Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cenorasound

Transmission Line (LT)

Recommended Posts

na minha opinião tá certinha! com 34,7 de altura, ficou bom!

 

agora se quiser fazer com 32 de altura tbem, é só recalcular dai o começo e o final q tbem dá certo!

 

Vou deixar assim msm!!

Só calcular considerando os 2mm de mdf meter a mao na massa! Bom, acho que vou ter que fazer igual o vinicius cortar no serrote msm!! Meu pai tem aquela serra circular mais é fo** pra deixar retinho!!

 

Bom..Agradeço muito ao SubSonic e a toda galera que participou...

Amanha ja começo riscar o mdf!! Sexta pretendo fazer os cortes...

 

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou deixar assim msm!!

Só calcular considerando os 2mm de mdf meter a mao na massa! Bom, acho que vou ter que fazer igual o vinicius cortar no serrote msm!! Meu pai tem aquela serra circular mais é fo** pra deixar retinho!!

 

Bom..Agradeço muito ao SubSonic e a toda galera que participou...

Amanha ja começo riscar o mdf!! Sexta pretendo fazer os cortes...

 

hand26

 

meça 2x e corte só 1!!!!!!!!!!!!!

 

no meu caso tem q medir umas 18 vezes pra cortar só 1! ahhahaa e ainda erro 1 ou 2 cortes!

 

serio, meça MUITO cuidadosamente, especialmente esses cortes em angulo! isso da um trabalhinho! uma base de tico tico "escamoteavel" ajuda bastante! o resto é geometria basica!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meça 2x e corte só 1!!!!!!!!!!!!!

 

no meu caso tem q medir umas 18 vezes pra cortar só 1! ahhahaa e ainda erro 1 ou 2 cortes!

 

serio, meça MUITO cuidadosamente, especialmente esses cortes em angulo! isso da um trabalhinho! uma base de tico tico "escamoteavel" ajuda bastante! o resto é geometria basica!

 

Sim sim, vou fazer tudo com MUITA calma!!!

Se errar fodeu...To achando que vou precisar diminuir um pouco a linha, se nao o mdf nao vai dar!

E paciência... Não se afobe! :vts

Bom, sou meio ancioso mas meu pai vai dar uma força pra montar,

entao nao tem perigo de eu me afobar, meter o dedo na serra ou algo parecido!!rs

 

Abs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom gente,desanimei muito com a caixa..

 

Fui la no mdf medir, e NAO tem madeira suficiente pra fazer do jeito que o Sub falou.. Bom fiz umas contas malucas aqui pra poder "caber" no mdf.

 

A caixa ficou com 2,4m de linha e Fs de 35,4Hz! Assim como ja tinha feito uma vez.

Só que o desenho mudou tbm!

 

lt2v.jpg

 

Seria melhor eu colocar uma madeira maior do lado esquerdo do sub assim como no dessenho do SubSonic?

 

(Se sobrar tempo, amanha ja começo fazer os cortes!!)

 

hand26:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só corrigindo algumas medidas:

 

lt2o.jpg

 

Seria interessante colocar aquele pedaço (em azul) ao lado do subwoofer igual no modelo do SubSonic?

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só corrigindo algumas medidas:

 

lt2o.jpg

 

Seria interessante colocar aquele pedaço (em azul) ao lado do subwoofer igual no modelo do SubSonic?

 

Vlw

 

opa! Desse jeito dá certo tbem! e coloca sim a madeira azul, mas coloca ela mais "horizontal", entendeu? meio q o inverso do que está, estreitando o começo da linha!

 

meu medo é só q fique um grave com menos controle, mas fica mto bom assim tbem! CERTEZA q vc vai se apaixonar por LTs como todo mundo que monta uma!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CERTEZA q vc vai se apaixonar por LTs como todo mundo que monta uma!

 

Daonde! Nem é assim! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sim sou um apixonado por Lts e Isobaricas.

 

So estou tendo um problema com a minha LT. Eu achava que o sub descontrolava MUITO fazendo um barulho... nao, ele nao descontrola e faz um barulho que engana parecendo "boomy". Ele so faz um barulho estranho mesmo. Vou pegar um Sub PARRUDO de 6" com Edgar (edgrau) pra testar.

 

Depois de muito aceto na caixa, diminui a ultima parte da linha para 0,5 Sd e tirei quase todo o preencimento. Ai fica assim, dentro da loja fica um player + um par de 6x9 + LT + amp sony 165rms pra LT = aquele grave louco dentro da loja hehehe Todo mundo que olha fala "nao acredito que so essa caixinha ta dando esse grave todo" OUUUUU.. "mas tambem...por isso que ta batendo tanto assim, olha o tamanho da caixa que vc fez" :pirou::pirou:

 

Agora so vou esperar pra desatolar uma porrada de trampo marcados, pra mim poder começar a minha LT com 1 ou 2 Fosgate RFP-2410 XLC. Se eu fizer a com 2 subs, nao tenho nem ideia como vou levar pra casa dentro do meu carro. :huh: Entao provevelmente vai ser com 1 so mesmo e vai ter um topiCUzinho aqui ehhehehe hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pruma LT é melhor pegar um sub de bom timbre (ex.: JL) ou um sub parrudo (ex.: T9 10' ou 12') ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pruma LT é melhor pegar um sub de bom timbre (ex.: JL) ou um sub parrudo (ex.: T9 10' ou 12') ???

 

cara... um sub de bom timbre é facinho de acertar na LT, mas a linha deve ser mais estreita pra não descontrolar

 

sub parrudo "brilha" na LT, fica muito mais manso e dinamico, melhora DEMAIS os transitentes (por não ter um back loading tão pesado quanto numa caixa selada/dutada)...

 

no fim das contas, com uma LT bem projetada quase qualquer falante se dá bem! o importante mesmo é a Fs de acordo com a intenção da caixa e um conjunto motor e suspensão que dê bom controle ao falante pra não ser necessario tanto preenchimento nem linhas tão estreitas!

 

mas se for um falante "molinho" também dá, é só fazer uma linha estreita e preencher bem o começo da linha!

 

 

o ICE bateu no dilema preenchimento/SPL... uma caixa sem plumante é um CANHÃO de SPL, mas a resposta fica limitada a 1 oitava em torno da Fs, e fica uma caixa picuda, pra cortar baixo ganha-se MUITA eficiencia, mas a caixa não fica exatamente versátil, dai se preenche fica aquela coisa suave, linda de se ouvir, mas o SPL cai, e cai muito (to falando de 6, 9dB de perda! coisa BEM significativa!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o preenchimento eh so pra "alongar" a linha blOom. Da um efeito de extender a linha e ainda muda a resposta da caixa, podendo fazer subir e descer mais um pouco.

 

O bom pra LT eh um Sub de alto Xmax, de preferencia, baixo Fs tambem. :legal:

 

T9 10" em Lt deve ser indescente eihn ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada a completar do post do gabriel.

 

Eu ja vi um video no youtube uma vez, que o cara usava 1 12w7 num tubo de inox cheio de voltas, na mala do carro. Nao fazia nem ideia do que era aquilo na epoca eheheheh... so que hoje lembrei do video. Ai me veio na cabeça o que era.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iae, novidades na LT?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw galera!!!

 

Bom, nao digo novidades, mas ja esta tudo desenhado, so falta cortar.

Estou quase cortando no serrote mesmo, nao arrisco usar as maquinas do meu pai sem ele estar junto, se da alguma mer** adivinha pra quem sobra a culpa... pasmafaute<_<

Pelo menos em um dos lados da caixa pretendo usar Porcas garra pra nao ter problemas com parafusos frouxos!

 

Bom...Estou ficando doido pra montar logo a caixa..Mas é fo** depender dos outros... :(

 

Qualquer novidade venho avisar vcs!!

 

Vlw pessoal!! :rever1:

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara... um sub de bom timbre é facinho de acertar na LT, mas a linha deve ser mais estreita pra não descontrolarsub parrudo "brilha" na LT, fica muito mais manso e dinamico, melhora DEMAIS os transitentes (por não ter um back loading tão pesado quanto numa caixa selada/dutada)...no fim das contas, com uma LT bem projetada quase qualquer falante se dá bem! o importante mesmo é a Fs de acordo com a intenção da caixa e um conjunto motor e suspensão que dê bom controle ao falante pra não ser necessario tanto preenchimento nem linhas tão estreitas!mas se for um falante "molinho" também dá, é só fazer uma linha estreita e preencher bem o começo da linha!o ICE bateu no dilema preenchimento/SPL... uma caixa sem plumante é um CANHÃO de SPL, mas a resposta fica limitada a 1 oitava em torno da Fs, e fica uma caixa picuda, pra cortar baixo ganha-se MUITA eficiencia, mas a caixa não fica exatamente versátil, dai se preenche fica aquela coisa suave, linda de se ouvir, mas o SPL cai, e cai muito (to falando de 6, 9dB de perda! coisa BEM significativa!)

 

Gabriel,

 

Sem o preenchimento a caixa ganha picos perto do fs que foi sintonizada?

Para um resposta não muito ampla (até uns 300Hz), apenas um pouquinho de preenchimento apenas para estabilizar a resposta já seria o suficiente?

 

abrass

Gustavo Mazzarin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel,

 

Sem o preenchimento a caixa ganha picos perto do fs que foi sintonizada?

Para um resposta não muito ampla (até uns 300Hz), apenas um pouquinho de preenchimento apenas para estabilizar a resposta já seria o suficiente?

 

abrass

Gustavo Mazzarin

 

uma imagem vale mais que mil palavras, e um grafico vale por umas 20 imagens, olha ai o que o preenchimento faz com a resposta da caixa:

 

ltfill.jpg

 

 

no próprio artigo o autor pede pra desconsiderar a amplitude da resposta pois no teste que ele fez tinham umas particularidades lá então o ganho ali (-10dB, -5dB etc... eixo Y) é RELATIVO, ou seja, na linha COM preenchimento o ganho é TODO menor em relação ao tubo ressonante! mas relativamente aparece o mesmo ganho!

 

agora, pra cortar a 300Hz, vc vai precisar preencher legal a linha, por causa do VALE que vai ter em 2xFs, 4xFs, 8xFs e assim por diante!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel como acho que essas minhas duvidas teram melhor proveito lá no seu tópico então a transferi para lá, por favor de uma conferida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cenora é fo** !

pergunta pra ele depois.. no msn as gravações que ele manda.. OpO

ta muito fo** mesmo a LT, ele me insentivou a fazer uma, kkk !

 

vlw cenora ! ;] :legal::legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer saber o que já tá respondido ao longo do tópico!

 

Sem onda, dá uma lida no tópico inteiro, vc vai sanar todas as suas dúvidas!

 

 

Mas já aviso logo: LT é "apaixonante", sério... porém, precisa de espaço! Cheguei a montar uma LT prum MTX 9515 no meu golzinho.. era ignorante demais! husahsuahsa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer saber o que já tá respondido ao longo do tópico!

 

Sem onda, dá uma lida no tópico inteiro, vc vai sanar todas as suas dúvidas!

 

 

Mas já aviso logo: LT é "apaixonante", sério... porém, precisa de espaço! Cheguei a montar uma LT prum MTX 9515 no meu golzinho.. era ignorante demais! husahsuahsa

 

 

Eeeee saudade do tempo que brincava com isso... :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer saber o que já tá respondido ao longo do tópico!

 

Sem onda, dá uma lida no tópico inteiro, vc vai sanar todas as suas dúvidas!

 

 

Mas já aviso logo: LT é "apaixonante", sério... porém, precisa de espaço! Cheguei a montar uma LT prum MTX 9515 no meu golzinho.. era ignorante demais! husahsuahsa

 

 

sem onda li po :$ ainda nao entendo li LT pra leigos!! me perco todo

 

 

mas q :banghead de engenheiro mecânico vou ser?? kkkkk

 

eu fizer essa http://img713.imageshack.us/img713/7769/lt2v.jpg no meu uxp power de 12 500wrms s-2 fica bom msm?? os quebra canto mantem 8 e 14 cm nas quinas?? essas duvidas tlgdo?? e quanto ao preenchimento como q seria??

 

 

abç e desculpe incomodo sou mto novo nisso hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao conseguir ver imagem da tal linha azul kkkk

 

ok vou me aventurar numa LT pro meu uxp

 

 

ps: encomendei um modulo de 1200wrms em 2 ohms pra ativar o uxp!!tem led clip ,cross, etc :B

 

abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...