Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rapmaster666

Baterias: A Menor Engole A Maior?

Recommended Posts

Postado em
Pois é, ambas tem diferentes resistências, já que elas possuem a mesma "voltagem" (V).

Lembra-se de que a corrente procura sempre o caminho de menor resistência?

Pois é, a sua bateria de maior potencia ("amperagem") vai se descarregar mais rápido que a outra, devido à baixa resistência dela.

Opa... uma não se descarrega mais rápido do que a outra não. Ambas possuem resistências internas, e esta resistência é quem limita a corrente na bateria. Pela lei de ohm, quanto maior a corrente que passa por um resistor, maior a queda de tensão provocada por ele, por isto as duas bateria SEMPRE estarão em equilíbrio, mesmo tendo correntes diferentes. Isto explica porquê a tensão cai quando temos um pico de consumo no amplificador.

O que acontece, na realidade, é que a que tem maior capacidade irá descarregar em maior proporção. Mas as duas sempre estarão equilibradas em carga.

Kleber, como vc mesmo disse ai: "Pela lei de ohm, quanto maior a corrente que passa por um resistor, maior a queda de tensão provocada por ele".

Sendo a resistência menor a resistência da bateria de maior "amperagem", ela terá uma maior queda de potencial, em picos de corrente, do que a bateria "menor" (que tem resistencia maior). Dai a bateria de maior "amperagem" vai ficar com um potencial menor que a bateria de menor "amperagem", correto?! :legal:

Vc deve saber que a corrente SEMPRE flui do maior potencial para o menor. Ou seja, quando vc desliga o seu sistema de som, uma bateria tem maior DDP em relação a outra, que é o que eu disse que faz com que uma vire gerador e outra receptor até que elas estabilizem os potenciais. O que pode fazer com que seu carro, parado e com tudo "desligado", se "descarregue" sozinho.

E so pra ilustrar uma situação real, eu já cheguei na facul de boa 18h e quando fui sair às 22h o carro não ligava neeeeeeeem (tive que empurrar)... sendo que antes de sair pra facul o carro ligou de boa.

Meu professor de Física 2, sempre me alertou pra esse problema ai de colocar geradores (baterias) em paralelo no carro ;)

Corrija-me se estiver errado :legal:

Abraços.

Postado em
Vou por uma ideia (Sou Leigo em Eletronica).

Pela Logica

Tipo 2 Baterias uma de 100A e outra de 50A, O carro Desligado sem nenhum Carregador com o som Ligado.

As baterias começam a descarregar juntas qdo a de 50A secar a de 100A ainda tera 50A, ai que vem minha duvida a de 100A (agora com 50a) vai ter que carregar a pequena e suprir o sistema? Pois a Pequena (Agora Seca), vai querer puxar energia para se carregar. Isso não geraria uma queda de tensão?

Isso Acontece?

A que estiver no momento com o maior potencial vai "carregar" a que está com o menor potencial, mas neste exemplo que vc deu ai não acontece bem assim não.

E bem antes delas "secarem" seu módulo vai entrar em proteção, já que geralmente em 9v a 10v os módulos desarmam (lembrando que isso varia muito de módulo pra módulo) e seu som desliga :legal:

Já aconteceu comigo, quando tinha apenas uma bateria de 45Ah do player ficar desligando e religando toda hora devido à baixa tensão da bateria.

espero ter ajudado!

abraços!

Postado em
Pois é, ambas tem diferentes resistências, já que elas possuem a mesma "voltagem" (V).

Pois é, a sua bateria de maior potencia ("amperagem") vai se descarregar mais rápido que a outra, devido à baixa resistência dela.

Opa... uma não se descarrega mais rápido do que a outra não. Ambas possuem resistências internas, e esta resistência é quem limita a corrente na bateria. Pela lei de ohm, quanto maior a corrente que passa por um resistor, maior a queda de tensão provocada por ele, por isto as duas bateria SEMPRE estarão em equilíbrio, mesmo tendo correntes diferentes. Isto explica porquê a tensão cai quando temos um pico de consumo no amplificador.

O que acontece, na realidade, é que a que tem maior capacidade irá descarregar em maior proporção. Mas as duas sempre estarão equilibradas em carga.

Bom, não era isso que acontecia comigo.

Usava uma bateria de 56 A no lugar original e uma de 150 na mala, ligadas em paralelo, ambas novas. Não existia nenhuma espécie de chaveamento entre elas, isto é, a todo instante elas eram usadas em conjunto. A diferença é que a pequena tinha fiação para o cd-player, no painel, e para os modulos, na mala, enquanto que a de 150 tinha fiação apenas para os módulos.

Em um determinado momento, o display do cd-player começava a piscar, como se a carga estivesse baixa, mas os leds dos módulos nao piscavam. O player cortava, mas os módulos nao. O carro ligava normalmente nesse momento.

Eu imaginava que as duas baterias forneciam correntes proporcionais às suas amperagens de referencia, por ex., enquanto a pequena mandava 30 A, a de 150 devia estar mandando 90A. Mas depois constatei, com voltímetro, que a de 56 ficava praticamente o tempo todo DESCARREGADA.

Disso conclui que as duas baterias são solicitadas com equidade de corrente, e a menor, por ter menos reserva, descarrega mais rápido. Depois disso retirei a bateria original e deixei apenas a de caminhao, na mala, pq não ia andar o tempo todo com uma bateria descarregando, se não estragava, e que não era nem minha, mas de um carro de uma tia, que foi trocada por uma heliar velha que eu tinha. Acho que a melhor opçao seria fazer um chaveamento, para apenas a de 150 funcionar com o som, mas nao fiz isso pq tinha que devolver a bateria...

Mas no seu caso acho melhor deixar as duas baterias funcionando, já que nao existe uma grande diferença de amperagem entre elas, o que nao era o meu caso.

No seu caso ACHO que o que estava acontecendo era que seu alternador não estava dando conta em carregar as duas baterias, sendo que a de maior "amperagem" (tem menor resistencia) consumia uma maior potencia do alternador e a do "cofre" estava recebendo pouca carga, por isso ela não conseguia se carregar corretamente e por isso ela apenas atuava como receptor no seu sistema.

Abraços.

Postado em

Sendo assim vou ver se consigo espaço para deixar as duas, mas me respondam se eu deixar só a de 75A da conta do meu sisteminha e tal tipo um AB de 420rms e um D de 1000rms???

acho que da conta sim mano...

com o carro ligado vai funcionar mto bem, mas com o carro desligado deve durar algo em torno de 1h a 2h com o volume alto.

Abraços!

Postado em

Bom, não era isso que acontecia comigo.

Usava uma bateria de 56 A no lugar original e uma de 150 na mala, ligadas em paralelo, ambas novas. Não existia nenhuma espécie de chaveamento entre elas, isto é, a todo instante elas eram usadas em conjunto. A diferença é que a pequena tinha fiação para o cd-player, no painel, e para os modulos, na mala, enquanto que a de 150 tinha fiação apenas para os módulos.

Em um determinado momento, o display do cd-player começava a piscar, como se a carga estivesse baixa, mas os leds dos módulos nao piscavam. O player cortava, mas os módulos nao. O carro ligava normalmente nesse momento.

Eu imaginava que as duas baterias forneciam correntes proporcionais às suas amperagens de referencia, por ex., enquanto a pequena mandava 30 A, a de 150 devia estar mandando 90A. Mas depois constatei, com voltímetro, que a de 56 ficava praticamente o tempo todo DESCARREGADA.

Disso conclui que as duas baterias são solicitadas com equidade de corrente, e a menor, por ter menos reserva, descarrega mais rápido. Depois disso retirei a bateria original e deixei apenas a de caminhao, na mala, pq não ia andar o tempo todo com uma bateria descarregando, se não estragava, e que não era nem minha, mas de um carro de uma tia, que foi trocada por uma heliar velha que eu tinha. Acho que a melhor opçao seria fazer um chaveamento, para apenas a de 150 funcionar com o som, mas nao fiz isso pq tinha que devolver a bateria...

Mas no seu caso acho melhor deixar as duas baterias funcionando, já que nao existe uma grande diferença de amperagem entre elas, o que nao era o meu caso.

Então, há um errinho conceitual que precisa ser esclarecido... a corrente flui em qualquer sentido do fio. Portanto, ao dar partida, seu carro puxa energia das duas baterias, assim como o CD-Player e os amplificadores. Portanto, se você precisava fazer chupeta, é porquê esgotou as duas. O chaveamento só serve para evitar que vc descarregue a bateria do carro para poder dar partida. Pra quem tem trio pesado e muita bateria, é bom ter esta opção de desconectá-la, não porquê a bateria do carro vai embora mais rápido, mas porquê você não irá descarregá-la.

Na hora de dar a partida, creio eu que a corrente "volta" pela fiação do carro, mas com o som ligado, acho que não tinha como a de 150 alimentar o player, pq assim acho que ia ter duas correntes simultâneas em sentidos opostos : uma, da bateria de 56 para os modulos, e outra da de 150 para o player. Ia dar uma "confusão eletronica", não? É assim mesmo?

Realmente, na hora de dar a partida no carro a bateria de 150Ah estaria "enviando" uma corrente para o sistema de ignição do carro, porém a sua bateria de 56Ah estaria atuando como um receptor (consumindo energia da bateria de 150Ah).

E não tem como existir duas correntes ao mesmo tempo no mesmo fio ("dois corpos (elétrons) não ocupam o mesmo lugar no espaço").

Confusão eletrônica foi boa o-o-

:legal:

Postado em
Rapaz como uma perguntinha daquelas gerou isso tudo heim... o-o-  mesmo assim obrigado

Pois é...

Uma perguntinha as vezes trás um monte de teorias agregadas... mas acho super engrandecedor, para o conhecimento de nós foristas, "ouvir" diversas opniões e chegar a um senso comum =)

Gosto muito de tentar ajudar ao pessoal com os meus conhecimentos.

Tb aprendo muito com o conhecimento dos outros colegas foristas.

Ainda bem q existe o autoforum :rever1:

Abraços.

Postado em

Kleber, como vc mesmo disse ai: "Pela lei de ohm, quanto maior a corrente que passa por um resistor, maior a queda de tensão provocada por ele".

Sendo a resistência menor a resistência da bateria de maior "amperagem", ela terá uma maior queda de potencial, em picos de corrente, do que a bateria "menor" (que tem resistencia maior). Dai a bateria de maior "amperagem" vai ficar com um potencial menor que a bateria de menor "amperagem", correto?! :legal:

Vc deve saber que a corrente SEMPRE flui do maior potencial para o menor. Ou seja, quando vc desliga o seu sistema de som, uma bateria tem maior DDP em relação a outra, que é o que eu disse que faz com que uma vire gerador e outra receptor até que elas estabilizem os potenciais. O que pode fazer com que seu carro, parado e com tudo "desligado", se "descarregue" sozinho.

E so pra ilustrar uma situação real, eu já cheguei na facul de boa 18h e quando fui sair às 22h o carro não ligava neeeeeeeem (tive que empurrar)... sendo que antes de sair pra facul o carro ligou de boa.

Meu professor de Física 2, sempre me alertou pra esse problema ai de colocar geradores (baterias) em paralelo no carro ;)

Abraços.

Calma, não compliquemos as vias...

Você pode ter dois geradores em paralelo, e ambos dividirem a corrente total solicitada pela carga. Se não fosse por isto, haveria uma única turbina de hidrelétrica para alimentar uma cidade inteira, enquanto a realidade é que temos circuitos paralelos para equilibrar o consumo. Se o consumo aumenta, podem ser adicionados mais geradores a fim de suprir o excesso.

Não necessáriamente teremos sempre um gerador apenas, enquanto os outros viram consumidores, até porquê temos que pensar que a energia não se perde! Se uma das baterias vira um consumidor, ela acumulará aquela carga, e a dispensará de volta quando solicitada, o que torna a suposição do seu professor no mínimo estranha! Como uma bateria pode descarregar a outra, e você não ter energia para dar partida no carro? Estranho... :unsure:

Quanto as baterias, a resistência em série é quem limita a participação de cada uma diante à carga... Se temos resístores de valores diferentes em paralelo, haverão correntes diferentes circulando por cada um, e não apenas no que possui menor resistência...

Postado em

Abraços.

Calma, não compliquemos as vias...

Você pode ter dois geradores em paralelo, e ambos dividirem a corrente total solicitada pela carga. Se não fosse por isto, haveria uma única turbina de hidrelétrica para alimentar uma cidade inteira, enquanto a realidade é que temos circuitos paralelos para equilibrar o consumo. Se o consumo aumenta, podem ser adicionados mais geradores a fim de suprir o excesso.

Não necessáriamente teremos sempre um gerador apenas, enquanto os outros viram consumidores, até porquê temos que pensar que a energia não se perde! Se uma das baterias vira um consumidor, ela acumulará aquela carga, e a dispensará de volta quando solicitada, o que torna a suposição do seu professor no mínimo estranha! Como uma bateria pode descarregar a outra, e você não ter energia para dar partida no carro? Estranho... :unsure:

Quanto as baterias, a resistência em série é quem limita a participação de cada uma diante à carga... Se temos resístores de valores diferentes em paralelo, haverão correntes diferentes circulando por cada um, e não apenas no que possui menor resistência...

Em casos de hidrelétricas há circuitos muito bem elaborados, por isso não podemos comparar com apenas dois geradores em paralelo sem nenhum equipamento eletrônico para regular a DDP.

Concordo contigo quando vc diz: "Não necessariamente teremos sempre um gerador apenas, enquanto os outros viram consumidores", mas usando dois geradores diferentes ligados diretamente em paralelo (sem nenhum circuito regulador), um acabará virando gerador e o outro receptor (devido à diferença de potencial em ambos).

E só pra ser chato =P... a energia elétrica que passa nos fios (em parte) é transformada em calor, então na prática ela seria perdida.

E quanto à carga de uma ir pra outra, vc tem toda razão, aquela carga não será perdida mesmo (pelo menos durante pouco tempo), mas o que eu quis dizer foi o seguinte:

Para que vc possa deixar a sua bateria de 150Ah com 12v, vc terá que acumular mtooooooooo mais elétrons do que em uma bateria de 50Ah.

Seguindo essa lógica, a DDP de equilibrio entre as duas baterias com certeza seria inferior a 12v, o que não é suficiente para o carro dar a partida, sacou?!

E realmente, o resistor "menor" passará MAIS corrente do que o "maior".

Só pra exemplificar o negoço da DDP necessária para ligar o carro: Quando vc pega nos 2 polos de uma bateria de 12v e 200Ah vc não chega a tomar choque né?

Mas se vc tocar nos dois polos (positivo e negativo) de um gerador de 127v e 0,5A, vc simplesmente morre.

Mas pq isso acontece???

- 12v não é suficiente para quebrar o dielétrico do corpo humano e atingir o solo (fazendo fluir a corrente elétrica), porém a partir de 51v (em média) já é possivel quebrar o dielétrico do corpo humano, e 0,5A são suficientes para te dar uma parada cardíaca.

Resumindo, caso vc tenha uma bateria de 12v e 300Ah e ela estiver em 50% (6v), ela não liga o seu carro nem em sonho.

Se não me engano, esses 50% da bateria de 300Ah (que não liga o carro) teria o mesmo número de elétrons que uma de 12v e 150Ah (que liga o carro).

Abraços.

Postado em

Armando, a partir do momento em que temos uma resistência em série com o gerador, já temos o nosso circuito "regulador".

Por exemplo, em amplificadores automotivos, temos às vezes 2 transístores em paralelo, às vezes mais. Porquê, então, teríamos tais resístores, se apenas um deles atuaria e os outros ficariam lá, sem ter como entregar corrente?

E para que um não seja mais sobrecarregado que o outro, há resístores de valores baixos (meio ohm, típicamente), que equalizam as correntes que fluem por cada um.

Tudo isto é regido por uma lei específica:

1a. Lei de Kirchhoff (lei das correntes, ou lei dos nós) - Num dado nó, a soma das correntes que entram é igual à soma das correntes que saem. Ou seja, um nó não acumula carga.

Aprendi isto outro dia, numa piadinha bem nerd que tá circulando pela internet... :vts

Ah, quanto às baterias, é certo que uma delas irá consumir mais carga para ser carregada, mas devemos lembrar de duas coisas:

A primeira delas é que uma bateria não irá "desaparecer" com a corrente. Portanto, se você tem 2 baterias em paralelo, as duas estarão com a mesma porcentagem de carga (proporcionalmente, estarão com a mesma quantidade de carga), logo uma não descarregará a outra.

A segunda delas é que o carro não consegue dar partida porquê a queda de tensão numa bateria descarregada é muito grande. Sem carga entre os polos ela pode exibir valores como 11V, mesmo que quase completamente descarregada. Se você tem 2 baterias, mesmo que parcialmente descarregadas, o carro conseguirá dar partida, pois a queda de tensão será muito menor.

Postado em
Armando, a partir do momento em que temos uma resistência em série com o gerador, já temos o nosso circuito "regulador".

Por exemplo, em amplificadores automotivos, temos às vezes 2 transístores em paralelo, às vezes mais. Porquê, então, teríamos tais resístores, se apenas um deles atuaria e os outros ficariam lá, sem ter como entregar corrente?

E para que um não seja mais sobrecarregado que o outro, há resístores de valores baixos (meio ohm, típicamente), que equalizam as correntes que fluem por cada um.

Tudo isto é regido por uma lei específica:

1a. Lei de Kirchhoff (lei das correntes, ou lei dos nós) - Num dado nó, a soma das correntes que entram é igual à soma das correntes que saem. Ou seja, um nó não acumula carga.

Aprendi isto outro dia, numa piadinha bem nerd que tá circulando pela internet... :vts

Ah, quanto às baterias, é certo que uma delas irá consumir mais carga para ser carregada, mas devemos lembrar de duas coisas:

A primeira delas é que uma bateria não irá "desaparecer" com a corrente. Portanto, se você tem 2 baterias em paralelo, as duas estarão com a mesma porcentagem de carga (proporcionalmente, estarão com a mesma quantidade de carga), logo uma não descarregará a outra.

A segunda delas é que o carro não consegue dar partida porquê a queda de tensão numa bateria descarregada é muito grande. Sem carga entre os polos ela pode exibir valores como 11V, mesmo que quase completamente descarregada. Se você tem 2 baterias, mesmo que parcialmente descarregadas, o carro conseguirá dar partida, pois a queda de tensão será muito menor.

Amigo Kleber, todo gerador tem uma resistencia interna, que para termos de análise é colocada em série com o proprio gerador (bateria).

Circuito regulador ao que eu me refiro seriam elementos ativos de eletrônica (transistores, diodos, etc).

Ainda não estudei muito sobre transistores, mas pelo que vc falou ai de transistores em paralelo me parece que vc se refere à um par darlington e esses resistores realmente devem ser para regular algum pico entre eles.

Quanto a entregar corrente, os sistemas do carro são todos baseados em 12v, caso vc tenha carga (medida em coulomb) na bateria tipo uns 6v e potencia de 600w, ela não liga o carro devido à DDP necessária para romper o dielétrico dos equipamentos.

Um bom exemplo disso é quando a tensão fornecida pela empresa fornedora de energia envia apenas uns 80V a 90Vac e vc não consegue ligar praticamente nada em sua casa. Mas dai eu te pergunto, a rede elétrica não tem corrente suficiente para ligar seus equipamentos?! :legal:

Essas leis de kirchhoff já não aguento mais ouvir na facul =P... qndo se mistura isso em análise de circuitos eletrônicos, putz... o negoço é certinho, mas as vezes tem umas análises nodais e de malha que são f***.

So pra finalizar, todo sistema elétrico-eletrônico tem uma potência específica (P = VI) porém vc tem que ter uma Diferença de Potencial para romper o dielétrico e fazer funcionar o equipamento. Nas baterias, de acordo com o seu descarregamento, elas diminuem essa Diferença de Potencial, fazendo com que o equipamento (no caso o carro) não ligue.

Ah, tem como mandar essa piada da lei de kirchhoff?! o-o-

Abração,

Armando Madureira.

Postado em

O problema é que a tensão da bateria não cai linearmente. Uma bateria descarregada, ao ser medida, pode ter 12V, pois o multímetro possui resistência muito alta para drenar alguma corrente. O correto, ao medir uma bateria é medí-la com uma carga. Por exemplo, no auto-elétrico, eles usam uma resistência padrão, que é uma chapa de aço dobrada. Ela chega a consumir 40A da bateria, pra efeitos de teste.

Quanto à piada, amanhã eu passo no escritório e posto aqui, pois tá no meu outlook.

Postado em

Fala pessoal! Acho que para resolvermos isso teremos que sair da TEORIA...

Quero saber aqui do forum quem tem 2 baterias ligadas em paralelo e já teve problemas com isso??

Quem tem e aprova??

Abraços

Postado em

não é mais fácil dizer que 2 baterias em paralelo, na prática, agem como se fosse uma unica bateria resultante?

na verdade é isso que acontece, eh como associas resistencias ou capacitores, ligadas em paralelo baterias agem como se fossem uma única!

ao se descarregar, a que tem mais carga vai ser proporcionalmente solicitada, e as duas se descarregam ao mesmo tempo

Postado em

O unico problemas de ser ter duas bateria ou mais é quanto uma delas esta com defeito porque vai estar consumindo a energia acumulada das outras.

Baterias no fim de sua vida util ja não seguram mais a garga gerada pelo altenador ou garregador, e ainda consomen no circuito.

Postado em
O unico problemas de ser ter duas bateria ou mais é quanto uma delas esta com defeito porque vai estar consumindo a energia acumulada das outras.

Baterias no fim de sua vida util ja não seguram mais a garga gerada pelo altenador ou garregador, e ainda consomen no circuito.

É isso aí. O cara tem que testar cada uma individualmente com uma certa frequencia, pois uma zoada "fica se escondendo" atrás da boa e a resultante do sistema é um carga fraca.

Quando precisar trocar, acho que serão duas baterias novas. Ese lance de ficar misturando bateria nova com meia boca :angry:

Pois é, toda adaptação tem suas implicações...

Duas baterias é um mau necessário para que tem muita potência instalada e quer dar todo o gás, fazer o quê?

[]´s

Postado em
Fala pessoal! Acho que para resolvermos isso teremos que sair da TEORIA...

Quero saber aqui do forum quem tem 2 baterias ligadas em paralelo e já teve problemas com isso??

Quem tem e aprova??

Abraços

Eu tenho uma de 60ah e uma de 150ah ligadas em paralelo, como já disse no tópico o-o-

To falando com embasamento teórico e prático.

Mas muita, muita coisa que o amigo kleber falou ai está corretissimo. Porém eu não confio mais em ligação em paralelo entre duas baterias sem chaveamento (já tive que empurrar carro algumas vezes por isso).

No meu caso eu não precisaria de tanta bateria pra manter meu set funcionando no "talo", mas eu gosto de ficar ouvindo som alto por muito tempo seguido, por isso uso a de 150ah.

Acho bem mais economico utilizar duas baterias e o carro desligado do que deixar o carro ligado e a bateria do cofre pra alimentar o som []-[]

Um forte abraço,

Armando Madureira.

Postado em
O problema é que a tensão da bateria não cai linearmente. Uma bateria descarregada, ao ser medida, pode ter 12V, pois o multímetro possui resistência muito alta para drenar alguma corrente. O correto, ao medir uma bateria é medí-la com uma carga. Por exemplo, no auto-elétrico, eles usam uma resistência padrão, que é uma chapa de aço dobrada. Ela chega a consumir 40A da bateria, pra efeitos de teste.

Quanto à piada, amanhã eu passo no escritório e posto aqui, pois tá no meu outlook.

Cadê essa piada do criador da lei das malhas?! =P

Um forte abraço,

Armando Madureira.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...