Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Que componente faz mais diferença ?

Recommended Posts

OK, OK, o ideal é ter um sistema equilibrado...

 

Mas numa situação hipotética onde você tem um sistema pra lá de mediano (amplificadores Fosgate Punch, Player Alpine 9813, sub JL W0, Kit Componente nacional de kevlar, por exemplo) a onde investiria suas patacas...

 

Na minha opinião os falantes são o ponto nerválgico do sistema, ou seja bons alto falantes com um amp mediano dá um bom resultado agora um bom amp com falantes meia boca não adianta nada...

 

Aberta a discussão ;)

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb sou da mesma opiniao.... d nada adianta vc ter um sistema high end d milhares d dolares se vc nao tiver um falante decente...

 

um bom cantor tem q ter, antes de boas musicas, uma boa voz, senao sempre vai ser lixo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc der uma olhada nas curvas de resposta em frequencia de um alto falante e dados de distorcao harmonica, vc vai ver que vc tem variacoes absurdamente maiores do que as de um aplificador ou saida rca de um player.

 

 

 

Agora no sistema hipotetico, acho que onde daria mais diferenca seria fazer alguma melhoria de instalacao, como pezinho ou tratamento acustico de portas... Soh que sem fazer um pezinho qualquer, fazer um pezinho que va fazer o midbass descer bem ateh uns 60Hz sem perdas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com vcs na questao do falante. Mas acho que o importe é a combinaçao de falante + modulo.

Nao adianta nada falante otimo e modulo meia boca, portanto fico com essa combinaçao! ;)

 

Abraços.. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E tem outra coisa importantissima.

 

 

Em 90% dos casos, nos escutamos o falante fora de seu eixo. Por isso, tao importante quanto a resposta em frequencia em camara anecoica on-axis eh a resposta off-axis...

 

 

Apesar de poucos fabricantes divulgarem a resposta off-axis, em falantes automotivos (principalmente os bem feitos) tendem a corrigir os defeitos de se estar fora do eixo. Jah nos falantes residenciais, a resposta off axis nao eh nada importante, pq o ouvinte estah geralmente com os falantes adequadamente posicionados.

 

 

Essa eh uma das razoes pelas quais um falante pra uso residencial nao funciona bem se vc colocar numa porta de um carro, por mais maravilhoso que ele seja....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu voto na fonte do som, a head-unit.

 

O resto do equipamento pode ser tudo top, mas onde o som é gerado que é o mais importante. O resto é só trabalhar esse sinal gerado!

 

[]s!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu voto na fonte do som, a head-unit.

 

O resto do equipamento pode ser tudo top, mas onde o som é gerado que é o mais importante. O resto é só trabalhar esse sinal gerado!

 

[]s!

 

 

nao......

 

 

um alpine 9815 jah dah uma qualidade de audio excelente, e uma resposta absurdamente plana (com variacao de menos de 0.3dB) em todo espectro audivel...

 

 

 

um alto falante bom, geralmente apresenta variacoes de 6dB ateh 8dB na faixa otima de reproducao. Ateh nas melhores caixas de som do mundo (que custam acima de 20.000 dolares o par) admitem variacoes dessa ordem. entao nao ha sentido em mudar a hu.....

 

 

instalacao, posicionamento dos falantes e qualidade dos falantes sempre sao o que mais influem disparado na qualidade de som. o resto complementa.....

 

 

e quanto a "trabalhar" o sinal gerado, sempre que vc adiciona um estagio num sistema sonoro vc estah introduzindo distorcoes e variacoes na resposta em frequencia. por isso os sistemas high end residenciais nao tem nem regulagem de graves e agudos, muito menos loudness, e nem em sonho aqueles efeitos de dsp.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo também com a instalação/posicionamento dos falantes. O exemplo é o o que acontece nos campeonatos, onde nem sempre o competidor com os melhores equipamentos leva o prêmio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

heheheh...por isso q eu to juntando tudo pra instalar meus equipamentos todos de uma vez... :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além dos cabos, o Módulo tem que ser o ponto "G" do som, porque, nos falantes, dá-se pra corrigir algumas de suas deficiências, fazendo um pezinho devidamente sintonizado para o falante, inclusive trabalhando o ângulo, obtendo uma sensação mais efetiva da imagem e do palco.

 

Player também faz boa diferença, porém, primordial, para mim, é o módulo, já que estamos falando de kits médio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que os falantes são sim ponto nevrálgico da questão por um simples motivo: depende de um fator complementar: instalação. Um falante que toca em caixa que não apresenta volume adequado, que está mal direcionado, realmente compromete muito.

Um amp pode ser atirado no porta malas, de cabeça para baixo, que vai tocar a mesma coisa que antes.

Mantém-se a lógica de que o pior componente limita a qualidade máxima do sistema, incluindo-se então a instalação como componente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que os falantes são sim ponto nevrálgico da questão por um simples motivo: depende de um fator complementar: instalação. Um falante que toca em caixa que não apresenta volume adequado, que está mal direcionado, realmente compromete muito.

Um amp pode ser atirado no porta malas, de cabeça para baixo, que vai tocar a mesma coisa que antes.

Mantém-se a lógica de que o pior componente limita a qualidade máxima do sistema, incluindo-se então a instalação como componente.

Discordo do texto do Mogar, o Sr. está esquecendo do timbre nesta questão, aparelhos mais caros tendem a ter melhor timbre, digo mais próximo do real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que os falantes são sim ponto nevrálgico da questão por um simples motivo: depende de um fator complementar: instalação. Um falante que toca em caixa que não apresenta volume adequado, que está mal direcionado, realmente compromete muito.

Um amp pode ser atirado no porta malas, de cabeça para baixo, que vai tocar a mesma coisa que antes.

Mantém-se a lógica de que o pior componente limita a qualidade máxima do sistema, incluindo-se então a instalação como componente.

Discordo do texto do Mogar, o Sr. está esquecendo do timbre nesta questão, aparelhos mais caros tendem a ter melhor timbre, digo mais próximo do real.

Mas novamente, o ponto critico eh o alto-falante. Um otimo falante com um amplificador mediano fica muito melhor que um falante mediano num amplificador otimo.

 

 

Especialmente quando estamos usando o amplificador sem reforco em frequencia alguma, usando ele em flat...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas até aonde um amplificador pode ser o gargalo da instalação?

 

Supondo que temos HU, cabos e falantes hi-end, qual poderia ser a influencia do amplificador?

 

Seria na distorção hamonica?

 

Seria muito gritante a diferença de um setup assim:

 

Alpine (algum top)

Falantes da diamond ou mb quart ou polk (por exemplo, médios + sub)

Cabos da stinger (dupla ou tripla blindagem)

 

Um tocando num banda e outro num wharf?

 

Posso estar colocando uma dúvida o quanto "nada a ver"...

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião os falantes é que darão a assinatura sônica final.

 

Eles são o último elo de ligação antes das ondas sonoras atingirem nossos ouvidos.

 

Mas como uma corrente, cada elo tem a sua importância e um elo mais fraco compromete todo o conjunto.

 

Assim sendo, a grande sacada é ter os aparelhos todos de uma mesma faixa de qualidade.

 

Obviamente o que vier para mais é lucro! :legal:

 

Não esqueçamos que um projeto bem elaborado e uma instalação bem feita faz os equipamentos renderem o máximo!!!

Editado por Flying over SP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente contigo Flying.

 

Na minha opinião, tanto o head, amplificador e falante são pontos críticos. De nada adianta tu ter o melhor módulo, melhor falante e tudo bem instalado se a Head possui baixa qualidade. O mesmo acontece pro módulo e falante.

 

Na minha opinião, quem mais da a assinatura são os falantes, porém o mesmo pode ser trabalhado (posicionando e fazendo caixas por exemplo) para obter melhores resultados. Mas uma head unit nunca vai mudar sua qualidade.

 

Eu possuia um player da Sony (8057) e agora possuo um Pioneer (7550) e por mais que digam que não tem tanta diferença, tanto nos falantes originais como nos falantes de mais qualidade, noto uma melhora gritante no som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, o mais importante é sem duvidas o alto falante, e depois vem o conjunto modulo/head unit q andam juntos.......

 

 

se vc tiver uma head boa e um amp bom e não tiver alto falantes decentes, o sistema não irá render, o mesmo ocorre se vc tiver apenas alto falantes bons e não tiver um rádio decente (em situações sem amp)

 

agora se vc tem um radio bom e um kit de falantes bom (leia-se em kit de falantes kit2way+triax+sub) não adianta colocar qqer amp pq dai valerá mais a pena deixar tudo ligado no radio do q ligar eles nesse amp.....

 

ou seja, não adianta uma head nakamichi com afs jlaudio se for colocar um amp da boog pra tocar, assim como não adianta colocar um amp warf audio pra tocar afs da buster com um radio original de fiat 147

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

disparado INSTALAÇÃO!

 

na minha ótica. planejamento e instalação adequada sao a principal fonte.

 

de nada adiante tudo de bom instalado mal no carro (vejam o meu carro que tem excelentes amps jogados no carro com o resto nao acompanhando)

 

depois disso, creio virem Falantes, Head, Amp e Cabos.

 

Clario que tudo tem sua ponderaçao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de ouvir um carro realmente de SQ, cheguei a conclusao que o mais importante sao bons falantes, numa OTIMA instalacao.. nada como um pezinho bem litrado e angulado, idem pro tweeter ou full range. Mas tb nao adianta ter um CD "pe de bode" como diz o Ronie hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OK, OK, o ideal é ter um sistema equilibrado...

 

Mas numa situação hipotética onde você tem um sistema pra lá de mediano (amplificadores Fosgate Punch, Player Alpine 9813, sub JL W0, Kit Componente nacional de kevlar, por exemplo) a onde investiria suas patacas...

 

Na minha opinião os falantes são o ponto nerválgico do sistema, ou seja bons alto falantes com um amp mediano dá um bom resultado agora um bom amp com falantes meia boca não adianta nada...

 

Aberta a discussão ;)

 

[]

 

Sandro

VOCE SE ESQUECEU DA FIAÇÃO TAMBÉM...DOS ACESSÓCIOS..ISSO TB É IMPORTANTISSIMO...TUDO FAZ PARTE DE UM CONJUNTO...FALOWW AEEE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza a instalação.....produto fraco bem instalado ganha de produto bom mal instalado....é logico que tem que ter o bom senso como todos disseram aki, mas o que predomina é a instalação....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sistema stereo

 

booster + falante bom = ruim

amp. bom + falante ruim = ruim

amp. bom + falante bom = ótimo

 

Sistema bass ( mono )

 

booster + falante bom = bom

amp. bom + falante ruim = ruim

amp. bom + falante bom = ótimo

 

A alimentação é um fator crítico pra mim.

Alguns sistemas com megacapacitor muda da água para o vinho.

 

saudações Sandro ! :legal:

 

 

Billy budd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o ponto chave está no amp, a qualidade do amp define a qualidade do sistema, claro que sistema de som é conjunto... é como em carro de corrida não adianta ter tudo do melhor menos um item..vai ser nesse que vai dar m*... assim partindo de um player bom+amp otimo+falantes bons = resposta boa (provavelmente), claro que sempre considerando que a instalação vale 50% num sistema...

valeu.

 

:mac2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o player é o de menos então, não noto quase diferença nenhuma no som usando um player básico de 400 conto p/um de 1000 com mp3, equalizador e os carai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal seria investir nos extremos, ou seja, CD Player e Alto Falantes, pois eles que são os "elos fracos" da corrente.

E uma excelente instalação, é óbvio.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...