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RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

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A potência aplicada é a mesma mas a amplitude nestas frequências são as mesmas?

 

Digo, ambas estão a -6dB por exemplo, ou uma está a -6dB e a outra a -10dB por exemplo?

 

Ou é em música isto?

 

Música, senóide, o que você preferir.

 

Mesma intensidade em ambas.

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Música, senóide, o que você preferir.

 

Mesma intensidade em ambas.

Free-air ou em caixa?

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Free-air ou em caixa?

 

Em caixa.

 

Mas como eu disse ali em cima, é relativo, depende da caixa, do sub, do ambiente, etc,etc,etc...

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Em caixa.

 

Mas como eu disse ali em cima, é relativo, depende da caixa, do sub, do ambiente, etc,etc,etc...

 

A sim, eu estava me referindo a free-air. Em caixa, isso muda e bastante, principalmente se for caixa com volume bem reduzido, isso pode fazer ter um pico de deslocamento em determinada frequência, e claro, depende muito do falante também e das características de cada um.

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Silvinho, estou com um problema de sopro no duto em algumas frequências, não deu para analisar bem ainda. A cx esta com 25,8l e duto de 3" por 23cm, conforme projeto para o 250a de 10". Fazia tempo que não usava cx ventilada, e sinceramente me deu saudades da selada.

 

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Silvinho, estou com um problema de sopro no duto em algumas frequências, não deu para analisar bem ainda. A cx esta com 25,8l e duto de 3" por 23cm, conforme projeto para o 250a de 10". Fazia tempo que não usava cx ventilada, e sinceramente me deu saudades da selada.

 

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Não consta este volume de 25,8L no manual. Tu está com uma caixa com sintonia alta demais, e isto pode fazer o falante excursionar demais em determinadas frequências, principalmente nas mais altas.

 

O Volume para a dutada é de 36L no caso do 10" 250w.

 

Ela está sintonizada em ± 47Hz desta forma. No teu caso, o que pode ser feito é: Aumentar o comprimento do duto para baixar a sintonia da caixa. Se fizer com 40cm, terá uma Fb de 37HZ ±.

 

Outro detalhe, está utilizando algum bass boost ou reforço nesta faixa de resposta? Pois isto afeta e muito. Qual a potência que está sendo aplicada no falante?

 

O que tu pode fazer, é simplesmente retirar o duto e fechar o buraco, está praticamente na litragem do manual para a selada que são 25L já que gosta mais de seladas.

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Desculpe Silvinho, erro de digitação, correto de 35,8L, potência de 320w, reforço educado de base bost. (uso em virtude de escutar 90% em volume ambiente, e necessitar de um tapinha no grave)

 

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Editado por Lordemy

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Esse bass boost pode ser um fator muito importante no sopro, pois ele irá acentuar uma determinada frequência, e junto com a caixa, pode fazer o falante trabalhar demais dando essa noção de sopro. Pode aumentar o duto para 4", o comprimento aumenta também nesse caso, porém o sopro mesmo com bassboost desaparece por completo. No caso, seria um duto de 4" com 44cm de comprimento, assim mantem a mesma sintonia de caixa.

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Nesse caso, teria que colocar curva, pois a caixa tem 42cm de altura...

Se fosse 2 de 3", qual seria o comprimento? Ainda no de 3", diminuído um pouco o duto, mesmo que sacrificando um pouco a sintonia, daria para evitar, ou seria necessário um ajuste muito grande no tamanho e sintonia?

 

 

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Editado por Lordemy

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Não tem problemas, pode fazer uma curva sim. Minha caixa tem 2 curvas.

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Depois de ler um bocado esse topico "canssei" kkkkk parei na pag 106

 

Queria como que ta o projeto do kit 2 vias ? vai sair ainda ?

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Silvinho ajuda ai, como ficara a resposta de um questo 12dvc2 numa caixa selada de 30L e numa dutada de 49L?

 

No site da questo só tem os parâmetros do dvc 4 e svc4 e tbm não sei mexer direito ainda nesses programas de simulação, como ficara a resposta em cada caixa?

Vão ficar como muito pico ou da para levar, tenho preferencia em usar a selada, as 2 são com MDF 18mm, abraço!!!

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Dione, o manual dos subs tem todos os parâmetros, só baixar

A selada de 30l (1l maior que a do manual) é a plana

A dutada que eu não sei

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Depois de ler um bocado esse topico "canssei" kkkkk parei na pag 106

 

Queria como que ta o projeto do kit 2 vias ? vai sair ainda ?

 

Está em stand by no momento, os custos ficaram elevados demais.

Silvinho ajuda ai, como ficara a resposta de um questo 12dvc2 numa caixa selada de 30L e numa dutada de 49L?

 

No site da questo só tem os parâmetros do dvc 4 e svc4 e tbm não sei mexer direito ainda nesses programas de simulação, como ficara a resposta em cada caixa?

Vão ficar como muito pico ou da para levar, tenho preferencia em usar a selada, as 2 são com MDF 18mm, abraço!!!

 

Dione, as informações do DVC estão no site também, assim como no manual e no facebook (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.753294944689104.1073741826.300881059930497&type=3) de uma olhada nos gráficos do DVC2.

Dione, o manual dos subs tem todos os parâmetros, só baixar

A selada de 30l (1l maior que a do manual) é a plana

A dutada que eu não sei

 

Cristiano, só corrigindo, a selada de 29L é de reforço, a de resposta plana é a de 39L.

 

Estava no Ianaconi Contest este final de semana em SP, e conversando com o Volker, Juiz de áudio da EMMA e tri campeão da EMMA na categoria 6ch se não me engano, ele comenta que a caixa selada é a que produz o melhor som, maior precisão e controle. Então se o teu foco é no melhor áudio, a selada é a indicada, para um SQ puro.

 

Claro, é possível fazer na dutada e ter ótimos resultados mas a selada é mais compacta, e no foco de precisão, equilíbrio, ela favorece muito.

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Agradecido!!!

 

A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser!!!

 

 

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Tem algum "problema" eu usar um JBL gto7001 pra tocar um Questo 10" de 350w mais um sd250.2 pra tocar um kit duas vias bravox com somente a bateria original do carro? É uma moura, não sei quantos ampères e quanto tempo tem (comprei o carro ha 1 ano e meio +-). Vou utilizar a maior parte do tempo cm o carro ligado. Não queria ter q botar outra bateria no porta malas pra não ficar aquele trambolho la largado. Precisarei colocar mega capacitor?

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Está em stand by no momento, os custos ficaram elevados demais.

 

Devem estar esperando a linha trio render uma graninha...

 

Desde o começo achei estranho a Questo só focar em subs voltados ao som interno... NENHUMA fábrica no Brasil vive sem a linha trio, é o que dá dinheiro e paga as contas.

 

Da-lhe Omega Driver nesse Brasilzão véio sem pôrtera.

 

auaheuhuaehueahuaehueahaheuehuhea

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Tem algum "problema" eu usar um JBL gto7001 pra tocar um Questo 10" de 350w mais um sd250.2 pra tocar um kit duas vias bravox com somente a bateria original do carro? É uma moura, não sei quantos ampères e quanto tempo tem (comprei o carro ha 1 ano e meio +-). Vou utilizar a maior parte do tempo cm o carro ligado. Não queria ter q botar outra bateria no porta malas pra não ficar aquele trambolho la largado. Precisarei colocar mega capacitor?

 

Poder pode, o ideal é uma segunda bateria, porém usando com cautela não terá problemas, a menos que seja uma bateria de 40A rssrrsrs.

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Devem estar esperando a linha trio render uma graninha...

 

Desde o começo achei estranho a Questo só focar em subs voltados ao som interno... NENHUMA fábrica no Brasil vive sem a linha trio, é o que dá dinheiro e paga as contas.

 

Da-lhe Omega Driver nesse Brasilzão véio sem pôrtera.

 

auaheuhuaehueahuaehueahaheuehuhea

infelizmente é a realidade..

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Poder pode, o ideal é uma segunda bateria, porém usando com cautela não terá problemas, a menos que seja uma bateria de 40A rssrrsrs.

O que vc quer dizer cm usando com cautela? Enquanto o JBL não chega, estou sem grave, usando somente o sd250.2 e as vezes quando ligo o carro e ligo o som, depois de uns 20 segundos o sd250.2 desliga e liga logo em seguida. Normalmente só acontece uma vez e logo apos ligar o carro (com o volume baixo). O que sera? Antes quando eu estava cm os dois módulos não acontecia isso..

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O que vc quer dizer cm usando com cautela? Enquanto o JBL não chega, estou sem grave, usando somente o sd250.2 e as vezes quando ligo o carro e ligo o som, depois de uns 20 segundos o sd250.2 desliga e liga logo em seguida. Normalmente só acontece uma vez e logo apos ligar o carro (com o volume baixo). O que sera? Antes quando eu estava cm os dois módulos não acontecia isso..

 

Devemos ser realistas. A bateria original do carro foi dimensionada pensando apenas no carro em si. Ela tem uma certa "folga" é claro, porém não da conta de alimentar dois amplificadores como estes em sua plenitude. Quando aumentar, vai distorcer por falta de energia. O correto mesmo é uma bateria auxiliar dedicada apenas ao som.

 

Imagine o seguinte: Vamos supor os 350Wrms do sub apenas, com um amplificador classe D de 85% de eficiência é que a média. São precisos 412W de consumo para gerar os 350W, e a uma tensão média de 13,8V, assumindo um carro em bom estado, são precisos 30A apenas para o amplificador. Então se teu carro tem bateria de 40, 45 A por exemplo, ela já está muito no limite. Isto considerando apenas um amplificador e na potência do falante, com mais um e mais potência, este valor sobe é claro.

 

Para se tirar o máximo do sistema, a bateria auxiliar é interessante. Agora para uso no dia a dia, normal mesmo, não é preciso. Basta não abusar do volume.

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Cristiano, só corrigindo, a selada de 29L é de reforço, a de resposta plana é a de 39L.

eu sempre me engano com os 29 e 39!

kkkkk

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Devemos ser realistas. A bateria original do carro foi dimensionada pensando apenas no carro em si. Ela tem uma certa "folga" é claro, porém não da conta de alimentar dois amplificadores como estes em sua plenitude. Quando aumentar, vai distorcer por falta de energia. O correto mesmo é uma bateria auxiliar dedicada apenas ao som.

 

Imagine o seguinte: Vamos supor os 350Wrms do sub apenas, com um amplificador classe D de 85% de eficiência é que a média. São precisos 412W de consumo para gerar os 350W, e a uma tensão média de 13,8V, assumindo um carro em bom estado, são precisos 30A apenas para o amplificador. Então se teu carro tem bateria de 40, 45 A por exemplo, ela já está muito no limite. Isto considerando apenas um amplificador e na potência do falante, com mais um e mais potência, este valor sobe é claro.

 

Para se tirar o máximo do sistema, a bateria auxiliar é interessante. Agora para uso no dia a dia, normal mesmo, não é preciso. Basta não abusar do volume.

 

Entendi.. não queria botar bateria extra pra não ficar aquela coisa feia bagunçada na mala. Meu carro é um New Civic e o lugar original da bateria é daquelas mais estreitas.. meio difícil de achar uma bateria mais forte pra ele. E a mala já perdeu bastante espaço cm a caixa (ta cm, se não me engano, 47L. Dutada. Ficou um pouco maior do que o manual. O cara q projetou disse q fez pelo manual. Mas depois tirei as medidas e calculei no site da Questo.. duto de 3" por 27cm eu acho.. rs)

 

Edit: No meu caso irei precisar de Mega Capacitor?

Editado por Gustavo Teixeira

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se tem bateria extra, não precisa de mega capacitor

aliás, ter bateria é melhor que ter capacitor

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se tem bateria extra, não precisa de mega capacitor

aliás, ter bateria é melhor que ter capacitor

Mas é isso que falei.. não queria por bateria extra. Minha bateria de ter pouco tempo de vida.. hj de manha ela deu uma ameaça de q ia falhar.. eu trocando por uma nova de 50ah já segura? Pra por uma maior só se fizer um armengue la.. 60ah tlvz por causa do tamanho.. nesse caso irei precisar do capacitor?

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