Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Teste de HU

Recommended Posts

Bem, hoje nos reunimos para testar os players Alpine CDA-117 e o Pioneer DVD 5100MP, ambos com DAC de 24bits de resolução.

Testamos apenas a função mais básica de uma HU, ler um CD e Pré amplifica-lo, sem crossover ou equalizadores.

O teste foi feito em ambiente residencial, para eliminar o maior número de variáveis possíveis.

Metodologia:

- Fonte estabilizada 12v e 20A (apenas para o player)

- Power Emotiva XPA-2 (2 x 300w RMS 8Ohms)

- Caixas Focal Chorus 806v

- Cabos Speaker Monster Cable Z2 Reference Bi-Wired (a Focal aceita apenas um par)

- Cabo RCA Audison Sonus 5m

CD's utilizados:

- Dido (a confirmar album e música)

- Maria Gadú (a confirmar album e música)

- Eagles (a confirmar album e música)

- Rita Lee (a confirmar album e música)

Participantes:

- Abreu

- Cyro

- Arthurff

- Carlinhos (BestSound)

Minhas considerações:

Eliminamos o máximo de variáveis possíveis, e decidimos fazer o teste em ambiente residencial, por ser mais controlável e fácil de se fazer.

Foi muito difícil avaliar os dois players.

Ao contrario do que muitos dizem, a diferença para mim foi sutil e discreta, mas, perceptível.

O Alpine tem som um pouco mais aberto, é notável o maior "brilho" dos tweeters em alta-frequencia. Mas, é mais magro também. Em frequências médias a voz perde um pouco de corpo em relação ao Pioneer.

O Pioneer tem agudo mais discreto, mais fechado. Em médias frequências a voz tem mais peso, é mais encorpada.

A diferença entre os dois é absurda como dizem? Eu não achei.

Na minha opinião o melhor deles vai depender do seu sistema.

Se você tem um tweeter comportado, as vezes um pouco "fechado", talvez o Alpine seja a melhor escolha.

Mas se você tem um tweeter que fala "alto", as vezes um pouco "gritão", talvez o Pioneer seja a melhor escolha.

Quero deixar claro que na minha opinião ambos são uma boa fonte de audio. Nenhum deles é "péssimo" "inaceitável" como alguns dizem.

Ambos atendem a grande maioria dos mortais, sendo o melhor deles o que melhor "casar" com seu sistema.

Abraços.

Editado por Abreu
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas fotos:

p1020852.jpg

p1020849a.jpg

p1020850y.jpg

p1020843u.jpg

p1020840b.jpg

Editado por Abreu
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o teste !

Parabéns pela atitude corajosa em quebrar paradigmas !

Achei bacana mesmo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem interessante, valeu a iniciativa.

Dependendo poderiam usar o tocador do residencial como referência.

Em alguns testes 'hi-end' é bacana ver players automotivos tirando com residenciais de MSRP 3, 4k USD.

Compartilhar este post

Link para o post

Metodologia de testar em ambiente residêncial é super valida, elemina variáveis que podem influênciar tanto positivamente como negativamente, gostei :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

rpz eu ia comentar aqui, mas vitor já falou tudo.

Agora depois desse teste eu realmente não entendo porque o pessoal detona tanto o pioneer, sinceramente.

o som do pioneer não é ruim e até a faixa de médios mais encorpada e bonita de se ouvir.

nos agudos o alpine ganha e grave ficou bem parecido tmb.

são pequenas diferenças e acredito que algumas pessoas que não são tão acostumadas com som irá perceber.

para mim o alpine perde para o pioneer por ser 3X mais caro e não vem sequer com corte p/ subwoofer( a saída SW do 117 é FULL)

eu comprei um 117 agora para colocar na saveiro, espero que eu tenha um resultado bom tmb.

seria bom pegar um player 16bits pioneer e testar pra ver a diferença... vamos ver...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

rpz eu ia comentar aqui, mas vitor já falou tudo.

Agora depois desse teste eu realmente não entendo porque o pessoal detona tanto o pioneer, sinceramente.

o som do pioneer não é ruim e até a faixa de médios mais encorpada e bonita de se ouvir.

nos agudos o alpine ganha e grave ficou bem parecido tmb.

são pequenas diferenças e acredito que algumas pessoas que não são tão acostumadas com som irá perceber.

para mim o alpine perde para o pioneer por ser 3X mais caro e não vem sequer com corte p/ subwoofer( a saída SW do 117 é FULL)

eu comprei um 117 agora para colocar na saveiro, espero que eu tenha um resultado bom tmb.

seria bom pegar um player 16bits pioneer e testar pra ver a diferença... vamos ver...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo teste, ajudou a tirar alguma dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

A tendência é que os players fiquem, cada vez mais, parecidos. Existem hardwares famosos que estão virando quase padrão de mercado, por isto provavelmente ambos tenham áudio tão parecido.

Antigamente era da água pro vinho mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, gostaria de saber mais informacoes sobre a fonte. Eu procuro uma para testar o que tenho em casa, mas acho que precisaria de uma boa: uma para o DRZ e outra para o Amplificador. Alguem tem sugestao? Nodaji eh uma boa?

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Guto!

Rapaz usamos uma que tinha aqui.

Que veio em um dos expositores que a Pioneer me enviou.

Não sei nem se é boa ou não.

Mas como era de 20A estabilizada deu de boa pro teste.

Ja ouvi falar bem dessa Nodaji

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, no residencial as coisas ficam muito mais "leais". Por isso o teste de amps está parado.

No carro, quando eu tirei o Pioneer 9880BT, considerado top pra época, e coloquei o CDA117, a mudança foi brutal. Naquela época, meu set não estava tão refinado quanto está hoje, então não sei como seria essa mudança atualmente.

Eu gosto muito da facilidade de operar um Pioneer, como é intuitivo e simples.

Bom ver que o resultado do teste, mostrou que o Pioneer não é o vilão que dizem, agora, resta ouvir no ambiente automotivo, pra ver como essas mudanças serão refletidas.

Muito bom o teste, parabéns.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

gutows, da uma pesquisada por fontes meanwell, que devem ser boas; ate 350W nao eh dificil achar.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o teste.. Não sei quanto ao CDA-117, mas quando tirei o CDA-9887 e coloquei o DVD 5180, a maior diferença que notei foi no sub, talvez pelo fato do 9887 ter a possibilidade de regulagem do slope, coisa que o Pioneer não tem.. E como Arthur disse, o CDA-117 o sub é FULL, isso na prática em um carro, faz uma bela diferença..

Quando irá sair o teste de amplificadores?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal!

Acabei de comprar um CDA-117 e me deparei com esta saída full para o sub. O corte ficará apenas no ampli. Vou testar para ver como fica.

Tenho uma dúvida cruel quanto a utilização da saída sub, posso usar apenas um cabo de áudio(tenho apenas um sub) ou preciso usar dois L e R. Na prática não senti diferença.

Parabéns pelo set residencial e pelos testes.

Abraço,

Roberto.

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, parabéns pelo teste e por divulgar aqui!!

Hj percebo uma diferença boa entre o áudio dos DVDs e CDPlayers da pioneer... eu não teria problema algum em usar um DVD pio num set mais refinado não. Já os CDs, para mim ainda não chegam perto do detalhamento/qualidade dos alpines equivalentes; creio que reservem os bons DACs e opAmps para a linha de DVDs.

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive o mesmo dvd usado no teste, e qnd mudei pro cda-117(que por acaso foi esse usado para os testes) eu notei uma melhora nos graves tbm! Sim, os agudos mudaram, n percebi mudanca nos medios, mas o q mais me impressionou foi os graves, q ao contrario do q muitos dizem q o alpine so valoriza a "voz", no meu sistema ele deixou o sub muito mais controlado, graves precisos, mesmo n tendo o lpf, cortando o sub pelo amp!

Para mim, a mudanca foi absurda.

PS.: Na próxima, vms testar alguns amps ne?

Compartilhar este post

Link para o post

Fantastico o teste = )

:+1 pelo topico!

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a iniciativa Abreu, como sempre contribuindo muito para o forum..

Não imaginava que seria assim

Compartilhar este post

Link para o post

muita gente diz que os Alpine não tem muito grave...mas na eu acho que ele na verdade não colore os graves como outros fabricantes pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz um semelhante mas em carro e usando equips mais simples.

Coloquei o IVA-D310 num Celta que meu pai comprou aqui em casa junto com um kit Hertz ESK130 e posteriormente coloquei um AVH-5180 da Pioneer por ser mais fácil de usar no dia-dia.

Uma das diferenças que senti foi com relação ao agudo. Achei o tweeter do kit muito gritão e depois da mudança, percebi que no Pioneer ele se comportou melhor. Outra coisa que senti diferença foi com relação ao médio-grave, no pioneer achei bem mais encorpado do que no Alpine. De modo geral, posso dizer que pelo kit (Hertz ESK130) o Pioneer se comportou bem melhor.

Vou usar o IVA-D310 no set no meu carro que ainda não instalei pq quero usar algum processador (PXA-H100 ou H701) e ver se me agrada, pq sempre usei HU Pioneer. Se sentir diferença talvez volte para um DVD Pioneer.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso me faz pensar.. pois, já fiz o teste do tópico, só que usando meu Alpine 7892 (reconhecido e um velho vencedor de campeonatos..) contra meu Dvd, Pioneer 4150. O resultado foi uma surra, o alpine sendo superior... Portanto, acredito em uma piora com o passar do tempo ao invés de melhora...

A tendência é que os players fiquem, cada vez mais, parecidos. Existem hardwares famosos que estão virando quase padrão de mercado, por isto provavelmente ambos tenham áudio tão parecido.

Antigamente era da água pro vinho mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...