Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobrancelha

Melhor Sub Para Hi-fi...

Recommended Posts

Postado em

Creio q as LTs sejam as que mais se aproximam do perfeito baffle infinito ou uma bessel bem projetada, bom deve tah curtindo muito o W1 hehe.

Quando se pensa em SQ, eh difícil falar qual eh o melhor sub ou qual eh o tipo de caixa ideal.

Cada uma possui uma característica peculiar, mas dentre todos os testes já realizados (incluindo seladas, dutadas, LT, Back Horn, ), na minha opinião os melhores resultados foram com as configurações em Free air ( open Baffle e baffe infinito). Entretanto devido à algumas caracteristicas fisico-acusticas deste tipo de configuração, mesmo soando "estranho" no mundo da alta fidelidade, eh necessário o uso de correções e artifícios ativos para se obter uma resposta plana e precisa !!!

Posso garantir que sem estas correções o negócio não vira mesmo, mas quando tudo está certinho, obtem-se os graves mais rápidos e precisos que já tive oportunidade de escutar em um sistema de reprodução !!!

Com base neste aprendizado e nestes fundamentos de correção ativa, se eu fosse construir uma nova caixa para o carro, considerando todas as particularidades acusticas e físicas do ambiente, eu iria partir para uma caixa selada pequena com uns 2 subs de de 10" ( ou 4 em push-pull) empurrados por um belo power e controlados por pré com todas as correções e artifícios ativos !!! Iria ser o supra-sumo em velocidade e iria descer de com precisão e controle até 20 Hz !!

Abraços,

Giovanni

Concordo com o Open Bafle... mas discordo da selada... pasmafaute

Postado em

Creio q as LTs sejam as que mais se aproximam do perfeito baffle infinito ou uma bessel bem projetada, bom deve tah curtindo muito o W1 hehe.

Quando se pensa em SQ, eh difícil falar qual eh o melhor sub ou qual eh o tipo de caixa ideal.

Cada uma possui uma característica peculiar, mas dentre todos os testes já realizados (incluindo seladas, dutadas, LT, Back Horn, ), na minha opinião os melhores resultados foram com as configurações em Free air ( open Baffle e baffe infinito). Entretanto devido à algumas caracteristicas fisico-acusticas deste tipo de configuração, mesmo soando "estranho" no mundo da alta fidelidade, eh necessário o uso de correções e artifícios ativos para se obter uma resposta plana e precisa !!!

Posso garantir que sem estas correções o negócio não vira mesmo, mas quando tudo está certinho, obtem-se os graves mais rápidos e precisos que já tive oportunidade de escutar em um sistema de reprodução !!!

Com base neste aprendizado e nestes fundamentos de correção ativa, se eu fosse construir uma nova caixa para o carro, considerando todas as particularidades acusticas e físicas do ambiente, eu iria partir para uma caixa selada pequena com uns 2 subs de de 10" ( ou 4 em push-pull) empurrados por um belo power e controlados por pré com todas as correções e artifícios ativos !!! Iria ser o supra-sumo em velocidade e iria descer de com precisão e controle até 20 Hz !!

Abraços,

Giovanni

Concordo com o Open Bafle... mas discordo da selada... pasmafaute

Corrigindo uns 10dB na resposta dá pra fazer milagre... o grande problema é aplicar 10dB a mais nas baixas frequências. Ou vc constói uma caixa "xixi de anjo" e trabalha folgado no geral e "trincando" próximo à F3 da caixa, ou vai precisar de subs beeeem potentes.

De resto, a velocidade é de selada... um bom sub toca legal, rapidinho e etc. Mas ainda prefiro a forma como uma LT responde aos transientes... Neste aspecto, superior às seladas (aliás, a velocidade de uma selada nunca me surpreendeu tanto quanto à da LT, utilizando o mesmo sub). Quanto às Open Baffle e Infinite Baffle, nunca ouvi nenhuma configuração "séria"... a falta do processamento as tornou magras demais... num sistema bem planejado já fica diferente, com toda a certeza.

Caminhos existem muitos... linkwitz transformer e suas variantes estão aí pra livre acesso... se o objetivo for ocupar pouco espaço eu até arriscaria... mas a necessidade de equilibrar tanta potência é algo a se tomar cautela.

Postado em
existem subs de linhas antigas , nacionais , que se adequam em hi-fi ? ja li em algum lugar aki que os endurance da selenium ( roxinhos ) eram de bons pra hi-fi , segundo os audiofilos. qual o melhor formato de caixa ( selada , dutada , falante pra tras , pra frente , sei lá ... ) pra hi-fi ?

Comprei um desses ontem pro meu irmão (pretendo comprar dele depois pra deixar a família unida com os Mids roxinhos que comprei) e gostei muito do sub, caixa selada minúscula de 20 litros, 300wrms

Mas tenho a mesma curiosidade se é um sub que pode ser considerado num projeto de SQ ou SQPL futuro

Postado em

Amigos,

Uma foto para quem gosta de IB/OB :) - São 12 Adire DPL12

12-DLP12.jpg

Penso que para cada ambiente/falante há um melhor gabinete, logo,

costumo não generalizar mesmo detestando Bass Reflex e adorando TL,

inclusive já fiz seladas e/ou apenas ouvi algumas maravilhosas e até

dutadas com algumas coisas interessantes... :)

Meu sonho: Acoplar algumas W-horns em um ambiente residencial. :)

Um forte abraço,

Renato

Postado em
Amigos,

Uma foto para quem gosta de IB/OB :) - São 12 Adire DPL12

12-DLP12.jpg

Penso que para cada ambiente/falante há um melhor gabinete, logo,

costumo não generalizar mesmo detestando Bass Reflex e adorando TL,

inclusive já fiz seladas e/ou apenas ouvi algumas maravilhosas e até

dutadas com algumas coisas interessantes... :)

Meu sonho: Acoplar algumas W-horns em um ambiente residencial. :)

Um forte abraço,

Renato

Nessas horas que eu não queria morar em apartamento... :vts

Postado em
será que cabe na mala do meu 206???

AHHHHHHHHHHH

cabe sim!

se seu pug tiver uma suspensão de uns 2m de altura....

isso ai é no porão da casa e tem literalmente um buraco no assoalho da sala do cara! Isso é que é gostar de grave PROFUNDO!

Cara... isso deve ter abalado a estrutura da casa já... meu Deus... mto cavalar!!!

O.OO.O

Gabriel

Postado em
existem subs de linhas antigas , nacionais , que se adequam em hi-fi ? ja li em algum lugar aki que os endurance da selenium ( roxinhos ) eram de bons pra hi-fi , segundo os audiofilos. qual o melhor formato de caixa ( selada , dutada , falante pra tras , pra frente , sei lá ... ) pra hi-fi ?

Comprei um desses ontem pro meu irmão (pretendo comprar dele depois pra deixar a família unida com os Mids roxinhos que comprei) e gostei muito do sub, caixa selada minúscula de 20 litros, 300wrms

Mas tenho a mesma curiosidade se é um sub que pode ser considerado num projeto de SQ ou SQPL futuro

Postado em

a galera fala bastante em free air ... como montar um sub em free air , de modo a conseguir fidelidade no audio , é simplesmente fazer um tampão e parafusar o sub nele , ou , tem segredinhos ??? o grave fica como ??

Postado em
a galera fala bastante em free air ... como montar um sub em free air , de modo a conseguir fidelidade no audio , é simplesmente fazer um tampão e parafusar o sub nele , ou , tem segredinhos ??? o grave fica como ??

Bom... mais complicado que simplesmente colocar o sub no tampão. Se o tampão vibrar e fizer barulho, complica. O ideal tb é que não vaze ar, senão vc não tem o tão amado Infinite Baffle, pois ao contrário do que muitos (errôneamente) pensam, Infinite quer dizer infinito, portanto sem qualquer "ligação" da frente com o fundo. Um tampão, num carro, forma um IB "marromenos". O ideal, neste caso, seria construir uma caixa selada imensa. Coisa pra pegar todo seu porta-malas, afinal, por vocação, uma selada É um Infinite Baffle. O problema é a questão da suspensão acústica em caixas "pequenas". Se a caixa for muito grande, vc ganha um Infinite Baffle.

Pensar num Baffle simples, pra subgrave, é pensar em ambiente residencial (e uma baita residência), afinal são vários metros de painel. Coisa de 5,7 metros de largura e altura... seu tampão não é tão grande, a não ser que seja um ônibus.

O que o pessoal falou ali de furar o fundo do carro e botar o sub é o verdadeiro infnite baffle. Tem um americano que fez isto... ficou legal.

Quanto à "como toca". Pense numa selada bem projetada. Sem ganhos, sem reforços... basicamente toca igual. O que muda é a musicalidade da caixa. De resto, a mesma falta de impacto em baixas frequências... sem processamento (vulgo equalização) fica sem impacto mesmo.

Postado em
Bom... mais complicado que simplesmente colocar o sub no tampão. Se o tampão vibrar e fizer barulho, complica. O ideal tb é que não vaze ar, senão vc não tem o tão amado Infinite Baffle, pois ao contrário do que muitos (errôneamente) pensam, Infinite quer dizer infinito, portanto sem qualquer "ligação" da frente com o fundo. Um tampão, num carro, forma um IB "marromenos". O ideal, neste caso, seria construir uma caixa selada imensa. Coisa pra pegar todo seu porta-malas, afinal, por vocação, uma selada É um Infinite Baffle. O problema é a questão da suspensão acústica em caixas "pequenas". Se a caixa for muito grande, vc ganha um Infinite Baffle.

Estava eu pensando cá com meus butões no que o Kleber falou daí veio a idéia:

sefizermos uma espécie de acabamento na mala (sei lá, usando borracha tipo das portas para vedar as frestas + acbamento em mdf, fibra ou manta)de forma a selar o máximo possível sem perder a funcionalidade da mesma ñ teríamos um bom resultado, alguém já experimentou?

Sds,

Adriano.

Postado em
Estava eu pensando cá com meus butões no que o Kleber falou daí veio a idéia:

sefizermos uma espécie de acabamento na mala (sei lá, usando borracha tipo das portas para vedar as frestas + acbamento em mdf, fibra ou manta)de forma a selar o máximo possível sem perder a funcionalidade da mesma ñ teríamos um bom resultado, alguém já experimentou?

Sds,

Adriano.

Depois do feriado eu te respondo...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...