Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cenorasound

Transmission Line (LT)

Recommended Posts

Bom galera, como podem ver, eu nao participo muito do forum, sou mais de ficar somente lendo e aprendendo!!

 

Agora vou me aventurar na construçao de uma LT!!

Li bastante sobre elas aqui no forum, principalmente o tópico do SubSonic que foi onde eu tive uma base de como calcular uma LT.

 

O falante vai ser um Bravox UXP Power 12" D-2. Lembro que o Guto postou um topico ha muito tempo atras de uma LT pra um UXP de 10".

 

Seguem fotos dos rascunhos:

1000543a.jpg

Até aqui nao tive problemas.

 

Agora, pra "dobrar" esses 2,8m foi fo**. Primeiro pq eu nao tinha nem ideia de como fazer isso. Entao novamente fui pesquisar sobre isso.

Nao achei nenhuma informaçao sobre COMO "dobrar". Mas vendo uns comentarios e umas fotos de projetos consegui fazer alguma coisa aqui:

1000542t.jpg

 

Agora vem as perguntas:

Esta correto o modo como eu "dobrei" a linha?

 

Refazendo as contas, a caixa ficou com 3,32m e uma sintoia de 25,6Hz. Tem algum problema que a linha tenha ficado um pouco maior e com sintonia mais baixa??

 

Vai vai descer bastante e com força??Vai subir até uns 60Hz?(no MÁXIMO)

 

Mesmo sendo para grave (subgrave) preciso preencher com algum material??Qual seria?

 

Uma pergunta voltada para excursao do sub:

Alta excursão zoa o conjunto móvel do sub ou tbm gera distorção?? Se sim, é so ficar de olho no led clip do amplificador entao?

 

Bom galera é isso...Pretendo começar o mais rápido possivel, assim que as medidas estejam certas. Ao longo da montagem vou postando fotos!

Pretendo fazer a caixa lentamente e com calma pra conseguir tirar o maximo do sub!!

 

Valeu galera

Abs!!

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A linha foi dobrada corretamente! Ela tem 1 oitava de utilidade, então em 25hz vai tocar de 12,5hz até 50hz... eu particularmente, acho mais útil vc fazer ela sntonizada em 30~40hz.. pra tocar de 20hz até uns 70hz (80hz na melhro das hipóteses)... pq pico em 25hz é de certa forma inútil!

 

Preencher com material, precisa.. pra "amansar" o pico e aumentar a faixa d resposta.. mas quanto menor o pico (tocando mais flat) maior a banda de resposta (ampla) porém perde SPL!

 

Na TL creio que o maior problema seja x-max mesmo.. só ficar de olho na excursão!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po bloom vlw!!

 

Vou aumentar a Fs pra 35Hz.

 

Tem alguma prefrencia de lugar para o final da linha ficar?? Tipo, ela pode ficar logo ao lado do sub, atras, ao lado??

 

Tem algum local melhor?? Se ficar atras da caixa a uns 5 cm da parede pode gerar perdas?

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fo** eh nao saber mecher com o revestimento...

 

Ja ouvi dizer que, dependendo do local onde se coloca mais preenchimento na LT, a resposta muda completamente.

 

Isso procede?

 

Se sim, entao é bem dificil e exige muita pratica fazer uma, viu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fo** eh nao saber mecher com o revestimento...

 

Ja ouvi dizer que, dependendo do local onde se coloca mais preenchimento na LT, a resposta muda completamente.

 

Isso procede?

 

Se sim, entao é bem dificil e exige muita pratica fazer uma, viu...

Po cara nao sei disso nao... Faz pouquissimo tempo que comecei me aprofundar no assunto de LTs..

Só li que para grave, pode nao haver preenchimento ou pode ser bem leve.

E tambem que o tipo do material utilizado influencia muito no resultado...Essa do local nao sabia nao..

Vlw por comentar!!Tem problema nao, é só ir acertando com o tempo, quando se trata de som, minha paciencia é infinita!!

 

Bom refazendo a caixa...

Fiz as contas(como o bloom disse: 30~40Hz)fiz com 35! rs

Deu uma linha de 2,4m.

Lembrando que vou começar com 1,2Sd e terminar com 0,8Sd e a largura da caixa será de 34cm pra nao ficar muito perto do sub!

Lembro que o Guto falo que subs com Bl abaixo de 10 é complicado por em LT.. O do UXP é 7,3, sera que vai ter cone voando na primeira batida??

 

1000544u.jpg

Depois refiz as contas e deu uma linha de 2,69m e uma Fs de 31,6Hz pertinho da Fs do sub. (Isso é bom? Ou nao faz diferença nenhuma?)

 

Tem problema do final da linha ser do lado do sub?

 

Poderia aplicar 800wrms no sub (de olho no led clip)??

 

Estou entre 2 amplificadores Ht600 (nao tem led clip) e dB800 (otimo custo x beneficio e tem led clip)

Entao tenho medo de aplicar os 800wrms do ampli e o sub ir pro espaço.. Mas tbm tenho medo de por um ampli um pouco mais fraco e nao saber quando esta mandando distorçao e torrar o sub...

 

Bom é isso ai galera..

Vlw pela força!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei interessante ! mais acho que esse tipo de cx por mais que seja boa deve ser unica ne , depois de formulas e mais formulas chegamos a um denominador comum.....garanto que um simples detalhe muda drasticamente o som da caixa , por isso acho que sao muito boas porem unicas , a sua e sua e a minha e a minha !!!!vlw ai !!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A linha foi dobrada corretamente! Ela tem 1 oitava de utilidade, então em 25hz vai tocar de 12,5hz até 50hz...

 

Mas aí já são 2 oitavas... :vts

 

Na prática, usando amortecimento interno (plumante, lã acrílica, lã de algodão, etc) a banda cresce e o SPL despenca.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Luiz e Praia..

 

Sim entendi seu comentario, porém tenho certas duvidas, ou melhor dizendo, precauçoes que devo tomar pra nao ferrar o sub!!

 

Principlamente essa duvida do amplificador...Se soubesse que um amplificador de 800wrms com led clip faria o cone sair voando e o led clip nao adiantaria de nada, investiria em algo mais fraco!

 

Vlw!!

Abss!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas aí já são 2 oitavas... :vts

 

Na prática, usando amortecimento interno (plumante, lã acrílica, lã de algodão, etc) a banda cresce e o SPL despenca.

 

Vlw Kleber...Vou deixar sem preenchimento, se achar que esta muito picudo coloco alguma coisa bem leve pra ver se melhora...Com o tempo vou acertando! O unico "problema" é abrir e fechar a caixa toda vez que for ajustar, o parafuso "gasta" o mdf e com o tempo perde a "rosca", aii só com cola msm!! pasmafaute (Ou fazer novos furos)

 

Vlw!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, a potência admissível será bem menor.

 

Uma solução é fazer a caixa com seção de 0,5Sd, ou seja, câmaras bem pequenas. Pode começar e terminar com 0,5. Aí diminui a margem de probblemas, pois dá um pouco mais de carga ao falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Kleber...Vou deixar sem preenchimento, se achar que esta muito picudo coloco alguma coisa bem leve pra ver se melhora...Com o tempo vou acertando! O unico "problema" é abrir e fechar a caixa toda vez que for ajustar, o parafuso "gasta" o mdf e com o tempo perde a "rosca", aii só com cola msm!! pasmafaute (Ou fazer novos furos)

 

Vlw!!

 

Eu costumo fechar com poucos parafusos na fase de testes. Use uma manta de EVA pra vedação nessa parede móvel, quebra um galhão!

 

Depois de acertada aí eu sepulto no parafuso. mas dá pra usar porcas-garra, o que te pemrite montar e desmontar quantas vezes quiser! BEEEEM melhor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar começar com 1Sd e terminar com 0.5

 

Vou de Ht 600 entao!

 

Só um problema que encontrei (MAIS UM?) :unsure:[^]

A primeira camara calculando com 1,0Sd ficara com 51,5 de largura por 15cm de profundidade. Bom o uxp tem uma profundidade de 17cm.. Entao posso fazer a camara com os 17cm e so na abertura que vai para a outra camara deixar com 15cm?

Fiz um "rascunho" aqui pra entender melhor.

semttulohc.jpg

 

Desculpem tantas perguntas. Mas nao encontro essas informaçoes nos topicos ja existentes sobre LTs!! :(

 

Vlw!! hand26

 

Edit: Esqueci a foto [^]

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando o topico

Esse sub vai tocar aonde?

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando o topico

Esse sub vai tocar aonde?

Por enquanto no quarto!!

 

Quando fizer 18 vai pro carro, ai nao sei se vai na LT pq fica meio dificil caber no PM!!

 

Vamo ver no que vai dar!!

 

Flw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom acho que agora é só começar a montagem.

Refiz (novamente) todo o projeto, dessa vez ta um pouco diferente!

Começo da linha 1Sd final da linha 0,5Sd.

Fs:35,42Hz Comprimento da linha: 2,4m

 

Altura da caixa:67cm

Largura:34cm

Comprimento:39cm

(Medidas sem considerar o MDF de 20mm)

 

1000546k.jpg

 

Subwoofer Bravox UXP 12" D2 [ja tenho]

Amplificador Ht600 [falta comprar]

Fonte de 40A [ja tenho]

 

É isso ai galera!!

Aceito criticas, sugestoes...

 

Agradeço muito aos que participaram!!!

 

Vou dar um tempo pra ler mais algumas opinioes e se tiver td certo começo a montar!!

 

Vlw

Abs

 

EDIT:Português

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po bloom vlw!!

 

Vou aumentar a Fs pra 35Hz.

 

Tem alguma prefrencia de lugar para o final da linha ficar?? Tipo, ela pode ficar logo ao lado do sub, atras, ao lado??

 

Tem algum local melhor?? Se ficar atras da caixa a uns 5 cm da parede pode gerar perdas?

 

FS em 35hz pegaria de ~17hz até uns 70hz.. show de bola! Raríssimas músicas tem algo abaixo de 30hz (menos de 10 no mundo inteiro). Olha, estou falando de músicas.. pq senoidal qualquer um gera! Agora, música conhecida que toque abaixo de 30hz, umas 10! (bass I love you, etc etc)

 

Quanto ao local pra terminar a linha, basta ser um local não obstruído! Se puder colocar do mesmo lado do sub, melhor ainda! Mas não interfere TANTO assim!

 

Atrás da caixa a 5cm? Pode ser que sim.. que gere perdas! depnde da largura do local! Tenta colocar ela do lado do sub!

 

O fo** eh nao saber mecher com o revestimento...

 

Ja ouvi dizer que, dependendo do local onde se coloca mais preenchimento na LT, a resposta muda completamente.

 

Isso procede?

 

Se sim, entao é bem dificil e exige muita pratica fazer uma, viu...

 

 

Se vc quer uma resposta BOA, procede! Pra SPL puro, pode deixar sem preenchimento, mas vai ficar com um baita pico e o sub pulando demais!

 

Conforme vai preenchendo, vai mudando a resposta.. e a densidade assim como local onde foi preenchido (inicio/final da linha) influem DIRETAMENTE nisso!

 

 

 

Ah, HEADROOM em TL é complicado, principalmente se não tiver um bom subsonico! O ideal é usar no maximo a potencia nominal do sub.. mas como o rendimento é mais alto, dá pra aplicar menos potencia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FS em 35hz pegaria de ~17hz até uns 70hz.. show de bola! Raríssimas músicas tem algo abaixo de 30hz (menos de 10 no mundo inteiro). Olha, estou falando de músicas.. pq senoidal qualquer um gera! Agora, música conhecida que toque abaixo de 30hz, umas 10! (bass I love you, etc etc)

 

Quanto ao local pra terminar a linha, basta ser um local não obstruído! Se puder colocar do mesmo lado do sub, melhor ainda! Mas não interfere TANTO assim!

 

Atrás da caixa a 5cm? Pode ser que sim.. que gere perdas! depnde da largura do local! Tenta colocar ela do lado do sub!

 

 

 

 

Se vc quer uma resposta BOA, procede! Pra SPL puro, pode deixar sem preenchimento, mas vai ficar com um baita pico e o sub pulando demais!

 

Conforme vai preenchendo, vai mudando a resposta.. e a densidade assim como local onde foi preenchido (inicio/final da linha) influem DIRETAMENTE nisso!

 

 

 

Ah, HEADROOM em TL é complicado, principalmente se não tiver um bom subsonico! O ideal é usar no maximo a potencia nominal do sub.. mas como o rendimento é mais alto, dá pra aplicar menos potencia!

 

Fala bloom,

 

Entao seria bom eu nao dexar ela vazia,to com um puta medo de zoar o UXP por alta excursao!!

 

Alguem mais experiente que eu tem alguma dica de como preencher,quero dizer, somente uma "referencia" pra eu nao ficar perdido, assim pelo menos ja tenho uma ideia de como e por onde começar, depois eu me viro!! :rolleyes:

 

Fazer LT é fo** hein!! gastei 10pgs de desenhos e contas pra chegar num resultado "bom". pasmafaute Nao é dificl, só é BEEEMM trabalhoso.

 

Amanha pretendo riscar o mdf!! Nao sei se vai caber, pois é o que sobrou da caixa do sub e da caixa dos mids, mas tenho uma carta na manga caso nao couber [¨] :rolleyes: (Nesse caso, espero que a "carta na manga dê certo. :unsure: )

 

Vlw pela ajuda galera!!

 

Abs.. hand26

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A linha foi dobrada corretamente! Ela tem 1 oitava de utilidade, então em 25hz vai tocar de 12,5hz até 50hz... eu particularmente, acho mais útil vc fazer ela sntonizada em 30~40hz.. pra tocar de 20hz até uns 70hz (80hz na melhro das hipóteses)... pq pico em 25hz é de certa forma inútil!

 

Preencher com material, precisa.. pra "amansar" o pico e aumentar a faixa d resposta.. mas quanto menor o pico (tocando mais flat) maior a banda de resposta (ampla) porém perde SPL!

 

Na TL creio que o maior problema seja x-max mesmo.. só ficar de olho na excursão!

 

Bloom...

 

isso é regra pra tubo ressonante, não TL dampeada! trocando em miudos, essa regra de 1 oitava é pra LT SEM PREENCHIMENTO! colocando preenchimento vc consegue subir bem a faixa útil!

 

eu sintonizaria baixo mesmo! na minha experiencia sintonizar abaixo da Fs é totalmente viável e extende BEM o subgrave!

 

mas ai tem que fazer preenchimento e sintonia fina, cuidar pra não descontrolar e tals... e esse trabalhinho vale MUITO a pena! dá pra ter uma LT de 15-90Hz tranquilamente, com preenchimento correto e falante adequado, claro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala bloom,

 

Entao seria bom eu nao dexar ela vazia,to com um puta medo de zoar o UXP por alta excursao!!

 

Alguem mais experiente que eu tem alguma dica de como preencher,quero dizer, somente uma "referencia" pra eu nao ficar perdido, assim pelo menos ja tenho uma ideia de como e por onde começar, depois eu me viro!! :rolleyes:

 

Fazer LT é fo** hein!! gastei 10pgs de desenhos e contas pra chegar num resultado "bom". pasmafaute Nao é dificl, só é BEEEMM trabalhoso.

 

Amanha pretendo riscar o mdf!! Nao sei se vai caber, pois é o que sobrou da caixa do sub e da caixa dos mids, mas tenho uma carta na manga caso nao couber [¨]:rolleyes: (Nesse caso, espero que a "carta na manga dê certo. :unsure: )

 

Vlw pela ajuda galera!!

 

Abs.. hand26

 

é bem isso mesmo, no começo vai MUITA caneta pra chegar num resultado legal! mas depois vc pega o jeito!

 

pra preencher eu falei alguma coisa em um tópico q eu criei só sobre LTs (preguiça de procurar)... o material a ser usado pode ser plumante, lã de vidro, lã de rocha, metalacê... enfim... qqr coisa do tipo que não vá "compactar" com o tempo (algodão, por exemplo, é inviável, ele compactaria com o tempo e literalmente entupiria a linha)

 

um cobertor de mendigo ou feltro nas paredes nos primeiros 2 terços caem bem, especialmente para um sub potente como o UXP, coloque uma camada fina (15mm) de espuma na parede atras do sub (vc já deve ter visto fotos)

 

dai o preenchimento segue mais ou menos um padrão de densidade alta-média-baixa-vazio, sendo que a parte vazia é o ultimo terço todo da caixa, ou pode ser o ultimo quarto da caixa... ai depende do ouvido mesmo! mas basicamente se começa com o plumante levemente comprimido, dai deixa ele bem levemente comprimido, passando a totalmente frouxo até ficar vazia a linha, nunca comprima demais o plumante ao ponto de "abafar"!

 

basicamente é isso, o resto é de ouvido mesmo

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é bem isso mesmo, no começo vai MUITA caneta pra chegar num resultado legal! mas depois vc pega o jeito!

 

pra preencher eu falei alguma coisa em um tópico q eu criei só sobre LTs (preguiça de procurar)... o material a ser usado pode ser plumante, lã de vidro, lã de rocha, metalacê... enfim... qqr coisa do tipo que não vá "compactar" com o tempo (algodão, por exemplo, é inviável, ele compactaria com o tempo e literalmente entupiria a linha)

 

um cobertor de mendigo ou feltro nas paredes nos primeiros 2 terços caem bem, especialmente para um sub potente como o UXP, coloque uma camada fina (15mm) de espuma na parede atras do sub (vc já deve ter visto fotos)

 

dai o preenchimento segue mais ou menos um padrão de densidade alta-média-baixa-vazio, sendo que a parte vazia é o ultimo terço todo da caixa, ou pode ser o ultimo quarto da caixa... ai depende do ouvido mesmo! mas basicamente se começa com o plumante levemente comprimido, dai deixa ele bem levemente comprimido, passando a totalmente frouxo até ficar vazia a linha, nunca comprima demais o plumante ao ponto de "abafar"!

 

basicamente é isso, o resto é de ouvido mesmo

 

Po valeu sub!!!

 

Entendi, seu topico sobre LTs me ajudou MUITO vc nao tem noçao!! Foi a partir dele que tive uma base de COMO e POR ONDe começar uma LT!!

Primeiramente pensei em deixar vazio! Mas como o bloom falou, com preenchimento há maior controle de cone... E voce dizendo agora que com preenchimento a faixa util sobe alem de 1oitava.. Nem vou pensar 2 vezes antes de preencher. :rolleyes:

 

Agora é so montar..Estou de ferias da escola entao vou fazer com calma, paciencia e BEM FEITO...

AGora sim vou conseguir o subgrave que eu queria há muito tempo!!

 

1000549d.jpg

Esta seria minha "carta na manga" mas alem de estar mais bem feito em relaçao aos outros, possui menos curvas, e quanto menos curvas melhor!Tambem nao sei se a folha de mdf que tenho aqui daria para o outro projeto!

 

Só estou inseguro sobre o tamanho das camaras! a primeira esta com 20cm porem a "abertura" por onde o ar passara esta com 1Sd (14,7cm). Tive que fazer com 20cm pois a "profundidade" do UXP é bem proxima disso, entao nao tive escolha!

 

Valeu mesmo galera!!!Vcs tao dando a maior força!!!

Alem de estar conseguindo montar um novo "set" ainda tenho a satisfaçao de estar aprendendo MUITO aqui!!! :rolleyes::legal:

 

Vlw mesmo!! hand26

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci as informaçoes da caixa!!

 

Fs:39,2Hz.

 

Inicio:1Sd

Fim:0,5Sd

 

TEORICAMENTE a caixa responderia entre 19,6~78,4Hz.Creio que o preenchimento melhore a resposta.

 

O sub vai ter FORÇA nesses "teoricos" 19,6Hz?Ou vai tocar mais ou menos?

Hoje tenho um subgrave agradavel mas sem força!!

 

hand26

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po valeu sub!!!

 

Entendi, seu topico sobre LTs me ajudou MUITO vc nao tem noçao!! Foi a partir dele que tive uma base de COMO e POR ONDe começar uma LT!!

Primeiramente pensei em deixar vazio! Mas como o bloom falou, com preenchimento há maior controle de cone... E voce dizendo agora que com preenchimento a faixa util sobe alem de 1oitava.. Nem vou pensar 2 vezes antes de preencher. :rolleyes:

 

Agora é so montar..Estou de ferias da escola entao vou fazer com calma, paciencia e BEM FEITO...

AGora sim vou conseguir o subgrave que eu queria há muito tempo!!

 

1000549d.jpg

Esta seria minha "carta na manga" mas alem de estar mais bem feito em relaçao aos outros, possui menos curvas, e quanto menos curvas melhor!Tambem nao sei se a folha de mdf que tenho aqui daria para o outro projeto!

 

Só estou inseguro sobre o tamanho das camaras! a primeira esta com 20cm porem a "abertura" por onde o ar passara esta com 1Sd (14,7cm). Tive que fazer com 20cm pois a "profundidade" do UXP é bem proxima disso, entao nao tive escolha!

 

Valeu mesmo galera!!!Vcs tao dando a maior força!!!

Alem de estar conseguindo montar um novo "set" ainda tenho a satisfaçao de estar aprendendo MUITO aqui!!! :rolleyes::legal:

 

Vlw mesmo!! hand26

 

cara... AGORA sua LT ta ficando legal! e, sua caixa é tão simples (somente uma dobra) que da pra fazer um tapering constante na linha, e não por seções!

 

tipo, a primeira seção é 20cm, a segunda é 12 (11,7 mas 3mm NÃO fazem tanta diferença numa LT... acredite, LTs são generosas e não traem por detalhes), vc pode terminar a primeira seção com a média entre as 2 medidas! incline a tábua central de forma que a primeira seção termine com 16cm, automaticamente vc terá o começo da proxima também com 16 (afinal oq vc fez foi exatamente a média, somou 20 com 12 e dividiu no meio ;) ) e NA CURVA faça tambem com 16! Isso melhora legal o comportamento do sub e evita alguns problemas que podem ocorrer!

 

agora... entre 14,7 e 20 a diferença é enorme... o risco de descontrole é GRANDE, alem do grave poder ficar muito boomy!

 

minha sugestão pra vc é essa:

 

lt232323.jpg

Faltou um terceiro "11,5" ali em baixo, mas o começo da segunda seção é igual o final da primeira... obviamente!

 

repare que tem uma tábua ali do lado esquerdo que reduz a área ao mínimo possivel, isso é pra evitar que se tenha uma "camara" atras do sub, que mudaria o comportamento da caixa!

Editado por SubSonic
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci as informaçoes da caixa!!

 

Fs:39,2Hz.

 

Inicio:1Sd

Fim:0,5Sd

 

TEORICAMENTE a caixa responderia entre 19,6~78,4Hz.Creio que o preenchimento melhore a resposta.

 

O sub vai ter FORÇA nesses "teoricos" 19,6Hz?Ou vai tocar mais ou menos?

Hoje tenho um subgrave agradavel mas sem força!!

 

hand26

 

UXP com força em 19Hz.... não... força seria derrubar as coisas da prateleira de 3 comodos de distancia, abrir o armário do banheiro do outro andar... pq é isso que 19Hz faz com FORÇA! mas será totalmente sensível e os enfeites do comodo onde estiver o sub vão pular da mesa! A partir dos 20 e poucos Hz com certeza terá essa FORÇA audivel q vc quer! mas uma coisa pode ter absoluta certeza, ele vai chegar nos 30Hz com MUITA força

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...