Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

John2012

[Chevrolet Montana] Carputer + 3 vias. SQTRIOPL

Recommended Posts

Postado em (editado)

Falando em tela, vou me intrometer um pouco!

Estou montando CarPC tbm, e acabei encontrando meio acidentalmente essa loja:

http://www.bybyte.com/

Era tudo que faltava! Eles tiram a tela (liliput) da carcaça original e instalam num 2din padrão, e ainda vendem kits junto pra adaptar perfeitamente ao carro!

Eu arrisquei e pedi uma, agora só esperando chegar :D

Aproveitando o post, vc ta usando ASIO? Eu estava testando asio4all+vac+console semana passada, não consegui fazer sair som, mas nem me empenhei muito (vou usar som onboard mesmo por enquanto!)

Editado por Zyxman
Postado em

Essas telas em 2din tem no ebay também! Me arrependo MUITO de ter economizado 50 USD e comprado a tela normal!

Estou usando o Asio4all no console sim!

O problema dele é que você precisa configurar a entrada como sendo o VAC e a saída como sendo a sua placa de som...

Vou tentar explicar rapidinho... Estou sem o console aqui (larguei o carputer em Santos, para poder estudar aqui em sampa)

Vai lá onde configura o áudio... Seleciona o driver Asio4All e vai em configure. Ae tem dois botões no canto direito embaixo (não lembro como são), clique no mais a direita. vai abrir uns "+" nas placas de som... Abre elas (clique no +) e selecione o INPUT como sendo o VAC e o OutPut como sua placa de som...

Ae da ok, configura tudo certinho do jeito que quer e precisa LIGAR o áudio. É um botão com o desenho dos botões de Power do PC... Clica nele e em play.

Lembrando que a saída do seu player de áudio tem que ser o VAC.

Deve funcionar...

Qualquer coisa, use AudioMulch que é muito mais legal! E mais fácil de usar/configurar...

Postado em (editado)

Hum ok!

Eu lembro de ter feito esses passos ai, posso ter errado em algo. Testei só com o VLC (não testei no carputer)...

Vou tentar o AudioMulch amanha então, mas nem sei se vai ter muito efeito, espero que a qualidade do som onboard seja razoavel. É uma placa atom D945GCLF2D.

E vc usa TV ou radio? Tava vendo no ML tem um receptor usb que recebe tv digital,analogica e fm, tudo em um. Parece que ele não integra com o centrafuse, mas como o 3.0 sai semana que vem, quem sabe... Parece que ele vai estar mais aberto!

Editado por Zyxman
Postado em

Tem plugin no centrafuse para isso!

Eu não uso nem TV nem rádio, mas tenho uma placa de captura em casa parada... Talvez coloque sim! Mas é o tipo de coisa que vou fazer depois do resto funcionar... É o de menos, no sistema.

Postado em

tem controladores de fan, q fazem esse papel, tem um da zalman q marca até 4 temperaturas com sensores, e controla a rotação de 4 fans... só q custa quase R$200, ai não sei se é uma boa ideia.

ja o fato da chave liga desliga é bem pratico, funcional e barato hehe

pronto, só pra vc não falar q não posto nada aqui :P

Postado em (editado)

exatamente eu ia dar essa ideia....

acrescentando... tem tutorial na net sobre CASEMOD que o pessoal constroi esses controladores, soh comprar a plaquinha + os componentes e + mt paciencia e um pouco de noçao...

se grana for o problema...

ebay n eh problema pro Joao... entao...

http://cgi.ebay.com/3-5-Bay-Panel-With-4-x...=item5ad2c105cc

Editado por C45E
Postado em (editado)

Grana é um problema sim...

Noção eu tenho... Vou até procurar esse tutorial...

Mas deve ser simples.. Um potenciometro, transistor, dissipador e meia dúzia de resistências... Um operacional, para deixar bonitinho =P

Provavelmente dá para fazer com um esquema PWM. Aliás, dá para fazer com um esquema PWM.

O que eu queria era algo automático, que só ligasse se precisasse e se auto-regulasse. Difícil né? =/

E sobre a disposição dos equipamentos? E opções para ventilação? Alguma idéia melhor? Sugestões e opiniões, por favor!

Editado por João Guilherme
Postado em

Muito fraca!

Rola colocar um monte de placa de peltier, mas adeus bateria! :vts

Estou procurando soluções econômicas energéticamente! Meu alternador é só 90A =/

Postado em

Cara, se o problema é todo o calor embaixo da lona, é só isolar térmicamente. Opções não faltam, como fazer um "box-in-a-box", e no meio colocar isopor ou PU expandido (que é o que se usa em geladeiras).

De resto, é só botar uma ventilação forçada pra renovar o ar lá dentro, e morreu!

Postado em

OOO jão, isso é um car PUTER ou um car PUTA ?? rapaz, isso é igual coco, quanto mais meche mais fede... ihiih

Acompanhando, sempre acompanhei o tópico, só que em silencio!

Postado em
Grana é um problema sim...

Noção eu tenho... Vou até procurar esse tutorial...

Mas deve ser simples.. Um potenciometro, transistor, dissipador e meia dúzia de resistências... Um operacional, para deixar bonitinho =P

Provavelmente dá para fazer com um esquema PWM. Aliás, dá para fazer com um esquema PWM.

O que eu queria era algo automático, que só ligasse se precisasse e se auto-regulasse. Difícil né? =/

E sobre a disposição dos equipamentos? E opções para ventilação? Alguma idéia melhor? Sugestões e opiniões, por favor!

Um PIC pra controlar? Eu fiz um projetinho na faculdade que tinha um PIC, um sensor (LM35), um display LCD, dois botoes e um rele com um fan.

Quando a leitura do LM35 passava da temperatura definida (botoes + e -) ele acionava o rele pra ligar o fan :) E a temperatura ficava a mostra no display lcd pra dar um charme [¨]

O PIC que usei tem PWM, mas como tava no fim do prazo e não tinha mais tempo pra pesquisar e testar isso, acabei fazendo com rele mesmo, entao ficou um liga/desliga. Mas é totalmente possível!

Inclusive essa experiencia me fez comprar um gravador de PICs, que agora vou conseguir atualizar o firmware da minha M2-ATX! :rolleyes:

Fotinho ai do projetinho! Nada avançado, mesmo porque minha noção de eletrônica é bem BASICA mesmo! ehehhe

imagem3109.th.jpg

Postado em (editado)

Zyxman!

Conte mais! Preço, datasheet, quer fazer para mim? :vts :vts

A parte do PWM eu consigo, pois já usei num projeto na facul (para controlar os motores de um carrinho). Agora com PIC eu nunca mechi, só ouvi falar =P

Kleber, o problema é que o computador é um IMENSO gerador de calor. O SubSonic deu a idéia de fazer uma geladeira dentro da caixa com os equipamentos. Um outro amigo deu a idéia de usar dois radiadores de óleo... Outro amigo deu a idéia de encher o gabinete e os amplificadores de placas de peltier... Dentre todas essas idéias, acho que meia dúzia de cooler é mais barato e menos chance de dar problema!

O meu problema é da onde tirar a ventilação forçada, só isso! Da própria caçamba não dá... De dentro do carro tenho o problema de barulho (estou tirando o computador justamente para evitar isso). De fora da lona vai ficar feio, do respiro de água o duto é pequeno (mas é uma idéia plausível).

Jão, obrigado por acompanhar! Isso não é CarPuta não! É dor de cabeça!

Postado em

Mais umas fotos:

esquemafinal.th.jpgimagem3108.th.jpgimagem3110.th.jpgimagem3111.th.jpgimagem3112.th.jpg

No relatório que fiz coloquei os preços (mas muitos deles eu CHUTEI pra cima! uaehue deu bem mais caro do que deveria)

01 LM35 (sensor de temperatura)	R$ 4,50
01 LCD 16x2 com backlight azul 	R$ 27,50
01 PIC 16F88	R$ 15,00
01 Soquete IC 18 pinos	R$ 1,50
01 Relé 250v/10A	R$ 3,00
02 Resistores de 5K ohms	R$ 0,04
01 Resistor de 680 ohms	R$ 0,08
01 Resistor de 10k ohms	R$ 0,02
02 Botões do tipo push-button	R$ 2,00
01 Cooler 12v	R$ 6,00
01 Transistor BC548B	R$ 0,20
01 Capacitor Eletrolítico 100uF	R$ 0,50
01 Capacitor Eletrolítico 10uF	R$ 0,50
01 Capacitor Cerâmico 100pF	R$ 0,15
01 Par Conectores Serial (para o LCD)	R$ 3,00  
01 Placa Furada 	R$ 14,00

Não sei quanto fica a confiabilidade disso... Mas também não deve ter muito erro... é bem simples no final das contas!

Postado em

Já pesquisei!

As brechinhas que tem, são de 2mm de espessura! :vts

Ou eu deixo a lona longe da parede, mas vai entrar muita água e a lona vai ficar froxa, ou puxo ar lá da tampa traseira (tem uma fresta boa por baixo, mas eu pensei em deixar a caixa perto do habitáculo), ou puxo dos "ladrões" de água (tem dois buracos de uns 6mm de diametro no chão, em posições estratégicas), ou meto a faca na lona e costuro uma tela bem reforçada por cima! :vts :vts

Considerando qua para arrumar uma possível cagada na lataria custa mais de 200 reais.... Se algum amplificador queimar o prejuízo é de mais de 200 reais... Se o computador queimar o preju é de 500 reais....

Rasgar um pedaço da lona, que custa 180 reais, não é uma idéia tão ruim! :vts

Mas eu estou pensando, pode ser que puxe ar de dentro do carro! Se eu perceber que os coolers não vão fazer muito barulho, tem uma passagem de uns 2x5cm (duas na verdade, uma de cada lado. Vou aproveitar uma para passar a fiação, outra talvez para ventilação).

Bom, estou pensando! Peço idéias justamente por isso, me ajudam a pensar em alternativas melhores e mais econômicas! :vts

Com sua experiência... Vendo minha caixa... Acha que preciso de muito fluxo de ar?

Postado em (editado)

O LCD eu já tenho... o resto é baratíssimo...

GOSTEI!

Só não sei onde enfiar o LCD no carro =/ Mas, por outro lado, posso deixar lá na caçamba mesmo! :vts

Se for enviar algo para monitorar a tensão da bateria, complica? Imagina que legal! Voltimetro + temperatura dos componentes ^^

Editar aqui... Pensando bem, não preciso de confiabilidade muito grande! Se der problema, o computador tem proteção térmica... Logo, ele desliga! Se ele desligar, desliga TUDO junto, logo não tem problema se o sistema falhar... Gostei! Está decidido então, controlador PIC para os Fans!

Postado em

Pra mim a programação do PIC deve ser a parte mais facil (Ja tenho pronto a leitura do sensor, escrita no display e funcionamento dos botoes). Sobre o voltímetro ainda não sei... A entrada do pic é 5v, então usar ele mesmo para medir seria complicado (se o carro fosse 5v tava pronto ja! :P )

Precisaria de um conversor analogico digital que aguentasse a voltagem da bateria talvez, não tenho certeza :(

Postado em

Voltagem é frescura minha... Tenho no MC se eu quiser :vts

Você é de onde Zyxman? Se eu te pagar, programa o PIC para mim?

Me adiciona no msn: jonnyribas@gmail.com :vts

Postado em
Pra mim a programação do PIC deve ser a parte mais facil (Ja tenho pronto a leitura do sensor, escrita no display e funcionamento dos botoes). Sobre o voltímetro ainda não sei... A entrada do pic é 5v, então usar ele mesmo para medir seria complicado (se o carro fosse 5v tava pronto ja! :P )

Precisaria de um conversor analogico digital que aguentasse a voltagem da bateria talvez, não tenho certeza :(

LM7805.

Não custa nem 2 reais... entra qualquer coisa entre 8 e 30V, sai 5V.

Postado em

Então, esse regulador seria pra alimentar o PIC. Talvez seria uma boa, mas como a fonte do carputer ja tem uma saida 5v regulada, essa poderia ser usada.

Eu estava falando da entrada analógíca do PIC que não pode ultrapassar os 5v. O LM35 usa ela, varia a voltagem, o pic converte pra digital e faz as contas pra saber qual a temperatura.

Postado em
Nesse caso, use um divisor resistivo... um resistor de 10k entre o +12 e a entrada e outro de 1k entre a entrada e o terra... 12V = 1,2V na porta do PIC.

Eu fico me perguntando onde na faculdade de publicidade se aprende isso.... LOL

Postado em
Eu fico me perguntando onde na faculdade de publicidade se aprende isso.... LOL

Somos dois! :vts

Mas... vou largar os dois conversando... Eu nem sei do que estão falando direito! Tenho uma vaga noção, mas tão vaga que prefiro assistir apenas :P

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...