Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

viniciusaleixo

(OFF) Desafio da Latinha...

Recommended Posts

Postado em

Tenho so esses que fiz no dia mesmo.

Agora eles estao amaciando, ja estao tocando bem mais que no video.

Daqui 1 ou 2 semanas quando eles amaciarem mais, vo colocar pra derreter num video novo.

Postado em

shuashuahsuhaush

vou tentar.. vou pegar a caixa de grave, colocar no banco traseiro virado pra frente, fechar o outro vidro, e deixar o meu soh um poquinho.. heheh

mas duvido mt q consiga um descolamento de ar perto da metade disso ai.. =P

Postado em

Alguém só me explica uma coisa...

Pelo movimento da lata, a frequência ali está abaixo dos 40Hz. Porquê o reflexo no vidro não é afetado????? O vidro, pela metade, não treme????

Já vi coisas bem parecidas usando um compressor de ar... Aliás, é curioso pelo fato da latinha ficar suspensa no ar, como o ar se move de dentro pra fora, ela deveria ser arremessada.

Ou seja, vcs só acreditam se quiserem... O dono deve estar dando muita risada até agora.

Postado em

Pelo movimento da lata, a frequência ali está abaixo dos 40Hz. Porquê o reflexo no vidro não é afetado????? O vidro, pela metade, não treme????

Já vi coisas bem parecidas usando um compressor de ar... Aliás, é curioso pelo fato da latinha ficar suspensa no ar, como o ar se move de dentro pra fora, ela deveria ser arremessada.

Ou seja, vcs só acreditam se quiserem... O dono deve estar dando muita risada até agora.

bota uma latinha vazia num duto de 4" dum sub forte. Ela não vai entrar nem sair, ela fica em movimentos aleatórios que tendem a manter a mesma posição. Quando há uma mudança na música aí sim por um acaso ela pode vir a entrar ou sair do duto. Pela janela do carro mesma coisa. O ar não sai de lá. Se sai ar tem que entrar ar, e como o fluxo não é limitado o ar entra e sair pela mesma janela. Caso contrário, o sub seria uma bomba de ar, e não um deslocador de ar.

[]'s

Postado em
bota uma latinha vazia num duto de 4" dum sub forte. Ela não vai entrar nem sair, ela fica em movimentos aleatórios que tendem a manter a mesma posição. Quando há uma mudança na música aí sim por um acaso ela pode vir a entrar ou sair do duto. Pela janela do carro mesma coisa. O ar não sai de lá. Se sai ar tem que entrar ar, e como o fluxo não é limitado o ar entra e sair pela mesma janela. Caso contrário, o sub seria uma bomba de ar, e não um deslocador de ar.

[]'s

Até onde sei, a gravidade é uma lei que não foi revogada, portanto, a não ser que exista aceleração em sentido contrário à força-peso (ou seja, de baixo pra cima), a latinha vai descer. Sem excessão, a não ser que sua densidade seja menor que o ar...

Além disto, porquê misteriosamente o vidro não se mexe? Porquê a latinha desce quando o cara a solta, até estabilizar?

Sabe o porquê disto tudo? Porquê há sim uma aceleração contrária à da gravidade. Se chama ar comprimido.

A não ser, claro, que o SoloX seja tão forte, mas tão forte, que tenha conseguido anular a força gravitacional.

Postado em
O mais engraçado é que a latinha fica girando...

Porquê ela gira?

Encontre a resposta, e descubra como fazer o mesmo com apenas 2 triaxiais de 5".

Rpaz vc ta conseguindo me convencer...

Realmente ela gira, e isso e beem estranho...

Puta de uma Sacanagem haha...

A risada que a mulher da pro camera e intrigante, e a manga da camisa dela, mexe muito pouco em relacao a latinha, tb e intrigante...

Vlw...

Postado em

KLeber, num sei se estou certo... mas eu consegui fazer isso na caixa anterior (provisória), só que no duto! O ar passa mais forte de um lado do que do outro do duto.. consequentemente, esse lado sopra ligeiramente mais forte q faz a latinha girar!

Quanto ao vidro, o reflexo eu acho q seja por causa das cameras! Meu carro treme toooodoo qdo tow ouvindo o som alto... mas a camera quase nunca capta! Já a latinha voando e facil! Outra coisa... se tu entrar num carro com mais de 120dbs em 20hz, vai ver q uma coisa mto curiosa acontece... o vidro, quando entreaberto.. vibra de forma desigual,... fica funcionando no estilo "leque"... só que beem estranho, gerando um ar turbulento!

Meu som tá bem subdimensionado, o SD1000 não tá tirando tudo do T9... mas mesmo assim vou ver se faço uns vídeos mostrando isso na prática!

Postado em
KLeber, num sei se estou certo... mas eu consegui fazer isso na caixa anterior (provisória), só que no duto! O ar passa mais forte de um lado do que do outro do duto.. consequentemente, esse lado sopra ligeiramente mais forte q faz a latinha girar!

Quanto ao vidro, o reflexo eu acho q seja por causa das cameras! Meu carro treme toooodoo qdo tow ouvindo o som alto... mas a camera quase nunca capta! Já a latinha voando e facil! Outra coisa... se tu entrar num carro com mais de 120dbs em 20hz, vai ver q uma coisa mto curiosa acontece... o vidro, quando entreaberto.. vibra de forma desigual,... fica funcionando no estilo "leque"... só que beem estranho, gerando um ar turbulento!

Meu som tá bem subdimensionado, o SD1000 não tá tirando tudo do T9... mas mesmo assim vou ver se faço uns vídeos mostrando isso na prática!

Mas então... isso é em cima do duto... aí dá mesmo.

Mas na janela, não...

Segundo, o vidro pode até parecer que não tá vibrando, mas o reflexo desaparece. Filma pra ver...

Esse vídeo é tão veradeiro quanto aqueles do cabelo (hair trick, se não me engano). Vídeo pra fazer os outros de trouxa. Engraçado que eu já vi carro com 8 subs tocando forte e nunca senti nada parecido com vento. Simplesmente porquê não tem... Como é que se acelera latinhas e cabelo a uma altura rasoável, deslocando pouco ar?

O pessoal tem que ficar mais esperto com o que vê por aí...

Postado em

Eh verdade isso kleber, nao eh falcatrua... ehehehe, se a lata fosse fechada dai eu acho que nao conseguiria fazer, olha os meus 2 videos.

Esses carros com grande deslocamento de ar, meu deus, tem que ver, eu vi de perto na florida.

Postado em

Mas Murilo... lata subindo e descendo? Onde dá pra ver claramente que o fluxo de ar que a empurra vem de baixo, não vem lateralmente...

Sem falar que o vidro nem mexe, não desce sangue de nenhum ouvido, as roupas mal se mexem...

Postado em

Véio, isso acontece sim. Faça o teste:

Pegue uma seringa. Empurre o êmbolo. Obviamente sairá o ar q estava dentro dela pelo orifício. Agora puxe o êmbolo. O buraquinho vai "sugar" o ar externo para dentro dela.

Agora empurre e puxe 40 vezes em 1 segundo. Claro q não conseguirá nessa velocidade, mas seria um alto falante tocando a 40hz. Sendo o êmbolo da seringa o cone do falante q se move, a seringa a caixa de grave, e o buraquinho como o duto correto?

2 auto falantes de 18", quadrados ainda, possuem uma puta área de cone.. agora imagina toda essa área de cone indo e vindo 40 vezes por segundo com toda aquela excursão? Nesta grandeza podemos considerar o carro como a seringa, os cones dos falantes como o êmbolo, e o vidro do carro como único meio de toda aquela massa de ar entrar e sair naquela velocidade.

O q não deixa a latinha cair é o equilíbrio entre as forças de sopro e sucção.

Mas manter a latinha "voando" sem q esteja em uma superfície (vidro, porta do carro, ou qqr outra coisa) eh IMpossível sim! Reparem q ela sempre vai kickar no vidro.. Por isso ele usa Kicker. o-o-o-o-o-o-

piada lixo.. ¬¬'

Postado em
Mas Murilo... lata subindo e descendo? Onde dá pra ver claramente que o fluxo de ar que a empurra vem de baixo, não vem lateralmente...

Sem falar que o vidro nem mexe, não desce sangue de nenhum ouvido, as roupas mal se mexem...

Bom.. no meu carro o vidro vibra,... e sai um ar esquisito do vão entre o vidro e a porta! não sei se a vibração é APENAS do vidro, ou se é o forro interno tb... sei que algo acontece na porta, e ela sopra legal ali! mas não sei se seria o suficiente pra segurar uma latinha flutuando não! Não tive tempo de testar, mas botando a mão tu sente o vento.. soh q não é tanto a ponto de segurar a latinha!

Já no duto, eu fiz uma latinha levitar por alguns segundos (enquanto durou a batida da música).. ela ficava girando no ar, sempre com um lado "soprando" mais forte (no duto).

O lance nisso tudo é o ventinho q sái da porta, q não sei descrever como surge... mas ele é mais forte que o deslocamento de ar DENTRO do carro!

Postado em
2 auto falantes de 18", quadrados ainda, possuem uma puta área de cone.. agora imagina toda essa área de cone indo e vindo 40 vezes por segundo com toda aquela excursão? Nesta grandeza podemos considerar o carro como a seringa, os cones dos falantes como o êmbolo, e o vidro do carro como único meio de toda aquela massa de ar entrar e sair naquela velocidade.

Bom... cada sub tem 24,5mm de x-max, o que dá 49mm de excursão total. Assumindo cerca de 0,2m² de área de cone, temos 10 litros de ar se movendo a 1,96m/s, o que dá 7km/h a 40Hz. 2 subs dão 20 litros de ar. 4 deles, 40 litros de ar.

Só que estes 40 litros de ar irão comprimir todo o ar que está dentro do habitáculo, ou seja, há MUITA elasticidade no meio. Juntando o fato das duas janelas estarem baixas, o que vc acha? A latinha vai ficar MESMO suspensa no ar?

Vamos fazer outro teste então... pegue uma latinha, amarre uma linha, prenda no retrovisor do carro, acelere até 20km/h e me diga se a latinha está voando, suspensa no ar à altura do retrovisor, ou se ela ainda está arrastando no chão.

Façam o teste... a condição é MUITO melhor pra latinha voar no teste que eu sugeri. Ela estará sujeita a um volume MUITO maior de ar passando por ela, a uma velocidade 3x maior.

Postado em
Bom.. no meu carro o vidro vibra,... e sai um ar esquisito do vão entre o vidro e a porta! não sei se a vibração é APENAS do vidro, ou se é o forro interno tb... sei que algo acontece na porta, e ela sopra legal ali! mas não sei se seria o suficiente pra segurar uma latinha flutuando não! Não tive tempo de testar, mas botando a mão tu sente o vento.. soh q não é tanto a ponto de segurar a latinha!

Já no duto, eu fiz uma latinha levitar por alguns segundos (enquanto durou a batida da música).. ela ficava girando no ar, sempre com um lado "soprando" mais forte (no duto).

O lance nisso tudo é o ventinho q sái da porta, q não sei descrever como surge... mas ele é mais forte que o deslocamento de ar DENTRO do carro!

Bloom, no duto a velocidade do ar é bem grande, por conta da área do duto. E, como a latinha está bem acima dele, não se tem nenhuma perda por conta da elasticidade do meio, como haveria num carro (ainda mais com as duas janelas abertas).

Vale lembrar que, no duto, o ar é direcionado, por isto correu em velocidades diferentes e fez a latinha rodar.

Agora, com o ar correndo de forma homogênea pela janela, será mesmo que ela ficaria girando daquela forma?

Se quiser fazer um teste simples, veja se consegue manter uma sacola plástica flutuando na janelaa do seu carro, com o grave de qualquer par de subs... a área da sacola é muito maior, e o peso MUITO menor que uma latinha.

Não me admirarei se ninguém disser que conseguiu.

Postado em

Bom, concordo com o kleber. Parece ser fake

Mas, de qualquer forma...

Analizando os vetores deslocamento de ar, é possível verificar a presença de uma rotacional de campo. Isso explicaria a latinha girar.

O problema é que se trata de uma latinha. Se fosse um outro objeto (disco talvez) seria mais plausível, pois PODERIA agir como uma asa e flutuar um pouco.

Sei lá, fake... Mas eu acho que foi feito com imãs...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...