Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

O clip do módulo indica quando o sinal está extrapolando o limite da fonte e acaba ficando quadrado (distorção), o Questo em 2ohms pode queimar antes de chegar nos 850WRMS mesmo sem clipar, a 4ohms tem que ver quanto seu módulo fornece de potência.

 

Também iria perguntar mais ou menos quanto de potência é possível aplicar com sinal limpo...

 

[]'s

 

o fabricante sempre vai orientar os 350W nominais! A não ser que algum user tenha feito um stress test além do teste de potencia nominal, o seguro mesmo é a potência nominal!

 

Por suposição, eu não lançaria mais de 3dB de headroom, se eu não tivesse dó nenhuma, mandaria um amp com pouco além do dobro da potencia nominal do sub!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu alimentar um questo de 15" D4 em paralelo, com 850rms em 2ohms, com um amp de 1500rms em 1ohms utilizando a caixa recomendada por voces, Eu posso usar o cliping do módulo como fator de referência para ver quando o sub está trabalhando além dos seus limites?

 

Ou melhor usar um d2 em série? Queria um pouco mais de força se possível, por isso gostaria de jogar 850rms.

 

Obrigado!

 

É muito relativo [¨]

 

Por exemplo, ao trabalhar com o dobro da impedância do amplificador, a fonte "trabalhará mais folgada" e com isso o amplificador terá mais dinâmica.

Se o amp fornece 850W RMS, é muito provável que ele forneça uns 2000W de PICO. :blink:

 

Agora imagine que a pessoa irá reproduzir umas "músicas" diferentes, como por exemplo aquela "Bass, I love you", que chega a ter um conteúdo absurdo de 3Hz até 20Hz.

Imagine o que acontecerá com o deslocamento do cone :pirou:

 

E ainda tem as pessoas que utilizam o "Loudness" na máxima configuração possível.

 

Some todos esses fatores :banghead

 

Resumindo: A pessoa precisa ter discernimento para saber até quanto o "volume no CD Player" pode ir... Dependendo de cada música.

 

O Lucas queimou um, aplicando 1300W :o

 

A maioria do pessoal está utilizando o produto com um amplificador com potência próxima de 500W. Até 700W não há problema, desde que se utilize o "bom senso", ou seja, se você reproduzir músicas que possuam conteúdo muito significativo em regiões subsônicas, você irá ter problema.

 

Mas... Lembre-se que os nossos subwoofers possuem uma sensibilidade muito expressiva, portanto não há necessidade de trabalhar com potências cavalares :legal:

 

Um abração hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual modelo do SD400 vc está utilizando? Modelo antigo ou o novo em Policarbonato?

(Antes que perguntem, SIM, tem uma grande diferença entre ambos :pirou: )

 

Tamanho da caixa, duto, impedância, etc... Quanto mais informações mais fácil de ir direto na melhor solução. :legal:

Abraço!

 

 

coloque mais detalhes.. pode ser descontrole de cone por ser uma caixa grande demais ou sintonizada numa frequencia diferente da que vc espera.

vc sente isso de porta malas fechado ou aberto?

 

Vamos lá, o Amplificador = SD400.1 POLICARBONATO 2 ohms state of art, algo assim.

Caixa do manual, 44 litros, trapezoidal.

 

Porta malas, não tem, é na cabine estendida mesmo! asjas :pirou:

 

1º Passo, ja ajudou um pouco, o duto estava alongado e batia na traseira da caixa, reduzi ele um pouco melhorouuu! :legal:

 

Oque me resta saber é o low pass, posso deixar ele no maximo? to sentindo falta de sub grave, quem regulou foi o instalador, estou com medo de danificar algo. [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito relativo [¨]

 

Por exemplo, ao trabalhar com o dobro da impedância do amplificador, a fonte "trabalhará mais folgada" e com isso o amplificador terá mais dinâmica.

Se o amp fornece 850W RMS, é muito provável que ele forneça uns 2000W de PICO. :blink:

 

Agora imagine que a pessoa irá reproduzir umas "músicas" diferentes, como por exemplo aquela "Bass, I love you", que chega a ter um conteúdo absurdo de 3Hz até 20Hz.

Imagine o que acontecerá com o deslocamento do cone :pirou:

 

E ainda tem as pessoas que utilizam o "Loudness" na máxima configuração possível.

 

Some todos esses fatores :banghead

 

Resumindo: A pessoa precisa ter discernimento para saber até quanto o "volume no CD Player" pode ir... Dependendo de cada música.

 

O Lucas queimou um, aplicando 1300W :o

 

A maioria do pessoal está utilizando o produto com um amplificador com potência próxima de 500W. Até 700W não há problema, desde que se utilize o "bom senso", ou seja, se você reproduzir músicas que possuam conteúdo muito significativo em regiões subsônicas, você irá ter problema.

 

Mas... Lembre-se que os nossos subwoofers possuem uma sensibilidade muito expressiva, portanto não há necessidade de trabalhar com potências cavalares :legal:

 

Um abração hand26

 

Estou usando um ampli de 800rms, em menos da metade do ganho por medo de queimar... e ainda assim ta batendo lindamente, isso porque ainda está amaciando..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito relativo [¨]

 

Por exemplo, ao trabalhar com o dobro da impedância do amplificador, a fonte "trabalhará mais folgada" e com isso o amplificador terá mais dinâmica.

Se o amp fornece 850W RMS, é muito provável que ele forneça uns 2000W de PICO. :blink:

 

Agora imagine que a pessoa irá reproduzir umas "músicas" diferentes, como por exemplo aquela "Bass, I love you", que chega a ter um conteúdo absurdo de 3Hz até 20Hz.

Imagine o que acontecerá com o deslocamento do cone :pirou:

 

E ainda tem as pessoas que utilizam o "Loudness" na máxima configuração possível.

 

Some todos esses fatores :banghead

 

Resumindo: A pessoa precisa ter discernimento para saber até quanto o "volume no CD Player" pode ir... Dependendo de cada música.

 

O Lucas queimou um, aplicando 1300W :o

 

A maioria do pessoal está utilizando o produto com um amplificador com potência próxima de 500W. Até 700W não há problema, desde que se utilize o "bom senso", ou seja, se você reproduzir músicas que possuam conteúdo muito significativo em regiões subsônicas, você irá ter problema.

 

Mas... Lembre-se que os nossos subwoofers possuem uma sensibilidade muito expressiva, portanto não há necessidade de trabalhar com potências cavalares :legal:

 

Um abração hand26

 

obrigado yamane pelas explicações! provavelmente vou usar em 4ohms então, fornecendo 500rms em 14.4v e 450 em 12.6v.. vai trabalhar com folga dobrada, então acredito que o som vai ficar mais bonito. Usarei o clip como parâmetro para distorções. Nunca ouço música com ele piscando. Quando ele pisca, diminuo um volume.

 

Quanto ao ganho, posso deixar pela metade?

Editado por 307z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado yamane pelas explicações! provavelmente vou usar em 4ohms então, fornecendo 500rms em 14.4v e 450 em 12.6v.. vai trabalhar com folga dobrada, então acredito que o som vai ficar mais bonito. Usarei o clip como parâmetro para distorções. Nunca ouço música com ele piscando. Quando ele pisca, diminuo um volume.

 

Quanto ao ganho, posso deixar pela metade?

 

isso vai muito do perfil..

muitas pessoas gostam de "ganho alto e volume baixo"..

outros ao contrario..

eu particularmente gosto mais do som com ganho alto por ele parecer mais "pesado"..

nao passando distorção, ganho alto ou ganho baixo, tanto faz, ja que ele nao é volume..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o fabricante sempre vai orientar os 350W nominais! A não ser que algum user tenha feito um stress test além do teste de potencia nominal, o seguro mesmo é a potência nominal!

 

Por suposição, eu não lançaria mais de 3dB de headroom, se eu não tivesse dó nenhuma, mandaria um amp com pouco além do dobro da potencia nominal do sub!

 

Então é o que venho fazendo com meu Fosgate Prime de 150W na bridge do sd250.2, sempre controlando o limite do volume de acordo com o tipo de música como mencionou o yamane, o xmáx normalmente é extrapolado mas o sub se mostra valente.

 

Valeu!

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito relativo [¨]

 

O Lucas queimou um, aplicando 1300W :o

 

 

Agora estou trabalhando com o amp em 4 ohms liberando 520w nele, tocando bem demais

 

Mas se eu conseguir colocar uma bateria melhor no carro eu volto pros 1300w :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora estou trabalhando com o amp em 4 ohms liberando 520w nele, tocando bem demais

 

Mas se eu conseguir colocar uma bateria melhor no carro eu volto pros 1300w :vts

ai vai queimar denovo! kkkk vou tocar o meu com 110ah e o modulo em 4ohms mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

teve um dia que pensei que tinha feito "cáca" kkk

 

liguei o som.. fui aumentando, aumentando... chegou em um volume X.. e tava tocando menos que no dia anterior..

 

pensei ou as baterias estavam sem carga ou extrapolei demais a ponto de fazer com que sofressem algum tipo de

 

defeito mecânico/elétrico sei lá kk..

 

más NÃO era o BASS que tava em 0 (flat) e costumo mesmo é usar no +1 :vts

 

passado o susto" voltei tirar os 180% deles [¨] no sertanejo tá Bonito viu !! fui "fuçando" nas equalizações aqui ali...

ficou da hora ! consegui tirar um rendimento muito bom dos graves também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é aquele "bordão"... potência não é nada sem controle...

 

Quando eu trabalhei em uma loja de som e montamos um Gol com 2 JBL, exatamente esses só que na versão de 12":

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429297022-sub-subwoofer-jbl-gt-series-gt152-d-_JM

 

Com um modulo Oritrom OPC-688 que é para ser 4 x 120rms por canal ou 2x240 no bridge....

 

Eu disse que não ia tocar nada, pois não é que mordi minha límgua...

 

Pra quem via todo dia som sendo montado com nitro de 12" e bicho papão 12" com modulos de acima de 1000W rms.

 

Enfim esse sintema dos JBL tocava de igual pra igual contra nitro ou Bicho papão, sendo empurrados com muito menos potência, para mim isso tem um nome EFICIÊNCIA, com certeza o sub fez a diferença.

 

Onde eu quero chegar, os falantes da Questo vão tocar muito bem com mobulos de baixa potência como SD400.1D acrilico.

 

E como eu já vi tocando posso dizer com certeza que não precisa mais do que o dobro da potência para quem quer um som mais pesado, uma SD700.1D pra um sub ou um SD1000 ou SD1500 para 2 subs.

 

Dei os exemplos com SD pq trabalho aqui, mas vai do gosto do freguês...

 

Eu vou usar 1 de 10" em uma SD700.1, não preciso mais que isso, e eu gosto de SPL heim...

 

Abraço

 

Josias Bauer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é aquele "bordão"... potência não é nada sem controle...

 

Quando eu trabalhei em uma loja de som e montamos um Gol com 2 JBL, exatamente esses só que na versão de 12":

http://produto.merca...ies-gt152-d-_JM

 

Com um modulo Oritrom OPC-688 que é para ser 4 x 120rms por canal ou 2x240 no bridge....

 

Eu disse que não ia tocar nada, pois não é que mordi minha límgua...

 

Pra quem via todo dia som sendo montado com nitro de 12" e bicho papão 12" com modulos de acima de 1000W rms.

 

Enfim esse sintema dos JBL tocava de igual pra igual contra nitro ou Bicho papão, sendo empurrados com muito menos potência, para mim isso tem um nome EFICIÊNCIA, com certeza o sub fez a diferença.

 

Onde eu quero chegar, os falantes da Questo vão tocar muito bem com mobulos de baixa potência como SD400.1D acrilico.

 

E como eu já vi tocando posso dizer com certeza que não precisa mais do que o dobro da potência para quem quer um som mais pesado, uma SD700.1D pra um sub ou um SD1000 ou SD1500 para 2 subs.

 

Dei os exemplos com SD pq trabalho aqui, mas vai do gosto do freguês...

 

Eu vou usar 1 de 10" em uma SD700.1, não preciso mais que isso, e eu gosto de SPL heim...

 

Abraço

 

Josias Bauer.

 

Minha ideia era colocar um SD 400.1 para empurrar, desde que vendesse o meu atual, mas como não está muito fácil, prefiro (e tenho limitações monetárias) continuar com o meu audiphonic regulando ganho, à comprar outro e deixar este encostado..

 

Mas de fato sobra potência, o sub iria muito bem com 400 rms..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, larga de ser abestado e coloca as fotos do teu porta malas!

:vts

 

Tá bom.. Tá bom... Hehehehe.

 

Ainda não está concluída e os amplificadores estão em fase de testes, não sei se serão definitivos!

 

Seguem fotos:

 

dscf5179c.jpg

 

dscf5175.jpg

 

dscf5161a.jpg

 

dscf5203.jpg

 

dscf5194a.jpg

 

dscf5206f.jpg

 

dscf5208.jpg

 

 

Em breve postarei maiores detalhes, assim que acertar tudo.. E tem dado trabalho! hehehe..

 

Abraço pessoal!

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ficou muito bonito.. parabens!

 

me tire uma dúvida de possível: essa moldura é feita em madeira? Pregada com prego e etc?

 

Tem como tirar o modulo ? Tambem não estou enxergando daqui os parafusos.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao q tudo indica essa moldura tem fixacao similar as protecoes/telas de caixas de som residencial com um encaixezinho macho-femea, ou magneticos. Ai eh so puxar q sai e se tem a disposicao todos parafusos de fixacao do sub e modulo.

Muito bem executado. Parabens!

 

Renan,qto tu me cobra pra fazer meu porta malas? Rsrsrs

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hj consegui instalar o som no carro, depois de mais de um mes de comprado o Sub kkkkk.

Uma caixa montada pelo Grande Gustavo na Audio Som, ficou show de bola!

292429_3495452274908_992995502_n.jpg

295132_3495459435087_1450094152_n.jpg

319377_3495455394986_1804294797_n.jpg

552134_3495457275033_1193750589_n.jpg

 

Mass...Como alegria de pobre dura pouco...

...Estava ouvindo som baixo, volume 26 no radio e com o carro ligado, mas já fazia umas 2h30 que estava ouvindo, e derepente parou de tocar, dai eu fui e desliguei o som, liguei novamente, e não ligou o modulo, piscou 3 vezes, dai eu desliguei e liguei denovo e piscou 3 vezes. Fica desse jeito. sad_smile.gifsad_smile.gif fica piscando as 3 vezes, toda vez que tento ligar.

Pelo que li no manual é tensão baixa da bateria, mas deixei o carro ligado por uns 15 min e nada.

 

Será que tenho que acionar a garantia? Ou da para resolver aqui mesmo?

 

Sd400.1D 1ohm+Subwoofer Questo 12" D2 ligado em paralelo.

Bateria 75A

 

EDIT:

Constatei que tem um fusível queimado.

Será que posso fazer a troca eu mesmo? Ou tenho que mandar para a autorizada?

Editado por RoderickOl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for dentro do modulo axo q tem q mandar sim até msm pq axo q ele é soldado na placa e tem

q abrir o modulo pra trocar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É dentro do modulo sim. E ainda é daqueles fusíveis pequenos. Vou entrar em contato com o Boardbrasil.

Será que tem autorizada aqui na região norte do Paraná?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que ele está me explicando aqui no e-mail, o problema é no módulo mesmo, não sei oq é pois ele é de Apucarana e eu de Maringá...rsrsrsrsrsrs

 

Acho que ele deve ter abusado um pouco do sistema e isso misturado com uma suposta má instalação, pode ter ocorrido a queima do módulo.

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que ele está me explicando aqui no e-mail, o problema é no módulo mesmo, não sei oq é pois ele é de Apucarana e eu de Maringá...rsrsrsrsrsrs

O fusível foi o da caixa de fusível que queimou, não o do módulo.

Acho que ele deve ter abusado um pouco do sistema e isso misturado com uma suposta má instalação, pode ter ocorrido a queima do módulo.

 

Não não Gustavo, eu constatei que é o do modulo mesmo que queimou (fusível).

A instalação não é com cabos de ponta, mas estão nas bitolas certas e não tem gambiarras kkkkkk

E não abusei do sistema não, eu sou um cara bem cuidadoso, e por saber que o sub não está amaciado ainda, não ouvi mais do que 1/3 do volume do som, regulado em flat.

 

Agora se o volume que eu estava escutando é abuso, então eu to vendendo meu sd400.1D pq é muito fraco, não aguentar tocar naquele volume.

Editado por RoderickOl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falei de uma suposta instalação pois não sei como que está o sistema e como vc mesmo me disse tbm não sabe, então podemos incluir nessa suposição de defeito que o erro tbm pode ser da pessoal que instalou seu som. Não disse nada sobre gambiarras pois mesmo com elas o sistema pode funcionar corretamente e sem problemas.

 

Como me disse, o sub toca, então podemos eliminar o problema de que foi ele o causador, então partimos para o módulo e para a instalação.

Se o fusível queimou foi por baixa tensão e alta corrente. Fusível queima naturalmente qdo se extrapola sua corrente de passagem (por isso é uma proteção, pois se queimar ele abre o circuito) e para essa corrente subir assim a tensão deve ter baixado demais (Lei de Ohm). Se a tensão baixou demais foi pq vc deixou o sistema sugar a bateria e assim na hora que o amplificador pediu energia a bateria não conseguiu suprir e teve a queda de tensão que por consequência teve sua corrente elevada e assim gerou a queima do falante.

 

Como vc me disse que o cone do falante deslocou para frente e travou e depois de desligar e religar o sistema o cone voltou ao lugar, então isso é problema do amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, o unico gargalo que acho que pode ser o problema é a bateria de 75A. Fora isso a unica coisa que pode ter extrapolado é que na hora tava tocando aquela musica matadora de subs Bass I Love You. Mas como eu tenho medo dela deixei bem baixo o volume. Como disse, se naquele volume eu extrapolei, então estou bem desapontado com o desempenho do sistema como um todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja bem, vc tem 75ah de bateria (não estacionária) e seu sistema pede mais que isso.

Se vc estava usando o sistema com músicas de muito grave e subgrave (isso suga a bateria do sistema) e com o carro desligado, certeza que sua bateria foi pro saco rapidinho e na hora de tocar os 5Hz da "Bass, i love you", que o módulo precisava da carga máxima, ele "miou".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem gente que n㯠sabe brincar

 

Enviado do meu Galaxy 5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...