Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorpiedade

Decepcionado

Recommended Posts

Postado em

Galera,

estou decepcionado.

Esse FDS eu tentar moldar a bolsa lateral da porta do meu corsa para apartir do molde fazer um dorpod mas parece que não deu muito certo. Apliquei a desina e alguns pedaços de vibra de vidro no sabado. Achei que a resina ia ficar bem firme. Mas domingo ( após 24 horas da laminação ) fui olhar a peça e a peça está molenga. Pegou o formato mas dobra inteira. Só ficou rigido mesmo nas partes onde tinha fibra. É assim mesmo galera? Achei achava que a resina por si só já ficava rigida.

Ou será que fiz alguma coisa errada na hora de misturar o catalizador?

quando olhei ontem notei que em algumas partes( principalmente onde não tem fibra ) a resina estava brinhosa. Parecia não estar 100% seca. Se eu colocasse o dedo ficava marcado minhas impressões digital.

Só para constrar, desde sabado a noite o tempo tem estar bem humido aki em Santos chegando a garoar as vezes. Será que isso tem a ver no processor de cura da peça?

Ainda não olhei a peça hoje.. vou olhar quando chegar do trabalho.

outra coisa que fiquei em dovida. A manta de fibra de vidro veio bemm grossa. Chegando a ser dificil de monta-la na peça e a mesma ficar no lugar. Eu colocava no lugar, mondava e quando tirada a mão a fibra voltava ao formato normal. Estou pensando em tentar desmanchar um pouco a fibrar para ficar mais facil de aplicar. Ai aplico mais camadas.

abraços

Postado em

Calma, explica melhor isso aí...

Vc aplicou a resina direto sobre o quê? Tecido? sobre o plástico?

A resina sozinha não faz nada! Tem que aplicá-la na manta ou num tecido. Aí, sim, vc começa a realmente fazer algo. Agora aplica a fibra sobre o que vc já fez... use pedaços grandes onde dá, e onde não dá use pedaços pequenos.

Faça pelo menos 2 camadas antes de tirar da "fôrma", e deixe curar por pelo menos 24 horas (hj em dia eu faria com 48 horas pra não empenar).

Postado em

Eu embalei a peça com ficacrepe(para proteger) e ai fui passando a resina e colocando uns pedaços da fibra de vidro. Só que ficar alguns espaços entre os pedaços de fibra. Na realidade eu só queria uma "forma" da peça original para trabalhar em cima depois. Onde tem fibra até que ficou durinho. Mas onde não tem ficou bem molenga e parecendo humido ainda.

Não sei se é a minha fibra, mas ela não faz cursa de jeito nenhum. Não monda aquela bagaça, quando vc tira a mão levanda. :-(

Ontem quando vi como estava eu voltei para a forma e deixei lá. Só que uma parte já vi e empenou na hora q tirei da forma. Provavel q tenha que fazer novamente.

Postado em

Vc tá usando quanto de catalisador? Eu dou 3 apertadas no vidrinho pra cada fundo de garrafa PET (enchendo até a parte de cima daqueles gomos da base). Já é suficiente.

E os lugares sem fibra não vão endurecer não, mas tb não pode ficar mole... a resina tem que curar.

Postado em

E os lugares sem fibra não vão endurecer não, mas tb não pode ficar mole... a resina tem que curar.

A fibra é material inerte, isto é, não entra na reação de catalização e cura da resina, ela tá lá para dar resistência. Lembrem-se que a resina de poliester, usualmente vendida, é um plástico.

Acho que o igorpiedade comprou uma resina fora de validade ou sem a adição de cobalto, elemento "estabilizante" da cura da resina.

Postado em

então... eu coloquei 20 gotas de ( o q foi indicado na lata da resina ) para 100 ml de resina..

só que eu acho que errei ai as quantidades... Talves tenha colocado mais de 100 ml...

ou como o cara ai de cima disse, a resina podia estar vencida. Mas eu acredito mais em erro meu.

vou tentar deminuir a resina. E vou tentar dar uma desmanchada na fibra para ficar mais facil de moldar...

nem que eu tenha que fazer algumas camadas a +.

Postado em

pronto....

a peça foi para o lixo.

Quando fui olhar ontem ela ainda estava toda molenga. Um pouco mais firme, mas se condições de uso.

Devo ter errado feio na proporção de resina/catalizador.

Feriado vou tentar de novo...

Se não der certo de novo eu desisto e lacro a porta com manta asfaltica.

Mas confeço que estava muito animado com a possibilidade de um dorpood direcionado certinho, com litragem legal e etc...

vamos ver... Se conseguir alguma coisa eu posto fotos.

Postado em
pronto....

a peça foi para o lixo.

Quando fui olhar ontem ela ainda estava toda molenga. Um pouco mais firme, mas se condições de uso.

Devo ter errado feio na proporção de resina/catalizador.

Feriado vou tentar de novo...

Se não der certo de novo eu desisto e lacro a porta com manta asfaltica.

Mas confeço que estava muito animado com a possibilidade de um dorpood direcionado certinho, com litragem legal e etc...

vamos ver... Se conseguir alguma coisa eu posto fotos.

Relaxa rapaz... vai pelo método da garrafa PET. Se por acaso a resina virar goma muito rápido, aí vc reduz a proporção.

Postado em

BOMMM..

Se pensar que foi valido para ter uma primeira experiência com resina...

hehehehehe

vou tentar dar uma simplificada no projeto tb...

acho que eu quiz tentar fazer uma coisa muito dificil para que nunca tinha lidado com esses materiais.

:-D

Sou Brasileiro e não desisto nunca

pelo menos por equanto... heheheh

:vts

Postado em

Eu ia alertar para o catalizador, mas já fizeram. Vai nessa do Kleberlpa que deve dar certo. To esperando tu postar se funcionou pois gostei do método do kleber ehehehe.

Postado em
BOMMM..

Se pensar que foi valido para ter uma primeira experiência com resina...

hehehehehe

vou tentar dar uma simplificada no projeto tb...

acho que eu quiz tentar fazer uma coisa muito dificil para que nunca tinha lidado com esses materiais.

:-D

Sou Brasileiro e não desisto nunca

pelo menos por equanto... heheheh

:vts

Se vc vai copiar uma peça, o ideal é começar com uma boa base. Isole toda a peça com fita crepe, cubra com papel alumínio, tudo beeem esticado, e cubra a peça com feutro (um pano que parece flanela), esticando bem, sem deixar rugas e prendendo bem as pontas (cola quente é uma opção, mas pode ser fita adesiva mesmo). O feutro estica MUITO, e pega resina que é uma beleza! Só com ele já fica bem rígido.

Depois que vc resinar o feutro e a resina endurecer um pouco (não precisa deixar secar totalmente, pode ser qdo ela ainda estiver um pouco pegajosa, mas não líquida), vc pode dar a segunda mão com fibra. Use tiras estreitas e não muito longas, assim vc consegue cobrir legal. Outro método é "rasgar" a manta com as mãos, deixando as bordas de cada pedaço bem desfiadas. Facilita muito pra fazer áreas curvas, mas faz uma sujeira do cão.

Outra coisa... passe resina, pregue o pedaço, molhe bem a trincha e vá batendo vigorosamente sobre a manta, de uma ponta para a outra, nunca de forma indiscriminada... isto faz com que ela fique bem aderida e sem bolhas (vc vai "empurrando" as bolhas quando vai batendo a trincha).

Ao final, quando a peça estiver rígida e seca, é só puxá-la com cuidado. O papel alumínio não deixa a peça grudar, fica facílimo pra tirar.

Com boa paciência dá pra fazer muita coisa. No meu tópico do "projeto maluco" dá pra ter uma boa idéia... fiz a coluna inteira com feutro na base e fibra por cima.

Postado em

Mexi uma ou outra vez com fibra, mas pra mim é um saco...

Agora eu vou na base de tecido e resina mesmo, depois reforço a peça com massa plástica e resina com areia. Acho mais prático, vamos ver como toca no final. :vts

Postado em
Outra coisa... passe resina, pregue o pedaço, molhe bem a trincha e vá batendo vigorosamente sobre a manta, de uma ponta para a outra, nunca de forma indiscriminada... isto faz com que ela fique bem aderida e sem bolhas (vc vai "empurrando" as bolhas quando vai batendo a trincha).

Kleber.. uq seria essa trincha? Nao sei se eh algo q eu desconheço ou conheço por um nome diferente! Podia ao menos descrever? Vlw

Postado em
Kleber.. uq seria essa trincha? Nao sei se eh algo q eu desconheço ou conheço por um nome diferente! Podia ao menos descrever? Vlw

Um pincel largo, usado em pintura de paredes. Ele tem cerdas grossas, por isto é bem firme.

Vc acha em qq loja de material de construção, ou de tintas.

Postado em
Um pincel largo, usado em pintura de paredes. Ele tem cerdas grossas, por isto é bem firme.

E para a resina não secar na trincha, o que vc fez?

Postado em

E para a resina não secar na trincha, o que vc fez?

Deixo um copinho de plástico com thinner... aí toda vez que vou trocar a resina, ou guardar o pincel, eu dou um bom banho... tem que mergulhar e esfregar no fundo do copo até diluir a resina ao máximo. No dia seguinte costuma ficar meio pregado, mas nada que mais um banho rápido no thinner não deixe pronto pro uso.

Postado em
Eu ia alertar para o catalizador, mas já fizeram. Vai nessa do Kleberlpa que deve dar certo. To esperando tu postar se funcionou pois gostei do método do kleber ehehehe.

como que é o eskema do catalizador ??!!!

da pra explicar ???

Valeu

Postado em

aeee....

agora foi...

fiz o esquema que o Kleber falou e agora deu certo..

valeu pelas dicas galera.

agora com os moldes vou fazer meus doorpods..

quando der posto fotos..

abraços

Postado em
como que é o eskema do catalizador ??!!!

da pra explicar ???

Valeu

Galera, sei que to chegando meio tarde no tópico, mas no site da ABCOL tem uma apostila para trabalhar com fibra, é muito prática e dá boas dicas. Foi lá que aprendi boa parte do que sei. Outra dica, que é ótima por sinal, é este artigo no site, ele te ensina alguns toques iniciar os trabalhos com fibra e este aprimora o uso.

Espero ter ajudado. :legal:[-]

init edit

link da apostila

end edit

Valeu.

Salvador

Postado em

A fibra é material inerte, isto é, não entra na reação de catalização e cura da resina, ela tá lá para dar resistência. Lembrem-se que a resina de poliester, usualmente vendida, é um plástico.

Acho que o igorpiedade comprou uma resina fora de validade ou sem a adição de cobalto, elemento "estabilizante" da cura da resina.

Galera, fiquei curioso com o lance da validade da resina e decidi fazer um teste.

Tempos atrás quando fui comprar o kit (resina, fibra, massa plástica etc), vi que havia se passado cerca de 30 dias da data de fabricação e, como a validade é de 120 dias, pensei "caramba já vou perder de cara 25% do tempo de validade", mas como achei que ia usar tudo, no final das contas não faria diferença mas, achei por bem citar isso ao rapaz que tava me vendendo e ele disse "olha usei uma vez uma resina que tinha 2 anos e ela demorou um pouco mais para curar mas ficou normal"... papo de vendedor mas tudo bem.

Ao ver este tópico, decidi fazer um teste com a essa mesma resina do caso acima, hoje ela tá com quase 4 anos, e foi fabricada em 28/01/2003. Fiz o teste no sábado, com a temperatura a 17º, catalisei 200ml com 25 gotas (sei que isso é menos do que o necessário) e ela demorou cerca de 2 horas, mas no final das contas deu certo.

Resumindo, alguém aqui já usou resina vencida? Quais os resultados que obtiveram.

Um grande abraço,

Salvador

Postado em
Vc tá usando quanto de catalisador? Eu dou 3 apertadas no vidrinho pra cada fundo de garrafa PET (enchendo até a parte de cima daqueles gomos da base). Já é suficiente.

rsrs esse da apertada é o melhor método..!

Postado em

Deixa eu desenterrar esse tópico aki. E ai desistiu dos doorpods em fibra? Rapaz to vendo que é meio trabalhoso o negocio, mas também vou tentar os meus. rsrs

Postado em
Deixa eu desenterrar esse tópico aki. E ai desistiu dos doorpods em fibra? Rapaz to vendo que é meio trabalhoso o negocio, mas também vou tentar os meus. rsrs

então.. desisti.

Uns problemas com aquele carro que eu desencanei de fazer. Perdi o gosto pelo carro.

Agora troquei o Corsa por um Corolla 2004.

Estou trocando algumas coisas do meu Setup e fazendo com calma para ficar bom.

Mas desencanei total de doorpod. Vou tentar lacrar a porta com manta asfaltica. Se não ficar do jeito que eu quero eu troco o kit das vias por um Focal 5" em Kevlar e faço pezinhos.

Quando terminar tudo eu posto aki meu setup novo.

abraçossss

obs.: Dá uma trabalheira mesmo fazer esse doorpods. Fui até a mentade deles e olha bixo..... trampo viu.. rssss

Postado em

Uma vez aconteceu isso comigo da resina naum secar, estava fzd pezinhos para o celta, ai comprei uma resina cristal (uma transparente) q eh um lixo, num seca nem se com reza braba, ai fui na loja e comprei uma resina verde q seca bem rapido e vira uma pedra, e a rezina sozinha fica mto dura sim e com pouco catalisador.

qndo for comprar resina compre a resina verde, cristal nunca.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...