Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
H POWER

Protech Sub600 2 ohms X Tornado Wpu 4 ohms

Recommended Posts

Primeiramente... :rever1:

 

OBRIGADO!!!!

 

Sobre os mg... eu tinha em mente colocar 1 Snake GTX600 de 12"... mas o nosso colega SamuelSalvador me deu a dica de colocar 2 Snake ESX310 (10") pois ocuparia menos espaço (na altura) e provavelmente tocaria até mais forte que apenas 1 de 12".

 

Qual a sua opinião a respeito?

 

Sobre a qualidade ouvi falar que o gtx600 é inigualável, mas de repente a diferença pro esx seja pequena.

 

O que vc acha?

 

Eu não falei que é mais forte que o gtx600 malandrinho,não vem mi quere bota na roda...hehehehehehehe

Eu axo que o gtx tem tendencia em dar mais enfase ao '' atack '' no set como os de 18 pela simulação ficariam bem subão,Já os de 10' dariam mais musicabilidade e talvez um atackzinho,mas como são 2 cones e bem parrudo acho que ficaria filé.

Eu ainda acho que os tornado dariam uma resposta melhor que os protech..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não falei que é mais forte que o gtx600 malandrinho,não vem mi quere bota na roda...hehehehehehehe

Eu axo que o gtx tem tendencia em dar mais enfase ao '' atack '' no set como os de 18 pela simulação ficariam bem subão,Já os de 10' dariam mais musicabilidade e talvez um atackzinho,mas como são 2 cones e bem parrudo acho que ficaria filé.

Eu ainda acho que os tornado dariam uma resposta melhor que os protech..

Eu não sou malandrinho... rsrs

 

Pra esclarecer... eu comparei 1 gtx com 2 esx, aí vc me diz... vc acha ou não acha que 2 ESX310 vão tocar mais forte que 1 GTX600?

 

Outra coisa, eu acho que vc está profundamente enganado com essa parada que o GTX é "ataque", vc deve estar confundindo com o GTK. Esse sim é nesse estilo. GTX é QUALIDADE, com força sim, mas antes de tudo, QUALIDADE!

 

Vlw, malandrinho? ;)

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando... alguém sabe me dizer como faço pra alterar o título do tópico?

 

Dei uma pesquisada e não achei nada a respeito... :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai em editar no 1° post, editor completo, ai altera o titulo.

 

qto a duvida gtx x esx, depende dos cortes, esx é um p*ta mg, um dos melhores atualmente. já o gtx tende a descer mais q os esx e subir menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai em editar no 1° post, editor completo, ai altera o titulo.

 

qto a duvida gtx x esx, depende dos cortes, esx é um p*ta mg, um dos melhores atualmente. já o gtx tende a descer mais q os esx e subir menos.

Obrigado!!!

 

Sobre os mg, eu particularmente acho que o ideal seria descer mais... a ETD já vai fazer um estrago de voz e agudo!

 

O que vc acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sou malandrinho... rsrs

 

Pra esclarecer... eu comparei 1 gtx com 2 esx, aí vc me diz... vc acha ou não acha que 2 ESX310 vão tocar mais forte que 1 GTX600?

 

Outra coisa, eu acho que vc está profundamente enganado com essa parada que o GTX é "ataque", vc deve estar confundindo com o GTK. Esse sim é nesse estilo. GTX é QUALIDADE, com força sim, mas antes de tudo, QUALIDADE!

 

Vlw, malandrinho? ;)

 

:vts

 

Não to enganado não,voce deve ter compreendido errado...gtx600 tem atack sim por ser de 12' a qualidade é indiscutivel pq é excelente,mais estamos comparando 10' e 12' obvio que o de 12 vai ter sim mais atack,já os de 10' vão ser mais musical mais como são 2 cones contra 1 creio que terás sim um bom rendimento de '' atack '' dos de 10' da snake por serem bem fortes.

Obs: intão esse ataque é justamente a força '' pegada '' que o gtx tem. dã =)

 

Ainda sim fico com 2x10 e 2ti over dti7653 pelo fato alem da qualidade a estitica,deixar os de meio no meio acoplando e as ti nos ladinho para ficar tudo bem harmonico alem de forte com maxima qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a questao entao seria até onde o gtx600 sobe já q a edt tem q cortar no minimo a 1,2khz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente... :rever1:

 

OBRIGADO!!!!

 

Sobre os mg... eu tinha em mente colocar 1 Snake GTX600 de 12"... mas o nosso colega SamuelSalvador me deu a dica de colocar 2 Snake ESX310 (10") pois ocuparia menos espaço (na altura) e provavelmente tocaria até mais forte que apenas 1 de 12".

 

Qual a sua opinião a respeito?

 

Sobre a qualidade ouvi falar que o gtx600 é inigualável, mas de repente a diferença pro esx seja pequena.

 

O que vc acha?

De nada champz, tamo aí, certo?

 

Sobre Mg eu iria com 1 HPX 2012 ("a lenda")...

 

Mas entre 2 ESX de 10 ou 1 GTK de 12, Eu iria de GTK pelo fato dele descer até 80 Hz sem precisar ser estuprado ultrapassando o Xmax.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não to enganado não,voce deve ter compreendido errado...gtx600 tem atack sim por ser de 12' a qualidade é indiscutivel pq é excelente,mais estamos comparando 10' e 12' obvio que o de 12 vai ter sim mais atack,já os de 10' vão ser mais musical mais como são 2 cones contra 1 creio que terás sim um bom rendimento de '' atack '' dos de 10' da snake por serem bem fortes.

Obs: intão esse ataque é justamente a força '' pegada '' que o gtx tem. dã =)

 

Ainda sim fico com 2x10 e 2ti over dti7653 pelo fato alem da qualidade a estitica,deixar os de meio no meio acoplando e as ti nos ladinho para ficar tudo bem harmonico alem de forte com maxima qualidade.

Pode Até ter um pouco mais de área de cone, mas se ele for usar o dobro da potencia nos mgs de 10 ele vai ter que usar um Hpf em no mínimo 180Hz.

 

Eu não sou nada a favor de deixar os SUB 600 respondendo acima de 120hz, mas gosto é gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não to enganado não,voce deve ter compreendido errado...gtx600 tem atack sim por ser de 12' a qualidade é indiscutivel pq é excelente,mais estamos comparando 10' e 12' obvio que o de 12 vai ter sim mais atack,já os de 10' vão ser mais musical mais como são 2 cones contra 1 creio que terás sim um bom rendimento de '' atack '' dos de 10' da snake por serem bem fortes.

Obs: intão esse ataque é justamente a força '' pegada '' que o gtx tem. dã =)

 

Ainda sim fico com 2x10 e 2ti over dti7653 pelo fato alem da qualidade a estitica,deixar os de meio no meio acoplando e as ti nos ladinho para ficar tudo bem harmonico alem de forte com maxima qualidade.

Agora sim vc explicou!!! rsrsrs

 

Vc não tinha citado acoplamento!

 

Agora, pensando nisso, realmente é um fator a ser levado em consideração.

 

ACOPLAMENTO... falou tudo.

 

AGORA SIM COMEÇO A PENSAR EM USAR 2 DRIVERS AO INVÉS DE 1... kkkkkkk

 

Vc gosta desses da Over? Se eu fosse usar drivers da Snake qual vc me indicaria?

 

Abração!

 

malandrinho... :vts

 

 

a questao entao seria até onde o gtx600 sobe já q a edt tem q cortar no minimo a 1,2khz.

Aí tu falou grego pra mim, nessa parte ainda estou engatinhando... hehe

 

 

De nada champz, tamo aí, certo?

 

Sobre Mg eu iria com 1 HPX 2012 ("a lenda")...

 

Mas entre 2 ESX de 10 ou 1 GTK de 12, Eu iria de GTK pelo fato dele descer até 80 Hz sem precisar ser estuprado ultrapassando o Xmax.

Tamo junto, com certeza! []-[]

 

Onde acho esse tal hpx2012? Pelo jeito não acho né... se já virou lenda... hehe

 

Outra coisa, estamos falando do GTX, e não GTK... [¨]

 

Sua opinião continua a mesma?

 

P.S.:

Uma vez li aqui no forum que 2 equips diferentes (exemplo: Woofer e MG) não podiam cobrir a mesma faixa de frequência por gerar CANCELAMENTO.

 

Isso procede ou não?

 

Se o mg descer a 80Hz ele estaria trabalhando numa mesma frequência que os woofers de 18", não estaria? Poderia haver cancelamento ou não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

explicando e exemplificando.

depende dos cortes q vc vai/pretende usar, isso depende do conjunto w/mg/drive/st ou drive TI.

mas supondo:

 

woofer - 40 a 150hz

esx310 - 150 a 1,2khz (o esx não desce + q 150hz)

edt - 1,2khz pra cima

 

ou

 

woofer - 40 a 80hz

gtx600 - 80 a 1,2khz (será q sobe a 1,2khz)

edt - 1,2khz pra cima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora sim vc explicou!!! rsrsrs

 

Vc não tinha citado acoplamento!

 

Agora, pensando nisso, realmente é um fator a ser levado em consideração.

 

ACOPLAMENTO... falou tudo.

 

AGORA SIM COMEÇO A PENSAR EM USAR 2 DRIVERS AO INVÉS DE 1... kkkkkkk

 

Vc gosta desses da Over? Se eu fosse usar drivers da Snake qual vc me indicaria?

 

Abração!

 

malandrinho... :vts

 

 

 

Aí tu falou grego pra mim, nessa parte ainda estou engatinhando... hehe

 

 

 

Tamo junto, com certeza! []-[]

 

Onde acho esse tal hpx2012? Pelo jeito não acho né... se já virou lenda... hehe

 

Outra coisa, estamos falando do GTX, e não GTK... [¨]

 

Sua opinião continua a mesma?

 

P.S.:

Uma vez li aqui no forum que 2 equips diferentes (exemplo: Woofer e MG) não podiam cobrir a mesma faixa de frequência por gerar CANCELAMENTO.

 

Isso procede ou não?

 

Se o mg descer a 80Hz ele estaria trabalhando numa mesma frequência que os woofers de 18", não estaria? Poderia haver cancelamento ou não?

 

 

HEHEHEHE malandrinho... AHUSuhAshuaHUS

 

eu acho que os snake esx310 conseguem responde apartir de 120 ou 150hz ( vou deixar os barbado responde isso )

50/120~150hz grave

120~150/1000 medio

1000/full agudo

 

Se eu não mi engano a dti 7653 com corte de 24db da para cortar em 1000hz palavras do sabio alesalles intão eu gosto dela por esse fato a maioria dos drivers é cortado em 1200 caso da etd e da snake 3100 creio eu e a dti 7653 da para cortar em 1000 assim dando uma voz bem encorpada.

Sobre driver da snake acho que a que concorreria era a sd3100,etd superior por ser menos '' gritante '' que a snake.

eu fikaria com etd7200 ou dti7653..problema da etd que ela é grandinha ^^

 

Obs:Creio eu que os wpu dariam um gravão mais forte tipo com mais pegada do que os protech...aguardo alguem simula com os wpu como fizeram com os protech.

 

Abraço malandrinhaaa AHUSAHUsuhA

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HEHEHEHE malandrinho... AHUSuhAshuaHUS

 

eu acho que os snake esx310 conseguem responde apartir de 120 ou 150hz ( vou deixar os barbado responde isso )

50/120~150hz grave

120~150/1000 medio

1000/full agudo

 

Se eu não mi engano a dti 7653 com corte de 24db da para cortar em 1000hz palavras do sabio alesalles intão eu gosto dela por esse fato a maioria dos drivers é cortado em 1200 caso da etd e da snake 3100 creio eu e a dti 7653 da para cortar em 1000 assim dando uma voz bem encorpada.

Sobre driver da snake acho que a que concorreria era a sd3100,etd superior por ser menos '' gritante '' que a snake.

eu fikaria com etd7200 ou dti7653..problema da etd que ela é grandinha ^^

 

Obs:Creio eu que os wpu dariam um gravão mais forte tipo com mais pegada do que os protech...aguardo alguem simula com os wpu como fizeram com os protech.

 

Abraço malandrinhaaa AHUSAHUsuhA

[]-[]

Pow, malandrinha??? :pirou:

 

:vts

 

Mas e a qualidade desse dti7653?

 

Já que provavelmente não vou botar mais o etd, que todo mundo elegeu como o melhor, dou preferência a colocar um conjuntinho snake pros médios...

 

O sd145 é bom ou também grita muito?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, malandrinha??? :pirou:

 

:vts

 

Mas e a qualidade desse dti7653?

 

Já que provavelmente não vou botar mais o etd, que todo mundo elegeu como o melhor, dou preferência a colocar um conjuntinho snake pros médios...

 

O sd145 é bom ou também grita muito?

 

sd145 é de 1'' né!qualidade? EXCELENTE(dti7653)! eu recomendo,Ou se eu não mi engano a sd375 tbm é boa.

Editado por SamuelSalvador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém aí já ouviu tocando o "TORNADO WPU 1809"?

 

(450w / cone cinza)

 

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=956

 

seleniumtornadowpu18094.jpg

respondendo a pergunta: eu ja.

 

ja vi um par de 15'.comparado ao tornado 1100 de 15,q tambem ja ouvi muito, é infinitamente melhor,tanto o timbre quanto o spl,dece bem e tem um bom atack,toca bem equilibrado (caixa por volta dos 100 litros foi a que eu ouvi)

 

nunca ouvi o protech,mas deve ser bem subao pelo que falam,mas se escolher o wpu estara bem servido( tudo isso baseado na minha opiniao)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

respondendo a pergunta: eu ja.

 

ja vi um par de 15'.comparado ao tornado 1100 de 15,q tambem ja ouvi muito, é infinitamente melhor,tanto o timbre quanto o spl,dece bem e tem um bom atack,toca bem equilibrado (caixa por volta dos 100 litros foi a que eu ouvi)

 

nunca ouvi o protech,mas deve ser bem subao pelo que falam,mas se escolher o wpu estara bem servido( tudo isso baseado na minha opiniao)

 

Ele ta falando do de 18'... o de 18 vc ja escuto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora sim vc explicou!!! rsrsrs

 

Vc não tinha citado acoplamento!

 

Agora, pensando nisso, realmente é um fator a ser levado em consideração.

 

ACOPLAMENTO... falou tudo.

 

AGORA SIM COMEÇO A PENSAR EM USAR 2 DRIVERS AO INVÉS DE 1... kkkkkkk

Acoplamento e cancelamento são temas complexos...

Acoplamento é de forma crua quando dois ou mais afs interagem de forma a criar uma onda som com maior amplitude.

Mas acoplamento não faz um af que só tem condições de responder em 150hz responder em 80hz, ele pode fazer com que o af tenha mais "pegada" nas frequências mais baixas que ele já consegue reproduzir pelo fato de ter mais área de cone.

 

Entendeu?

 

Esse acoplamento que a medida que caixas são empilhadas faz a resposta descer cada vez mais, é acoplamento de caixa cornetada.

 

E eu daria preferencia a usar um driver mais forte em vez de dois drivers em duas cornetas, cornetas trabalhando muito perto (como é dentro de um carro) são uma beleza pra se cancelar.

 

Tamo junto, com certeza! []-[]

 

Onde acho esse tal hpx2012? Pelo jeito não acho né... se já virou lenda... hehe

 

Outra coisa, estamos falando do GTX, e não GTK... [¨]

 

Sua opinião continua a mesma?

Eu também estou falando do GTX, eu também me confundi com o nome [^]:mac1

 

E minha opinião continua a mesma eu iria no HPX 2012 ele hiper bem falado por aqui...

 

P.S.:

Uma vez li aqui no forum que 2 equips diferentes (exemplo: Woofer e MG) não podiam cobrir a mesma faixa de frequência por gerar CANCELAMENTO.

 

Isso procede ou não?

 

Se o mg descer a 80Hz ele estaria trabalhando numa mesma frequência que os woofers de 18", não estaria? Poderia haver cancelamento ou não?

"2 afs diferentes tocando mesmas frequências se cancelam" (outra coisa mítica)

 

Não da pra falar se vai cancelar ou não,

Em determinadas situações eles podem se cancelar ou até mesmo acoplar

cada caso é um caso,

isso varia de acordo com distância entre os afs, fase e SNME até temperatura. (sério)

 

E além do mais o fato de se ter um af que desce até 80Hz não quer dizer que você tem de deixá-lo tocando até 80Hz, mas isso te dá flexibilidade pra trabalhar com cortes...

 

Certo?

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o Seguinte:

 

A Protech divulga pouquíssimos parâmetros sendo eles:

 

 

Ao simular a caixa não coloquei a impedância, pois os parâmetros mudam de acordo com a mudança da bobina. (Eu não sei de qual bobina são aqueles parâmetros).

 

A resposta da caixa que o programa me deu foi essa:

 

 

-124 db em 50Hz, 127db em 57.6Hz, 128db de 62Hz até 82Hz, 127db em 90Hz, 126db em 101Hz, 125db em 120Hz...

 

-Caixa simulada com 130L, sintonizada em 50 Hz e com 900w aplicados.

 

A Excursão do cone foi essa:

 

Sem%2520t%25C3%25ADtulo3.png

 

-Ultrapassa o Xmax de ~45Hz pra baixo, tendo seu maior pico em 69Hz.

 

Resumindo:

 

-A caixa terá uma resposta legal descendo bem no sub.

 

-Com uns bons MGs de de 12 vai "tocar de tudo".

 

Everton, pq simulou com 900wrms?? Ele ira aplicar em torno de 600wrms.

 

Outro detalhe: cade o corte?? Sem corte a curva passa Xmax mesmo rs.

Editado por alesalles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Everton, pq simulou com 900wrms?? Ele ira aplicar em torno de 600wrms.

 

Outro detalhe: cade o corte?? Sem corte a curva passa Xmax mesmo rs.

SNME o módulo que ele tem consegue aplicar 1800w em 1 Ohm.

 

E eu sempre simulo sem corte e partir daí eu defino o corte, tem algum erro nisso O.O?

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Everton, pq simulou com 900wrms?? Ele ira aplicar em torno de 600wrms.

 

Outro detalhe: cade o corte?? Sem corte a curva passa Xmax mesmo rs.

O Protech é 2 ohms, então 2 protech casam perfeito com o amp que fornece 1800w a 1 ohm.

 

so vai haver cancelamento se houver disparidade de fases, ou por corte mal feito/desigual, ou por posicao, etc. nunca especificamente por tocar mesmas frequencias.

Não entendi tudo, mas entendi boa parte. :legal:

 

SNME o módulo que ele tem consegue aplicar 1800w em 1 Ohm.

Exato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SNME o módulo que ele tem consegue aplicar 1800w em 1 Ohm.

 

E eu sempre simulo sem corte e partir daí eu defino o corte, tem algum erro nisso O.O?

vlw

 

Sim Everton. Se eh uma simulaçao... vc deve colocar as condiçoes de uso, para ter a noçao de como o falante/projeto irao render/se comportar. A relacão potncia aplicada x sintonia de caixa x corte/atenuaçao x Xmax deve ser observados na simulaçao, assim vc pode fazer os ajustes finos no projeto com todas as informaçoes. Por exemplo: pode alterar um pouco o duto, descer um pouco mais a sintonia - observando o Xmax com aquela potncia aplicada.

 

Agora se vc não coloca o corte utilizado como fara esses pequenos ajustes na finalização do projeto.

 

O Protech é 2 ohms, então 2 protech casam perfeito com o amp que fornece 1800w a 1 ohm.

 

Mas e a simulaçao com os WPU. Nesses nao serao 1800W e sim em torno de 1200W. Portanto a simulacao deveria ser feita de forma distinta, cada um com sua potencia aplicada, cortes utilizados, etc,etc, para vc realmente ter noçao do comportamento de cada falante. Lembre-se que a potencia aplicada interfere no resultado final e uma das variantes seria justamente o Xmax, como eu alertei ai em cima. Pode ser que com menor potencia aplicada as condiçoes sejam bem diferentes.

 

Nao tiro o merito do amigo Everton, que de forma muito prestativa, tentou ajudar da melhor maneira possivel :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Everton. Se eh uma simulaçao... vc deve colocar as condiçoes de uso, para ter a noçao de como o falante/projeto irao render/se comportar. A relacão potncia aplicada x sintonia de caixa x corte/atenuaçao x Xmax deve ser observados na simulaçao, assim vc pode fazer os ajustes finos no projeto com todas as informaçoes. Por exemplo: pode alterar um pouco o duto, descer um pouco mais a sintonia - observando o Xmax com aquela potncia aplicada.

Agora se vc não coloca o corte utilizado como fara esses pequenos ajustes na finalização do projeto.

Sim, quando simulo eu presto atenção ao Xmax em qualquer variação de volume, sintonia e etc. Eu apenas não uso o HPF pois eu o defino a partir do gráfico de excursão.

A única coisa que eu não postei aqui foi a curva de impedância da caixa.

 

Mas e a simulaçao com os WPU. Nesses nao serao 1800W e sim em torno de 1200W. Portanto a simulacao deveria ser feita de forma distinta, cada um com sua potencia aplicada, cortes utilizados, etc,etc, para vc realmente ter noçao do comportamento de cada falante. Lembre-se que a potencia aplicada interfere no resultado final e uma das variantes seria justamente o Xmax, como eu alertei ai em cima. Pode ser que com menor potencia aplicada as condiçoes sejam bem diferentes.

Nao tiro o merito do amigo Everton, que de forma muito prestativa, tentou ajudar da melhor maneira possivel :rever1:

Eu simulei o Tornado WPU com os 600w que o módulo mandaria e mesmo assim ficou ultrapassando o Xmax...

 

Depois eu posto a simulação...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao tiro o merito do amigo Everton, que de forma muito prestativa, tentou ajudar da melhor maneira possivel :rever1:

Muito menos eu! ;)

 

Só tenho a agradecer!

 

Eu simulei o Tornado WPU com os 600w que o módulo mandaria e mesmo assim ficou ultrapassando o Xmax...

 

Depois eu posto a simulação...

Aguardando!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...