão 02 caixas juntas você deve guardar as mesmas proporções, ajustando a angulação (vista superior) das faces laterais, para manter a largura original.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas tenho que tirar a medida do mdf que vai sobrar no meio, porque não preciso colocar dois mdf de 15mm no meio, um só já está bom, minha caixa dos de 18" já fiz assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas tenho que tirar a medida do mdf que vai sobrar no meio, porque não preciso colocar dois mdf de 15mm no meio, um só já está bom, minha caixa dos de 18" já fiz assim.

 

Ok, ou seja, 720 - 15 = 705mm

 

Quanto a esta medida você está certo, mas na outra extremidade não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas como no projeto original é 42 eu não teria que colocar os 6 que sobram pra deixar reto pro outro lado não ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De forma alguma. Você deve manter as dimensões originais, como eu havia falado antes.

 

Olha, eu também estou aprendendo sobre Cornetas de uma forma geral e estou sem tempo para me aprofundar na teoria.

 

Pelo pouco que eu sei é isso mesmo e vou te indicar esse link aqui para você dar uma lida.

 

O Site do Audiolist está fora nesse momento e essa parte eu peguei de lá, quando estava lendo sobre o assunto.

 

Salvo engano foi escrito pelo Edu Silva

 

A faixa útil desse tipo de caixa não depende apenas dos falantes, mas também da área da boca da corneta e de seu comprimento.

Para uma corneta de médios-graves em espaço aberto (free space) com boca circular, esta deverá ter o tamanho equivalente ao comprimento de onda da freq mais baixa a ser reproduzida. Então, sua área será:

A(boca) = (1/4pi) * (c/Fo)^2

onde:

A(boca) = área da boca em m2

c = velocidade do som (344 m/s)

Fo = freq de corte (ou seja, a mínima a ser reproduzida) em Hz

pi = 3,14

Para um corte em 200 Hz (em outras palavras, para que a corneta possa reprodzir sozinha as freqs acima desse ponto), a boca deverá ter pelo menos:

(1/(3,14*4)) * ((344/200)^2) = 0,23 m2 (ou 2300 cm2) de área

A boca da caixa em questão mede 46 x 81 cm, ou 3726 cm2 (0,37 m2). Tudo bem. Mas para 140 Hz, como você quer, precisaria ter 0,48 m2. Não dá.

 

Em cornetas de graves, contamos com o acoplamento com o chão (se não a usarmos suspensa, claro), assim, devermos adotar o valor de 8pi no denominador do primeiro termo da expressão. Logo:

A(boca) = (1/8pi) * (c/Fo)^2

Em ambos casos, para calcular uma corneta de boca quadrada ou retangular, o processo é o mesmo. Mas evite dimensões muito discrepantes entre sí (muito estreitas ou muito largas).

 

Ainda temos a questão do comprimento da corneta: para que esta apresente uum bom desempenho quanto ao casamento de impedâncias falante/ar, precisa medir pelo menos 1/4 do comprimento de onda da mínima freq a ser reproduzida. De preferência, metade (L/2). Então, para 200 Hz, precisamos de pelo menos:

L = c/Fo

onde L = comprimento de onda, em metros

Ou (344/200)/4 = 0.43 m (43 cm) no mínimo.

Podemos então deduzir que há uma relação entre o comprimento da corneta e tamanho de sua boca. De fato, quanto mais longa (lenta progressão da curvatura entre garganta e boca), melhor a resposta, com curvas de resistência e reatância suaves. E vice-versa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li vários posts desse Edu Silva la no audiolist, cara manja mto, tem mto material lá.

Ja havia lido esses calculos, foi ai meio q desisti de cornetada com projeto a risca, pelo menos para carro sem tirar oos bancos nem em sonho.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...