Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

SubSonic

Reedição das LTs de 5" [MEGA POST com fotos na 4ª pág.]

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bem, não é novidade minha tara com LT! fazem já uns 5 anos que não uso outro tipo de caixa, sempre que possível!

eu tinha feito uma LTzinha, que acabou virando uma LT isobárica e me serviu de subwoofer por muito tempo! Agora, mudei de casa, as books que eu usava foram para a sala, provisóriamente, eu fiz umas caixinhas com fullranges de 4" para o PC aqui no quarto, mas esqueci de desabilitar o Bass Boost (que vem default) da placa de som, e torrei um deles (eram de 4W e levaram uma pentada violenta de distorção com um amp de mais de 50W, mesmo cortados nos 60Hz não aguentaram)... sem som no PC, meu fone com problemas, e sentindo MUITA falta de bêis aqui no quarto, eu resolvi fazer um projeto DECENTE para os falantinhos de 5" da Kenwood que me serviam de subwoofer, eles sobem bem até uns 1000Hz na dutada, em LT consegui até uns 2000 com preenchimento, e eu ainda vou decidir amanhã se eles tocarão com fullranges ou com tweeters!

bem, as specs da caixa são:

2 Way Speaker System by SubSonic

Via de Graves:

Falantinho Kenwood 5" Xmax alta e desconhecida e Fs em 43Hz, Sd aproximado de 82cm²

LT de 2,06m de comprimento iniciando-se em 100cm² e terminando em 50cm² (1,2~0,6Sd)

a LT foi toda projetada no Sketchup e feita para ter uma progressão negativa contínua, sem reduções abruptas, ou seja, eu não fiz as seções retas, cada seção afunila até o início da próxima seção!

Via de médio-agudos:

Opção 1: fullrange de 2,5" recondicionado de parametros desconhecidos e timbre excelente, cone de papel e suspensão de celulose

Opção 2: Tweeter Gambim TW-A (domo de seda, suave, não sobe no infinito mas tem ótimo timbre)

o projetinho da caixa é o seguinte:

ltzinha1.jpg

vista em "Raio X"

ltzinha2.jpg

vista normal. Reparem no final da linha saindo de lado, isso é pra me deixar um painel liberado acima do midbass para colocar o full/tweeter!

ltzinha3.jpg

vista explodida do projeto (feita para tirar medidas das peças para corte)

e aqui vão as FOTOS da primeira fase da construção, feita hoje, que foi serrar TODAS as peças (à exceção do furo para o falante, que eu vou fazer depois), amanha será só a montagem!

phto0001q.jpg

Técnica jedi inédita para riscar e preparar o corte reto com a tico-tico, primeiro coloca uma régua bem fixada, dai faz a linha e...

phto0003j.jpg

daí risca com uma chave de fenda pra "quebrar" a primeira camada do compensado e evitar dele lascar na hora de serrar, e isso tbem ajuda a guiar a tico tico na serragem!

master_yoda.jpg

mais pratica precisa! mas tecnica boa você ter, jovem Padawan!

E agora as madeiras todas cortadinhas, retas como nunca consegui antes! :)

phto0006s.jpg

bom, e aqui já aproveito para mostrar meu novo tool shack! meu quarto de ferramentas! ainda tá BEM incompleto, mas vai melhorando!

phto0009.jpg

phto0010q.jpg

amanha postarei fotos da montagem e resultado final, ou quase, faltando acabamento!

(peço à moderação que mantenha o tópico aqui no geral uns dias, pra ter mais visibilidade, depois pode mover pra seção adequada! Obrigado)

Editado por SubSonic
Postado em

Muito bacana hein Sub?! Queria ter um quartinho de ferramentas assim, para ir crescendo com o tempo tambem.

Mas viu, eu usaria os fullranges... Pelo que li da ganbim nao dá para confiar muito... Chamaram até de ganbim-arra, e falaram principalmente mal das tuitas. Veja la o que faz!

Postado em

Muito bacana hein Sub?! Queria ter um quartinho de ferramentas assim, para ir crescendo com o tempo tambem.

Mas viu, eu usaria os fullranges... Pelo que li da ganbim nao dá para confiar muito... Chamaram até de ganbim-arra, e falaram principalmente mal das tuitas. Veja la o que faz!

hahaha!

então, esses tweeters são roleta russa, mas eu tinha um lote de 11 pra escolher 2! escolhi um par casado, com Fs em torno dos 1000Hz, e dos 11 era o par que melhor tocava, realmente tem uma discrepancia fo** nos tweeters, o problema não é o projeto, que é bom, mas sim o controle de qualidade!

Postado em

LT é showw!! Comprovei isso hoje.

Nao entendi mto bem o desenho da LT.

Acompanhando!!

o desenho basicamente é assim, imagina um prisma retangular dividido em 4 partes, cada parte dessa é uma seção da linha, tipo, o falante ta ali em baixo, dai a linha vai para o lado, dai sobe, vira para tras, desce, vira para o outro lado, sobe, dai desce denovo e sai de lado!

deu pra entender? dá um trabaaaaaaaaaaalho desmontar essa caixa no sketchup pra mostrar! mas se kiser eu desosso ela!

curti a tecnica pra cortar redo, mas qualquer coisa uma lixa resolve [^]

po Rafa, ficar consertando tudo na lixa é coisa de peão! pra fazer uma caixa "nos zóio" pra um par de street bass e tocar chatuba do mesquita até que vai, mas pra uma LT complicada dessas e pequena nem rola, tem que sair perfeito de primeira! e a técnica FUNCIONA! além de não lascar a tico tico vai seguindo certinho o "trilho" feito com a chave!

nem preciso dizer que SEMPRE se deve serrar com a madeira devidamente travada com sargentos pra ela não sair do lugar e MUITA, MUUUUUITA calma!

Postado em

cara meu sonho ter um espaço desses em casa, puts muito legal mesmo e gostei da maneira como vc fez para cortar vou plagiar sua ideia rsrsrrsrs

ta ficando legal parabens

em breve vo fazer umas coisas dessas para o som aqui de casa, voltei a brincar com altofalantes, tava com saudade já

abraço

Postado em

Muito massa cara, o quatinho é sonho mue, mas não tenho onde fazer... Acredita que nem usei a tupia ainda? Aliás, nem comprei as fresas!

Estou inclinadíssimo a fazer LT, mas tenho 2 SONY de 6" aqui também sem parâmetros...

Postado em

cara meu sonho ter um espaço desses em casa, puts muito legal mesmo e gostei da maneira como vc fez para cortar vou plagiar sua ideia rsrsrrsrs

ta ficando legal parabens

em breve vo fazer umas coisas dessas para o som aqui de casa, voltei a brincar com altofalantes, tava com saudade já

abraço

intão cara, quando eu vim ver essa casa pra alugar eu decretei no primeiro dia que aquele seria meu quarto de ferramentas! realmente é MUITO bom ter um lugar assim pra trabalhar! eu procuro manter o mais organizado possível, toda vez q eu trabalho no fim do dia eu passo vassoura no chão e coloco tudo no lugar, é gostoso olhar pro quartinho e ver td certinho lá! falta MUITA ferramenta ai, uma serra circular, tupia, dremmel... por ai vai, mas vai indo!

e pode usar a tecnica a vontade! Que a força esteja com você!

Muito massa cara, o quatinho é sonho mue, mas não tenho onde fazer... Acredita que nem usei a tupia ainda? Aliás, nem comprei as fresas!

Estou inclinadíssimo a fazer LT, mas tenho 2 SONY de 6" aqui também sem parâmetros...

hauehueahua

cara... FAÇA LT, é a caixa que vc tem menos chance de errar! a Sd vc pode usar outro falante de mesma medida nominal com mesmo tipo de plug de fase (vai na madisound e vai olhando as fotos até achar um parecido)... na mesma medida a diferença dá de 2 ou 3 cm², nada muito exagerado!

quanto à Fs, é bem fácil! coloca um resistor de 1K, por ai, em série com o falante, liga ele num amp, e vai mandando sinais de 1 em 1 Hz e mede a tensão que passa pelo resistor com o multimetro! na frequencia que a tensão for a maior, é a Fs!

basicamente oq vc precisa é isso pra montar a LT, o resto vc pode deduzir olhando pro falante mesmo! (ver se a susp. é dura ou mole, se ele excursiona bem... bem "nozóio")

dá certo, viu!

Postado em

Sub... Já te recomendo pra sua próxima compra: Serra circular Skill... Paguei 299 na leroy, e é só felicidade!

Fiz uma guia de corte reto em MDF, pois preciso de tiras de compensado de 7,5cm de largura. Corto 2 folhas por vez (dá pra cortar 4, mas eu acho que já força muito desnecessáriamente a máquina). Delícia de cortar!

Tô aqui na dúvida do meu próximo set de casa, mas acho que vou encarar mais uma LT também... Precisa ser uma caixa de altíssimo WAF, então vou fazer uma pro CS50B que tá encostado. Médio-alto vai ser um par de fulls de 2x3" (3W cada) por caixa, que eu usava no carro. Cross passivo, tudo tocado pelo meu véio Marantz 1040 que precisa de uma BOA revisão (troca de todos os caps, que ainda não tive coragem de fazer). O grave vai ser o meu misterioso sub de 10" em seladinha de 10 litros... só que essa seladinha vai ser recheada com areia pra atingir pelo menos 20kg.

Postado em

quanto à Fs, é bem fácil! coloca um resistor de 1K, por ai, em série com o falante, liga ele num amp, e vai mandando sinais de 1 em 1 Hz e mede a tensão que passa pelo resistor com o multimetro! na frequencia que a tensão for a maior, é a Fs!

Eu uso resistor de 10R, com algum amp que dê pelo menos 2W RMS.

Se você está medindo no resistor, é o ponto onde a tensão é menor. Se está medindo na bobina do falante, é onde a tensão é maior.

• Upvote 1
Postado em (editado)

Eu uso resistor de 10R, com algum amp que dê pelo menos 2W RMS.

Se você está medindo no resistor, é o ponto onde a tensão é menor. Se está medindo na bobina do falante, é onde a tensão é maior.

isso isso! eu sempre confiro na audiolist antes de fazer! era tarde da noite e eu tava meio dorgas!

faça como o Kleber disse!

EDIT: HEY! ainda é tarde da noite! hauehuaehuaehuae é... eu to dorgas de sono!

Editado por SubSonic
Postado em

Ta bom vai, já que a conversa ta de gente grande, vou confessar...

A circular estou indeciso, a parafusadeira está a caminho e estou pesquisando Hi-Vi, Peerless, Vifa, Tang Band e quero 4 vias! (...) ahuahuahuahuahu

Já tenho algo em mente mas num to afim de fazer cross passivo pra tudo isso, tem algum ativo bom e barato? Esses automotivos será que dão conta do recado? Pelo menos pelas specs ficariam perfeitos! Já que não é nada hi-fi, e sim, somente um SQ...

No meu caso, pra ouvir música e ver filmes na Plasma 42" que ta chegando, DAÍ, arrumei um BOM motivo pra por a mão na massa, Paypal em 1 semana ta comendo solto...

Postado em

Sub... Já te recomendo pra sua próxima compra: Serra circular Skill... Paguei 299 na leroy, e é só felicidade!

Fiz uma guia de corte reto em MDF, pois preciso de tiras de compensado de 7,5cm de largura. Corto 2 folhas por vez (dá pra cortar 4, mas eu acho que já força muito desnecessáriamente a máquina). Delícia de cortar!

Tô aqui na dúvida do meu próximo set de casa, mas acho que vou encarar mais uma LT também... Precisa ser uma caixa de altíssimo WAF, então vou fazer uma pro CS50B que tá encostado. Médio-alto vai ser um par de fulls de 2x3" (3W cada) por caixa, que eu usava no carro. Cross passivo, tudo tocado pelo meu véio Marantz 1040 que precisa de uma BOA revisão (troca de todos os caps, que ainda não tive coragem de fazer). O grave vai ser o meu misterioso sub de 10" em seladinha de 10 litros... só que essa seladinha vai ser recheada com areia pra atingir pelo menos 20kg.

Kleber.. tem fotos do guia de corte pra circular?

a circular é minha proxima aquisição, certamente! to vendo de pegar uma Sega Tools, 190 no paragua!

Postado em

Ta bom vai, já que a conversa ta de gente grande, vou confessar...

A circular estou indeciso, a parafusadeira está a caminho e estou pesquisando Hi-Vi, Peerless, Vifa, Tang Band e quero 4 vias! (...) ahuahuahuahuahu

Já tenho algo em mente mas num to afim de fazer cross passivo pra tudo isso, tem algum ativo bom e barato? Esses automotivos será que dão conta do recado? Pelo menos pelas specs ficariam perfeitos! Já que não é nada hi-fi, e sim, somente um SQ...

No meu caso, pra ouvir música e ver filmes na Plasma 42" que ta chegando, DAÍ, arrumei um BOM motivo pra por a mão na massa, Paypal em 1 semana ta comendo solto...

cara... em casa NÃO EXISTE motivo pra não usar o PC e uma placa de som (ou mesmo uma onboard)!

dá show em MUITA coisa cara por ai e MUITO mais opções!

eu vou usar corte passivo por ora, pq to sem amp suficiente, mas logo monto mais uns amps para passar tudo pra corte ativo pelo PC!

tbem gosto de 4 vias pra casa! 3 vias na torre e subwoofer! eu tenho um projeto de torre para a sala que se der certo vai ser BEM JÓIA! um par de torres só, com sub de 8", médio de 6, full de 4" e tweeter domo, sub em LT e o restante, talvez em LT tbem, mas mais provável que fique em seladinha mesmo! dai é só jogar a central e as surround e tem um belo de um 5.2 bem competente!

Postado em

10 visitas/comentário

ê beleza!

po, se entrou aki, comenta alguma coisa! =D

agora de manhã não deu tempo de mexer na caixa, de tarde eu vou ver se monto ela!

tive um pobreminha com o fullrange, então ela vai tocar provisóriamente com o tweeter da gambim mesmo, corte de 6dB/8ª a 3000Hz, é provisório, o tw vai ser fixado externamente na caixa, segunda devo resolver o problema e testo os full!

Postado em

cara... em casa NÃO EXISTE motivo pra não usar o PC e uma placa de som (ou mesmo uma onboard)!

dá show em MUITA coisa cara por ai e MUITO mais opções!

eu vou usar corte passivo por ora, pq to sem amp suficiente, mas logo monto mais uns amps para passar tudo pra corte ativo pelo PC!

tbem gosto de 4 vias pra casa! 3 vias na torre e subwoofer! eu tenho um projeto de torre para a sala que se der certo vai ser BEM JÓIA! um par de torres só, com sub de 8", médio de 6, full de 4" e tweeter domo, sub em LT e o restante, talvez em LT tbem, mas mais provável que fique em seladinha mesmo! dai é só jogar a central e as surround e tem um belo de um 5.2 bem competente!

Cara, meu note tem até controle remoto e é bem silencioso, ficaria perfeito, mas usar note na sala é fo**, toda vez que for assistir um filme conectar o note é punk... É fácil mas é fo**, eu queria só pré/power e caixas, talvez sem EQ nem nada, tudo flat... Meu interese é deixar o conjunto montado na sala, no quarto nem tenho interesse e não vai caber com as mudanças aqui (ta vindo minha irmã e meu cunhado morar aqui e a 42" junto), uso um 2.1 compacto da Logitech que basta pro note, até pra ouvir música é tranquilo, quando quero mais detalhes e volume, coloco o fone.

Meu projeto (intenção) é parecido, torres seladas de 3 vias, estou indeciso entre um Hi-Vi ou um Vifa de titânio, full de 3" fazendo o papel de MR (pelo preço) e woofer de 6" + sub em LT.

Amps, to querendo fazer todos eu mesmo, mais ainda vou levantar custos pra ver o que compensa fazer... Eu vou te confessar, QUASE comprei um Stetsom STX 104 e um Roadstar RS6DX pra testar... Pois nunca ouvi um SQ nesses XOvers e fica mais barato que montar 8 passivos de qualidade...

Bom, depois crio meu tópico, to ferrando o seu já... ahuahuahua

Abraço.

Postado em

Cara, meu note tem até controle remoto e é bem silencioso, ficaria perfeito, mas usar note na sala é fo**, toda vez que for assistir um filme conectar o note é punk... É fácil mas é fo**, eu queria só pré/power e caixas, talvez sem EQ nem nada, tudo flat... Meu interese é deixar o conjunto montado na sala, no quarto nem tenho interesse e não vai caber com as mudanças aqui (ta vindo minha irmã e meu cunhado morar aqui e a 42" junto), uso um 2.1 compacto da Logitech que basta pro note, até pra ouvir música é tranquilo, quando quero mais detalhes e volume, coloco o fone.

Meu projeto (intenção) é parecido, torres seladas de 3 vias, estou indeciso entre um Hi-Vi ou um Vifa de titânio, full de 3" fazendo o papel de MR (pelo preço) e woofer de 6" + sub em LT.

Amps, to querendo fazer todos eu mesmo, mais ainda vou levantar custos pra ver o que compensa fazer... Eu vou te confessar, QUASE comprei um Stetsom STX 104 e um Roadstar RS6DX pra testar... Pois nunca ouvi um SQ nesses XOvers e fica mais barato que montar 8 passivos de qualidade...

Bom, depois crio meu tópico, to ferrando o seu já... ahuahuahua

Abraço.

300 reais vc monta um PC pra isso, cara! é uma opção barata, com 400 vc pega um com leitor de blu ray, saida HDMI, 8 canais de saída e trocentas opções de cross, eq e td mais que quiser!

Postado em

300 reais vc monta um PC pra isso, cara! é uma opção barata, com 400 vc pega um com leitor de blu ray, saida HDMI, 8 canais de saída e trocentas opções de cross, eq e td mais que quiser!

Não entendi velho, PC eu tenho aqui, 2 Athlon, um Duron, um K6-2, memória, HD, fonte, gabinete... R$ 400,00 um PC com BD e HDMI? :blink:

PS: Meu note tem HDMI e uma VGA legal (dedicada), mas testei numa LCD 32" e não curto o resultado, mesmo na res máx suportada pela TV.

Vou pensar em começar por aí, pq meu note tem controle remoto, Win Media Center e tal...

Vou dar uma pesquisada em placa de som externa que tenha 8 saídas (7.1) analógicas.

Tem software free pra fazer esses cortes HP, BP, LP multicanais?

Postado em

Não entendi velho, PC eu tenho aqui, 2 Athlon, um Duron, um K6-2, memória, HD, fonte, gabinete... R$ 400,00 um PC com BD e HDMI? :blink:

PS: Meu note tem HDMI e uma VGA legal (dedicada), mas testei numa LCD 32" e não curto o resultado, mesmo na res máx suportada pela TV.

Vou pensar em começar por aí, pq meu note tem controle remoto, Win Media Center e tal...

Vou dar uma pesquisada em placa de som externa que tenha 8 saídas (7.1) analógicas.

Tem software free pra fazer esses cortes HP, BP, LP multicanais?

tem sim! procura os tópicos de carputer (do Kleber e do jão) no DIY e SQ que tem tudo lá!

vc tem processador e placa mãe ai já? se tiver uma placa mãe PCI-e tá facinho! compra só o leitor de BD (esse eu confundi o preço! hahaha realmente, só ele tá uns 280 reais) e uma placa de vídeo com HDMI (tem a partir de 35 dolares) e já era!

se for partir pra um PC novo, pega uma placa onboard boazinha, com vídeo integrado razoável e saída HDMI (tem na faixa dos 70 dolares) um processador basico (mais uns 70 dolares), dai gasta mais 25 dolares de mem. e 40 dolares de HD... ai, um PC novo por 205 doletas, menos de R$400!

eu subestimei os preços (eu tava na cabeça um PCzinho comercial do marba, com HDMI sobe um pouco o custo!), mas nessa faixa ai vc monta PC decente! fonte vc deve ter, se não tiver uma generica da conta, 8 dolares, e gabinete sempre se consegue na faixa!

pela imensidão de recursos, possibilidade de tacar filme baixado em 1080p e rodar de boa, conectar com os outros PCs da casa, ter um sistema integrado legal desses, por esse valor, eu acho um excelente custo X benefício!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...