Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

rfediuk

Diferentes tipos de cornetas

Recommended Posts

Postado em

Olá galera, estou criando este tópico para discutirmos sobre as diferentes respostas nos diferentes tipos de cornetas para drivers de 1", em especial a 25-25 que não é muito comentada aqui no forum.

 

a 11-25 e a 17-25 são cornetas que dão uma maior qualidade e não jogam o som tão longe,

 

a 14-25 já deixa o som bem mais irritante e tem o foco de mandar o som longe,

 

e as 25-25??

Postado em

Cara, das cornetas citadas a unica que não ouvi foi a 25-25. A 11-25 comecei usando com driver TI por questão de espaço, mas ví que a resposta nas frequencias mais altas era muito ruim, aí mudei pra 17-25 e percebi uma mudança enorme no som inclusive no rendimento bem superior. Essa 25-25 pela curva de resposta do site da Selenium fica legal só com os driver fenólico.

Postado em

Tem expansor q foi feito pra tirar TUDO (em termos de rendimento) do drive, outros pra jogar o mais longe ppossível.. outros pra tirar o máximo de qualidade possível.. e outros apenas pra "caber" sem prejudicar a resposta! Pensem nisso! :legal:

  • Upvote 1
Postado em (editado)

Tem expansor q foi feito pra tirar TUDO (em termos de rendimento) do drive, outros pra jogar o mais longe ppossível.. outros pra tirar o máximo de qualidade possível.. e outros apenas pra "caber" sem prejudicar a resposta! Pensem nisso! :legal:

Muito bom comentário BlOom,

 

poderia comentar mais a respeito?

 

de preferência sendo mais específico. :legal:

 

edit:

 

tem guia de onda pra driver 1" ?

 

todos que vejo são pra driver de 2"

Editado por I2afael
Postado em

Tem expansor q foi feito pra tirar TUDO (em termos de rendimento) do drive, outros pra jogar o mais longe ppossível.. outros pra tirar o máximo de qualidade possível.. e outros apenas pra "caber" sem prejudicar a resposta! Pensem nisso! :legal:

 

 

Amigo, tocaste num ponto interessante. Tens algo a dizer sobre a hl1450 selenium? Qual seria a vocaçao principal dela? foi o que coube no meu carro (D405)

 

abraçao

Postado em

Tem expansor q foi feito pra tirar TUDO (em termos de rendimento) do drive, outros pra jogar o mais longe ppossível.. outros pra tirar o máximo de qualidade possível.. e outros apenas pra "caber" sem prejudicar a resposta! Pensem nisso! :legal:

 

exatamente bloom, por isso este tópico tem tudo para ser muito útil e gostaria que todos compartilhasem as experiencias com diferentes tipos de cornetas!!

Postado em

Corneta não tem mistério. Nem é preciso ficar ouvindo, basta olhar mesmo.

 

O tamanho da boca é quem determina a resposta em baixas freqauências. Quanto maior, mais desce.

 

O comprimento da garganta determina o tipo de cobertura dela. Gargantas curtas em relação à boca "espalham" mais o som, logo, cobrem menores distâncias.

 

Um bom exemplo (aliás, esta é uma das minhas preferidas) é a 17-25 (também conhecida como Xuxinha):

 

GRD_997_1281_selenium_hm17_25onix_corneta.jpg

 

Cornetas como estas, onde o comprimento é igual à largura da boca distribuem o som em praticamente 90 graus.

 

Bocas maiores dão ângulos de cobertura maiores. Sim, dá pra chegar em 180 graus, mas as bocas são enormes.

 

Bargantas longas em relação ao corpo tem ângulo de cobertura menor, logo, atingem maiores distâncias. Como o som se concentra excessivamente em uma pequena área, elas são extremamente irritantes em baixas distâncias, mas têm sua utilidade também... quando você precisa "botar pra fritar" em pequenas distâncias, não tem coisa melhor.

 

Um exemplo é a classica 14-25, ou também chamada de tiro-longo.

1268832373_81189093_1-Fotos-de--Corneta-Fiamon-Preta-14-25.jpg

 

Há ainda a famosíssima 11-25, muito usada quando falta espaço. Só existe UM porém... ela não foi feita pra drivers de médios. Ela foi feita pra drivers de agudos! Por isto a boca pequena.

 

selenium_HM11-25.jpg

 

Bem, o Rfediuk falou sobre a 25-25. É uma corneta retangular. A função das retangulares é ter dois ângulos de cobertura. Um Horizontal (que é o que interessa), que tem grande cobertura. E um vertical, que tem pequena cobertura. Ou seja, ela cobre bem para os lados, mas não "perde" pra onde não interessa, ou seja, na vertical. É comum ver cornetas assim com coberturas H acima de 90 graus, e V com 45 graus ou menos.

 

Em ambientes fechados não faz muita diferença, pois o som reflete e acaba compensando. MAS em ambiente aberto, os ganhos são REAIS.

  • Upvote 3
Postado em

Tô gostando bastante do tópico, só não entendi direito sobre as 25-25, KLB, qual seria então o objetivo de uso delas? Espalhar bem o som a curtas distâncias? Pergunto pois a 17-25 tem esse objetivo também, certo? A diferença seria apenas que a 25-25 cobre uma área (digo, ângulo) maior na horizontal?

Postado em

Sim, a 25-25 cobre uma grande área na horizontal, MAS cobre com maior pressão sonora, pois perde menos energia pra onde não interessa, ou seja, pro chão e pro céu.

 

Lembre-se, energia não se cria, apenas se transforma. Se você tem 100% de energia e perde 50% pra onde não interessa, onde interessa só sobra 50%.

Postado em

Esse tópico é bom e acho que se for bem comentado e ilustrado, pode até ficar fixo, para fins de pesquisa.

 

Há vários modelos de cornetas e esse topico tem tudo para ficar bastante enriquecido.

 

Ninguém citou, mas a HC2325 é uma boa pedida. Talvez por falta de espaço, por achar que incomoda ou mesmo por não saber lidar com os Driver, tem muita gente que usa somente um Driver Fenólico com esse modelo.

 

Tem ótima dispersão horizontal.

 

hc2325.jpg

 

Garganta: "1"

Material: Plástico

Dispersão: 100ºH X 40ºH

Diâmetro da Garganta (mm): 25

Largura (mm): 254

Altura (mm): 128

Comprimento (mm): 145

Freq. Mínima de Corte (hz): 600

  • Upvote 1
Postado em (editado)

Essa 25-25 é uma Maravilha rfediuk primeiramente por ser de Alumínio e em segundo lugar pelo seu Formato! Mas em CARRO vai ser pouco utilizada, pois não faz o drive "gritar" igual a "cultura trio elétrico" está acostumada!

 

o Kleber deu um ótima explicação sobre Cornetas, nem vou escrever de novo tudo que ele disse! rsrsrs

 

Esse Formato de Corneta (90º x 45º) é muito utilizado em caixas de PQNO porte em som profissional , justamente por cobrir Muito bem na Horizontal e não "PERDER" rendimento na Vertical!

 

um ex.

 

1266435901_74950619_2-Caixa-JBL-Linha-Profissional-Belo-Horizonte.jpg

 

Reparem que se parece BEM

 

hm2525pr.jpeg

Essa é uma HM25-25

 

 

 

O som delas normalmente é um bom "COBERTOR" não é tão bom em agudos, nem tão bom em médios, Mas é ótima a Junção dos 2 entenderam ? ;)

 

 

 

 

 

 

Eu ADORO, a já comentada no tópico, XUXINHA, ela é ótima para drives TI, ótimas MESMO, mas se vc não tiver um BOM falante de médios, vc se prejudica usando essa Corneta, pois ela não "desce" muito bem !

 

 

Espero ter ajudado !!!

Editado por Guto de Almeida
Postado em

EU TENHO UMA DESSAS ae fcoelho,

mas levei na loja onde to instalando som os cara riram e talz, so falavam da co0ne longo...

 

Riram não é?

 

Vai ver eles nem sabem o que significa dispersão.

 

Agora, atenção. Se for usar mais de uma corneta dessa na mesma "linha", em função do seu grande ângulo de cobertura ser muito grande, é fácil gerar cancelamento. É preciso estudar a angulação correta para não haver perdas.

 

É o mesmo conceito usado para os Guias de Onda.

Postado em (editado)

SIM, mas ele nem regular um som direito sabem,

me diz uma coisa, os cortes no módulo com bass boost,

eles falam que nos 6 db dobra o corte e no 12 corta duas vezes o dobro...

PELAMORDEDEUS

muito paia,

mandei instalar la,

por me faltar a pratica, mas vo ter que achar um lugar ja pra forrar de novo caixa, e a regulagem eu msmo vou fazzer...

eles querem cortar meus drivers em 450hz

Oo.

essa corneta ai de cima, teria que ser empilhada para gerar!"combinamento" e nao cancelamento certo?

valew

Editado por matadorse
Postado em (editado)

SIM, mas ele nem regular um som direito sabem,

me diz uma coisa, os cortes no módulo com bass boost,

eles falam que nos 6 db dobra o corte e no 12 corta duas vezes o dobro...

PELAMORDEDEUS

muito paia,

mandei instalar la,

por me faltar a pratica, mas vo ter que achar um lugar ja pra forrar de novo caixa, e a regulagem eu msmo vou fazzer...

eles querem cortar meus drivers em 450hz

Oo.

essa corneta ai de cima, teria que ser empilhada para gerar!"combinamento" e nao cancelamento certo?

valew

 

Você tem falantes para atuar na faixa de médios?

 

Se tiver não tem porque usar um corte tão baixo, que além de tornar o som horrível, expõe em demasia os falante, pois sendo assim torna a potência admissível muito baixa.

 

Empilhar seria interessante sim. Depende muito da área que se pretende cobrir. Se fosse em caixas separadas (som profissional) não tinha problema, pois poderia dispor as caixas num arranjo de modo que isso (vide figura), mas se for deixar na mesma linha, tem de fazer o desenho em escala e colocar todas as medidas da caixa que vai omportá-las e promover uma certa angulação de modo que "os ângulos não se cruzem", que é o que gera o cancelamento.

 

Quanto ao termo "combinamento", ele não existe.

 

 

Não adianta estar falando sendo demonstrar então, para ilustrar "garimpei" essa figura que tem um Som profissional com elas aqui, porque estou pesquisando sobre as W-Horn.

 

Verique que há uma certa distância. A pessoa teve a preocupação com o arranjo ideal.

 

 

pawhorn.jpg

Editado por fcoelhogomes
Postado em

No meu mini-trio eu estava (desmontei o mini-trio, voltei para som interno) usando a corneta LC07, quadrada do cano curto!

 

Definição dos médios excelente, nada de estridente e de jogar o som pra longe,o som saia espalhado e com qualidade. Ela está com um driver D200 da Selenium, com corte em 500Hz - 12dB/8ª.

 

Nas especificações diz que o corte ideal para esta corneta é em 1200Hz. Mas em 500Hz fica ótimo!

Postado em

nada a dizer sobre o uso da hl1450 com d405?

 

HL1450 é uma corneta curta pra driver de 2".

 

Mas eu não perderia tempo usando na D405 não. A área da boca é pequena, qual a vantagem?

 

Pra valer o investimento, tem que usar corneta grande. Eu mesmo jamais sairia de um driver de 1" pra um driver de 2" pra usar uma 1450.

Postado em (editado)

pois eu sai . sai de 4d250x pra duas 405 com hl1450 e axei a qualidade bem superior. como o intuito nao era abafar ninguem e sim melhorar a qualidade, foi satisfatorio. O fato de valer o investimento depende de varios fatores. No meu caso , valer o investimento significou cortes mais baixos,menos buracos (visto q meus pw3 nao tocan em full e sim de 200 a 900 hz apenas). Entao , a meu ver, valeu. esta sobrando potencia pras duas, consegui baixar o corte consideravelmente (visto que nao eh tao grande a potencia aplicada) e as mesmas estao acompanhando 2 de 18 tranquilamente, sem esganicar como as de 1 polegada.... O intuito era esse, entao axo que consegui. Sem falar que no caso de resolver migrar para a galera do abafa tudo, simplesmente dah pra meter 2 jarrao e deu hehe...

 

Mas voltando a pergunta, ou consideracao, era mais tecnicamente falando... que eh uma corneta curta eh uma coisa meio que visivel nao? hehe. mas valeu mesmo assim.

 

 

Ps. Usei as hl1450 pq vieran com os drivers, unicamente por isso... e pq nao tinha tanto espaco sobrando.

 

 

abracao.

Editado por Joéster
Postado em

Aqui tá ficando popular as 14-50 pra driver de 1" da Fiamon

 

http://www.fiamon.com.br/site/produtoscategoria.php?idcategoria=8&idsubcategoria1=7

 

Alguém tem algum comentário sobre ela?

 

uso muito essa boca quando não cabe as 1425 por serem compridas demais dependendo do que monto , sua dispersão e bem parecida com as 1425 porem com um alcance mais curto e menos estridente também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...