Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

dsc00998g.jpg

a Questo mentiu !

brincadeira :vts

magneto dos pequeno Questo 10" com 157mm de diâmetro (mais de 6").. dizem no manual 155mm..

quem dera se fabricantes mentissem assim..

do lado, um sub Pioneer 309 2+2.

sem a "máscara de plastico" rsrs e seus mínimos 139mm de magneto.. pouco menos de 5" 1/2...

postei por que achei curioso rsrs até os 307 tem um magneto mais parrudo..

(antes que venhas os defensores de magneto pequeno, eu já sei que é o CONJUNTO que importa) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria muito de saber se esses sub da questo jogam o grave para fora com mala fechado ex;tipo o pioneer 309,gostaria que comparasse ele com o 309 ou o uxp pois apenas ouvi esses 2 para eu ter uma ideia de como ele eh. gosto de sub que jogue o grave pra longe da frente do carro se é que me entendem. estou pensando entre 2 uxp ou 2 questo desde ja agradeço abç hand26

Compartilhar este post

Link para o post

gostaria muito de saber se esses sub da questo jogam o grave para fora com mala fechado ex;tipo o pioneer 309,gostaria que comparasse ele com o 309 ou o uxp pois apenas ouvi esses 2 para eu ter uma ideia de como ele eh. gosto de sub que jogue o grave pra longe da frente do carro se é que me entendem. estou pensando entre 2 uxp ou 2 questo desde ja agradeço abç hand26

Colomé, eu acredito que o nosso subwoofer instalado na caixa dutada lhe atenderá perfeitamente.

Esse "grave longe do carro" que você comentou será obtido com uma boa ênfase nos subgraves, que é o objetivo da caixa dutada.

Fazendo uma comparação rápida, o TS-W309 (12") possui um Fs de 37,2Hz, Qes de 0,87 e Vas de 33,8, que resultará em uma sensibilidade de 84,8dB/W/m

O UXP (12") possui um Fs de 32Hz, Qes de 0,54 e Vas de 53 Litros, que resultará em uma sensibilidade de 86,9dB/W/m

O nosso 12", mesmo possuindo uma frequência de ressonância bem baixo (24Hz) ainda possui uma sensibilidade de 89dB/W/m

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

bem gente, tava analizando o questo de 15", e fiquei meio em dúvida quanto ao xmax de apenas 8mm, isso não pode ser problema caso eu for usar numa caixa grande pra subgrave? porque queria usar sem subsonico.

Compartilhar este post

Link para o post

bem gente, tava analizando o questo de 15", e fiquei meio em dúvida quanto ao xmax de apenas 8mm, isso não pode ser problema caso eu for usar numa caixa grande pra subgrave? porque queria usar sem subsonico.

Rafael, o nosso subwoofer é de 350W RMS e o Xmax é mais do que suficiente para esse nível de potência [¨]

Quanto a "caixa grande para subgrave", eu aconselho você a utilizar uma das caixas citadas no manual para que você não tenha nenhum problema.

Caso queira algo "diferente", entre em contato comigo por e-mail para que possamos lhe auxiliar melhor as suas necessidades.

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, o nosso subwoofer é de 350W RMS e o Xmax é mais do que suficiente para esse nível de potência [¨]

Quanto a "caixa grande para subgrave", eu aconselho você a utilizar uma das caixas citadas no manual para que você não tenha nenhum problema.

Caso queira algo "diferente", entre em contato comigo por e-mail para que possamos lhe auxiliar melhor as suas necessidades.

Um abração hand26

claro, simulei o questo, e realmente vai se chegar no xmax na casa dos 25~26hz, isso mesmo em musicas slow é muitooo raro de acontecer um pico abaixo disso.

é que eu analizando os parametros apenas, e comparando com outro sub que estou analizando, o jbl GTO1514, também de 350wrms, mas ele possui um BL maior, só que fs mais alta, e xmax de 14,5mm... por isso da minha pergunta.

só que o jbl tem uma sensibilidade menor, e na simulação ele toca menos, oque é algo muito importante a se considerar na minha opnião.

ainda to na duvida uhasuhsauhsa

abraço.

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post

Link para o post

Algum user aqui dos últimos posts tem conhecimento de alguém que tenha feito um projeto com 2 questos de 10'' ? Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim amigo, vendi 2 unidades para um cliente daqui da minha cidade que está usando no Home Theater.

Tem um user aqui do forum que comprou 6 e instalou num astra.

http://www.youtube.com/watch?v=HUdkzgUKImw

Nesse tópico tem estamos discutindo e ajustando um protótipo de caixa LT (Linha de Transmissão), entre e confira.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=179284&st=150

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa linda de ver, mas acabou ultrapassando o xmáx correto?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

acredito que sim..

pelo video, tudo indica que sim..

Compartilhar este post

Link para o post

Essa música é conhecida por ter o poder de destruir os subwoofers :pirou:

Como você pode ver no gráfico abaixo, ele tem muito conteúdo em uma faixa de frequência inaudível (de 3Hz a 20Hz).

Se a caixa está sintonizada em 30~35Hz, o deslocamento abaixo de 20~25Hz será ABSURDO!

Lembrando que o Antônio está utilizando um amplificador de 4500W RMS para os 6 subwoofers... Ou seja, além da faixa de frequência ser subsônica, a potência está bem elevada.

bassv.jpg

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço bem essa música, primeiro dia de uso do meu antigo keybass o gap sofreu com ela, não sabia nada de som e mandaram testar com essa música usando o volume no talo [^]

Tirando o esforço mecânico que é submetido o conjunto, visualmente é muito legal o movimento :)

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Iai galera sou novo poraki mais jah velho do som automotivo, e sempre fã de sub mais o mercado nacional tava deio em relação ah sub de qualidade musical, mais adikiri um questo de 10 hahah os gringos k se cuidem agora... Questo audio veio apra revulucionar o mercado... abraçoss

Editado por Saketin

Compartilhar este post

Link para o post

Algum user aqui dos últimos posts tem conhecimento de alguém que tenha feito um projeto com 2 questos de 10'' ? Valeu!

Sistema com 2 subs de 10" montado em um Jetta em uma loja de Novo Hamburgo - RS

jetta.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Yamane,

Você falou de deixar a velocidade do ar saindo dos dutos em torno 26ms *(SNME), eu sempre ouvi que quanto menor a velocidade melhor, você poderia dissertar um pouco a respeito disso (pois não achei o artigo acadêmico que você citou).

Isso só se aplica aos Questos?

Compartilhar este post

Link para o post

Sistema com 2 subs de 10" montado em um Jetta em uma loja de Novo Hamburgo - RS

jetta.jpg

Ficou muito bonito !

Compartilhar este post

Link para o post

Yamane,

Você falou de deixar a velocidade do ar saindo dos dutos em torno 26ms *(SNME), eu sempre ouvi que quanto menor a velocidade melhor, você poderia dissertar um pouco a respeito disso (pois não achei o artigo acadêmico que você citou).

Isso só se aplica aos Questos?

O ideal seria manter no máximo de 5% da Velocidade do Som no ar.

5% de 345m/s = 17m/s

Para diminuir isso, basta aumentar o diâmetro do duto, mas isso tem um limite prático, pois ao aumentar o diâmetro do duto é necessário aumentar o comprimento para poder manter a mesma frequência de sintonia.

Na prática, ninguém está interessado em colocar dutos gigantes com mais de 50cm de comprimento :pirou:

Além disso, é necessário considerar o duto como um sólido dentro da caixa ocupando espaço, portanto quanto maior for o duto, maior terá que ser a caixa.

Mais em: http://www.aes.org/e-lib/browse.cfm?elib=1959

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

finalmente instalei as baterias, mesmo sem estar em plena carga já deu uma pressão a mais no grave !

agora é surrar os Questo ! kkkkkk

(com cuidado óbvio)

Compartilhar este post

Link para o post

5% de 345m/s = 17m/s

Não sabia disso, muito obrigado pela explanação Yamane.

Total respeito pela Questo.

:rever1:

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida meio de iniciante:

Preciso por um filtro subsônico no questo de 10' + SD250.2 na caixa selada recomendada pelo manual (+-26L) ????? O sub é 2+2 ohms e tá ligado em série por "bridge" (não sei se é assim que se escreve) na SD250.2.

Depois que tirei o som do gol e instalei no Fiesta Hatch, notei que o sub perdeu e muito rendimento! Tá excursionando muito o cone, porém sem a mesma força de antes quando tocava no gol. Fiquei com medo de estourar o X-lim e queimar o sub. Desculpem se estiver falando besteira.

Outra informação importante é que no gol o cabo rca que usava era um cabo gradiente antigo que tenho de 1m, isso com a SD250.2 instalada no porta-luvas. Agora no Fiesta tive que passar (provisoriamente enquanto faço meu cabo Diy) para o porta-malas, um cabo rca xing ling mesmo, daqueles de "10 real".

Não sei se é devido ao cabo rca ou é por causa da acústica do Fiesta, que essa perda de rendimento aconteceu. Prefiro acreditar que seja o cabo rca, não acredito mesmo que a diferença de cabine do gol para o Fiesta dÊ essa diferença que chega a beirar o absurdo!

Resumindo: Já tô meio encucado com isso, sem saber qual o problema...mas enquanto não troco o cabo rca não vou poder tirar essa dúvida!

Agradeço a quem puder ajudar com sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida meio de iniciante:

Preciso por um filtro subsônico no questo de 10' + SD250.2 na caixa selada recomendada pelo manual (+-26L) ????? O sub é 2+2 ohms e tá ligado em série por "bridge" (não sei se é assim que se escreve) na SD250.2.

Depois que tirei o som do gol e instalei no Fiesta Hatch, notei que o sub perdeu e muito rendimento! Tá excursionando muito o cone, porém sem a mesma força de antes quando tocava no gol. Fiquei com medo de estourar o X-lim e queimar o sub. Desculpem se estiver falando besteira.

Outra informação importante é que no gol o cabo rca que usava era um cabo gradiente antigo que tenho de 1m, isso com a SD250.2 instalada no porta-luvas. Agora no Fiesta tive que passar (provisoriamente enquanto faço meu cabo Diy) para o porta-malas, um cabo rca xing ling mesmo, daqueles de "10 real".

Não sei se é devido ao cabo rca ou é por causa da acústica do Fiesta, que essa perda de rendimento aconteceu. Prefiro acreditar que seja o cabo rca, não acredito mesmo que a diferença de cabine do gol para o Fiesta dÊ essa diferença que chega a beirar o absurdo!

Resumindo: Já tô meio encucado com isso, sem saber qual o problema...mas enquanto não troco o cabo rca não vou poder tirar essa dúvida!

Agradeço a quem puder ajudar com sugestões.

Bosco, com esse amplificador e nessa faixa de potência não há necessidade de um filtro subsônico.

A diferença na acústica do Gol e do Fiesta não são significativas.

Algumas dicas: Esse amplificador não possui crossover, portanto o ideal seria liga-lo em um CD Player com saída específica para subwoofer, com um corte próximo de 80Hz. Do contrário ele estará amplificando até 20Khz, ou seja, uma faixa totalmente desnecessária. Com isso a potência fornecida ao subwoofer será muito baixa.

Quanto aos RCA, se eles forem muito vagabundos, com certeza poderá influenciar nos extremos da faixa de áudio (ou seja, nos subgraves e nos agudos).

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Yamane!

Mais uma vez, parabéns e obrigado pela atenção!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

5% de 345m/s = 17m/s

Para diminuir isso, basta aumentar o diâmetro do duto, mas isso tem um limite prático, pois ao aumentar o diâmetro do duto é necessário aumentar o comprimento para poder manter a mesma frequência de sintonia.

Na prática, ninguém está interessado em colocar dutos gigantes com mais de 50cm de comprimento :pirou:

Além disso, é necessário considerar o duto como um sólido dentro da caixa ocupando espaço, portanto quanto maior for o duto, maior terá que ser a caixa.

Mais em: http://www.aes.org/e...e.cfm?elib=1959

Um abração hand26

"respeitar" ou não esta regra dos 5% é algo que o projeto do produto influencia? digo, as características mecânico-elétrico-acústicas do sub modificam esta velocidade para mais ou para menos?

para as caixas recomendadas por vocês, quais são as velocidades de ar no duto?

Compartilhar este post

Link para o post

"respeitar" ou não esta regra dos 5% é algo que o projeto do produto influencia? digo, as características mecânico-elétrico-acústicas do sub modificam esta velocidade para mais ou para menos?

para as caixas recomendadas por vocês, quais são as velocidades de ar no duto?

A velocidade do ar no duto só depende do volume de ar deslocado (Sd * Deslocamento), da Frequência e da área do duto.

Os dutos sugeridos no manual contemplam essa velocidade máxima de 17m/s. O 10" fica próximo de 13m/s, assim como o 12". Já o 15" fica próximo de 17m/s.

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...