Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

Recommended Posts

Acho que nos anos em que participo do Autoforum,

Esse deve ser o terceiro ou quarto topico grande onde uns defendem e outros acusam o MC.

Vou dar o meu parecer:

1º - Esquecendo o som, a bateria está no carro por um simples motivo: Dar a partida no carro, e ponto final. Qualquer carro com o sistema eletrico em bom estado, funciona sem bateria após dada a partida.

2º - Pensando no que falei acima, imaginemos agora no caso de um som.

Temos picos de consumo, e momentos onde este consumo chega a ser 10x menor do que o pico, para um programa musical tipico, com fator de crista 10dB (Prof. Homero cansou de falar sobre isso, procurem).

Vamos considerar a tensão como sendo 12 Volts para facilitar as contas

Nos nossos absurdos sistemas, onde temos por exemplo 2400W de potencia nos graves (vamos esquecer do resto, que é insignificante no caso). Nos momentos de pico do grave, temos um consumo máximo de 200A.

Mas ora, nossos alternadorezinhos de 1.0 só fornecem 80A, e agora? Vamos travar os alternadores com essa sobrecarga? Não!

É aí que entra a bateria. Enquanto o consumo do sistema estiver ABAIXO do limite do alternador, se todo o sistema estiver bem dimensionado, cabos bem dimensionados e etc, não há motivos para a tensão

que sai do alternador, e consequentemente a que chega no amplificador, variar, correto?

Só que no momento que o consumo do amplificador ultrapassa a corrente que o alternador consegue fornecer, a diferença de corrente vai ter que sair de algum canto.

Na pratica, o acumulador/gerador que tiver menor RESISTENCIA INTERNA, vai fornecer maior parte desta corrente.

Não sei valores exatos, mas vamos SUPOR que uma bateria comum, de 150A, tenha uma resistencia interna de 0,05 Ohms.

E vamos supor que um Mega Capacitor tenha resistencia interna proxima de Zero, mas vamos considerar 0,005 Ohms.

No momento do pico do grave, vamos ter 200A, onde 80A virão do alternador, e 120A de outro canto qualquer.

Não vou entrar no quesito DIMENSIONAMENTO de um megacapacitor agora, vamos supor que ele está dimensionado para segurar a corrente acima durante o tempo necessario do pico da musica.

Se tivermos só uma bateria, esses 120 A virão completamente dela. U = R.i -> U = 0,05 * 120 = 6 Volts~. Essa seria a queda de tensão NA bateria.

Agora imaginemos que seja só o megacapacitor. U=R.i -> U= 0,005 * 120 = 0,6 volts. Essa seria a queda de tensão no megacapacitor.

Fica bem claro de que o megacapacitor é MUUUUUUUUITO melhor nesse quesito.

Obs: Que fique bem claro que eu só fiz uma suposição quanto as resistencias internas. Mas com certeza a resistencia interna do capacitor é infinitas vezes menor do que a da bateria.

3º - Agora temos que pesar os pros e os contras. Está bem claro que o capacitor é melhor nos picos. Agora e a duração? Esse é o problema.

Usamos baterias no carro pois como disse, ela é feita para dar a partida no carro, e só. Todo carro tem o alternador dimensionado para suportar a corrente maxima do carro, e SÓ. Nada

de amplificadores de 10kW.

Como o capacitor é muito caro, temos que dimensionar muito bem ele, de forma a fazer o melhor com o minimo de custo.

Temos que ter em mente o tipo de musica que ouvimos. Um hip-hop pesado tem graves absurdos, longos, que vão exigir corrente durante muito mais tempo.

Já uma musica de gente (brincadeirinha, tbm curto hiphop), tem batidas curtas e espaçadas, que dá tempo do MC carregar entre uma batida e outra.

Ao meu ver, cada objetivo tem um dimensionamento ideal de Capacitancia/kW. Não há necessidade de 1F/200W pra um cara que só ouve musica clássica no carro.

Mas pra um cara que ouve hiphop, eu acho que 1F/200W é cabivel ou até pouco dependendo da quantidade de baterias que ele tem.

4º - Não vou nem comentar com o cara que disse que não existe capacitor de 1F.

5º - Kleber, vamos dominar o mundo? kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capacitores são bem legais, ainda mais aqueles com neon, voltimetro, que brilham no escuro. O bom mesmo é instalar eles acima do tampao, para dar um rolé de noite.

Servem tambem como ótimos conectores, emendas de cabos.

Compartilhar este post

Link para o post

cara q aula ? q base tecnica ? raciocina cara... ou vc não tem opinião propria ou capacidade de raciocineo... não estou teimando.. eu entrei nesse topico dando uma sugestão de MC caseiro hehehe seguindo o topico e logo veio o hipirim.. jogando pedra hehehehe d novo...

eu sou tecnico em eletronica não sou engenheir mais tenho muito conhecimento acumulado sobre fontes chaveadas e capacitores... já fiz diversos reparos em varios amps, na verdade em quase todo tipo de bugiganga eletronica... desde monitores de lcd de PC atá um toca fitas velho...

se vc é do vai com as outras~... fazer oq né..

Le as pags. anteriores e irá ver o quantas coisas o Kléber falou. Realmente não tenho opnião própria quanto à isso, pois nunca usei MC. Seus argumentos não me convencem de maneira alguma ( quem sou eu pra teimar né, não sei nada de MC ), deve começar pela maneira da "escrita", e seguir pela lógica, já que vejo muito mais lógica nos argumentos do Kléber.

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Temos que ter em mente o tipo de musica que ouvimos. Um hip-hop pesado tem graves absurdos, longos, que vão exigir corrente durante muito mais tempo.

Já uma musica de gente (brincadeirinha, tbm curto hiphop), tem batidas curtas e espaçadas, que dá tempo do MC carregar entre uma batida e outra.

esse trexo venho dizendo a anos luzes atraz... acho q vou preparar varios calculos aqui,, mas não sei se vão entender ...

preferem videozinhos ... agora eu pergunto de onde vem a fisica a engenharia. ? de videos ? de coisas q brilham e piscam tipos MC's enfeitando set de spl..

se tem 2 coisas q não entram em um set meu é corneta e MC ! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

cara q aula ? q base tecnica ? raciocina cara... ou vc não tem opinião propria ou capacidade de raciocineo... não estou teimando.. eu entrei nesse topico dando uma sugestão de MC caseiro hehehe seguindo o topico e logo veio o hipirim.. jogando pedra hehehehe d novo...

eu sou tecnico em eletronica não sou engenheir mais tenho muito conhecimento acumulado sobre fontes chaveadas e capacitores... já fiz diversos reparos em varios amps, na verdade em quase todo tipo de bugiganga eletronica... desde monitores de lcd de PC atá um toca fitas velho...

se vc é do vai com as outras~... fazer oq né..

Infelizmente esse é o problema. Técnico que acha que porque ja consertou tv de plasma, lcd, aeronave da NASA, sabe de alguma coisa sobre a CONSTRUÇÃO.

O teu pensamento está completamente errado em pensar que a BATERIA é a principal fonte de energia do sistema.

Concordo plenamente com o kleber/bloom quando foi falado:

PRINCIPAL: Alternador

AUXILIO: Capacitor

MULETA: Bateria

Como expliquei acima, como a bateria é a que tem a resistencia interna maior dentre os três acima, ela é a ULTIMA a ser usada.

Compartilhar este post

Link para o post

Le as pags. anteriores e irá ver o quantas coisas o Kléber falou. Realmente não tenho opnião própria quanto à isso, pois nunca usei MC. Seus argumentos não me convencem de maneira alguma ( quem sou eu pra teimar né, não sei nada de MC ), deve começar pela maneira da "escrita", e seguir pela lógica, já que vejo muito mais lógica nos argumentos do Kléber.

Barroso eu li tudo sim ! desde muito antes do relato de capacitores q se carregam e descarregam 60 veses por segundo e outra coisa não é 60 veses... pois 60 hz é um ciclo completo... uma senoide completa,, q depois da retificação antes dos capacitores se tornam 120 HZ ! ou seja 120 oscilações por segundo ! a q cabem aos capacitores filtrarem e manterem linear a corrente.. pois não é toda carga q tolera variações de tensão... por isso os caps se carregam no pico da C.A.. e dependendo da carga se a fonte de energia não der conta não é aumentando os capacitores q vão ter melhora na estabilização... e sim reforçando a bendita da fonte hehehehe capacitores mesmo... nem precisa de muita coisa.. lógico q tudo é dimencionado.. mais começa primeiro pela fonte e o quanto a carga vai consumir .. se possui frequencia nesse consumo ou não tudo deve ser levado em conta.

Compartilhar este post

Link para o post

esse trexo venho dizendo a anos luzes atraz... acho q vou preparar varios calculos aqui,, mas não sei se vão entender ...

preferem videozinhos ... agora eu pergunto de onde vem a fisica a engenharia. ? de videos ? de coisas q brilham e piscam tipos MC's enfeitando set de spl..

se tem 2 coisas q não entram em um set meu é corneta e MC ! :vts

Olha, se não ficou bem claro:

Um megacapacitor supre SIM um maldito pico de 10 segundos.

Basta que ele tenha a capacitancia necessária. Só isso.

Uma bateria nada mais é do que um capacitorzão gigante, só que com carga lenta e corrente de pico MUITO mais restrita do que um mega-capacitor.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente esse é o problema. Técnico que acha que porque ja consertou tv de plasma, lcd, aeronave da NASA, sabe de alguma coisa sobre a CONSTRUÇÃO.

O teu pensamento está completamente errado em pensar que a BATERIA é a principal fonte de energia do sistema.

Concordo plenamente com o kleber/bloom quando foi falado:

PRINCIPAL: Alternador

AUXILIO: Capacitor

MULETA: Bateria

Como expliquei acima, como a bateria é a que tem a resistencia interna maior dentre os três acima, ela é a ULTIMA a ser usada.

leia mas atraz e veja se eu disse somente baterias !!

eu disse q prefiro fazer um big 3..

adcionar mais baterias..

um alternador potente ou algum meio q as carregue a altura do consumo !

e cabos robustos pra não se ter muitas percas !

leia direito fâ do klb hehehehe

já chegou atrazado e lendo pelas metades.. aí num dá..

Compartilhar este post

Link para o post

Barroso eu li tudo sim ! desde muito antes do relato de capacitores q se carregam e descarregam 60 veses por segundo e outra coisa não é 60 veses... pois 60 hz é um ciclo completo... uma senoide completa,, q depois da retificação antes dos capacitores se tornam 120 HZ ! ou seja 120 oscilações por segundo ! a q cabem aos capacitores filtrarem e manterem linear a corrente.. pois não é toda carga q tolera variações de tensão... por isso os caps se carregam no pico da C.A.. e dependendo da carga se a fonte de energia não der conta não é aumentando os capacitores q vão ter melhora na estabilização... e sim reforçando a bendita da fonte hehehehe capacitores mesmo... nem precisa de muita coisa.. lógico q tudo é dimencionado.. mais começa primeiro pela fonte e o quanto a carga vai consumir .. se possui frequencia nesse consumo ou não tudo deve ser levado em conta.

Nem sempre quando uma fonte cai a tensão a culpa é do transformador não viu amigão.

Se o capacitor for mal dimensionado, o ripple aumenta, e a tensão RMS vai cair.

Quer descobrir de uma forma simples? Acompanha a saída com um osciloscopio, põe a carga que faz a tensão cair, e olha a forma de onda.

Teoricamente para uma fonte bem dimensionada, não deve haver ripple.

Se não houver ripple, e a tensão cair, aí sim o transformador está mal-dimensionado.

E digo ainda mais. Se houver ripple, e a tensão de PICO deste ripple variar com a carga, o transformador E o capacitor estão mal dimensionados.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, se não ficou bem claro:

Um megacapacitor supre SIM um maldito pico de 10 segundos.

Basta que ele tenha a capacitancia necessária. Só isso.

Uma bateria nada mais é do que um capacitorzão gigante, só que com carga lenta e corrente de pico MUITO mais restrita do que um mega-capacitor.

MC segurar 10 segundos hehehehe

q decepção..

bom a bateria vai ter q se desdobrar e o MC ser de 100000000 farads... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre quando uma fonte cai a tensão a culpa é do transformador não viu amigão.

Se o capacitor for mal dimensionado, o ripple aumenta, e a tensão RMS vai cair.

Quer descobrir de uma forma simples? Acompanha a saída com um osciloscopio, põe a carga que faz a tensão cair, e olha a forma de onda.

Teoricamente para uma fonte bem dimensionada, não deve haver ripple.

Se não houver ripple, e a tensão cair, aí sim o transformador está mal-dimensionado.

E digo ainda mais. Se houver ripple, e a tensão de PICO deste ripple variar com a carga, o transformador E o capacitor estão mal dimensionados.

meu amigo Elias mas foi isso q quis dizer !

se a tensão RMS cai tá caindo por q ?

por q a carga está consumindo alem da potencia do trafo não é ! e nesse momento os cap. do filtro da fonte já não filtram 100% mais.. e a eficiencia cai não é !

repetindo então..

redimencionando o gerador ( trafo no caso) vc conseguirá manter a tensão estavel sem grandes oscilações e quedas e consequentementes menos ripple !! e assim podendo mesmo adicionar mais um pouco de capacitancia não é mesmo ?? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

então é isso aí já deu... se não vai começar a virar inimizade aqui.. oq eu não busco em um forum...

estou aqui pra ajudar assim como tenho feito com a maioria dos novatos e alguns até experientes já...

já aos sabe tudo fiquem com seus achismos e seus enfeites de som hehehe hand26

edit.. por ultimo não me acho mais q ninguem.. só tentando explicar q cada caso é um caso e como se comporta um capacitor né meus amigos.. t+

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Axo q oq a galera burra aqui(eu) querem afinal saber é se vale mesmo a pena colocar um MC,

mesmo os xing ling (blitz, boss,...) em um sistema mediano, nao tentando susbtituir em MC as baterias,

só pra dar uma ajudazinha mesmo (que é oq a maioria faz)... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

leia mas atraz e veja se eu disse somente baterias !!

eu disse q prefiro fazer um big 3..

adcionar mais baterias..

um alternador potente ou algum meio q as carregue a altura do consumo !

e cabos robustos pra não se ter muitas percas !

leia direito fâ do klb hehehehe

já chegou atrazado e lendo pelas metades.. aí num dá..

Olha, nos seus posts que eu li, você dá enfase só em bateria, se falou em alternador, falou perdidamente e não deixou claro de que ele é mais util

do que uma bateria ou mega. Se falou isso e eu não achei, desculpe, mas realmente não vi isso, são 23:30 da manhã, tô com um Tersol no olho, passei

o dia trabalhando e estou aqui conversando amigavelmente com você.

Se você quer começar a baixar o nivel, esquece porque eu não vou baixar. Prefiro parar por aqui.

Não venha me chamar de fã do KLB pois nem "amigo" dele eu não sou, muito menos fã. Agora estou defendendo ele pois o ponto de vista dele bate com o

meu.

Eu tenho 20 anos de idade, e com certeza sou muito mais maduro do que você. Essa sua birrinha é pelo simples motivo que você não tem argumentos logicos

para defender o seu ponto de vista.

Na vida temos que aprender a ser contrariados amigão! As vezes a gente erra, eu erro, você erra, o kleber erra, einsteein erra.

q decepção..

bom a bateria vai ter q se desdobrar e o MC ser de 100000000 farads... :banghead

Estamos falando de uma situação hipotética, não é? Na hipotese vale tudo.

Vou te dar uma sugestão.

Baixa uma musica de hip-hop, daquelas fudidonas, mesmo!

Abre ela no goldwave e vê a forma de onda na batida fudidona treme-tudo-dispara-alarmes-a-1km.

Vai ver que ela é a composição de uma baixa e uma alta frequencia. As senoides com maior amplitude, estão espaçadas e entre elas há senoides com menor amplitude.

Nesse tempinho entre essas senoides com maior amplitude, é tempo o suficiente para o megacapacitor se carregar.

Garanto que ele é muito mais rapido do que você imagina. MUITO.

Compartilhar este post

Link para o post

veja na pag 4 quando falei do alternador.. não enfatizei fortemente como vc disse mais desde os topicos sobre baterias xs power alias bem antes disso ! q estou falando sobre o bendito alternador amigo ! não é de hoje !

sempre estou recomendando a muitos inclusive ao cris dos t9 q alternador é muito importante sim! não estou baixando o nivel foi vc quem o começou não é mesmo ou quer q eu de quote pra vc e t mostre quando vc começou !

sobre a reprodução de senoides dos graves duvido um MC com tamanha capacidade de capacitancia conseguir se encher em intervalos curtissimos... por q a culpa dele não se encher não é dele amigo e sim da bateria q não possui tal velocidade ! o capacitor sim como eu e todos aqui sabem tem a capacidade de se carregar e descarregar rapidamente !.. agora se vem me falar de uma bateria XS power por ex... a converça toma outro rumo ! agora em termos de baterias chumbo acidas conseguirem tal fenomeno kkkk nem em trio não seguram bem sem um MC( q atua né heheh)... o negocio mesmo é cabos robustos pra não se terem percas .. baterias em plena carga.. e alternador a altura... já cansei de recomendar pra fulano q alternador de vectra ou de omega ou do stilo são potentes e tal... de uma varrida pelos topicos aí amigo..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

meu amigo tem 2 308 ligados num s1k5, alternador de 45ah, 1 bat 135ah e um MC SSL 3.5 farad

pico de tensão escutando "beis" sem MC = 11.2V

pico de tensão escutando "beis" com MC = 12.8V

melhora considerável não?

vamos conceituar isso:

Megacapacitor melhora o desempenho do sistema, desde que alternador, bateria e cabos estejam bem dimensionados também!!!

Editado por André Monteiro
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

q decepção..

É, não segura nunca mesmo... aqueles cálculos pra capacitores estão todos errados...

Aliás... Alguém lembra do KERS, utilizzado na F1? Ele armazena energia em um capacitor...

81cv (59,5KW) durante 7 segundos...

http://velocidadesemlimite.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=91&Itemid=42

60 mil watts durante 7 segundos... será mesmo que capacitor é piada?

Compartilhar este post

Link para o post

em spl vc só terá consumo em alto e prolongado,, serca de varios amperes sendo drenados pelos amps.. e acontesse mesmo uma leve queda de tensão,, nesse caso o MC será ignorado como se nem estivesse ali..

Quer dizer que um amp de SPL fica puxando os 200A o tempo todo initerruptamente?

Ou vc acha que estou falando de 1F pra um sistema pesado?

Estou falando de 1F pra 200W, o que segura 10% de variação em aproximadamente 1 segundo, se não me falha a memória de quando fiz os cálculos.

Agora, se você quer segurar picos de 10 segundos, amigo, nem sua bateria vai dar conta.

Se você tem 200A (amp de 2kw aproximadamente) de consumo, vai precisar de PELO MENOS 600A de crank pra uma queda de 10% na tensão da bateria, ou seja, 10,8V imediatamente. Isto é o que uma bateria de 60Ah te dá. Pra ter algo aceitável, pelo menos 120A/h em baterias (assim a queda vai pra 11,4, o que é POUCO ainda).

Agora, coloque vários picos constantes de 200A em cima desta bateria, sem tempo para que ela se recupere, e logo seu amp tá acendendo a proteção por baixa tensão.

Bateria leva bastante tempo pra se carregar.

Sabe o que acontece? O grave fica xoxo, sem punch, potência despenca mais de 30%...

E aí... capacitor é vilão?????

Compartilhar este post

Link para o post

nossa, entao agora o capacitor eh mais importante que a bateria?

desliga o carro, e liga o som.

Eu sei, e principalmente VOCÊ SABE que não é assim.

Pra competições de SPL capacitor é enfeite mesmo, o perfil de consumo é completamente diferente.

Em trios, a fonte principal será a bateria, e o capacitor é apenas um auxílio pra evitar quedas de tensão nos picos.

Em SPL, o alternador é o principal, capacitor é o auxílio, se vc tiver como investir CORRETAMENTE neles, e a bateria é muleta... está 15% abaixo da tensão de trabalho...

Vai dizer que não faz diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Capacitores são bem legais, ainda mais aqueles com neon, voltimetro, que brilham no escuro. O bom mesmo é instalar eles acima do tampao, para dar um rolé de noite.

Servem tambem como ótimos conectores, emendas de cabos.

isso se tu for pao duro e compra marcas vagabundas...se tu tiver pelomenos um pingo de vergonha na cara se compra da fosgate :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu tem falta de bateria pq tu vai por MC :banghead ?????

se a falta é e BATERIA....ponha BATERIA...

MC serve pra AUXILIAR na alimentaçao do modulo e nao pra AUXILIAR NA FALTA DE POUCA BATERIA(como muita gente usa :pirou: ) é tampa o sol com peneira!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Gostaria que me dessem licença para comentar, pois talvez possa ajudar.

Como desenvolvo produtos e conheço bem esta área, MC é extremamente importante na alimentação dos módulos, mas só se for colocados bem próx. a eles (o resultado é melhor)!

Se colocarem um osciloscópio (aparelho para medir formas de onda, etc...) muitos vão ficar assustados com os vales de tensão na entrada dos módulos, não há bateria que dê jeito nisso.

por isso os módulos devem possuir sistemas de undervoltagem (tensão fraca), para que os mosfets da fonte não entrem em colápso (destruição) uma vez que começam a entrar na região linear deles (resistencia), assim não trabalham como chave mas sim reistência linear...pane total da fonte.

Por isso pessoal não economizem em teus setups e não deixe comprar pelo menos 1 MC adequado para seu som, os benefícos são enormes...+Pot. + qualidade no áudio...e assim vai....

Espero ter contribuído...

Abs a todos,

Cláudio.

Compartilhar este post

Link para o post

Vejam bem pessoal.

Considerando que o cabeamento está adequado:

Um alternador de 100A dedicado (um instalado só para o som) vai segurar um amplificador de 1000W, e era isto. Qualquer coisa acima disto é a bateria que segura.

Vou fazer uma pergunta:

Vocês preferem uma boa bateria na frente, e um cap de 10F junto do amplificador, ou uma boa bateria na frente e uma boa bateria junto do amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

Vejam bem pessoal.

Considerando que o cabeamento está adequado:

Um alternador de 100A dedicado (um instalado só para o som) vai segurar um amplificador de 1000W, e era isto. Qualquer coisa acima disto é a bateria que segura.

Depende... qual a queda da tensão do alternador até a bateria?

Qual o prejuízo disto em watts?

Há formas de reduzir a queda da tensão do alternador? SIM. O nome: Capacitor.

Ou tô errado?

Vou fazer uma pergunta:

Vocês preferem uma boa bateria na frente, e um cap de 10F junto do amplificador, ou uma boa bateria na frente e uma boa bateria junto do amplificador?

Depende. Se for um TRIO, onde a autonomia fala mais alto, a bateria.

Se for SPL, onde a capacidade de suprir energia é mais importante, iria de capacitor, desde que corretamente dimensionado e desde que o altenador consiga suprir o sistema.

Se a bateria é fonte de energia pro seu sistema, você já não está fazendo a coisa certo.

É ou não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...