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((thytoin.))

ISTO não é fogo !!

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http://www.jalopnik.com.br/conteudo/como-a-ferrari-distorce-a-realidade fonte.

 

Como a Ferrari distorce a realidade

 

 

 

Contei ao pessoal do Jalopnik que eu estava de saco cheio da Ferrari e queria contar o porquê para algumas pessoas. Eles disseram que eu poderia fazer isso aqui. Acompanhem o que eu vou dizer, talvez leve um tempo.

 

Acho que começou em 2007 quando eu ouvi que a Ferrari queria saber qual pista de testes nós iríamos usar para o teste da 599 GTB na Autocar, mas na verdade a origem deve ser bem anterior a isso. Porque ela queria saber isso? “Porque sim”, disse o homem no escritório da Autocar, “Agora a fábrica manda uma equipe de teste para o circuito que escolhemos para que possam otimizar o carro e tirar o melhor desempenho dele.” Eles foram à pista, testaram por um dia, bateram o carro, voltaram à fábrica para consertar o carro, voltaram, testaram e então nos convidaram para guiar esta 599 “de fábrica”. Devem ter se divertido.

 

É triste dizer, mas o prazer de dirigir uma nova Ferrari agora é quase que totalmente erradicada pela dor de cabeça em lidar com a empresa. Por que estou perdendo tempo contando isso para vocês? Porque farto de tudo isso. Saiu do controle; a ponto de que logo será inútil acreditar em qualquer coisa que você leia sobre seus carros nos lugares de sempre, porque a única de forma de se ter acesso [a seus carros] é jogando de acordo com as suas regras.

 

 

 

 

Assim como qualquer um que ainda tenha metade de seus neurônios, tenho sido tolerante com a Ferrari porque ela é, bem, a Ferrari – a mais famosa marca de carros velozes e a fabricante dos carros sobre quais todos querem saber. Grave um vídeo fazendo drifts com um novo Jag XKR no YouTube e 17 pessoas vão assisti-lo; faça o mesmo com uma 430 Scuderia e a audiência pula para 500.000 fácil. Como jornalista, estes números fazem você relevar uma tonelada de baboseiras, mas já cansei. Não me importa se nunca mais pilotarei uma Ferrari novamente, se isso significar que nunca mais terei que lidar com a insana máquina de comunicação e continuar mentindo sobre até onde a Ferrari distorce as regras para conseguir o que quer. Tudo bem, porque acho que não serei recebido em Maranello por muito tempo. O que é uma pena, a comida é maravilhosa.

 

Quão ruim foi? Eu honestamente não sei por onde começar. Talvez a 360 Modena fornecida para a imprensa que chega aos 160 km/h (100 mi/h) dois segundos mais rápido que um carro que testamos de um cliente. Você permite alguma margem para máquinas “com cheiro de fábrica”, mas aquela era estupidamente rápida e produzia o som dos carros que Schumacher usava nos finais de semana da época. A Ferrari nunca admitirá que os carros que cede à imprensa são preparados, mas tem a ousadia de aparecer nos testes de fim de ano de qualquer uma das grandes revistas europeias com dois carros. Um para testes de reta e outra para testes de dirigibilidade. Afinal, é isso que acontece quando você compra uma 458: eles entregam duas para cobrir os dois tipos de uso, não é mesmo? Não. Tudo isso fede. Em qualquer outra indústria isso não aconteceria. É desonesto, mas todas as revistas engolem a seco porque têm medo de não serem convidadas para guiar a próxima nova Ferrari.

 

Lembra-se da incrível 430 Scuderia? Era um carro e tanto, e ainda é. Uma revista inglesa seguiu [os testes], mesmo com todas as trapaças porque os carros pareciam condizer com o que um cliente iria dirigir, mas então durante a sessão no dinamômetro, os pneus “de fábrica” simplesmente grudaram nos rolos/cilindros.

 

 

 

E este é o problema: o quão paranoico você precisa ser para colocar um pneu ainda mais aderente na Scuderia? É o mesmo que Kid Bengala tomando remédio para ganhar uns cinco centímetros na ferramenta de trabalho. É como se você, segundo a sua própria assessoria, não fosse o líder de mercado e fabricante dos melhores esportivos na atualidade, não é?

 

O que a Ferrari claramente não consegue ver é que sua estratégia para vencer todos os testes a qualquer custo é completamente contraproducente. Primeiro, ela desmerece o incrível trabalho de seus próprios engenheiros. O que dizer da 458 se a única maneira que a fábrica permite emprestá-la para uma revista é caso um notebook seja ligado a ela a todo instante, com uma equipe especial passando diversos dias na pista escolhida para ajustar o carro? Diz que eles são completamente doidos – um comportamento que parece ainda pior quando marcas rivais simplesmente entregam seus carros com nada além de um pedido educado para que você evite batê-lo muito forte, e então o devolva uma semana depois.

 

Segundo ponto: a internet serve para três coisas: pornografia grátis, Jalopnik e divulgar informação. Quinze anos atrás, se a sua 355 não fosse tão rápida quanto o fabricante afirmou, você podia torrar a paciência do vendedor, reclamar no clubinho local dos donos de Ferrari e só. Hoje em dia você espalha sua mensagem ao redor do globo e qualquer mané a lê em questão de minutos. Assim, quando usamos uma 430 Scud de um proprietário porque a Ferrari não quis nos emprestar um carro de teste, ela foi destruída em linha reta por um 911 GT2 e um Lambo LP 560-4, apesar de todos os testes “oficiais” sugerirem que ela é mais rápida que o cometa Halley. Os fóruns entraram em polvorosa, alguns donos da Scud tiveram razão em sentir que não receberam o carro sobre o qual leram em páginas e mais páginas. Isso é o carma lhe aplicando um belo tapa na cara.

 

É o nível de controle que eu acho profundamente irritante e até nocivo à marca. Uma vez que você sabe que é preciso toda uma equipe de suporte e duas 458s para fornecer todas aquelas estatísticas maravilhosas, todo o brilho do carro vai embora. A mensagem da Ferrari é simples: a não ser que você siga as nossas regras do jogo, você está fora da lista.

 

 

 

Que regras são essas? Fora essa parte dos testes de pista; os jornalistas são expressamente proibidos de dirigir qualquer Ferrari atual de rua sem permissão da fábrica. Então se eu quiser dirigir amanhã a 458 de um amigo, eu devo pedir autorização da fábrica. Será que eles vão me deixar dirigir o carro? Não: porque ele tem “uma origem desconhecida”, ou seja, não preparado. Fico até tentado a comprar uma 458, só pelo prazer de ligar para Maranello todas as manhãs e perguntar se há algum problema em levar meu filho à escola.

 

Um problema com o qual eu me deparei é ao usar carros de proprietários para testes comparativos. A Ferrari absolutamente odeia isso; mesmo que você diga as coisas mais bacanas do mundo sobre seus carros, eles ficam enfurecidos. Mas você quer ver uma 458 contra o GT3 RS então eu vou escrever um texto e produzir um vídeo. O mesmo com a 599 GTO e o GT2 RS. A Ferrari realmente acredita que pode controlar cada aspecto da mídia – ela interferiu ativamente algumas vezes em que eu pedi um carro emprestado a um de seus clientes.

 

A obsessão por controle está piorando: para o lançamento da FF em março, os jornalistas precisam informar para qual veículos estão escrevendo e eles devem ser aprovados por Maranello. Sinceramente, estamos perigosamente perto de ter as palavras e vereditos vetados pela assessoria de imprensa da Ferrari antes mesmo de publicarmos, o que é, por sinal, como as coisas funcionam em alguns mercados.

 

 

 

 

Será que eu deveria me importar com isso? Provavelmente não. Não é uma situação de vida ou morte; o mundo dos supercarros não é algo tão sério assim. Mas a melhor coisa sobre os fãs de carros é que eles deixam você dirigir seus carros, e a Ferrari não tem chance alguma de impedir que pessoas como eu guiem o que querem dirigir. Claro que suas tentativas para me atrapalhar tornam tudo isso um esporte ainda melhor e não abalam com a minha determinação, mas o triste é que seus carros são tão bons que não precisam de toda essa baboseira. Vou repetir a fim de manter algum vestígio de chance que eu possa ter de dirigir novamente um carro da Ferrari para a imprensa (que é virtualmente nula). Seus carros são tão bons que não precisam dessa baboseira.

 

Nada disso fará diferença para a Ferrari. Sou apenas um marujo irrelevante que não faz diferença. Mas já me cansei de esconder o que acontece, ao ponto de não ser mais dono de uma Ferrari, um integrante de fato deste monumento de controle. Vendi minha 575 antes do Natal. No que se refere a protestos, você precisa concordar que é um de qualidade.

 

Céus, isso está começando a soar como um resmungo deprimente. Vou terminar por aqui. Apenas lembre-se de tudo isso na próxima vez em que ler um comparativo de revista com um cavallino rampante.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

Chris Harris é um jornalista automotivo independente, que já teve uma 512 TR 1995, mas a vendeu porque seus amigos o chamavam de Tubbs e colocaram Jan Hammer em seu iPod.

 

[uPDATE] Para todos os leitores revoltados que acusam Chris Harris de ser um jornalista americano invejoso: o cara é inglês. E para todos os outros que vão acusá-lo de defensor da McLaren ou da Jaguar: que tal discutir argumentos concretos, ao invés de procurar alguma razão moral obscura para ferrar com o debate?

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LOUCO!

 

E isso é fogo sim!

 

Ainda bem que sempre fui fã de lamborghini!

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Eu li tudo e achei o texto interessante. Não sei se a história é real ou não (provavelmente nunca vou saber 100%), mas respeito o tom de desabafo do jornalista. É uma vergonha para a Ferrari, caso realmente seja verdade. E eu não duvido...

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Achei interessante. Não duvido da hombridade do autor. Afinal, basta olharmos para as pistas de Formula 1 que você perde qualquer razão para duvida do é dito. E a Ferrari F1 Team é apenas um reflexo das atitudes Ferrari.

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pááááá mudou minha vida, ia compra minha ferrari esse fim de semana e vou desistir,

 

 

PORSCHE NELES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

vou comprar um porsche, faz menos barulho

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criticar é facil.. quero ve fazer oq eles fazem.

Eu já ia abrir um tópico para criticar uma decisão da DILMA em relação à política automobilística no país, mas resolvi. Afinal, melhor eu começar a preparar minha campanha política para "fazer melhor do que ela". Tu vota em mim? :banghead

 

Ironias à parte, mas...

a) a função da FERRARI é fazer carros (talvez lavagem cerebral também - e conseguem);

b) a função da FERRARI é vender os carros (e também o marketing);

c) a função do JORNALISTA é escrever e informar (embora em geral, jornalistas não exerçam nenhuma função prática - exceto confundir mais do que esclerecer);

Portanto, o jornalista jamais faria carros tão bons quanto a "marca do cavalinho".

 

Se é verdade? Não sei. Se eu duvido? Não mesmo. Na mídia (talvez mais do que em qualquer profissão) as pessoas costumam agir por imitação. A verdade que se dane, o importante é aderir à conduta que vende. Com certeza, é mais lucrativo para as revistas "seguirem a onda" do que "comprarem briga". Isso vale para muitos outros ramos do mercado. Por isso evito acreditar em opiniões de jornalistas: eles não são culpados, a culpa é do sistema. Quem acha que a imprensa quer o bem do povo costuma ler e partir do pressuposto de que a infomação é coerente e até discutem com os amigos em bares e butecos da vida, invocando discursos de autoridade do tipo "eu vi no Jornal Nacional, tu quer saber mais do que o Jornal Nacional?".

 

A internet é a parte boa desse processo. Devido à maior independência e maior facilidade em divulgar informações, a internet "pode" nos dar informações menos distorcidas - embora ache complicado a ausência total de interesse.

 

Não leve o "desabafo" para o lado pessoal. Caso realmente seja verdade, é uma estratégia da Ferrari, usando dos meios que lhe cabem para manter o "status". Moralmente correta ou não, a atitude da Ferrari com certeza lhe garante grandes parcelas de fama (e de lucros). :legal:

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Eu acredito nele... apesar de não gostar de teorias conspiratórias"...

 

E digo mais.... esse cara tem culhões huahuahuahuahuahuhauh

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Poderiam dizer N coisas e nenhuma palavra mudaria minha opinião e sonho de ter uma Ferrari!

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Não sei, mas lendo o teor do texto, eu acho que falta um tanto de verdade.

 

Por exemplo, levar DOIS veículos. Pq isto nunca vazou antes? Quantos concorrentes não teriam interesse em vazar uma história dessas? Ou mesmo vazar fotos de forma anônima!

 

Segundo: Pneu grudar no Dino. Como assim, é de chiclete ou de borracha?

 

Não sei... com certeza a ferrari tem uma equipe de marketing que fica MUITO atenta aos testes, e isto é óbvio. mais que óbvio, isto é inteligente.

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Não sei, mas lendo o teor do texto, eu acho que falta um tanto de verdade.

 

Por exemplo, levar DOIS veículos. Pq isto nunca vazou antes? Quantos concorrentes não teriam interesse em vazar uma história dessas? Ou mesmo vazar fotos de forma anônima!

 

Segundo: Pneu grudar no Dino. Como assim, é de chiclete ou de borracha?

 

Não sei... com certeza a ferrari tem uma equipe de marketing que fica MUITO atenta aos testes, e isto é óbvio. mais que óbvio, isto é inteligente.

 

 

Eu ouvi de fontes secretíssimas que a VW usa o mesmo método... naquele teste de São Paulo a Brasilia com um tanque, ouvi dizer que foram UM tanque de combustível, e DOIS motores huahuahauhuahu

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Eu ouvi de fontes secretíssimas que a VW usa o mesmo método... naquele teste de São Paulo a Brasilia com um tanque, ouvi dizer que foram UM tanque de combustível, e DOIS motores huahuahauhuahu

 

Isso é fato Ferrari e VW são duas marcas q só vendem por causa do jabá uiahiuahiuahaauihahauhuhahauihaia

 

[^]

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li só dois paragrafos :banghead:vts

 

Perdeu uma boa matéria!

 

criticar é facil.. quero ve fazer oq eles fazem.

 

Outro que certamente não leu toda a matéria! Se tu ler toda, vai ver q ele falou:

 

"é como o kid bengala querer tomar remédio pra aumentar 5cm de pau!"

 

Ou seja.. ele (assim como todos nós) sabemos q a Ferrari é boa e faz excelentes carros.. o que ele não concorda é com essa manipulação de resultados que eles fazem!!!

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Não sei, mas lendo o teor do texto, eu acho que falta um tanto de verdade.

 

Por exemplo, levar DOIS veículos. Pq isto nunca vazou antes? Quantos concorrentes não teriam interesse em vazar uma história dessas? Ou mesmo vazar fotos de forma anônima!

 

Segundo: Pneu grudar no Dino. Como assim, é de chiclete ou de borracha?

 

Não sei... com certeza a ferrari tem uma equipe de marketing que fica MUITO atenta aos testes, e isto é óbvio. mais que óbvio, isto é inteligente.

 

eu sei que vc entendeu heheh, em diferentes cituações a ferrari preparava seus carros que participavam dos testes, cada um pra cada tipo de "prova".

 

ou seja se for verdade, isso é jogo sujo. sobre pneus, vc sabe que não tem nada haver com chiclete né haushaush pra cada tipo de solo um pneu diferente, no dino com aquele rolo (nunca vi um de perto não sei se aquilo é semelhante ao asfalto em termos de aderência) tb um dito cujo especifico hahaha..

 

achei interessante o texto postei aqui pra galera tirar conclusões, na minha opnião sinceramente, só as acho bonitas, se fosse pra algum dia ter um super esportivo não seria ferrari, só se estivesse ganhando hahahaha

 

edit.

Editado por ((thytoin.))

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Certa vez vi acho que aqui mesmo no forum que um cliente havia comprado uma F360 Challenge Stradale e sua velocidade final não marcava como na propaganda dela, ele reclamou com a Ferrari e mal foi ouvido, não sei a que ponto chegou essa história mais bate com a história do jornalista hehe...

 

Na F1 também observamos absurdos até entre companheiros de equipe, e se aprofundarmos um pouco mais a história, também observamos que Enzo Ferrari foi grosseiro com Ferruccio Lamborguini a ponto de fazer ele criar seu proprio carro para mostrar a Enzo como se construia um veiculo(não estou citando que um é melhor que o outro, só contando a história), então pra mim pode até ser valido sim as informações citadas pelo jornalista!!! :legal:

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Não sei, mas lendo o teor do texto, eu acho que falta um tanto de verdade.

 

Por exemplo, levar DOIS veículos. Pq isto nunca vazou antes? Quantos concorrentes não teriam interesse em vazar uma história dessas? Ou mesmo vazar fotos de forma anônima!

 

Segundo: Pneu grudar no Dino. Como assim, é de chiclete ou de borracha?

 

Não sei... com certeza a ferrari tem uma equipe de marketing que fica MUITO atenta aos testes, e isto é óbvio. mais que óbvio, isto é inteligente.

 

Você é o dono da revista, e a FERRARI, veja bem, eu disse a FERRARI, chega em vc e fala: "Se isso vazar, nós NUNCA mais liberamos nenhum carro para testes, avisamos para TODOS nossos clientes não emprestarem nenhum carro para testes e acabamos com sua revista.

Serve? Ou vc entra numa briga com a Ferrari?

 

(Do MESMO jeitinho que acontece na F1, pra mim não é nenhuma supresa, só novidade, ela é tendenciosa e manipuladora e acho que isos já ficou M|UTIO claro na mídia, mas nem balança a scuderia, eu DUVIDO que a informação não proceda)

 

Sem pre fui fã de Porsche, fazem carros no melhor estilo à mineira... Ferrari é (hoje) carro pra aparecer, Lambo pra aparecer e pilotar, Porsche pra pilotar.

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criticar é facil.. quero ve fazer oq eles fazem.

Foi numa dessas, que o Ferruccio se zangou, e idealizou os automóveis Lamborghini ;)

A Ferrari do Ferruccio Lamborghini tinha um problema crônico de embreagem. Ao reclamar diretamente a Enzo Ferrari durante uma revisão, este lhe disse:

- Você não entende nada de carros, o melhor que tem a fazer é passar a andar de trator… [¨]

 

Ferruccio muito "P u t o" com aquela situação, adaptou uma embreagem de trator O.O da marca Borg & Beck na Ferrari problemática dele e o problema foi resolvido.

 

Esse maneira de tratar clientes e os jornalistas não me surpreende. O fundador da empresa já era assim nos anos 60.

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Totalmente verídico, afinal, o cara é inglês e conhece o Kid Bengala.. :vts :vts :vts

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No minimo interessante. Pelo menos ficamos mais espertos quanto a comparativos daqui pra frente.

 

Se é verdade ou nao, nao sei, mas que ja mtos videos de Ferrari tomar coro em puxadas pela internet, ah eu vi.

 

Pensei q mesma coisa Kleber, quanto a atitude de cuidado extremo em relaçao aos testes, que é uma atitude obvia e inteligente. Tao cuidando da reputaçao da marca mais famosa do mundo, ponto.

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Guest rodriguinhow

A Ferrari acaba de perder um cliente.

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