Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

usar mdf de 15 para mdf de 18mm faz muita diferença SIM..

com woofer pode não sentir tanto, mas em subs de alta pressão faz MUITA diferença (não estou falando que é o caso do questo de 10)..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usar mdf de 15 para mdf de 18mm faz muita diferença SIM..

com woofer pode não sentir tanto, mas em subs de alta pressão faz MUITA diferença (não estou falando que é o caso do questo de 10)..

Bom, aí é que está, depende do ponto de vista dessa "MUITA diferença"

 

Pode até ser em subs de alta pressão, grandes e parrudos. Mas com subs do porte do upgrade e do questo, de 10" de menor porte acredito que essa diferença nem seja tanto assim.

 

Pra comparar mesmo e tirar conclusões pra ver se tem diferença só fazendo duas caixas idênticas (tamanho, medidas e quantidade de parafusos).

 

Ainda continuo achando que travamento e reforço é mais importante que a espessura da caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de uma ajuda agora com o amplificador, preciso de 1 módulo mono, qual toca legal esse Questo de bobina 2+2 e de 350 rms, estava pensando em JBL, DAT 900.1 ou Audiophonic 900.1 esses módulos que coloquei vão tocar em 4 ohms, agora esse sub pode colocar ele em 1 ohms? e qual módulo? ou vcs indicam outro amplificador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com a caixa de reforço de graves o Questo sobe até 80 hz com qualidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caixa para não vibrar e mais importante travamento do que somente espessura de mdf num adianta fazer caixa com mdf de 25 mm se tem partes muitos grandes tipo a caixa que se tem a frente e fundo muito grandes ai vai vibrar mesmo ; e mesmo usando 20 ou 25 mm pois suas partes vão excurcionar junto com o sub ou até mesmo woofer

 

ja vi caixa com mdf de 25 mm se desmontar por falta de travamento interno e em quanto que caixa com 15 ou 18 mm devidamente projetada e travada nem sequer fas um pof

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra mim usar 25mm pra um sub de 10" é o mesmo que usar capacete pra andar de bicicleta ergométrica...

 

só acho ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show esse sub novo, certo que vou querer testar, mesmo que não tenha amp pra empurrar kkkk

 

Essa questão sobre construção de caixa é sempre recorrente

Eficiência = SPL com baixa distorção, e isso só se consegue com caixas que não vibram (dentro e fora) e quem diz que uma caixa com MDF de 15mm pra um sub recebendo 350WRMS não vibra, NO MINIMO a frente da caixa tem que ser mais grossa e a caixa tem que ser apinhada de reforços

 

 

 

Viepper, parafusos não reforçam uma caixa, a menos que ela seja de camada dupla/tripla/whatever de chapas e tu além de cola use eles pra fixá-las, e olhe lá, a unica coisa que tu vai impedir com parafusos nas bordas é dela desmontar, mas se desmontar, é pq está vibrando (gotcha!), pq se ela não vibrar não vai desmontar, cola pura e simples com grampos segura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Maisi Borba tamu falamdu du Questo de 10 pulega de 350RMS" e não de um SundowAudio de 5KW erremiesse" :P

claro claro.. por isso não dei nome aos bois..

mas qualquer sub leve (ate mesmo o Questo de 350) podem ter um alto nível de spl dentro da caixa..

o cara pode até não perceber.. mas quando o bicho pega, a caixa pode "peidar".. nisso você perde "eficiência da caixa".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano, uma vibração mínima sempre vai haver, e acredito que não tenha diferenças audíveis significativas. Só se o cara é super exigente, um audiófilo, que tem o ouvido bem apurado.

 

Minha caixa eu mandei fazer, eles fizeram com apenas 36 parafusos, e estava com algumas vibrações. Eu reforcei ela com mais 100 parafusos, massa plástica e manta asfáltica e melhorou 100%

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em fazer minha caixa com rebaixo para o subwoofer... Será que rola de usar chapa dupla de 15mm na frente e no fundo e as laterais com chapa simples de 15 mm com travamento? Estou somente pensando se vou fazer a caixa de 44l dutada ou a caixa selada.

 

Detalhe, não quero que a caixa vibre de forma alguma, pois esta também será parte da estrutura do rack dos módulos.

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode fazer dessa forma, deve ficar bom. Bem reforçada e travada não deve ter problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu penso que o reforço/travamento da caixa é mais importante que a espessura do MDF.

 

Você só não explicou ainda o que você disse em relação a sensibilidade com a espessura da madeira da caixa.

 

Isso é o mais óbvio de tudo, nem precisava explicar. Quanto mais sensível, mais eficiente é, ou seja, mais energia é transformada em som e não em calor, o que faz o falante gerar mais SPL o que fará a caixa vibrar muito mais.

 

Um falante de 84dB a 1w/1m com 700w seria igual a um falante de 87dB a 1W/1m com 350w agora aplicar 700w em um de 87dB seria igual a um sub de 1400w a 84dB. Faria caixa de 15mm para sub de 1400 a 1500w? quanto mais reforços internos fizer maior terá de ser a caixa por conta da litragem e mais trabalho se tem para por o duto e mais caro ficará o box.

 

E lembre-se estamos falando de frequência abaixo de 40-30hz com muita força e não 50hz a 60hz. O 10" tem fs de quase 24hz e uma caixa no caso da de 44L sinonizada em 31Hz ou seja, completamente voltada a subgraves e para quem aplica mais que os 350w dele 15mm é sim muito pouco para um sub como este.

 

No manual recomenda-se explicitamente mdf de 18mm que é a recomendação do fabricante pois sabemos do que é capaz o falante, agora se quiser utilizar a recomendação é a critério de cada um. Assim como quando dizemos que é preciso ter uma bateria auxiliar para apenas um sub também não acreditam mas dimensionamento é TUDO em um set.

 

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, aí é que está, depende do ponto de vista dessa "MUITA diferença"

 

Pode até ser em subs de alta pressão, grandes e parrudos. Mas com subs do porte do upgrade e do questo, de 10" de menor porte acredito que essa diferença nem seja tanto assim.

 

Pra comparar mesmo e tirar conclusões pra ver se tem diferença só fazendo duas caixas idênticas (tamanho, medidas e quantidade de parafusos).

 

Ainda continuo achando que travamento e reforço é mais importante que a espessura da caixa.

 

Como já falei no post anterior, pressão é uma relação direta entre sensibilidade e potência aplicada, por isso ela entra em jogo na conta. Por isso ficam de cara com o que o Questo pode fazer quando utilizado corretamente e com muita força aplicada ai notase que 15mm é pouco SIM.

 

Vocês olham apenas o número 350w ou 250w mas esquecem que ele parte de um norte, eficiência real e fs. Aplique isso a um falante altamente sensível e terá a resposta. Aplique isso a um sub de 84dB e não sentirá quase nada de espanto. Vide explicação no post anterior.

 

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

:legal:

 

Pronto ...

 

Daqui a pouco vão dizer que a folha de 950mm (MDF de 18mm) vai vibrar tanto e cancelar a onda gerada pelo cone do falante e vai matar o subgrave de 19Hz ... è só o que ta faltando ... :rolleyes:

 

Concordo que dependendo da construção da caixa a pressão (deslocamento de ar) gerado pelo sub pode realmente atrapalhar toda a experiencia sonora mas fazer reforço absurdo para um sub "normal" voltado para SQ ainda EU "eu" acho exagero. :legal: Obs. não sou audiofilo :P

 

Pressão sonora SPL não é deslocamento de ar!!!!!!!!!!!!!!!!

 

A medida disso é dB e não litros ou m3!!!!!!!!

 

dB não tem nada haver com ar desclocado. O ar é consequência de alta excursão mas a alta excursão não significa som. Um ST tem altíssimo SPL mas deslocamento de ar quase zero e ai?

 

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Silvinho, eu gostei bastante dele em selada, portanto eu quero o grave mais pra dentro portanto vou mandar fazer a selada maior do manual que é 26 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pressão sonora SPL não é deslocamento de ar!!!!!!!!!!!!!!!!

dB não tem nada haver com ar desclocado. O ar é consequência de alta excursão mas a alta excursão não significa som.

infelizmente, nisso vou ter que "discordar".

dB, nos graves, tem a ver com o ar deslocado sim.. por isso o calculo dB x potencia não é simplesmente uma regra de multiplicação (como disse, nos graves)..

pois se fosse pensar dessa maneira, o 10, 12 e 15 teriam a mesma sensibilidade e dB gerados com a mesma potencia aplicada.. coisa que não acontece.. :legal:

é como dizem.. nem tudo é apenas "teoria"..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

infelizmente, nisso vou ter que "discordar".

dB, nos graves, tem a ver com o ar deslocado sim.. por isso o calculo dB x potencia não é simplesmente uma regra de multiplicação (como disse, nos graves)..

pois se fosse pensar dessa maneira, o 10, 12 e 15 teriam a mesma sensibilidade e dB gerados com a mesma potencia aplicada.. coisa que não acontece.. :legal:

é como dizem.. nem tudo é apenas "teoria"..

 

Gledson, o que nós OUVIMOS não está relacionado diretamente com o ar deslocado. Agora o que sentimos, ai sim tem haver com o ar deslocado pois cria-se uma pressão dentro do carro, mas essa pressão não necessáriamente signifique som. Bass I love You tem uma excursão tremenda abaixo dos 20Hz mas tu só vê o cone se movendo mas não escuta nem sente nada.

 

 

Tu está vendo os subs se mexerem? Quase nada, ainda assim, olha o nível da pressão sonora.

 

10, 12 e 15" tem sensibilidades diferentes pois a sua eficiência é diferente e pode notar, eficiência e SPL de qualquer falante é calculado por: Fs, Vas e Qes. Não tem nada relacionado com SD, ou com potência aplicada.

 

Veja o Questo de 15" DVC2.

Fs: 21,7

Vas: 335

Qes: 0,419

SPL: 90,94dB

Eficiência: 0,784%

 

Agora se subirmos a Fs para 35Hz temos SPL de 97,17dB e eficiência de 3,291%.

 

Note que SD não variou em nada, tudo vai do projeto e de fazer os componentes conversarem entre si. Se subirmos o Qes para 0,7 e baixarmos a Vas para 75L mantendo a Fs em 21,7Hz, o SPL cai para 82,22 e a eficiência para 0,105%.

 

Mudar um parâmetro ou outro é extremamente simples, agora fazer todos juntos, ai o bixo pega.

 

Em meu carro ouvindo Late Nite Tip com um volume elevado no qual é possível receber uma boa massagem nas costas com o 10" e seus 1200W disponíveis para ele mas sendo usado bem menos é claro, se tu for ver o sub, ele quase não excursiona mas a pressão dentro do carro está muito forte.

 

Assimilamos o alto deslocamento com alta pressão pois justamente com elevados volumes temos uma grande excursão e junto um grande excursionamento, veja os W7 por exemplo. Agora como um woofer gera mais SPL com menos excursão e ao ar livre? Lembre-se que no carro todo o habitáculo é uma câmara e temos muitas ondas confinadas ali dentro, muitos harmônicos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gledson, o que nós OUVIMOS não está relacionado diretamente com o ar deslocado. Agora o que sentimos, ai sim tem haver com o ar deslocado pois cria-se uma pressão dentro do carro, mas essa pressão não necessáriamente signifique som. Bass I love You tem uma excursão tremenda abaixo dos 20Hz mas tu só vê o cone se movendo mas não escuta nem sente nada.

 

Silvinho.. acho que vc está confundindo capacidade de nosso sistema auditivo com deslocamento de ar.

não ouvimos abaixo de 20hz.. mas podemos sentir.. mesmo com um alto deslocamento de ar..

agora, como uma membrana ou até mesmo o sistema auditivo funciona? com deslocamento.. ou, no literal, por vibração.. como uma corda de violão.. e, por menor que seja tal deslocamento, não o deixa de ser.

o fato de um falante mal excursionar se dá pelo alto FA que o amplificador consegue trabalhar (pra quem não sabe, é a velocidade que amplificador consegue controlar o cone e gerar o áudio) e não apenas por eficiência energética (sendo que também é muito importante)..

os falantes de Questo tem uma alta sensibilidade energética.. mas como disse, o calculo de dB não é uma máxima matemática.. principalmente em frequências baixas.. onde muitas vezes o deslocamento é mais importante que eficiência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discussões a partes aqui no Fórum, vamos ao seguinte, qual módulo mono fica legal no 350 rms do Questo bobina 2+2 posso usar ele tocando em 1 ohms ou é melhor em 4 ohms mesmo.

Editado por everton santos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas "dinovo" essa "estoria" ...

 

Eu em momento algum falei em Db´s ou SPL ... :pirou:

 

Falei somente de movimentação de ar não disse que isso éra aquilo ou que aquilo éra isso ... (entenda o que eu quiz dizer primeiro)

 

Se o sub tá tocando 10Hz e eu não escuto "dane-se" eu estou "sentindo" e isso é deslocamento de ar e pronto.

 

Vai me dizer agora que um belo DTS True HD em um cinema 3D é tudo coisa audivel e suas teorias e contas .... hand26

 

Tudo o que foi dito é por causa do MDF de 15mm que todos julgam ser mais que um bastante para o Questo de 10". Alta sensibilidade aliada a baixa potência necessita de caixa reforçada SIM. Como expliquei com base nos 84dB e 87dB com 700 e 350W.

 

Mas já que estão falando em área de cone, delocamento de ar, tudo bem vamos para este lado.

JL Audio 10W0V2 316cm² Bravox UXP Power 10D-2 330cm² JL Audio 10W1V2 345cm² Rockford Fosgate T1D210 345cm² Rockford Fosgate P3D2-10 360cm² NAR Audio 1066-SW-3 363,05cm² Rockford Fosgate P1S4-10 370cm² Questo Audio QS350A 10DVC2 380,1cm²

 

 

 

Veja que o Questo de 10" tem a maior área de cone de todos, e aliando ao Xmax de 10mm dele, ou 8mm dependendo do modelo, terá um deslocamento de ar altíssimo para um sub voltado ao SQ e não ao SPL pura e simplesmente. Isto aplicando 350W, agora aplicando mais que isso, a coisa muda mais ainda.

 

Não estou falando de teoria, estou falando de prática. Porque o meu 10" surpreende e agrada muito mais que 3 UXP de 12" juntos? É um sub somente. Não somente pelo fato de tocar muito mais o subgrave, mas pelo gostoso de se ouvir.

 

No Questo de 8" na caixa de 15mm é nítido que a caixa vibra e bastante, e olha que é apenas 14L, não há nem espaço para fazer reforço quase de tão pequena que é a caixa, mas ao mudar para o MDF de 25mm, o som mudou e o prazer de ouvir mudou por completo. Não escutamos mais uma coisa agoniante de vibração que dava para ouvir lá da frente do carro. Agora vai dizer o que? Que o problema é que a caixa não tinha reforços? Nossa mas é um sub de 250W com uma caixa de menos de 30cm de largura e 18 de profundidade.

 

Volto a dizer, a recomendação é sim MDF de 18mm com reforço interno. É a critério de cada um seguir ou não esta informalção.

 

Assim como quando falamos que é recomendável utilizar um HPF de 40Hz para o 8" e disseram que isto é um absurdo para um subwoofer que até mesmo midbass tocam menos que isto e que deixam ele sem HPF. Cada um é cada um e recomendamos sim este HPF de 40Hz para não danificar o conjunto móvel do sistema pois o falante não foi projetado para isto.

 

Agora quem está correto? Quem diz que sub deve tocar sem HPF e que 40Hz é ridículo ou quem recomenda justante para ter um melhor resultado e proteger o seu falante?

 

Discussões a partes aqui no Fórum, vamos ao seguinte, qual módulo mono fica legal no 350 rms do Questo bobina 2+2 posso usar ele tocando em 1 ohms ou é melhor em 4 ohms mesmo.

 

Já foi dito para ti Everton a algumas páginas atrás isso. Utilize algo que forneça entre 350W e 500W para ter uma segurança. Melhor é 4Ohms sem dúvidas.

 

Tem amplificadores como JBL7001, DAT, SoundMagus, Fosgate 200.2 e por ai vai. Depende do que teu bolso poder pagar e com uma bateria auxiliar no sistema de pelo menos 60A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo o que foi dito é por causa do MDF de 15mm que todos julgam ser mais que um bastante para o Questo de 10". Alta sensibilidade aliada a baixa potência necessita de caixa reforçada SIM. Como expliquei com base nos 84dB e 87dB com 700 e 350W.

 

Mas já que estão falando em área de cone, delocamento de ar, tudo bem vamos para este lado.

JL Audio 10W0V2 316cm² Bravox UXP Power 10D-2 330cm² JL Audio 10W1V2 345cm² Rockford Fosgate T1D210 345cm² Rockford Fosgate P3D2-10 360cm² NAR Audio 1066-SW-3 363,05cm² Rockford Fosgate P1S4-10 370cm² Questo Audio QS350A 10DVC2 380,1cm²

 

 

 

Veja que o Questo de 10" tem a maior área de cone de todos, e aliando ao Xmax de 10mm dele, ou 8mm dependendo do modelo, terá um deslocamento de ar altíssimo para um sub voltado ao SQ e não ao SPL pura e simplesmente. Isto aplicando 350W, agora aplicando mais que isso, a coisa muda mais ainda.

 

Não estou falando de teoria, estou falando de prática. Porque o meu 10" surpreende e agrada muito mais que 3 UXP de 12" juntos? É um sub somente. Não somente pelo fato de tocar muito mais o subgrave, mas pelo gostoso de se ouvir.

 

No Questo de 8" na caixa de 15mm é nítido que a caixa vibra e bastante, e olha que é apenas 14L, não há nem espaço para fazer reforço quase de tão pequena que é a caixa, mas ao mudar para o MDF de 25mm, o som mudou e o prazer de ouvir mudou por completo. Não escutamos mais uma coisa agoniante de vibração que dava para ouvir lá da frente do carro. Agora vai dizer o que? Que o problema é que a caixa não tinha reforços? Nossa mas é um sub de 250W com uma caixa de menos de 30cm de largura e 18 de profundidade.

 

Volto a dizer, a recomendação é sim MDF de 18mm com reforço interno. É a critério de cada um seguir ou não esta informalção.

 

Assim como quando falamos que é recomendável utilizar um HPF de 40Hz para o 8" e disseram que isto é um absurdo para um subwoofer que até mesmo midbass tocam menos que isto e que deixam ele sem HPF. Cada um é cada um e recomendamos sim este HPF de 40Hz para não danificar o conjunto móvel do sistema pois o falante não foi projetado para isto.

 

Agora quem está correto? Quem diz que sub deve tocar sem HPF e que 40Hz é ridículo ou quem recomenda justante para ter um melhor resultado e proteger o seu falante?

 

 

 

Já foi dito para ti Everton a algumas páginas atrás isso. Utilize algo que forneça entre 350W e 500W para ter uma segurança. Melhor é 4Ohms sem dúvidas.

 

Tem amplificadores como JBL7001, DAT, SoundMagus, Fosgate 200.2 e por ai vai. Depende do que teu bolso poder pagar e com uma bateria auxiliar no sistema de pelo menos 60A.

Blz valeu, vou pesquisar sobre esse módulos ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não estou falando de teoria, estou falando de prática. Porque o meu 10" surpreende e agrada muito mais que 3 UXP de 12" juntos? É um sub somente. Não somente pelo fato de tocar muito mais o subgrave, mas pelo gostoso de se ouvir.

 

O dia que um Questo 1", tocar mais subgrave que 3 UXP 12", pode parar o mundão que eu desço....

 

Não força, rs.

 

Questo é um sub legal e tal, mas não é tudo isso... É um excelente sub pelo que custa, só que não dá pra forçar tanto a barra né....

 

E sobre a questão da movimentação de ar, isso influencia DEMAIS no subgrave... Meu carro, se fechar os vidros, toca BEM menos que os 2 vidros da frente abertos... Questão de 4~5dBs, só por causa da maior movimentação de ar, gerando mais dB.

 

http://www.youtube.com/watch?v=nGIumSdIh4Q

Editado por Lucas Rossi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...