Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
logam.pg

Uxp Power arrebenta caixa.

Recommended Posts

Gostaria de compartilhar algo curioso e engraçado que aconteceu comigo hoje pela manha. Estava eu indo para o trabalho la por 7:40, ouvindo um sertanejo de boa com meu UXP Power 12 500Wrms 2+2 com um modulo Voyager VSA-406(lixo) jogando apenas 200wrms pro UXP na bridge em uma caixa MDF 15mm dutada de 41L, dae passei do lado de um palio novo estacionado com uma frestinha no vidro e o alarme ativado. Tive ideia de ver se conseguiria disparar o alarme do palio, dei a volta na quadra, coloquei a musica Autobass Beyonce, e coloquei quase no ultimo o volume, e fui passando devagarzinho pelo palio, quando estava a uns 5 metros dispara o alarme, fiquei bem feliz, dae tinha uma s10 com o led do alarme piscando tambem, fui tentar imendar a disparaçao de alarmes, aumentei um pouquinho mais o volume e ouvi um tratratratratra(tipo madeira batendo), ao inves de batida do sub comecei a ouvir uns sopros.

Desliguei o som na hora, parei o carro e fui checar, pois estava a achando que o sub tinha ido pro pau, minha supresa voi ver uma fresta na imenda lateral esquerda da caixa de 1 cm mais ou menos, e os parafusos de fora, achei muito estranho, nunca tinha ouvido falar nisso.

Ja aconteceu com alguem ae?

Que tipo de caixa tenho que usar, mdf 25mm?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem a pergunta meio idiota, mas nao achei resposta pra isso, talvez por ser obvio, mas eu nao sei.

A litragem de uma caixa é calculada sem nada, ou ja descontando o sub?

E quantos litros um uxp power 12 ocupa?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a pergunta meio idiota, mas nao achei resposta pra isso, talvez por ser obvio, mas eu nao sei.

A litragem de uma caixa é calculada sem nada, ou ja descontando o sub?

E quantos litros um uxp power 12 ocupa?

Obrigado.

O volume é calculado descontando o volume ocupado pelo sub sim, e no caso de dutada ou BP, o volume ocupado pelo duto, porém, segue o trecho do manual do UXP ( é difícil pesquisar no manual hein, quer tudo mastigado, indico usar a busca do fórum e irá encontrar muito sobre UXP ): "A tabela abaixo informa o volume interno (Vb) e as dimensões externas (já levando em conta o volumeocupado pelo subwoofer)"

Segue link: http://www.bravox.com.br/portal/linha.asp?id_SUN=5

Edit: Quanto a caixa, foi MUITO mal feita..

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa mal feita e MDF de espessura inadequada, duvido que tinha parafusos, cola e reforços suficientes. Era pra usar no mínimo 18mm e com travamentos bem feitos, mas eu teria feito de 20mm para um sub desses. Já ouviu falar que preguiçoso trabalha dobrado? Que o barato sái caro? É bem por aí.

Não é mérito nenhum do alto-falante, é demérito total de quem projetou e fez a caixa acústica.

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu ja fiz uma caixa pra teste de mdf de 15mm para um kicker L5 de 12polegadas 600rms e com emenda na madeira ainda e n abril !!!!! por isso eu n acho q seja por ele ter usado o mdf de 15mm, mais sim pq foi um trabalho muito mau feito mesmo como vcs falam acima, e quantos uxp ele tem? pq a caixa podia ser mau feita mas deveria esta tocando muito pq eu nunca vi 1 uxp disparar alarme de nada. alguem ja viu?

Compartilhar este post

Link para o post

o problema nao foi o mdf de 15mm mas provavelmente problema de construçao, provavelmente o cara meteu os parafusos sem furar a madeira com broca antes e o parafuso acaba abrindo o mdf ao inves de criar uma especie de rosca na madeira, pode ser que o cara tambem nao tenha usado cola na junçoes das madeiras... essa caixa esta bem pequena,a nao ser que vc goste de grave mais seco, caso contrario pra esse modelo de uxp um bom projeto é 50 litros livres e duto sintonizado em uns 35/36 hertz, usando duto de 4" de diametro por 29cm de comprimento a caixa ficaria ai na casa dos 55 litros brutos... Caso seja possivel, seria uma boa usar pelo menos mdf de 18mm... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Em relaçao a caixa, realmente nao era mil maravilhas, era colada e tinha parafusos de 10cm de comprimento a cada 5cm de distancia, mas nao tinha reforços.

Eu perguntei sobre descontar ou nao o sub porque todas os posts que tinham essa pergunta nao foram respondidas.

E sobre disparar alarme, se 306/307/308 dispara, porque uxp nao vai?(lembrando que tinha uma fresta no vidro)

Compartilhar este post

Link para o post

MDF de 15mm aguenta pelo menos 4 desses... MAS tem que saber montar.

Não adianta usar parafuso fino, e não adianta botar um a cada 5cm ou 10cm sem critério na montagem, pois o MDF desfolha.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi um t9 fazer isso mas foi por caixa meia boca. Pra um uxp fazer isso, ela deve ter sido montada com pregos! rs

Compartilhar este post

Link para o post

como ja falaram

caixa mal montada, ja usei caixa de 15mm aplicando 2k na bunda do sub por uns anos e a caixa ta inteira até hj

Compartilhar este post

Link para o post

eu gosto de usar um parafuso de mdf mesmo ai vc n fura antes com broca mais sim com o parafuso direto ele tem o centro bem fino com a rosca bem p fora e fina. alem de cola nas juntas e plastique p selar.

Compartilhar este post

Link para o post

o pessoal de loja de som mais simples custuma usar "capa" de mdf... que de mdf mesmo tem o nome, ela esfarela e tem a mesma densidade do LDF. Como ela eh menos prensada, eh mais facil de rachar mesmo. Se colocar os parafusos sem furar antes, o risco da madeira abrir eh bem maior

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguem perguntou ainda...

quantos parafusos tinha? Colocados a qual distancia?

Seria bom ter parafusos a cada 10cm.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relaçao a caixa, realmente nao era mil maravilhas, era colada e tinha parafusos de 10cm de comprimento a cada 5cm de distancia, mas nao tinha reforços.

Eu perguntei sobre descontar ou nao o sub porque todas os posts que tinham essa pergunta nao foram respondidas.

E sobre disparar alarme, se 306/307/308 dispara, porque uxp nao vai?(lembrando que tinha uma fresta no vidro)

Ninguem perguntou ainda...

quantos parafusos tinha? Colocados a qual distancia?

Seria bom ter parafusos a cada 10cm.

Mas ele ja respondeu moti.

Compartilhar este post

Link para o post

Parafuso a cada 10cm, SÓ abrindo um furo guia antes de colocar o parafuso.

Se não vai abrir, é melhor botar um parafuso a cada 20 ou 30cm, pq quando não se abre o furo, o MDF abre no lugar. 1 a cada 10 cm ou menos vai fazer o MDF abrir em dois, e aí não vai segurar nenhum parafuso.

Além disto, uma BOA caixa vai ter pelo menos um reforço nas fixações. Eu faço muita junta cruzada, ou seja, um degrau com uma tira de MDF sobre uma das chapas. Assim a chapa que é parafusada lateralmente também é parafusada transversalmente no degrau.

Não tem santo que faça abrir.

Compartilhar este post

Link para o post

caixa feita nas coxa, da nisso rsrs

mdf 15 ou 18mm, bastante cola, parafusos, travas de cima baixo, lado ao outro... e quero ver tênovechucknorris rebentar a caixa.

Parafuso a cada 10cm, SÓ abrindo um furo guia antes de colocar o parafuso.

Se não vai abrir, é melhor botar um parafuso a cada 20 ou 30cm, pq quando não se abre o furo, o MDF abre no lugar. 1 a cada 10 cm ou menos vai fazer o MDF abrir em dois, e aí não vai segurar nenhum parafuso.

Além disto, uma BOA caixa vai ter pelo menos um reforço nas fixações. Eu faço muita junta cruzada, ou seja, um degrau com uma tira de MDF sobre uma das chapas. Assim a chapa que é parafusada lateralmente também é parafusada transversalmente no degrau.

Não tem santo que faça abrir.

kleber, vc q é um cara rodado aqui no forum, devia saber q tem q fazer furo guia, afinal oque fixa o parafuso é suas "roscas" e não a parte centra, por isso pra um prafuso de 4mm eu faço um furo com broca de 2,5mm, e fica supimpa de bom.

parafusos a cada 5cm pra não ter erro :rolleyes:

essa do degrau é boa, mas como eu faço travas, tbm fica firme de mais.

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, vc q é um cara rodado aqui no forum, devia saber q tem q fazer furo guia,

Ué, mas eeu sei, tanto é que estou falando que tem que usar furo guia, se não for usar é melhor dar espaço nos parafusos.

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, vc q é um cara rodado aqui no forum, devia saber q tem q fazer furo guia, afinal oque fixa o parafuso é suas "roscas" e não a parte centra, por isso pra um prafuso de 4mm eu faço um furo com broca de 2,5mm, e fica supimpa de bom.

parafusos a cada 5cm pra não ter erro :rolleyes:

Faço exatamente isso e uso cola branca também. E nenhuma das caixas que construi vibra, de qualquer maneira, uso MDF de 20mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara sou marceneiro mas não entendi o que você quis dizer. Fiquei curioso, tem como explicar isso ai?

Valeu! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...