Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

isso é parafuso pra vaso sanitário. hsuahsuhaushauh

edit - inclusive tem uns com acabamento cromado

1837759_4.jpg

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos da questo, poderiam me tirar uma dúvida?

Pretendo comprar um de 15".

Tenho um dad 1500.1 +110ah de bateria extra. Posso pegar um D4 e jogar teoricos 850rms em 2 ohms (14v) ou é melhor usar o modulo no quádruplo da impendancia e mandar 500rms para um D2 em 4ohms ?

Obrigado desde já! Espero em breve ser cliente da marca.

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Srs,

Conforme já havia mencionado , tenho 35 litros brutos disponíveis em dutada para um 10DVC2 , sendo que estaria aplicando uns 600 rms limpos de um SD1500.1 smd de 01 ohm , trabalhando em 04 ohms .

Porém causou-me estranheza ao verificar no manual do modelo QS350A-10 , que caixa dutada com volume de 44 litros apresenta F3 de 40 Hz apenas , e que com o volume de 23 litros obteria F3 de 46 Hz.

Por qual razão uma F3 tão alta em uma caixa com volume considerável para um sub 10" ?

Sem ter simulado a caixa dutada nem nada , estimo para o meu caso uma F3 em torno de 43 Hz .

Desde já , grato pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Srs,

Conforme já havia mencionado , tenho 35 litros brutos disponíveis em dutada para um 10DVC2 , sendo que estaria aplicando uns 600 rms limpos de um SD1500.1 smd de 01 ohm , trabalhando em 04 ohms .

Porém causou-me estranheza ao verificar no manual do modelo QS350A-10 , que caixa dutada com volume de 44 litros apresenta F3 de 40 Hz apenas , e que com o volume de 23 litros obteria F3 de 46 Hz.

Por qual razão uma F3 tão alta em uma caixa com volume considerável para um sub 10" ?

Sem ter simulado a caixa dutada nem nada , estimo para o meu caso uma F3 em torno de 43 Hz .

Desde já , grato pelas respostas.

Pelo jeito o falante precisa de mais "litragem"..

pq particularmente tambem achei o FS bem alto utilizando 35L..

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo jeito o falante precisa de mais "litragem"..

pq particularmente tambem achei o FS bem alto utilizando 35L..

Rick, a sua caixa com um duto de 30cm vai estar sintonizada em 33Hz, conforme havia comentado em um post anterior. Como vc disse, o F3 vai ficar próximo a 43Hz, o que é um ótimo resultado pra caixa tendo em vista que este valor não leva em consideração o ganho que a cabine fornece em baixas frequências. :legal:

Gledson, não confunda Fb com F3, muito menos com FS. São coisas completamente diferentes. ;)

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca porca-garra pro fechamento da tampa e vedação de EVA, pq nessa fase de acerto, se o objetivo for buscar a perfeição entre resposta e SPL, vai abrir a tampa umas 6x fácil fácil.

KKKK já abrimos umas duas vezes, mas foi na correria. Agora ta lá pro Gustavo terminar os acertos e tirar a curva de impedancia com mais calma.

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, a sua caixa com um duto de 30cm vai estar sintonizada em 33Hz, conforme havia comentado em um post anterior. Como vc disse, o F3 vai ficar próximo a 43Hz, o que é um ótimo resultado pra caixa tendo em vista que este valor não leva em consideração o ganho que a cabine fornece em baixas frequências. :legal:

Gledson, não confunda Fb com F3, muito menos com FS. São coisas completamente diferentes. ;)

Abraço!

opa.. escrevi errado..

desculpe o erro..

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, há algumas coisas a serem consideradas...

• Muita gente, mas muita gente mesmo, ouve 50Hz e acha que é 20Hz;
  • Alto-falantes automotivos precisam ser desenvolvidos visando o ambiente no qual serão utilizados, ou seja, o carro... No caso dos subwoofers, é necessário projetar a caixa prevendo isso. No caso de alto-falantes de médios e agudos, o ângulo de dispersão também precisa ser considerado pelo fabricante;
  • Simulações simplistas levam a resultados simplistas (muitas vezes com um gráfico bonito para os olhos).

Veja por exemplo as diferenças de simulações no tópico #853 e algumas considerações no tópico #866, inclusive mostrando a resposta que o cliente terá no interior do veículo.

Também mostramos várias diferenças entre o mundo real e algumas simulações simplistas (utilizadas pela maioria esmagadora dos softwares de simulação disponíveis no mercado) em: http://questoaudio.com.br/forum/viewtopic.php?f=1&t=7

Precisando de maiores informações, é só gritar [¨]

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Tá , tudo bem ....SÓ desejo compreender......

Mas e as informações disponibilizadas no manual dos subwoofers da Bomber ?

Onde lá vejo uma F3 de 38 Hz para o Upgrade 12" SW12UG350-B4 em caixa dutada de 50 litros brutos e Fb de 34 Hz .

Também foram realizadas de forma simplista essas simulações ?

Grato

Compartilhar este post

Link para o post

Tá , tudo bem ....SÓ desejo compreender......

Mas e as informações disponibilizadas no manual dos subwoofers da Bomber ?

Onde lá vejo uma F3 de 38 Hz para o Upgrade 12" SW12UG350-B4 em caixa dutada de 50 litros brutos e Fb de 34 Hz .

Também foram realizadas de forma simplista essas simulações ?

Grato

Rick, eu não posso responder pelas outras empresas, mas no caso do LEAP, por exemplo, eu nunca utilizei ele a não ser na QUESTO AUDIO [¨]

Aliás, é impossível fazer qualquer simulação decente com o LEAP se ele não possuir todos os parâmetros não lineares conforme citados em http://questoaudio.com.br/forum/viewtopic.php?f=1&t=7

Acredito que isso responda a sua pergunta :legal:

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, eu não posso responder pelas outras empresas, mas no caso do LEAP, por exemplo, eu nunca utilizei ele a não ser na QUESTO AUDIO [¨]

Aliás, é impossível fazer qualquer simulação decente com o LEAP se ele não possuir todos os parâmetros não lineares conforme citados em http://questoaudio.c...pic.php?f=1&t=7

Acredito que isso responda a sua pergunta :legal:

Um abração hand26

Sim Renato , entendo perfeitamente sua posição , e respeito seu posicionamento além é claro de sua ética profissional.

E por favor , entenda meus questionamentos SOMENTE como meras dúvidas e nada além disso.

Jamais estaria aqui duvidando de sua capacidade e das demais feras que formam o time Questo ( bagagem profissional e técnica pra lá de reconhecida por nós).

Mas vejamos pelo ponto de vista do cliente final , este um entusiasta ou hobbysta , o qual passou anos e anos com experiências auditivas de resultados práticos comparando com simuladores simplistas e assim criando uma referência guia .

Não é um tanto quanto complicado para estes , mudar toda a referência adquirida da noite para o dia ?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

aguardo uma resposta pro meu caso citado ali em cima! :)

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

aguardo uma resposta pro meu caso citado ali em cima! :)

obrigado!

Ops... Não tinha visto :unsure:

Eu acho um pouco arriscado aplicar 850W em um subwoofer de 350W, caso o sinal não seja constantemente monitorado :o

O Guto de Almeida está utilizando um Soundigital SD700 (700W) e já fez algumas loucuras com o sub, que ainda está intacto :o

Pergunta: Já pensou em utilizar 2 subs de 12" ao invés de 1 de 15"?

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar que a 4 ohms pelo que já li, terá mais qualidade. Quanto menos ohm mais potencia e menor qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar que a 4 ohms pelo que já li, terá mais qualidade. Quanto menos ohm mais potencia e menor qualidade.

:o

Compartilhar este post

Link para o post

[...]

E por favor , entenda meus questionamentos SOMENTE como meras dúvidas e nada além disso.

Sem problemas :rever1:

Mas vejamos pelo ponto de vista do cliente final , este um entusiasta ou hobbysta, o qual passou anos e anos com experiências auditivas de resultados práticos comparando com simuladores simplistas e assim criando uma referência guia.

Não é um tanto quanto complicado para estes , mudar toda a referência adquirida da noite para o dia?

Rick, devido a essa "simplicidade" é que nós ouvimos muita gente dizendo: "Na prática é diferente" ou então "Montei a caixa do manual, mas ficou ruim"... Na verdade essa discrepância ocorre devido a simplicidade do modelo adotado nas simulações.

Um abração hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Sem problemas :rever1:

Rick, devido a essa "simplicidade" é que nós ouvimos muita gente dizendo: "Na prática é diferente" ou então "Montei a caixa do manual, mas ficou ruim"... Na verdade essa discrepância ocorre devido a simplicidade do modelo adotado nas simulações.

Um abração hand26

Renato ,

Sem querer ser chato , mas me referi a entusiastas como eu , que já fiz de 30~40 caixas e SEMPRE tendo como base um simulador não tão complexo quanto o de voces.

Mesmo que utilizando simuladores menos complexos , as informações geradas por eles + o resultado prático das caixas e subs , CRIARAM uma referência auditiva e base para me guiar e saber se tal projeto seria bom ou ruim a grosso modo.

Foi sobre esta referência que citei ser muito difícil abandonar da noite para o dia .

Muito obrigado .

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Rick,

Eu não diria que os softwares mais simplistas não devem ser utilizados. Acredito que podem sim ser utilizados, porém tem que se ter cuidado em como interpretar algumas informações. Por exemplo, cálculo de sintonia da caixa, testes comparativos pra saber qual caixa responde mais grave, qual fica mais plana... isto pode ser compreendido sem problemas usando estes softwares.

Agora, estes softwares não levam em consideração os parâmetros não lineares do alto-falante, que são tão importantes quanto os outros. Prova disso é que quando se muda a potência aplicada a curva simplesmente recebe uma operação matemática simples, soma ou subtração (vulgo offset). Na realidade isso não acontece!! :blink:

Apenas defendemos o LEAP por ele mostrar o comportamento real do falante, considerando todas as não linearidades que existem quando ele começa a se deslocar. O que torna as simulações mais próximas à realidade, mesmo que por algumas vezes o resultado não seja o mais 'bonito', mas é o que a gente escuta e gosta.

Como o Renato falou: "Tem gente que escuta 50Hz e acha que são 20Hz".

Um abraço!! hand26

Compartilhar este post

Link para o post

É gente....desisto de tentar fazer com que compreendam meu ponto de vista.

Acreditava que tal tópico fosse para esclarecimentos e troca de figurinhas, além do óbvio que é a divulgação do produto Questo.

E não, eu NÃO faço parte do time que ouve 50Hz e pensa que está sentindo 20 Hz :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Renato ,

Sem querer ser chato , mas me referi a entusiastas como eu , que já fiz de 30~40 caixas e SEMPRE tendo como base um simulador não tão complexo quanto o de voces.

Mesmo que utilizando simuladores menos complexos , as informações geradas por eles + o resultado prático das caixas e subs , CRIARAM uma referência auditiva e base para me guiar e saber se tal projeto seria bom ou ruim a grosso modo.

Foi sobre esta referência que citei ser muito difícil abandonar da noite para o dia .

Muito obrigado .

Grande abraço

Rick, a questão é que os parâmetros medidos por 99% dos fabricantes são parâmetros medidos SEM que o cone se mova. Sendo assim, com o cone se movendo, os parâmetros mudam muito.

Não é abandonar referência, é apenas estar ligado a isto: O resultado simulado será diferente, porém muito mais próximo à realidade.

Eu mesmo simulava caixa SÓ pra saber mais ou menos se o falante corre ou não risco naquela caixa, porque o resultado auditivo é alheio à simulação. Ainda mais quando falamos em cabine.

Hoje, por exemplo, estou usando selada. F3 lá pelos 40 e cacetada. Mas não quer dizer que de 50 pra baixo a caixa esteja morrendo.

Mas bem... não tem como dizer se será ou não será de acordo com o que você espera. Se o custo de descobrir isto não lhe convém, não tem porque te convencer do contrário. Muito falante LENDÁRIO tem Fs na casa dos 40Hz, aquele que olhando chart você diz que não vai prestar... e o bicho rende elogios e é classificado como referência. Como? Bem... alguém tem que pagar pra ver.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...