Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
avukte

Investigação sobre Toyota não acha falhas eletrônicas em carros

Recommended Posts

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que o sistema de aceleração eletrônica de carros da Toyota não foi responsável pela aceleração involuntária de veículos, suspeita que levou a companhia a realizar recall de cerca de 8 milhões de carros em 2009 e 2010.

O anúncio favorece a montadora japonesa, que, desde o início de relato dos problemas, diz que o sistema eletrônico --adotado desde 2002-- é seguro e que as queixas de consumidores eram devidas a defeitos no pedal de aceleração e tapetes que poderiam obstruir os pedais.

Atualmente, a companhia é alvo de centenas de ações judiciais devido à suposta aceleração involuntária dos carros. Estima-se que o valor total das indenizações solicitadas possa alcançar US$ 10 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões).

A montadora já pagou ao governo dos EUA US$ 49 milhões em multas sob a alegação de que escondeu defeitos dos carros diante das autoridades _que investigam 89 mortes supostamente causadas por problemas na aceleração de carros Toyota e Lexus.

O laudo da investigação de 10 meses foi feito com a ajuda de engenheiros da Nasa e isenta o sistema eletrônico de imperfeições.

Atualmente, os carros da Toyota contam com um sistema que freia o veículo mesmo se o pedal do acelerador estiver pressionado, o que pode impedir acidentes em caso de ocorrência de aceleração involuntária.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AI ai ai,.

Se o jogo virar, é eles quem vão rir a toa!!

Compartilhar este post

Link para o post

Me lembro bem que quando surgiu o caso foi mencionado que era muito estranho a atitude do governo lá... ainda mais que era em plena crise da GM e tal...

E agora como vai ser? O governo vai falar "desculpe, foi engano"???

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 18/02/2011 at 11:18, Marcelook disse:

E agora como vai ser? O governo vai falar "desculpe, foi engano"???

"desculpe, foi engano... tá aqui o seu $ corrigido, mais um adicional por algum dano eventual que possa ter surgido com um ou outro carro q deixou de ser vendido" hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não consigo engolir também a atitude tomada no Brasil, obrigando a montadora a fazer recall de um acessório que não foi projetado pela fábrica.

Todo mundo sabe que os tapetes de borracha são colocados na concessionária e tirando os populares eles não cobram nada a mais por isso, com certeza é o mais em conta que vem de "brinde" e a qualidade já é de se esperar que seja baixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

Só sei que to muito feliz com meu Toyota.

Não tenho vontade de trocá-lo, a não ser por um Lexus.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 18/02/2011 at 17:14, avukte disse:

Ainda não consigo engolir também a atitude tomada no Brasil, obrigando a montadora a fazer recall de um acessório que não foi projetado pela fábrica.

Todo mundo sabe que os tapetes de borracha são colocados na concessionária e tirando os populares eles não cobram nada a mais por isso, com certeza é o mais em conta que vem de "brinde" e a qualidade já é de se esperar que seja baixa.

Qusando você compra um carro sem tapetes e compra o tapete lá na esquina, é uma coisa.

Quando você compra o carro, e ele chega a você de uma loja credenciada Toyota com os tapetes, é outra bem diferente.

Além disto, curiosamente, o tapete deu problema no mundo todo. Culpa de quem?

ENGENHARIA DA TOYOTA. Projetou mal o pedal, não testaram os problemas que ele pode causar e a que tipo de risco ele submete os ocupantes. Foram irresponsáveis, e eu acho é pouco, o recall não deveria ser dos tapetes, deveria ser do pedal. O pedal tem que ficar mais alto, de uma forma que não seja tão facilmente obstruido.

Quantos carros vocês já ouviram falar que teve problemas com tapetes? Nenhum? Só os Toyota mesmo? Então, quem está errado, os outros ou os Toyota?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 18/02/2011 at 17:23, Kleberlpa disse:

Quantos carros vocês já ouviram falar que teve problemas com tapetes? Nenhum? Só os Toyota mesmo? Então, quem está errado, os outros ou os Toyota?

Já tive problemas no honda fit, na montana.... Na rav4 nunca tive.

Todo tapete fica baixo, pra chegar no fundo.... O que falta é algo que prenda o tapete no lugar, só isso... O recall resolveu esse problema na rav (alias, o tapete já vinha até com os furos original, parece apenas que colocaram um acessório que tinham esquecido de colocar antes)

Compartilhar este post

Link para o post

O tapete do 307, o de tecido, já quase me ferrou algumas vezes .... Ele é menos maleável e vai sendo empurrado até ficar por cima do pedal da embreagem. Mas pelo menos não é do acelerador.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 18/02/2011 at 20:15, NoiseSteel disse:

O tapete do 307, o de tecido, já quase me ferrou algumas vezes .... Ele é menos maleável e vai sendo empurrado até ficar por cima do pedal da embreagem. Mas pelo menos não é do acelerador.

Mas a embreagem não te põe em risco, puxou o câmbio ele desengata tranquilo.

Agora, travar acelerador em carro auto, aí é fo**!

Compartilhar este post

Link para o post

tem tapete q realmente e uma desgraça, mais vai saber se essa realmente e a verdade? ou usando a TEORIA DA CONSPIRAÇAO, se for apenas um caminho p tirar o deles da reta? vai saber! ja vimos e vivenciamos tantas coisas, q eu n coloco a mao no fogo.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 19/02/2011 at 04:18, fuscopi disse:

So jogar no "N"... e mete o pe no freio....

Então, não sei pq nunca tentei fazer isto, nem tenho carro auto pra testar, mas dizem que com o acelerador "atochado" o câmbio não vai pro neuto não.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 18/02/2011 at 17:23, Kleberlpa disse:

Quantos? Só aqui nesse tópico 4.

Nenhum Toyota.

Meu Mille as vezes tranca no tapete também, mas nada que uma cutucada no pedal não resolva. Agora pegue alguém que nunca dirigiu antes e acabaou de sair da auto escola em uma situação dessas.

No Corolla nunca tive problemas.

Em 19/02/2011 at 05:19, cy777 disse:

tem tapete q realmente e uma desgraça, mais vai saber se essa realmente e a verdade? ou usando a TEORIA DA CONSPIRAÇAO, se for apenas um caminho p tirar o deles da reta? vai saber! ja vimos e vivenciamos tantas coisas, q eu n coloco a mao no fogo.

Certo cy, não é incomum ver alguém reclamando de problemas com tapetes.

Não coloco a mão no fogo por nenhuma marca também, na verdade por mim que peguem fogo. O que estou comentando é que o problema dos tapetes é geral, todas marcas usam essas desgraças.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 19/02/2011 at 15:36, Kleberlpa disse:

Então, não sei pq nunca tentei fazer isto, nem tenho carro auto pra testar, mas dizem que com o acelerador "atochado" o câmbio não vai pro neuto não.

Vou testar, meu pai tem um corolla novo e minha mãe um FIT, ambos automaticos... mas acho que não vai ter erro, pois da posição "D" para "N" é livre, nem precisa apertar o botão.

Depois posto aqui os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema e na hora do pegapacapa hahaha vc lembrar disso.

tem coisas q eu me condicionei a fazer mais foi desde muleque q venho treinando. mais assim do nada e brabo ou entao o vendedor vende o carro p um velho e fala "ai se o carro acelerar sozinho e so vc manter a calma e colocar no neutro e parar" ate ele lembrar disso ja foi hahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

No meu Camry, tem um furo de fixação no tapete de carpete e tipo de uma trava no assoalho, assim o tapete fica sempre na mesma posição.

No meu ex Taurus era a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

o volvo te ja a muito tempo dois pinos q trava o tapete e n deixa ele correr. como sempre a volvo sempre a frente em questao de seguranca

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já quase me fu** por causa de tapete... No meu sandero quando comprei a concessionaria deu os tapetes... E comigo sempre ele embolava embaixo do pedal, uma vez ficou embaixo do freio e quase acabei batendo, tive que sair da linha pra não bater e puxar o freio de mão pasmafaute

Ai eu voltei na concessionaria pra reclamar sobre o tapete, ai descobri que tinha um "tapete original" do Sandero com travas e tudo mais, não pensei duas vezes e comprei (foi uma facada) mas pelo menos é MUITO util... Se tem uma coisa que odeio é tapete sambando embaixo dos pés... Isso causa acidentes facil... Mas muito estranho o carro "travar" o acelerador realmente...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 19/02/2011 at 04:18, fuscopi disse:

So jogar no "N"... e mete o pe no freio....

Mas a questão é essa, por segurança essa manobra não era possível no Corolla (irônico, não?).

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/02/2011 at 04:50, rodriguinhow disse:

No meu Camry, tem um furo de fixação no tapete de carpete e tipo de uma trava no assoalho, assim o tapete fica sempre na mesma posição.

No meu ex Taurus era a mesma coisa.

No Corolla envolvido no recall também tem. Uma das coisas que eram feitas no recall era mostrar com fixar o tapete corretamente.

Uma foto pra tentar explicar o que acontece:

tapete-corolla.jpg

Quando se pisa totalmente o acelerador, o tapete fica por cima do pedal, travando-o lá embaixo. Mas isso só acontece se ele estiver solto e bem embaixo dos pedais ;)

Nessa foto abaixo, mostra os pontos 2 pontos de fixação do tapete original:

tapetea.jpg

Reparem que quando o tapete está na posição certa, não ocorre interferência do tapete com os pedais como na primeira foto.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eu pergunto, quantos carros nacionais tem essa presilha para o tapete?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 21/02/2011 at 14:43, avukte disse:

Clio 2009, tem 2 presilhas. Se não prender trava os pedais mesmo, outro dia levei um susto por causa disso....

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 21/02/2011 at 14:43, avukte disse:

Mas quantos tapetes são duros e tem uma borda como o da foto? Isso ai parece mais um tapete para uso do carro na neve... no Brasil a maioria é borracha mesmo, eu ja me atrapalhei com tapetes de borracha, mas sempre atrapalha pq não consegue pisar até o fundo do acelerador ou da embreagem, nunca o inverso.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 21/02/2011 at 21:35, Marcelook disse:

Mas quantos tapetes são duros e tem uma borda como o da foto? Isso ai parece mais um tapete para uso do carro na neve... no Brasil a maioria é borracha mesmo, eu ja me atrapalhei com tapetes de borracha, mas sempre atrapalha pq não consegue pisar até o fundo do acelerador ou da embreagem, nunca o inverso.

Ídem.

Tapete de borracha, pra travar pedal, tem que estar MUITO fora de lugar. Eu mesmo nunca tive o problema de ver um tapete travar um pedal.

O problema do toyota é que o pedal fica baixo demais, qualquer coisinha fora do lugar e ele tranca. Só que é OBRIGAÇÂO da montadora testar e prever problemas. Não é simplesmente colocar um pedal, e aí os problemas decorrentes são culpa dos condutores, isto não existe!

Sim, a Toyota tem culpa sim. Um tapete fora do lugar é a coisa mais previsível que existe, ainda assim eles se fizeram de cegos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...