Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

SubSonic

Reedição das LTs de 5" [MEGA POST com fotos na 4ª pág.]

Recommended Posts

Postado em

Diluente de massa não é tinner!

Parece, mas não é!

Edit: o nome é Monômero de Estireno

auhauehauhae

mas thinner dilui muito bem pra lipeza! não sei se funciona pra deixar ela mais mole, mas pra limpar é sussa!

PS: Jão bicha cri cri!

Bom dia Gabriel !!!

Muito legal o seu trabalho ... parabéns !!!

Sou adepito em alguns casos do DIY, dias atráz minha filha cismou que em casa devia ter uma horta ... com a grana que eu pagaria para alguém fazer eu comprei:

- 01 Picareta (pra quebrar um tanquinho de concreto que fiz para 4 tartarugas)

- 01 Chibanca (pra tirar a grama)

- 01 Enxada (para remecher a terra e fazer os canteiros)

Serviço pronto eu todo regassado com o corpo todo dolorido mas sobraram as ferramentas pra mim !!!

Abraço !!!

João Otávio

É isso ai, João! agora vc tem as ferramentas pra manutenção e com certeza vc mesmo vai fazer muitos pequenos reparos em casa, que vc contrataria um profissonal meia boca e descuidado (se achar um profissional desse tipo competente, dê um premio pra ele, vai ser o único em um raio de uns 200Km), alem de ter verduras sempre frescas e sem agrotóxicos!

DIY 4life, motherfucka'!

Postado em (editado)

Diluente de massa não é tinner!

Parece, mas não é!

Edit: o nome é Monômero de Estireno

Sim, quando eu quero diluir a massa costumo usar resina de poliéster usada na laminaçao com fibra de vidro, o caso do tiner é para deixar a massa um pouco mais facil de lixar, eu nao vi muita lógica(nao tenho conhecimento de quimica), mas fiz e realmente funcionou... :legal:

Editado por JurandirSB
Postado em

bem, pessoal, uma das caixas já está com os conectores em posição! amanha tenho MAIS trança pra fazer, eu fiz os cabos internos, que vão dentro da caixa, mas esqueci dos externos! pra esses eu preciso comprar termorretrátil e achar uma cordinha legal pra encapar!

as fotos estão na maquina, e a maquina tá la na oficina... não vou sair do quarto pra buscar, amanha eu posto, mas ficou MUITO LEGAL!

se fosse uma caixa selada, ou dutada ou eu quisesse mais dor de cabeça que já tive, eu faria um rebaixo e tals, mas do jeito que está está ótimo!

Postado em (editado)

Humm, to curioso pra ver o resultado final heheh... Daqui uns dias ou quem sabe meses estarei fazendo a minha primeira LT heheh :legal:

Editado por JurandirSB
Postado em

Manda as fotos dessa LT nem que seja incompleta, rsrs

Parabéns pela sua tecnica inca de cortar a madeira o-o-

tá, tá... pra parar a choradeira... é assim que elas estão:

phto0001v.jpg

phto0002.jpg

phto0003q.jpg

mas estão com os conectores, não terminei ontem, espero q consiga terminar hj, dai posto fotos dos conectores e explico como foram feitos! :)

Postado em (editado)

tá, tá... pra parar a choradeira... é assim que elas estão:

mas estão com os conectores, não terminei ontem, espero q consiga terminar hj, dai posto fotos dos conectores e explico como foram feitos! :)

Ja terminou essa caixa? rssrs

Mas pelas fotos tava ficando legal ja!

Editado por EmersonB
Postado em

tá indo bem! lembra q os fullranges eram recondicionados e tals? eu tive um problema com uma solda da cordoalha, teve q ir devolta pra retifica, eu fiz mais uns upgrades nele, não tinha termorretrátil do tamanho aki na cidade...

enfim, o projeto ficou parado uns dias! mas tá acabandinho! esse fds eu termino e posto td de uma vez!

se não vão ficar pedindo mais fotos e tals! haeuhaeuhauehuae

mas tá ficando TOP! como eu falei pro Edgar no MSN, essa caixa está sendo feita na melhor técnica possível, e com certeza receberá drivers à altura assim que possível!

Postado em

Ta ficando mto bacana, vai toca mais que 2 paini di dozi.

''poney dica: NÃO DE QUOTE EM IMG.'' :legal:

Pouttzz Rodrigo, desculpa mesmo, nem percebi

Desculpa ae

Postado em

fo' shizzle!!!

disco de lixa na furadeira e paciencia!

Fo' shizzle ma nizzle!! haha

Gostei muito da ideia!

Sera que a melhora é consideravel?

Postado em

Fo' shizzle ma nizzle!! haha

Gostei muito da ideia!

Sera que a melhora é consideravel?

o que deu pra arredondar na lixa e na massa eu fiz! se a diferença é perceptível eu não sei, mas é rapidinho e mal não faz! hauehuaehae

hoje comprei o revestimento interno! comprei akele "soft", tipo que faz umas jaquetas e cobertores, é denso, tem exatametne uns 3-5mm de espessura, e é bem fácil de trabalhar com o grampeador! pra forrar as paredes no começo acho q vai funcionar melhor q o feltro!

comprei metalacê tbem pra preencher!

eu vi um preenchimento de silicone lá q tem uma consistencia TOP DEMAIS! mas as fibras são muito curtas, acho q não ia prestar não, mas a consistencia é tentadora... pena q é caro, mas se eu animar eu compro um saco e testo pra ver se funciona! preenchimento é facil de testar!

Postado em (editado)

Sera que se usar cola p grudar o preenchimento nas paredes nao fica melhor que com grampeador nao? Ate pq ele deve ser bem dificil de grampear, visto que parece mais um algodao doce do que preenchimento! haha

Editado por hiperim
Postado em

Sera que se usar cola p grudar o preenchimento nas paredes nao fica melhor que com grampeador nao? Ate pq ele deve ser bem dificil de grampear, visto que parece mais um algodao doce do que preenchimento! haha

o preenchimento fica solto mesmo! o metalace tem a vantagem de ser tipo um algodão doce, com a fibra bem longa, então ele não compacta, mesmo solto!

o que eu vou grampear é o revestimento da parede! e é bem mais prático com o grampeador! é como um tecido macio q vai cobrir as paredes internas no primeiro 1/4 da linha (especialmente logo atras do mid, onde não vai o plumante)

Postado em (editado)

E pra saber o quanto de preenchimento vai da pratica/ouvido mesmo?

[OFF] Rapaz, vo ver se consigo bolar um LT pro meu Ts8512... QUem sabe nao sai algo bom!

So acho que o BL baixo dele va prejudicar um pouco... 7.3Tm...

Editado por hiperim
Postado em

Deu mole...

4 movimentos com a tico-tico em ângulos e você não precisaria de nada mais que meia dúzia de esfregadas com a lixa!

te garanto q num racha entre vc com a tico tico e eu com a lixa somente, eu terminaria antes que vc!

eu terminaria a primeira curva enquanto vc regulava o angulo da tico tico pela segunda vez! uheuheauhea

uma lixa 40 é ligeira!

a paciencia é mais pra ficar lisinho, só pra desgastar a madeira é rapido!

Postado em

te garanto q num racha entre vc com a tico tico e eu com a lixa somente, eu terminaria antes que vc!

eu terminaria a primeira curva enquanto vc regulava o angulo da tico tico pela segunda vez! uheuheauhea

uma lixa 40 é ligeira!

a paciencia é mais pra ficar lisinho, só pra desgastar a madeira é rapido!

Nem é... troquei o parafuso da base por um philips... mudo o ângulo antes de você terminar de cortar a lixa... :vts

Postado em

Pô Sub, tá ficando show as caixas! Caso você dê um upgrade nelas esse tweeter ribbon seria o da akron, outro ou um DIY tbm?! vi um cara lá no ht fórum que construiu um tweeter ribbon, muito f**a! Boa sorte no projeto aí e finaliza logo que muita gente tá querendo saber como vai ficar! Valeu!

Postado em (editado)

Bom, eu peguei uns serviços TENSOS aqui, fiquei envolvido com outras coisas e as caixinhas ficaram meio que paradas, mas não totalmente!

uma delas já está tocando experimentalmente!!!

aqui vai um update grande de td q rolou até agora!

Bem, vcs viram minhas tranças de CAT-5 para os fullranges, pois bem, pq aquelas tranças funcionam? e mesmo o cabo sem re-trançar é tão bom pra agudos?

Os cabos CAT5 (Category 5) são cabos para transmissão de dados em alta frequencia, o cabo CAT5e usado nesse projeto é especificado para transmissão de dados em 100MHz (100 milhões de Hertz), sendo que o "e" do CAT5e vem de "enhenced", ou "melhorado" em pt, assim ele consegue transmitir dados a uma frequencia ainda maior, atingindo até os 350MHz... bom, pra que saber isso? É bem óbvio, se um cabo é feito para transmitir na casa dos Mega Hertz, obviamente ele tem uma excelente capacidade de transmissão de altas frequencias, e é isso que procuramos para Tweeters e Fullranges, não é mesmo?

pois bem, esses cabos, mesmo custando bem barato (R$1,10 o metro) são fabricados com rigoroso padrão de qualidade, afinal são cabos feitos para durarem anos em sistemas de empresas, bancos, escolas etc, são bem construidos e com materiais de ótima qualidade, o cobre deles é excelente, e com alto grau de pureza, mas isso é só parte das vantagens de se usar os filamentos de cabo CAT5e... e está no tal do SKIN EFFECT! pra quem não sabe o que é isto o "efeito de pele" é um fenomeno eletrico que ocorre em cabos de transmissão, onde a corrente elétrica alternada tende a fluir pela parte mais externa do cabo, pela sua "pele".

essa camada externa com maior condutividade causa um sério problema, uma vez que quanto mais alta a frequencia, maior este efeito, e uma vez q o centro do cabo é "desperdiçado", automaticamente se gera uma maior resistencia nas freqs altas, gerando um certo Low Pass, já que as frequencias baixas têm menor resistencia que as mais altas!

bom, mas o efeito skin não é constante, ele varia com a frequencia e com o material condutor, essa característica é definida como a "skin depth", ou profundidade de pele, do material em uma determinada frequencia, quanto melhor condutor for o metal, menor o skin effect, a prata, o ouro, possuem ótima skin depth, o cobre também, o aluminio já nem tanto, e o ferro, por exemplo, possui uma skin depth minúscula, mesmo em frequencias relativamente baixas.

existem fórmulas para cálculo da skin depth e sites como ESSE que fazem o cálculo de acordo com a frequencia... bom... isso é bem interessante pra se ter uma noção do que acontece em cabos de transmissão de áudio, e pq que cabos FAZEM SIM DIFERENÇA! os céticos que me perdoem, mas a diferença É REAL e FACILMENTE PERCEPTÍVEL! Vamos a uma explanação prática do assunto, vamos falar de nosso metal mais costumeiro, o cobre, que nunca é 100% puro, mas imaginemos um mundo maravilhoso onde o cobre é 100% puro, teriamos o seguinte cenário:

Frequencia de trabalho: 20KHz (vamos assumir que só se precisa mesmo de 20KHz, mesmo q harmonicos mais altos interfiram na sonoridade do sistema)

Metal: Cobre 100%

Skin Depth: 0,46mm (fiz isso usando a calculadora daquele site e convertendo tudo para medidas mais palpáveis que mícrons e GHz)

ou seja, temos uma espessura de "pele" de 0,46mm, o que isso quer dizer, quer dizer que em 20KHz o cobre transmite com sua resistividade nominal (1,69uohms/cm) a uma espessura de 0,46mm, em um fio de seção circular a skin depth se distribui de acordo com a seguinte figura:

skin_depth_wire.jpg

desta forma podemos dizer que um fio que tenha até 0,46mm de RAIO não terá skin effect, já que 100% do fio terá uma distancia do centro à borda inferior ou igual à skin depth do cobre. ficou claro? acho q sim!

ou seja, grosseiramente podemos dizer que fios de até 0,9mm de DIAMETRO não sofrerão de skin effect, bom, calculando-se a área desse cabo (na real eu olhei numa tabela de conversão AWG-mm) vemos que um fio de cobre de 0,9mm de diametro equivale a um fio 19AWG, ou aproximadamente 0,65mm². Então o que nós temos? para um tweeter tocar 20KHz sem atenuação pelo cabo, nenhum cabo de tweeter pode ultrapassar 0,65mm², acima disso ter-se ia uma aumento na resistividade aparente do cabo por efeito skin, e o pior, esse aumento seria proporcional à frequencia, fazendo o já referido "Low Pass" no sinal, deixando os agudos apagados e sem graça!

quer testar isso? coloque tweeters BONS que subam bem, ligados em amps BONS que tenham agudos bem presentes, e ligue com um fio de 4mm² comum, desses pra subwoofer mesmo, mesmo q seja o melhor cabo de cobre do planeta, os agudos CERTAMENTE ficaram ruins, e piores que com um fiozinho 2x0,5mm² (até certo volume, quando os 0,5mm² se tornem gargalo para a corrente conduzida)

OK, então a física nos prendeu em uma camisa de força, não podemos em hipótese alguma usar cabos mais grossos que 0,65mm² para tweeters? NÃO! pra quase tudo tem um jeito nessa vida! hahah

uns alemães pensaram algo quase óbvio: "ao invés de usarmos um único cabo, vamos dividir o sinal em vários cabos mais finos, dessa forma nenhum deles sofrerá skin effect", entretanto dividir totalmente o sinal não é exatamente a melhor das idéias, uma vez que o fluxo total de eletrons é mais eficaz que vários separados, então foi criado o litzendraht (alemão para cabo trançado), ou seja, se faz uma trança ou torção de cabos para que se tenham espirais concêntricas, e isso facilita o fluxo da corrente elétrica mantendo todo o fluxo uno, ainda que compartilhando-se vários cabos. obviamente estes cabos devem ser isolados entre sí, ou então elétricamente eles seriam um só (cabo multi-filamento), a idéia dos alemães é o que se chama de cabo Litz, algo bem parecido com meu cabo de fullrange/tweeter:

phto0005y.jpg

esse isolamento entretanto acaba se tornando um dielético, que eleva a capacitancia do cabo, e é por isso que cabos Litz são bem capados de graves, realmente eles matam MUITO as baixas frequencias, que não se importam com skin effect e preferem cabos sólidos de bitola maior, de baixa capacitancia!

Bem... toooda essa explanação aponta a razão de eu ter optado pelos conectores que optei! pra que usar um cabo Litz? a idéia toda se baseia na distribuição do sinal em vários cabos finos, dai eu vou lá na minha caixa e coloco um conector Banana, de latão, sólido torço os filamentos todos em um só, e perco o efeito litz... tá, será por apenas alguns centímetros, mas ei, e se desse pra manter cada filamento separado do outro? pensando nisso eu achei uma solução que pelo menos nos testes preliminares se mostrou muito eficiente!

aqui vai! É trabalhoso, mas depois fica EXCELENTE para conectar e desconectar, a coaptação é ótima, e fica bonito, com um acabamento bem legal!

bom... em redes de dados se usa conectores do tipo RJ45, eu pensei, "se eles são bons suficientes para transportar dados em 100MHz do Pentágono, da ABIN, da CIA e dentro de satélites de bilhões de dólares, pq não seria para transportar um simples sinal de áudio de 20KHz?"

como eu não sou muito de usar coisas "stock" eu comecei a pensar um jeito de melhorar o conector RJ45 que temos normalmente, o típico "conector de rede" macho e fêmea:

rj45__33825.jpg

61173993.jpg

essa fêmea é toda cheia de frescura, super pratica de se usar, mas... por dentro ela usa uma placa de circuitos vagabunda pra rotear as linhas e os conectores são de um metal bem vagabundo banhado em latão:

phto0016p.jpg

eu separei esse miolo, e só usei a parte da esquerda, onde se encaixam os filamentos, removi parte da carcaça pra ficar mais compacto e fácil de fixar na caixa...

phtosdsdsds0007.jpg

com paciencia e lixadeira eu preparei o macho do conector de forma que ele se encaixou no gap e conduziu diretamente os filamentos do cabo Litz para a parte de conexão:

dsddsdsdsdsdsd.jpg

phffffddddto0006.jpg

a fixação na caixa é simples, encaixe na madeira, e massa plástica para vedar a parte traseira que é aberta:

phto0001r.jpg

tá, eu sei, não é muito bonito, mas funciona! ZERO vazamento e conexão perfeita! por fora é bem estiloso!

phtdasdasdsadasdasdo000.jpg

Feita a fêmea, é hora de montar o macho, que eu não crimpei normalmente, cripado vc tem uma área de contato pífia do filamento com o metal q conecta à fêmea, então eu simplesmente removí aquelas chapinhas, e com uma lima eu desgastei a ponta do conector para permitir a passagem dos filamentos que foram devidamente desencapados e posicionados no local de contato:

phto0dsdsdsdsds008.jpg

e depois o acabamento feito com corda e termo-retrátil, e o outro lado simplesmente torcido para conectar ao amplificador que usa esse tipo de conexão.

phto0009a.jpg

Bom... eu to gripado, meio cansado, esse post já tá GIGANTESCO, depois eu falo sobre a conexão do médio-grave, que é BEM mais simples, mas é uma idéia BEM legal pra quem vai montar caixas!

Editado por SubSonic
  • Upvote 6

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...