Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

jiap

Pasta executiva com som

Recommended Posts

Postado em (editado)

Tudo bom Pessoal?

Resolvi criar esse tópico para compartilhar com vocês esse projeto que executei durante essas últimas duas semanas.

Sei que não é som automotivo mas como é relacionado a som, tem alto falantes automotivos e amplificador também automotivo, então vamos lá.

Sempre tive vontade de ter um som portátil diferente e comentando que queria colocar um som em um uma pasta executiva com minha mãe, ela acabou me presenteando com a tal pasta. (Mãe é mãe!) Só faltava isso para colocar a mão na massa. Já tinha os quatro alto falantes Bravox BLC 40. Ganhei do meu primo um amplificador da Stetsom TH2030 que estava parado com ele. Tinha também uma fonte ATX estacionada aqui que utilizei como fonte de alimentação.

Tendo tudo em mãos o jeito foi colocar para frente a idéia.

A vítima:

1.jpg

Para não alterar o desenho e nem formato da pasta resolvi fazer essas centenas de furos para poder passar o som. Marcando os furos:

2.jpg

Furadeira de bancada para fazer os furos:

3.jpg

Trabalhoso.... haja paciência... só começando:

4.jpg

Depois de muito, muito, muito tempo. O resultado:

5.jpg

Então parti para a base onde todos os componentes são fixados. Utilizei um pedaço de mdf formicado de 6mm:

7.jpg

Fazendo os círculos para acomodarem os falantes:

6.jpg

Uma demão de preto fosco só para cobrir a madeira:

8.jpg

Falantes fixados:

11.jpg

Revesti a pasta com essa espuma, era a única que tinha, queria mesmo era utilizar manta asfáltica adesiva mas não encontrei retalhos:

9.jpg

Por dentro:

10.jpg

Fiz diversos furos na lateral para saída do ar quente da fonte e recortes para acomodar a tomada, um p2 com saída de 5 volts para alimentar meu Discman, interruptor para ligar e desligar a fonte e um led :

12.jpg

Depois de montado os componentes na lateral:

16.jpg

Detalhe do interruptor e led:

15.jpg

Na outra lateral, p2 fêmea para entrada de áudio:

13.jpg

Ligação dos falantes:

17.jpg

Entra de áudio p2 para RCA:

18.jpg

Ligação do amplificador:

19.jpg

Fixação da fonte à base:

20.jpg

Ligação da tomada de energia, p2 de 5 volts:

21.jpg

Fixação da base à lateral da pasta:

22.jpg

Tudo montado:

23.jpg

Pasta fechada:

14.jpg

E finalmente tudo ligado e tocando:

24.jpg

O som ficou muito agradável para o que foi proposto. Para uma ocasião que necessite de um som ambiente de pequenas proporções essa pasta executiva dá conta do recado.

Espero terem gostado.

Abraços pessoal!

Editado por jiap
Postado em

SHOW DE BOLA !

Ficou muito bacana mesmo !

E conta pra mim, como ficou o rendimento do audio ? Tipo volume, se deu um gravezinho encorpado legal ?

Faz pra gente uma descrição por alto de como ficou o audio.....pois o resto já ví que ficou muito legal mesmo !

Parabéns pelo capricho e resultado 100% :legal:

Postado em

Obrigado kikiN e rick!

Rick, o resultado do áudio foi surpreendente. Em termos de volume ficou excelente. Som alto e nítido. Aprovei esses pequenos falantes da Bravox.

Um gravezinho até que dá, só que quando começa a descer demais a pasta vibra e aí o som não fica bom.

Se eu tivesse utilizado manta asfáltica a rigidez da pasta seria maior e um gravezinho encorpado seria alcançado facilmente.

Comparando, o som ficou como uma boa caixa de som para computador.

Som alto, nítido e para melhorar só faltou mesmo a manta pois assim o grave apareceria de forma muito mais presente.

É isso aí!

Abraço!

Postado em

Se os mano já enchem o saco com celular tocando funk, imaginem com a MALETA tocando funk!

Essa sua pasta me lembrou um engraxate aqui de Brasília. Lá pros idos de 95 ele tinha uma caixa de engraxate com 2 woofers 6" + 2 tweeters le-son + toca-fitas + bateria de moto. Andava o dia todo com esse trombolho tocando. Era muito engraçado.

Postado em

BYRONALD:

Eu não testei por muito tempo ainda mas já estudo a possibilidade de colocar um cooler para retirar o ar quente, pensei em até utilizar aqueles coolers exautores na lateral da maleta.

Rodrigorlc:

Vou providenciar um vídeo e posto aqui.

tarcio_leal:

Rapaz, creio que caiba sob o banco sim.

Kleberlpa:

Grande Kleber! Tudo blza?

Essa idéia da geladeira é boa. Eu penso um dia colocar um subwoofer dentro de frigobar.

Postado em

O problema das vibrações se resolve com um filtro passa-alta em 90Hz.

:vts

Para estes falantes descer mais que isso é dispedícios e essa pasta deve animar um churrasquinho na varanda de um AP [^]

Postado em

:blink:

Cara confesso que , quando li a idéia , pensei - Lá vem M.... kkkk

Depois fui vendo as fotos , e achei muiiiito maneiro :rever1: , parabéns mesmo.

Qual fonte você usou ? aquelas vagabaszinhas ou é uma real ?

E a maleta ficou muito pesada ??

vlw

Postado em

:blink:

Cara confesso que , quando li a idéia , pensei - Lá vem M.... kkkk

Depois fui vendo as fotos , e achei muiiiito maneiro :rever1: , parabéns mesmo.

Qual fonte você usou ? aquelas vagabaszinhas ou é uma real ?

E a maleta ficou muito pesada ??

vlw

Valeu aí pelo comentário!

A fonte é das vagabazinhas mesmo. Esse amplificador consome muito pouco, o fusível de proteção dele é de 5 amperes, creio que a fonte vai dar conta do recado.

E a maleta não ficou pesada, até surgiu uma curiosidade agora, quero saber o peso dela. Vou colocar na balança e posto aqui.

Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...