Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

A potência aplicada é a mesma mas a amplitude nestas frequências são as mesmas?

Digo, ambas estão a -6dB por exemplo, ou uma está a -6dB e a outra a -10dB por exemplo?

Ou é em música isto?

Música, senóide, o que você preferir.

Mesma intensidade em ambas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Música, senóide, o que você preferir.

Mesma intensidade em ambas.

Free-air ou em caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Free-air ou em caixa?

Em caixa.

Mas como eu disse ali em cima, é relativo, depende da caixa, do sub, do ambiente, etc,etc,etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Em caixa.

Mas como eu disse ali em cima, é relativo, depende da caixa, do sub, do ambiente, etc,etc,etc...

A sim, eu estava me referindo a free-air. Em caixa, isso muda e bastante, principalmente se for caixa com volume bem reduzido, isso pode fazer ter um pico de deslocamento em determinada frequência, e claro, depende muito do falante também e das características de cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, estou com um problema de sopro no duto em algumas frequências, não deu para analisar bem ainda. A cx esta com 25,8l e duto de 3" por 23cm, conforme projeto para o 250a de 10". Fazia tempo que não usava cx ventilada, e sinceramente me deu saudades da selada.

Sent from my windows phone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, estou com um problema de sopro no duto em algumas frequências, não deu para analisar bem ainda. A cx esta com 25,8l e duto de 3" por 23cm, conforme projeto para o 250a de 10". Fazia tempo que não usava cx ventilada, e sinceramente me deu saudades da selada.

Não consta este volume de 25,8L no manual. Tu está com uma caixa com sintonia alta demais, e isto pode fazer o falante excursionar demais em determinadas frequências, principalmente nas mais altas.

O Volume para a dutada é de 36L no caso do 10" 250w.

Ela está sintonizada em ± 47Hz desta forma. No teu caso, o que pode ser feito é: Aumentar o comprimento do duto para baixar a sintonia da caixa. Se fizer com 40cm, terá uma Fb de 37HZ ±.

Outro detalhe, está utilizando algum bass boost ou reforço nesta faixa de resposta? Pois isto afeta e muito. Qual a potência que está sendo aplicada no falante?

O que tu pode fazer, é simplesmente retirar o duto e fechar o buraco, está praticamente na litragem do manual para a selada que são 25L já que gosta mais de seladas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe Silvinho, erro de digitação, correto de 35,8L, potência de 320w, reforço educado de base bost. (uso em virtude de escutar 90% em volume ambiente, e necessitar de um tapinha no grave)

Editado por Lordemy

Compartilhar este post

Link para o post

Esse bass boost pode ser um fator muito importante no sopro, pois ele irá acentuar uma determinada frequência, e junto com a caixa, pode fazer o falante trabalhar demais dando essa noção de sopro. Pode aumentar o duto para 4", o comprimento aumenta também nesse caso, porém o sopro mesmo com bassboost desaparece por completo. No caso, seria um duto de 4" com 44cm de comprimento, assim mantem a mesma sintonia de caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso, teria que colocar curva, pois a caixa tem 42cm de altura...

Se fosse 2 de 3", qual seria o comprimento? Ainda no de 3", diminuído um pouco o duto, mesmo que sacrificando um pouco a sintonia, daria para evitar, ou seria necessário um ajuste muito grande no tamanho e sintonia?

Editado por Lordemy

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem problemas, pode fazer uma curva sim. Minha caixa tem 2 curvas.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ler um bocado esse topico "canssei" kkkkk parei na pag 106

Queria como que ta o projeto do kit 2 vias ? vai sair ainda ?

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho ajuda ai, como ficara a resposta de um questo 12dvc2 numa caixa selada de 30L e numa dutada de 49L?

No site da questo só tem os parâmetros do dvc 4 e svc4 e tbm não sei mexer direito ainda nesses programas de simulação, como ficara a resposta em cada caixa?

Vão ficar como muito pico ou da para levar, tenho preferencia em usar a selada, as 2 são com MDF 18mm, abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Dione, o manual dos subs tem todos os parâmetros, só baixar

A selada de 30l (1l maior que a do manual) é a plana

A dutada que eu não sei

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ler um bocado esse topico "canssei" kkkkk parei na pag 106

Queria como que ta o projeto do kit 2 vias ? vai sair ainda ?

Está em stand by no momento, os custos ficaram elevados demais.

Silvinho ajuda ai, como ficara a resposta de um questo 12dvc2 numa caixa selada de 30L e numa dutada de 49L?

No site da questo só tem os parâmetros do dvc 4 e svc4 e tbm não sei mexer direito ainda nesses programas de simulação, como ficara a resposta em cada caixa?

Vão ficar como muito pico ou da para levar, tenho preferencia em usar a selada, as 2 são com MDF 18mm, abraço!!!

Dione, as informações do DVC estão no site também, assim como no manual e no facebook (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.753294944689104.1073741826.300881059930497&type=3) de uma olhada nos gráficos do DVC2.

Dione, o manual dos subs tem todos os parâmetros, só baixar

A selada de 30l (1l maior que a do manual) é a plana

A dutada que eu não sei

Cristiano, só corrigindo, a selada de 29L é de reforço, a de resposta plana é a de 39L.

Estava no Ianaconi Contest este final de semana em SP, e conversando com o Volker, Juiz de áudio da EMMA e tri campeão da EMMA na categoria 6ch se não me engano, ele comenta que a caixa selada é a que produz o melhor som, maior precisão e controle. Então se o teu foco é no melhor áudio, a selada é a indicada, para um SQ puro.

Claro, é possível fazer na dutada e ter ótimos resultados mas a selada é mais compacta, e no foco de precisão, equilíbrio, ela favorece muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradecido!!!

A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem algum "problema" eu usar um JBL gto7001 pra tocar um Questo 10" de 350w mais um sd250.2 pra tocar um kit duas vias bravox com somente a bateria original do carro? É uma moura, não sei quantos ampères e quanto tempo tem (comprei o carro ha 1 ano e meio +-). Vou utilizar a maior parte do tempo cm o carro ligado. Não queria ter q botar outra bateria no porta malas pra não ficar aquele trambolho la largado. Precisarei colocar mega capacitor?

Compartilhar este post

Link para o post

Está em stand by no momento, os custos ficaram elevados demais.

Devem estar esperando a linha trio render uma graninha...

Desde o começo achei estranho a Questo só focar em subs voltados ao som interno... NENHUMA fábrica no Brasil vive sem a linha trio, é o que dá dinheiro e paga as contas.

Da-lhe Omega Driver nesse Brasilzão véio sem pôrtera.

auaheuhuaehueahuaehueahaheuehuhea

Compartilhar este post

Link para o post

Tem algum "problema" eu usar um JBL gto7001 pra tocar um Questo 10" de 350w mais um sd250.2 pra tocar um kit duas vias bravox com somente a bateria original do carro? É uma moura, não sei quantos ampères e quanto tempo tem (comprei o carro ha 1 ano e meio +-). Vou utilizar a maior parte do tempo cm o carro ligado. Não queria ter q botar outra bateria no porta malas pra não ficar aquele trambolho la largado. Precisarei colocar mega capacitor?

Poder pode, o ideal é uma segunda bateria, porém usando com cautela não terá problemas, a menos que seja uma bateria de 40A rssrrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Devem estar esperando a linha trio render uma graninha...

Desde o começo achei estranho a Questo só focar em subs voltados ao som interno... NENHUMA fábrica no Brasil vive sem a linha trio, é o que dá dinheiro e paga as contas.

Da-lhe Omega Driver nesse Brasilzão véio sem pôrtera.

auaheuhuaehueahuaehueahaheuehuhea

infelizmente é a realidade..

Compartilhar este post

Link para o post

Poder pode, o ideal é uma segunda bateria, porém usando com cautela não terá problemas, a menos que seja uma bateria de 40A rssrrsrs.

O que vc quer dizer cm usando com cautela? Enquanto o JBL não chega, estou sem grave, usando somente o sd250.2 e as vezes quando ligo o carro e ligo o som, depois de uns 20 segundos o sd250.2 desliga e liga logo em seguida. Normalmente só acontece uma vez e logo apos ligar o carro (com o volume baixo). O que sera? Antes quando eu estava cm os dois módulos não acontecia isso..

Compartilhar este post

Link para o post

O que vc quer dizer cm usando com cautela? Enquanto o JBL não chega, estou sem grave, usando somente o sd250.2 e as vezes quando ligo o carro e ligo o som, depois de uns 20 segundos o sd250.2 desliga e liga logo em seguida. Normalmente só acontece uma vez e logo apos ligar o carro (com o volume baixo). O que sera? Antes quando eu estava cm os dois módulos não acontecia isso..

Devemos ser realistas. A bateria original do carro foi dimensionada pensando apenas no carro em si. Ela tem uma certa "folga" é claro, porém não da conta de alimentar dois amplificadores como estes em sua plenitude. Quando aumentar, vai distorcer por falta de energia. O correto mesmo é uma bateria auxiliar dedicada apenas ao som.

Imagine o seguinte: Vamos supor os 350Wrms do sub apenas, com um amplificador classe D de 85% de eficiência é que a média. São precisos 412W de consumo para gerar os 350W, e a uma tensão média de 13,8V, assumindo um carro em bom estado, são precisos 30A apenas para o amplificador. Então se teu carro tem bateria de 40, 45 A por exemplo, ela já está muito no limite. Isto considerando apenas um amplificador e na potência do falante, com mais um e mais potência, este valor sobe é claro.

Para se tirar o máximo do sistema, a bateria auxiliar é interessante. Agora para uso no dia a dia, normal mesmo, não é preciso. Basta não abusar do volume.

Compartilhar este post

Link para o post
Cristiano, só corrigindo, a selada de 29L é de reforço, a de resposta plana é a de 39L.

eu sempre me engano com os 29 e 39!

kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Devemos ser realistas. A bateria original do carro foi dimensionada pensando apenas no carro em si. Ela tem uma certa "folga" é claro, porém não da conta de alimentar dois amplificadores como estes em sua plenitude. Quando aumentar, vai distorcer por falta de energia. O correto mesmo é uma bateria auxiliar dedicada apenas ao som.

Imagine o seguinte: Vamos supor os 350Wrms do sub apenas, com um amplificador classe D de 85% de eficiência é que a média. São precisos 412W de consumo para gerar os 350W, e a uma tensão média de 13,8V, assumindo um carro em bom estado, são precisos 30A apenas para o amplificador. Então se teu carro tem bateria de 40, 45 A por exemplo, ela já está muito no limite. Isto considerando apenas um amplificador e na potência do falante, com mais um e mais potência, este valor sobe é claro.

Para se tirar o máximo do sistema, a bateria auxiliar é interessante. Agora para uso no dia a dia, normal mesmo, não é preciso. Basta não abusar do volume.

Entendi.. não queria botar bateria extra pra não ficar aquela coisa feia bagunçada na mala. Meu carro é um New Civic e o lugar original da bateria é daquelas mais estreitas.. meio difícil de achar uma bateria mais forte pra ele. E a mala já perdeu bastante espaço cm a caixa (ta cm, se não me engano, 47L. Dutada. Ficou um pouco maior do que o manual. O cara q projetou disse q fez pelo manual. Mas depois tirei as medidas e calculei no site da Questo.. duto de 3" por 27cm eu acho.. rs)

Edit: No meu caso irei precisar de Mega Capacitor?

Editado por Gustavo Teixeira

Compartilhar este post

Link para o post

se tem bateria extra, não precisa de mega capacitor

aliás, ter bateria é melhor que ter capacitor

Compartilhar este post

Link para o post

se tem bateria extra, não precisa de mega capacitor

aliás, ter bateria é melhor que ter capacitor

Mas é isso que falei.. não queria por bateria extra. Minha bateria de ter pouco tempo de vida.. hj de manha ela deu uma ameaça de q ia falhar.. eu trocando por uma nova de 50ah já segura? Pra por uma maior só se fizer um armengue la.. 60ah tlvz por causa do tamanho.. nesse caso irei precisar do capacitor?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...