Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rapmaster666

Baterias: A Menor Engole A Maior?

Recommended Posts

Postado em

Galera, to com uma duvida:

Troquei de Carro e Arrastei minha moura de 75A para o novo carro que tinha uma de 48A.

Coloquei a de 75 no Cofre e a de 48 na Mala pois é menor e ocupa menos espaço pois porta malas de PUG é Phoda.

Achei Que ia ficar com 123A no total (75+48), mas me lembro de algum dia ler algum topico sobre isso, que tenho que ligar 2 baterias de mesma amperagem pois a menor derruba a maior ou algo parecido tipo a amperagem diminui, (não tenho certeza se entendi corretamente), isso é Verdade?

Outra Coisa se eu deixar só a de 75A caso isso seja verdade fica melhor, vai suprir meu sistema, pois comprei mais um sub e não sei se vai caber outra bateria na mala.

SISTEMA:

T1000

Blau 420rms(não lembro o modelo agora)

2 Pioneers307

2 6x9 Pioneers 80rms cada

2 Kit Bravox 100 rms cada

OBS: Carro sem AR

O que Fazer Agora pasmafaute ????

Obrigado

Postado em

Eu tb tinha 2 baterias com "amperagens" diferentes. Uma de 60ah e outra de 150ah, ligadas em paralelo.

So que acontece o seguinte, lembra-se da 1a lei de ohm (V = R.I)???

Pois é, ambas tem diferentes resistências, já que elas possuem a mesma "voltagem" (V).

Lembra-se de que a corrente procura sempre o caminho de menor resistência?

Pois é, a sua bateria de maior potencia ("amperagem") vai se descarregar mais rápido que a outra, devido à baixa resistência dela.

Caso elas não estejam completamente carregadas, e seu carro estiver parado, uma servirá de gerador e outra de receptor, devido ao fato delas estarem com diferenças de potencial ("voltagem") diferentes.

Dependendo do caso, vc vai ter que acabar tendo que empurrar o seu carro (ou fazer a boa e velha chupeta) pasmafaute

Já passei por maus bocados assim...

Mas isso tem solução. Vc pode fazer um chaveamento nessa ligação de uma bateria com a outra, deixando essa ligação "aberta" quando o seu carro está estacionado.

Esse chaveamento pode ser feito, facilmente, através de relés ou "chaves tic tac".

Para usar relés é um pouco mais complexo, mas nada muito dificil não, já vi algumas pessoas aqui no fórum que fizeram.

Pra usar "chaves tic tac" é mais fácil, porém vc que vai acionar, manualmente, se as 2 baterias vão estar ligadas ou não. Já com os relés vc pode colocar isso pra funcionar automaticamente com algum sistema do carro q vc queira.

Dá uma olhada ai pelo fórum que tem algumas pessoas que já fizeram isso :legal:

Espero ter ajudado,

Abraços.

Postado em
Eu tb tinha 2 baterias com "amperagens" diferentes. Uma de 60ah e outra de 150ah, ligadas em paralelo.

So que acontece o seguinte, lembra-se da 1a lei de ohm (V = R.I)???

Pois é, ambas tem diferentes resistências, já que elas possuem a mesma "voltagem" (V).

Pois é, a sua bateria de maior potencia ("amperagem") vai se descarregar mais rápido que a outra, devido à baixa resistência dela.

Caso elas não estejam completamente carregadas, e seu carro estiver parado, uma servirá de gerador e outra de receptor, devido ao fato delas estarem com diferenças de potencial ("voltagem") diferentes.

Dependendo do caso, vc vai ter que acabar tendo que empurrar o seu carro (ou fazer a boa e velha chupeta) pasmafaute

Já passei por maus bocados assim...

Mas isso tem solução. Vc pode fazer um chaveamento nessa ligação de uma bateria com a outra, deixando essa ligação "aberta" quando o seu carro está estacionado.

Esse chaveamento pode ser feito, facilmente, através de relés ou "chaves tic tac".

Para usar relés é um pouco mais complexo, mas nada muito dificil não, já vi algumas pessoas aqui no fórum que fizeram.

Pra usar "chaves tic tac" é mais fácil, porém vc que vai acionar, manualmente, se as 2 baterias vão estar ligadas ou não. Já com os relés vc pode colocar isso pra funcionar automaticamente com algum sistema do carro q vc queira.

Dá uma olhada ai pelo fórum que tem algumas pessoas que já fizeram isso :legal:

Espero ter ajudado,

Abraços.

Agora f..., se eu deixara só a de 75 vai dar conta??? uso o som frequentemente com o carro ligado, qdo to parado uso num volume reduzido

Se der só a de 75 melho pois não sei se vai sobrar espaço na mala qdo eu colocar os dois subs..

Postado em

Opa... uma não se descarrega mais rápido do que a outra não. Ambas possuem resistências internas, e esta resistência é quem limita a corrente na bateria. Pela lei de ohm, quanto maior a corrente que passa por um resistor, maior a queda de tensão provocada por ele, por isto as duas bateria SEMPRE estarão em equilíbrio, mesmo tendo correntes diferentes. Isto explica porquê a tensão cai quando temos um pico de consumo no amplificador.

O que acontece, na realidade, é que a que tem maior capacidade irá descarregar em maior proporção. Mas as duas sempre estarão equilibradas em carga.

Postado em

Opa... uma não se descarrega mais rápido do que a outra não. Ambas possuem resistências internas, e esta resistência é quem limita a corrente na bateria. Pela lei de ohm, quanto maior a corrente que passa por um resistor, maior a queda de tensão provocada por ele, por isto as duas bateria SEMPRE estarão em equilíbrio, mesmo tendo correntes diferentes. Isto explica porquê a tensão cai quando temos um pico de consumo no amplificador.

O que acontece, na realidade, é que a que tem maior capacidade irá descarregar em maior proporção. Mas as duas sempre estarão equilibradas em carga.

Sendo assim vou ver se consigo espaço para deixar as duas, mas me respondam se eu deixar só a de 75A da conta do meu sisteminha e tal tipo um AB de 420rms e um D de 1000rms???

Postado em

Bom, não era isso que acontecia comigo.

Usava uma bateria de 56 A no lugar original e uma de 150 na mala, ligadas em paralelo, ambas novas. Não existia nenhuma espécie de chaveamento entre elas, isto é, a todo instante elas eram usadas em conjunto. A diferença é que a pequena tinha fiação para o cd-player, no painel, e para os modulos, na mala, enquanto que a de 150 tinha fiação apenas para os módulos.

Em um determinado momento, o display do cd-player começava a piscar, como se a carga estivesse baixa, mas os leds dos módulos nao piscavam. O player cortava, mas os módulos nao. O carro ligava normalmente nesse momento.

Eu imaginava que as duas baterias forneciam correntes proporcionais às suas amperagens de referencia, por ex., enquanto a pequena mandava 30 A, a de 150 devia estar mandando 90A. Mas depois constatei, com voltímetro, que a de 56 ficava praticamente o tempo todo DESCARREGADA.

Disso conclui que as duas baterias são solicitadas com equidade de corrente, e a menor, por ter menos reserva, descarrega mais rápido. Depois disso retirei a bateria original e deixei apenas a de caminhao, na mala, pq não ia andar o tempo todo com uma bateria descarregando, se não estragava, e que não era nem minha, mas de um carro de uma tia, que foi trocada por uma heliar velha que eu tinha. Acho que a melhor opçao seria fazer um chaveamento, para apenas a de 150 funcionar com o som, mas nao fiz isso pq tinha que devolver a bateria...

Mas no seu caso acho melhor deixar as duas baterias funcionando, já que nao existe uma grande diferença de amperagem entre elas, o que nao era o meu caso.

Postado em

Usava uma bateria de 56 A no lugar original e uma de 150 na mala, ligadas em paralelo, ambas novas. Não existia nenhuma espécie de chaveamento entre elas, isto é, a todo instante elas eram usadas em conjunto. A diferença é que a pequena tinha fiação para o cd-player, no painel, e para os modulos, na mala, enquanto que a de 150 tinha fiação apenas para os módulos.

Em um determinado momento, o display do cd-player começava a piscar, como se a carga estivesse baixa, mas os leds dos módulos nao piscavam. O player cortava, mas os módulos nao. O carro ligava normalmente nesse momento.

Eu imaginava que as duas baterias forneciam correntes proporcionais às suas amperagens de referencia, por ex., enquanto a pequena mandava 30 A, a de 150 devia estar mandando 90A. Mas depois constatei, com voltímetro, que a de 56 ficava praticamente o tempo todo DESCARREGADA.

Disso conclui que as duas baterias são solicitadas com equidade de corrente, e a menor, por ter menos reserva, descarrega mais rápido. Depois disso retirei a bateria original e deixei apenas a de caminhao, na mala, pq não ia andar o tempo todo com uma bateria descarregando, se não estragava, e que não era nem minha, mas de um carro de uma tia, que foi trocada por uma heliar velha que eu tinha. Acho que a melhor opçao seria fazer um chaveamento, para apenas a de 150 funcionar com o som, mas nao fiz isso pq tinha que devolver a bateria...

Mas no seu caso acho melhor deixar as duas baterias funcionando, já que nao existe uma grande diferença de amperagem entre elas, o que nao era o meu caso.

Então, há um errinho conceitual que precisa ser esclarecido... a corrente flui em qualquer sentido do fio. Portanto, ao dar partida, seu carro puxa energia das duas baterias, assim como o CD-Player e os amplificadores. Portanto, se você precisava fazer chupeta, é porquê esgotou as duas. O chaveamento só serve para evitar que vc descarregue a bateria do carro para poder dar partida. Pra quem tem trio pesado e muita bateria, é bom ter esta opção de desconectá-la, não porquê a bateria do carro vai embora mais rápido, mas porquê você não irá descarregá-la.

Postado em

Sei não.

A coisa é confusa...

Lá no ML tem uns carregadores de bateria inteligentes (reduzem a corrente a medida que a bateria vai ficando carregada). Alguém perguntou sobre carregar duas baterias de capacidades muito diferentes ao mesmo tempo e o fornecedor explicou que a de menor capacidade carrega antes e manda o carregador reduzir a corrente, fazendo com que a de maior capacidade não carregue completamente...

Aí fecha com a informação de que o sistema transformaria a maior numa de menor capacidade...

Minha sugestão é que fosse feito um teste prático com um carregador e fosse monitorado com duas baterias em paralelo, de capacidades bem diferentes, tanto em carga total como em descarga total.

Bom, um multímetro e uma moura de 60 Ah em boas condições, disponível para “sacrifício” eu tenho aqui sobrando.

Se alguém de Poa tiver o restante dos equipos e disposição, acho que o teste seria de curiosidade de todos.

Postado em

Vou por uma ideia (Sou Leigo em Eletronica).

Pela Logica

Tipo 2 Baterias uma de 100A e outra de 50A, O carro Desligado sem nenhum Carregador com o som Ligado.

As baterias começam a descarregar juntas qdo a de 50A secar a de 100A ainda tera 50A, ai que vem minha duvida a de 100A (agora com 50a) vai ter que carregar a pequena e suprir o sistema? Pois a Pequena (Agora Seca), vai querer puxar energia para se carregar. Isso não geraria uma queda de tensão?

Isso Acontece?

Postado em

Bom, vamos aprofundar nessa parte do "carrega antes ou não carrega".

O que o vendedor do ML disse é, na realidade, uma mentira. As duas baterias serão carregadas igualmente, como uma só. Se, durante a carga, a tensão nos terminais da bateria aumenta (por exemplo, descarregada dá 10V, carregada dá 12), como pode apenas uma delas atingir 12V e a outra não? Na realidade, o que acontece é que, quando uma está com carga menor que a outra, esta irá drenar maior corrente, e a carga sempre tenderá ao equilíbrio. Se você liga uma bateria descarregada em paralelo com uma carregada, a que está carregada irá descarregar-se para carregar a vizinha, e as cargas se igualarão.

Pra pensar...

cxdaguamr2.jpg

Olhando para a figura abaixo, vê-se duas caixas dágua. Uma de 1000 litros, e a outra de 500 litros. Ambas estão interligadas por um cano, e estão à mesma altura do solo. O Cano 1 e o Cano 2 jogam a mesma quantidade de água nas duas.

PERGUNTA: Qual das duas enche primeiro, e porquê?

Respondam a esta pergunta, que eu explico o que essas caixas d´agua têm a ver com o assunto. :legal:

Postado em

Bom para mim ja esta ok, esse FDS vou colocar os modulos nas laterais e ver se arrumo espaço para por a bateria lá atrás, caso contrario vou ter que deixar só a de 75 mesmo. Será que as crianças vão passar fome com a de 75???

Postado em

O que o vendedor do ML disse é, na realidade, uma mentira. As duas baterias serão carregadas igualmente, como uma só. Se, durante a carga, a tensão nos terminais da bateria aumenta (por exemplo, descarregada dá 10V, carregada dá 12), como pode apenas uma delas atingir 12V e a outra não? Na realidade, o que acontece é que, quando uma está com carga menor que a outra, esta irá drenar maior corrente, e a carga sempre tenderá ao equilíbrio. Se você liga uma bateria descarregada em paralelo com uma carregada, a que está carregada irá descarregar-se para carregar a vizinha, e as cargas se igualarão.

Pra pensar...

cxdaguamr2.jpg

Olhando para a figura abaixo, vê-se duas caixas dágua. Uma de 1000 litros, e a outra de 500 litros. Ambas estão interligadas por um cano, e estão à mesma altura do solo. O Cano 1 e o Cano 2 jogam a mesma quantidade de água nas duas.

Respondam a esta pergunta, que eu explico o que essas caixas d´agua têm a ver com o assunto. :legal:

A resposta eu não sei, mas que os canos e caixa d'agua são de marcas boas são o-o-

Postado em

Pra pensar...

cxdaguamr2.jpg

Respondam a esta pergunta, que eu explico o que essas caixas d´agua têm a ver com o assunto.  :legal:

A resposta eu não sei, mas que os canos e caixa d'agua são de marcas boas são o-o-

Pois é Kleber... q bom q vc usou Tigre no seu projeto. Fuja do mico! o-o-:vts hahaha!

As duas irão encher de forma igual, já q estão ligadas (esqueci como se chama esse cano q liga as duas). Acho q vi isso na 5ª ou 6ª série :P

Postado em

Kleber, no caso as caixas dágua irão encher ao mesmo tempo.

Mas desconfio que este exemplo não seja exatamente similar às baterias.

Faltou a bóia que comanda o registro. E no teu caso elas tem a mesma resistência interna (zero).

A questão é: como o carregador "sabe" que a bateria carregou e pode diminuir a corrente enviada?

Chute: a medida que a bateria carrega-se o carregador "enxerga" a resistência dela aumentando e isto serve de controle para ele parar de mandar corrente. Ainda as baterias em paralelo tem resistências internas diferentes, e isso é o que vai nos criar problema... :pirou:

Quiá..quiá. Podemos chamar um phD em baterias, outro matemático para modelar esta josta, ou fazer o teste prático monitorando o que ocorre :legal:

Postado em
Kleber, no caso as caixas dágua irão encher ao mesmo tempo.

Mas desconfio que este exemplo não seja exatamente similar às baterias.

Faltou a bóia que comanda o registro. E no teu caso elas tem a mesma resistência interna (zero).

A questão é: como o carregador "sabe" que a bateria carregou e pode diminuir a corrente enviada?

Chute: a medida que a bateria carrega-se o carregador "enxerga" a resistência dela aumentando e isto serve de controle para ele parar de mandar corrente. Ainda as baterias em paralelo tem resistências internas diferentes, e isso é o que vai nos criar problema... :pirou:

Quiá..quiá. Podemos chamar um phD em baterias, outro matemático para modelar esta josta, ou fazer o teste prático monitorando o que ocorre :legal:

Sim, elas enchem ao mesmo tempo. A mesma coisa vale para as baterias... tanto a bateria quanto as caixas dágua são sistemas que tendem ao equilíbrio, por isto, neste exemplo alí, elas enchem por igual, e esvaziam por igual. A de 500 litros não esvazia antes.

Quanto ao carregador, é muito simples... quanto mais descarregada, maior é a diferença de tensão entre a bateria e a saída do carregador, por isto maior é a corrente que circula por ela. Tudo que o carregador precisa é "sentir" quanta corrente a bateria está drenando para parar a carga. Se você coloca duas baterias diferentes, uma delas pode até estar com maior carga, mas a segunda bateria continuará drenando corrente de quem tem a oferecer, no caso, a outra bateria e o carregador. Por isto as duas terminarão de se carregar juntas.

Postado em
Se você coloca duas baterias diferentes, uma delas pode até estar com maior carga, mas a segunda bateria continuará drenando corrente de quem tem a oferecer, no caso, a outra bateria e o carregador. Por isto as duas terminarão de se carregar juntas.

Vou ter que testar mesmo...

Minha "pulga atrás da orelha" é: uma bateria com 11 V ligada neste carregador drena 10 A, e quando ela chegar a 12,5 passará a beber 0,2 A. Me parece que existe mais coisa entre "o céu e a terra", e que essa variação toda de corrente é comandada eletronicamente...

Fazendo a analogia hidráulica: a diferença de potencial é a pressão, e a corrente é a vazão em litros.

Digamos que temos uma bateria de 50 Ah com 12,5 V recebendo 0,2 A do carregador; ao plugar em pararelo uma de 150 com 11V, a tensão da carregada vai cair a uns 12 V. Com isso o carregador vai liberar uns 3 A para o sistema. O ponto de equilíbrio disso é que a bateria grande estaria carregada daqui a uns 10 dias.

Desconfio que o carregador não passará a fornecer 10 A, ignorando o sinal da bateria carregada.

Minha hipótese é que a menor carrega-se antes e quase "fecha a torneira"; com a torneira "quase fechada" a grande se carrega muito lentamente.

Postado em
Vou ter que testar mesmo...

Minha "pulga atrás da orelha" é: uma bateria com 11 V ligada neste carregador drena 10 A, e quando ela chegar a 12,5 passará a beber 0,2 A. Me parece que existe mais coisa entre "o céu e a terra", e que essa variação toda de corrente é comandada eletronicamente...

Fazendo a analogia hidráulica: a diferença de potencial é a pressão, e a corrente é a vazão em litros.

Digamos que temos uma bateria de 50 Ah com 12,5 V recebendo 0,2 A do carregador; ao plugar em pararelo uma de 150 com 11V, a tensão da carregada vai cair a uns 12 V. Com isso o carregador vai liberar uns 3 A para o sistema. O ponto de equilíbrio disso é que a bateria grande estaria carregada daqui a uns 10 dias.

Desconfio que o carregador não passará a fornecer 10 A, ignorando o sinal da bateria carregada.

Minha hipótese é que a menor carrega-se antes e quase "fecha a torneira"; com a torneira "quase fechada" a grande se carrega muito lentamente.

Essa variação toda é comandada pela Lei de Ohm... :vts

Seguinte: Uma bateria é formada de um gerador + um resistor em série (que é a tal resistência interna). Digamos que tal resistência seja de 1 ohm (só pra facilitar os cálculos, na realidade é bem menos).

Quando sua bateria está com 11V e é ligada a um carregador de 13V, a corrente que circulará é:

U = R * I

2 = 1 * I => I = 2A.

Quando sua bateria atinge os 12V, a corrente passa a ser:

1 = 1 * I => I = 1A

Se o seu carregador for inteligente, ele vai parar a carga nesse ponto, quando a corrente consumida for igual a 1A.

Já dá pra perceber, por estes cálculos, que um carregador "de 10A" não trabalha com essa corrente toda não, só vai trabalhar assim quando a bateria estiver descarregada. à medida que ela se carrega, esta corrente vai caindo.

PS: 1 ohm alí é imaginário. Uma bateria de 55A/H vai ter uma resistência interna por volta de 0,21 ohms, se aplicarmos a lei de ohm. Esta pode ser menor, dependendo do projeto da bateria, mas nunca será maior.

Postado em

Pelo q eu sei elas o carregar juntas, pq a tendencia na eletrica, é as cargas se estabilizarem, mas nao em questao de corrente, e sim de tensao.

Por isso elas vao sempre carregar juntas, e um no vai ferrar a outra, a nao ser q ela esteja muito fraca, deixando outra fraca tbm.

Postado em

Então, há um errinho conceitual que precisa ser esclarecido... a corrente flui em qualquer sentido do fio. Portanto, ao dar partida, seu carro puxa energia das duas baterias, assim como o CD-Player e os amplificadores. Portanto, se você precisava fazer chupeta, é porquê esgotou as duas. O chaveamento só serve para evitar que vc descarregue a bateria do carro para poder dar partida. Pra quem tem trio pesado e muita bateria, é bom ter esta opção de desconectá-la, não porquê a bateria do carro vai embora mais rápido, mas porquê você não irá descarregá-la.

Na hora de dar a partida, creio eu que a corrente "volta" pela fiação do carro, mas com o som ligado, acho que não tinha como a de 150 alimentar o player, pq assim acho que ia ter duas correntes simultâneas em sentidos opostos : uma, da bateria de 56 para os modulos, e outra da de 150 para o player. Ia dar uma "confusão eletronica", não? É assim mesmo?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...