Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rodrigo1509

Mdf Ou Compensado Naval?

Recommended Posts

Postado em

bom... tenho um sub Upgrade 250 rms bobina simples 4 ohms....

procurei me informar e a litragem correta(q eu axei) eh d 50 litros....

eu mesmo vo faze a caixa.... + soh quero ter certeza qual a madeira utiliza...

e outra... qual o modulo pra usa SOH pra toca o sub!!!! VLW GALERAAA!!!

Postado em

Usa o MDF. Com certeza é melhor. Não esqueça que tem que ser de 20mm e selar bem a caixa :legal:

Postado em

Usa o MDF. Com certeza é melhor. Não esqueça que tem que ser de 20mm e selar bem a caixa :legal:

pode usar madeira um pocuo mais fina, 15mm... mas faça travamentos internos, deixar a caixa mais segura e rígida....

Postado em

Não é que fique muito ruim. A partir do momento que você utilize o compensado de 20mm e faça travamentos internos e selar bem a caixa (não pode vazar nada) o resultado vai ficar bom. Sendo cuidadoso nos ângulo das paredes para casar direitinho e usar massa plástica para dar acabamento nos cantos por fora. Não utilize compensado de 15mm porque ele irá vibrar. Já o MDF pode ser o de 18mm :legal:

Postado em

O compensado NAVAL mesmo é mais rígido que o MDF. É um saco pra cortar ele, pq é duro pra ca*****!

Se tiver marcineiro que cobra barato pra mexer com naval, eu prefiro esta. Se for pra tico-tico em casa, vai de MDF de 18mm!

Postado em

bom... na verdade vo muda d sub... pq ta dificil axa um modulo pra ele... entao vo pega outro ainda naum sei qual... quero um q naum seja muito caro... + bom... e tb q tenha + ou - 400 rms... =D

Postado em

Porque você não se junta com mais dois amigos e divide o costo da MDF de 20mm?

Assim todos vão ter uma caixa descente e ainda vai ficar barato. []-[]

MDF é mais fácil de trabalhar e em termos de acústica é melhor, pois a caixa fica bem rígida sem que as paredes sejam intermnamente duras. Isso é excelente para uma caixa acústica. E se você fizer os reforços internos... Fica SHOW. :legal:

Postado em

bom pessoal, passei o dia lendo vários e vários tópicos do fórum e vou precisar de uma consultoria de vcs...

é o seguinte, só quero um reforço nos graves do kit original do carro - OK, já existem vários e vários tópicos sobre isso - e como sempre o orçamento é apertado - mas como os objetivos não são "gananciosos" acredito que ficará pelo menos razoável

bom, depois de muita pesquisa, achei esses 2 aqui

1 - aqui na minha cidade, tudo custa pelo menos 2x mais que nos sites e no Mercado Livre

2 - para colocar esse reforço gastaria no mínimo 500 reais (com amplificador falcon e sub falcon dos mais simples)

enfim, acabei optando por esses aqui

http://www.autoz.com.br/shopping/loja/Deta...CdNivelDois=547

http://www.autoz.com.br/shopping/loja/Deta...CdNivelDois=540

3- Ok.. já sei... são 2 belas porcarias - mas não quero e nem preciso ($$$) de nada muito sofisticado

4- o som do carro (para variar) é aquele mais simplesinho da Sony, o GT 207 X, mas é bem razoável , pega mp3 e tem entrada auxiliar

5- os auto-falantes ligados a ele - 1 kit de coaxiais de 6 polegadas da Blaukpunkt (baratinho também) e no fundo 1 kit de coaxiais Bomber Tuning, que o twiter pode ser separado do auto-falante (peguei barato tb pq o kit original do fiat palio veio com defeito, e eles não tinham outro bom, aí colocaram esse)

o som é mais que adequado, só para um sonzinho interno... mas um pouquinho de grave a mais já o deixará legalzinho

escolhi os produtos do link para seguir o caminho mais econômico

bom, minhas dúvidas:

1 - a caixa mais adequada é a trapezoidal, de 20 litros - mas encontrei a um preço razoável uma bazoka de 28 litros - será que dá mer** se eu colocar o sub nela?

2- tenho as ferramentas em casa (tico-tico, serra circular, parafusadeira, furadeira, parafusos, cola de silicone) - será que vale construir a caixa em casa? uma pronta aqui tá na faixa de 70 contos - eu gosto de fuçar mas sei lá... se o custo for +- isso acho que nem vale a pena o "desgaste"

3- quanto a ligação do amplificador, pelo site da HBuster ele cita apenas o fuzivel, que deve ser de 15 A - como é um módulo fraquinho gostaria de saber qual a bitola dos fios de alimentação que devo usar - 16 mm tá bom????

4- para alimentação um fio de boa qualidade residencial serve??? quando eu era guri eu ligava um falcon hs 240 tranquilo... mas agora quero fazer algo mais "correto"

5 - o que vcs acham melhor, deixar o sub nas costas da caixa ou coloca-lo no fundo do banco traseiro? não queria furar o carro... tá novinho ainda...

bom, vou postar fotos depois das dicas e resultados

obrigado desde já!!!

Postado em
bom pessoal, passei o dia lendo vários e vários tópicos do fórum e vou precisar de uma consultoria de vcs...

é o seguinte, só quero um reforço nos graves do kit original do carro - OK, já existem vários e vários tópicos sobre isso - e como sempre o orçamento é apertado - mas como os objetivos não são "gananciosos" acredito que ficará pelo menos razoável

1 - aqui na minha cidade, tudo custa pelo menos 2x mais que nos sites e no Mercado Livre

2 - para colocar esse reforço gastaria no mínimo 500 reais (com amplificador falcon e sub falcon dos mais simples)

3- Ok.. já sei... são 2 belas porcarias - mas não quero e nem preciso ($$$) de nada muito sofisticado

4- o som do carro (para variar) é aquele mais simplesinho da Sony, o GT 207 X, mas é bem razoável , pega mp3 e tem entrada auxiliar

5- os auto-falantes ligados a ele - 1 kit de coaxiais de 6 polegadas da Blaukpunkt (baratinho também) e no fundo 1 kit de coaxiais Bomber Tuning, que o twiter pode ser separado do auto-falante (peguei barato tb pq o kit original do fiat palio veio com defeito, e eles não tinham outro bom, aí colocaram esse)

o som é mais que adequado, só para um sonzinho interno... mas um pouquinho de grave a mais já o deixará legalzinho

bom, minhas dúvidas:

1 - a caixa mais adequada é a trapezoidal, de 20 litros - mas encontrei a um preço razoável uma bazoka de 28 litros - será que dá mer** se eu colocar o sub nela?

2- tenho as ferramentas em casa (tico-tico, serra circular, parafusadeira, furadeira, parafusos, cola de silicone) - será que vale construir a caixa em casa? uma pronta aqui tá na faixa de 70 contos - eu gosto de fuçar mas sei lá... se o custo for +- isso acho que nem vale a pena o "desgaste"

3- quanto a ligação do amplificador, pelo site da HBuster ele cita apenas o fuzivel, que deve ser de 15 A - como é um módulo fraquinho gostaria de saber qual a bitola dos fios de alimentação que devo usar - 16 mm tá bom????

4- para alimentação um fio de boa qualidade residencial serve??? quando eu era guri eu ligava um falcon hs 240 tranquilo... mas agora quero fazer algo mais "correto"

5 - o que vcs acham melhor, deixar o sub nas costas da caixa ou coloca-lo no fundo do banco traseiro? não queria furar o carro... tá novinho ainda...

obrigado desde já!!!

O q esse post tem a ver com o tópico? :pirou:

Postado em

bom, minhas dúvidas:

2- tenho as ferramentas em casa (tico-tico, serra circular, parafusadeira,  furadeira, parafusos, cola de silicone) - será que vale construir a caixa em casa? uma pronta aqui tá na faixa de 70 contos - eu gosto de fuçar mas sei lá... se o custo for +- isso acho que nem vale a pena o "desgaste"

obrigado desde já!!!

O q esse post tem a ver com o tópico? :pirou:

ai mano o cara vai fazer a caixa dele e antes ele quer saber sobre as madeiras..

eu ví caixas feitas com um tal de obs num tópico do guto almeida seria mais uma opção pra fazer caixa ou o OBS é furada??

Postado em
Creio que o tópico foi postado erroneamente neste subforum, se mover para o geral vai ter bastante opinião.

Um bom amp para este sub seria um Taramps T400.

Na verdade o tópico é que é velho mesmo. :vts

Postado em

Cara eu nas caixas do meu carro usei o compensado pois sempre preciso tirar a caixa do carro pra carregar algo, pois se fosse fazer de mdf não iria aguentar o tranco , sabe como é , bate pra cá bate pra lá e lá se vai as quinas da caixa.

Na minha OPINIÃO é o seguinte, se vc presisa tirar a caixa sempre use o compensado pois ele é mais rigido ( pode molhar , bater . chutar ) q ele aguenta mas se vc for um cara q só tira a caixa raramente então vai de mdf pois o mdf se der qualquer pancada já fica fofoe se molhar pior.

Isso foi a minha opinião , mas sempre é bom ver outra opiniões da galera.

Valeu e desculpe o tamanho do texto.

;):legal:

Postado em
Cara eu nas caixas do meu carro usei o compensado pois sempre preciso tirar a caixa do carro pra carregar algo, pois se fosse fazer de mdf não iria aguentar o tranco , sabe como é , bate pra cá bate pra lá e lá se vai as quinas da caixa.

Na minha OPINIÃO é o seguinte, se vc presisa tirar a caixa sempre use o compensado pois ele é mais rigido ( pode molhar , bater . chutar ) q ele aguenta mas se vc for um cara q só tira a caixa raramente então vai de mdf pois o mdf se der qualquer pancada já fica fofoe se molhar pior.

Isso foi a minha opinião , mas sempre é bom ver outra opiniões da galera.

Valeu e desculpe o tamanho do texto.

;):legal:

alguem aj viu falar sobre o mdp?

sera que conpensa

Postado em

A vantagem do NAVAL real é que ele possui uma cola que nao dissolve com agua.. ao contrário da MDF.

A MDF molhada por começar a empenar e absorve agua.. oq da pra imaginar oq acontece....

A Naval realmente é mais durável

Postado em

A naval só é trabalhosa pra cortar, lasca muito...

O mdf realmente é bem melhor de trabalhar, até pra lixar ele esfarela facinho..

Amigo não precisa comprar uma chapa de 20mm como o povo ta falando, faz igual eu, compra um de 15mm e como a chapa da pra fazer coisa pra caramba, vc cola uma chapa na outra e tem 30mm :D ou entao compra a de 9mm e cola uma na outra...

Postado em
Se quer acabamento, use MDF... Lembrando que MDF não segura prego, trabalhe com parafusos e muita cola...

Se quer resistência e rigidez, use compensado naval...

Sem falar que MDF desfolha, então, máximo cuidado ao colocar parafusos na lateral da chapa.

Postado em
Sem falar que MDF desfolha, então, máximo cuidado ao colocar parafusos na lateral da chapa.

Esse é um eterno dilema....... :(

acho q se for pra falantes pequeno e de pouca potencia....q se retira a caixa do carro muitas vezes........o melhor é COMPENSADO.....

agora pra travar legal.......com Falantes grandes com centenas e milhares de RMS.......iria de MDF....

meu ponto de vista....

abraços :legal:

Postado em

Ola pessoal, para vedar a caixa serve manda asfaltica!? ? ? ? ? ? ?

eu tenho uma caixa de compensado de 15mm e estava pensando vedaos cantos com manta asfaltica! serve ou não !?

Postado em
Ola pessoal, para vedar a caixa serve manda asfaltica!? ? ? ? ? ? ?

eu tenho uma caixa de compensado de 15mm e estava pensando vedaos cantos com manta asfaltica! serve ou não !?

eu tô com esse pensamento!! tem um produto chamado antiruido(que na verdade é massa asfaltica) num é tão caro assim, onde moro uma lata de 3,6l tá 46 reais!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...